Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Resposta de Leão no Dragão Arena

Por Sporting CP
21 maio, 2023

Sporting CP vence FC Porto e entra a vencer na meia-final (80-88)

No primeiro jogo de uma meia-final dos play-offs disputada à melhor de cinco, a equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal foi, este domingo, ao Dragão Arena vencer o FC Porto por 80-88.

Assim, os Leões começam a eliminatória em vantagem e já anularam o factor casa dos azuis e brancos. Com 22 pontos e quatro assistências, Marcus LoVett Jr foi o jogador Leonino em maior destaque.

Esta foi ainda a primeira vitória verde e branca no Dragão Arena esta época, depois de dois desaires por margens de apenas um e dois pontos. Desta vez, para fazer o que ainda não tinha conseguido, o Sporting CP assinou um grande segundo período, chegou a liderar por 17 pontos e o FC Porto até retaliou (76-76), mas nos momentos decisivos os Leões de Pedro Nuno Monteiro levaram a melhor com mérito.

Com Travante Williams, André Cruz, Joshua Patton, Isaiah Armwood e Marcus LoVett Jr no cinco inicial Leonino, os primeiros instantes do duelo foram marcados por várias paragens e muito equilíbrio em campo e também no marcador (8-8).

Depois, o jogo subiu de velocidade e, entre constantes vaivéns, foi o FC Porto a tirar mais aproveitamento ofensivo, chegando ao 18-13, mas rapidamente apareceu um triplo de Travante para responder e fechar em 18-16 um período inaugural de muita luta.

Dando continuidade a essa reacção verde e branca, a abrir os segundos dez minutos, Ventura, Polanco, Travante e Patton materializaram o ascendente Leonino, dando a volta ao marcador (21-26). A seguir, a sólida defesa dos Leões apareceu em grande e fez a diferença, desequilibrando o clássico. Eddy Polanco somou três roubos de bola em pouco tempo e aproveitando as transições consequentes a vantagem do Sporting CP multiplicou-se, primeiro, até aos 12 pontos de diferença (22-34) – e não ficou por aqui.

Nesta fase o domínio verde e branco foi acentuado - sempre assente na capacidade defensiva (parcial total de 14-29 neste quarto) – e a pouco mais de dois minutos do intervalo a margem entre os dois emblemas chegou a um máximo de 17 pontos (24-41). Ainda assim, os azuis e brancos conseguiram responder na recta final do período e 32-45 foi o resultado que seguiu para a segunda parte.

Por esta altura, LoVett Jr, com dez pontos e duas assistências, era o jogador em maior destaque no jogo. Além disso, o 2-7 em roubos de bola ao intervalo, devidamente aproveitado com grande eficácia no ataque (37%-55% em eficácia nos lançamentos), ia fazendo a diferença para os Leões de Pedro Nuno Monteiro.

No entanto, com a segunda parte chegaram os triplos – três para o FC Porto e um para o Sporting CP logo a abrir – e rapidamente o clássico se reequilibrou, embora Armwood tenha respondido com um afundanço enfático (43-50). Momentaneamente, o ascendente do jogo mudou de mãos e os dragões conseguiriam reduzir a desvantagem para cinco pontos de diferença graças a três lances livres de Michael Finke (48-53), mas de forma estóica a turma de Alvalade não desarmou na liderança.

Depois de uma fase de mais imprecisões e algumas paragens, Eddy Polanco – em suspensão – e João Fernandes desde a linha de lance livre ainda recolocaram os Leões a vencer por nove pontos (52-61), mas um forcing final azul e branco mais assertivo fixou o 58-62 e a margem de quatro pontos que seguiria para os derradeiros dez minutos.

Aqui, dois triplos de Max Landis logo no reatamento reestabeleceram o empate no marcador (66-66) e reacenderam o clássico, que se decidiria nos detalhes, como é habitual, e perto do fim. Travante e LoVett Jr deram o primeiro golpe, encestando para o 68-72, porém o Sporting CP enfrentaria os últimos cinco minutos no Dragão Arena sem Travante e António Monteiro, ambos excluídos após cinco faltas.

Landis, outra vez de três, respondeu e empatou para o conjunto da casa, mas rapidamente surgiu uma grande resposta verde e branca. De imediato, Diogo Ventura não se deixou ficar e atirou um triplo que silenciou as bancadas, seguindo-se cestos consecutivos e decisivos de Eddy Polanco e LoVett Jr a menos de dois minutos para o fim (76-84). O triunfo já não fugiria aos Leões e ficou selado em 80-88, dando o melhor início possível nesta meia-final.

Agora, Leões e dragões voltam a enfrentar-se já na terça-feira (19h00), novamente no Dragão Arena.

Sporting CP: Travante Williams (14), Eddy Polanco (13), Ricardo Monteiro, Marko Loncovic, Diogo Ventura [C] (11), António Monteiro (3), João Fernandes (1), Diogo Araújo (3), André Cruz, Joshua Patton (8), Isaiah Armwood (13), Marcus LoVett Jr (22).