Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Consistência em Oliveira de Azeméis para fechar o ano

Por Sporting CP
28 Dez, 2025

Leões impuseram primeira derrota caseira à UD Oliveirense (76-86)

No seu último jogo em 2025, a equipa masculina de basquetebol do Sporting CP visitou e venceu a UD Oliveirense por 76-86, este domingo à tarde, a contar para a nona jornada da fase regular da Liga.

Ao equilíbrio forçado pelo emblema de Oliveira de Azeméis, os Leões responderam sempre com muita solidez até que na viragem do terceiro para o quarto período arrancaram definitivamente para assegurar uma importante vitória. Foi a primeira derrota em casa da UD Oliveirense (quarto classificado) para a Liga, enquanto o Sporting CP reforçou a sua posição com os mesmos 16 pontos do SL Benfica no topo da tabela, embora as águias ainda tenham um jogo em falta.

Lançada a bola ao ar em Oliveira de Azeméis, o ‘esticão’ inicial até pertenceu à equipa da casa (11-5), mas o equilíbrio de forças foi a nota dominante a abrir (17-17), bem como o nível frenético de espectáculo ofensivo proporcionado. Nos triplos, o acerto foi praticamente total de parte a parte (5/6-5/6 convertidos nos primeiros dez minutos) e pôs o marcador a mexer sem parar com lideranças alternadas sucessivas até que, ao soar da buzina, prevaleceu o Sporting CP – sem Malik Bowman nas opções - em vantagem por 25-27.

Estas impressionantes percentagens de eficácia caíram drasticamente no segundo período, mas o equilíbrio estava para durar (30-31), só que desta vez sem afectar a liderança verde e branca.

Depois de terem levado a melhor na fase mais combativa do jogo (30-35), os Leões quebraram o ressurgimento adversário com um triplo tardio de Maleeck Harden-Hayes, embora nos últimos segundos Earl Timberlake tenha tido tempo para ‘afundar’ e voltar a encurtar distâncias. O Sporting CP foi, assim, a vencer por três pontos de diferença (41-44) para o intervalo.

Já no reatamento da partida, a (muita) ineficácia exibida começou por penalizar os comandados de Luís Magalhães, porém a UD Oliveirense, também errática no ataque, não conseguiu ir mais além do que forçar vários empates consecutivos (54-54) – teve nesta ronda a possibilidade de igualar o Sporting CP na tabela.

Foi então que, do lado verde e branco, emergiram Maleeck Harden-Hayes e, sobretudo, Diogo Ventura para o resgate necessário. Depois de assumir a ‘batuta’ da reacção para dar mais critério com bola, o capitão fechou o terceiro período com um fantástico triplo em cima da buzina que levou os Leões também na frente para os últimos dez minutos (58-62). E aqui o ascendente verde e branco ainda se acentuou com o importante contributo de Francisco Amarante, para lá da constância de Ventura, para dilatar como nunca a vantagem dos Leões em Oliveira de Azeméis (64-74).

A UD Oliveirense, que estava invicta há mais de um mês, não se deu por vencida, mas Brandon Johns revelou-se um ‘porto seguro’ no jogo interior Leonino e a vitória, que ficou selada em 76-86, já não escapou ao Sporting CP.

Na próxima jornada, que será disputada já em 2026, os comandados de Luís Magalhães visitam o CA Queluz.

Sporting CP: Brandon Johns (12), Uwais Razaque, Maleeck Harden-Hayes (17), Miguel Correia, Rui Palhares (4), Francisco Amarante (10), Claude Robinson (7), Diogo Ventura [C] (15), João Fernandes (7), Dinis Cherepenko, Malik Morgan (9), Stephan Swenson (5)