Entrada a vencer e a convencer
05 Out, 2025
Exibição dominadora em casa do Vitória SC (68-97)
Na primeira jornada da fase regular da Liga, a equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se a Guimarães e bateu o Vitória SC de forma expressiva por 68-97, este domingo à tarde.
Os Leões de Luís Magalhães saem do primeiro jogo oficial em 2025/2026 com excelentes sensações e uma vitória incontestável. Entre a exuberância ofensiva demonstrada, o reforço Francisco Amarante encheu o campo com 27 pontos, seis ressaltos e quatro assistências.
Com Brandon Johns Jr, Maleeck Harden-Hayes, Robby Robinson, Malik Morgan, Stephan Swenson no ‘cinco’ inicial, a equipa verde e branca entrou ‘a todo o gás’ com dois triplos a abrir. Depois, a defesa agressiva dos comandados de Luís Magalhães deu frutos imediatos e à base de rápidas transições o marcador não tardou a dilatar-se (6-12). Já na ponta final do primeiro período, que teve muita corrida constante, Francisco Amarante emergiu decisivamente com sete pontos consecutivos e levou o Sporting CP a sair destacado na frente por 8-20.
O segundo período trouxe, por sua vez, uma sucessão avassaladora de pontos e triplos, o que permitiu ao Vitória SC – mais certeiro – reduzir a diferença para 22-30 em menos de quatro minutos. Apesar do esforço verde e branco, o poderio ofensivo vimaranense continuou a impor-se com muita eficácia para relançar a discussão no Pavilhão Unidade Vimaranense, embora sem ir mais além.
Para o Sporting CP, Amarante – 15 pontos na primeira parte - ainda respondeu com um triplo para conter o adversário e mantê-lo à distância, que, no entanto, voltou a encurtar-se até ao intervalo (35-41).
Mas o descanso fez muito bem aos Leões, que voltaram revigorados ao campo e novamente com um ritmo que o Vitória SC – baixou a percentagem de lançamentos - não conseguiu acompanhar. Defensivamente recompostos, a dominar nos ressaltos e com muito acerto desde a linha de três pontos – Swenson e Morgan nos triplos – a vantagem verde e branca ‘esticou’ de novo para lá dos dois dígitos (41-59).
Uma resposta de grande nível dos Leões – muito sentido colectivo – que permitiu encarar com outra segurança o último período, para onde foram a vencer por 19 pontos (49-68) e não deram qualquer hipótese ao emblema de Guimarães.
Numa etapa final meritoriamente muito tranquila, com Francisco Amarante outra vez em evidência (54-76), o Sporting CP não tirou o pé do acelerador e, por isso, não parou de aumentar a sua vantagem (61-85). Já sem qualquer resposta por parte do Vitória SC, a equipa verde e branca ‘disparou’ até ao 68-97 final.
Depois desta entrada afirmativa na Liga, a próxima jornada reserva um dérbi para os Leões de Luís Magalhães, com a recepção ao rival SL Benfica.
Sporting CP: Brandon Johns Jr (10), Uwais Razaque (4), Malik Bowman (9), Maleeck Harden-Hayes (5), Miguel Correia (3), Rui Palhares (2), Francisco Amarante (27), Robby Robinson (6), Diogo Ventura [C], João Fernandes (12), Malik Morgan (10), Stephan Swenson (9)