Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FIBA

Jogo de muitas dificuldades na Grécia

Por Sporting CP
04 Fev, 2026

Sporting CP não conseguiu contrariar força do PAOK BC (101-67)

Já com todas contas e destinos fechados, a equipa masculina de basquetebol do Sporting CP viajou à Grécia e perdeu por 101-67 com o PAOK BC, esta quarta-feira à tarde, no encontro da quinta e penúltima jornada do grupo M da FIBA Europe Cup.

Os Leões, já eliminados, nunca conseguiram fazer frente à poderosa entrada da formação grega, que já tinha passagem garantida para os quartos-de-final e, na edição anterior, foi finalista-vencida desta competição europeia.

Antes do início do jogo em Salónica, os jogadores e equipas técnicas das duas equipas prestaram uma simbólica homenagem aos sete adeptos do PAOK que morreram num acidente rodoviário, no final de Janeiro, a caminho de um jogo europeu da sua equipa de futebol.

Em campo, o actual quarto classificado da liga helénica impôs um ritmo alto na partida desde o início (15-2) e dificultou desde logo a tarefa ao Sporting CP, que foi acumulando erros e lançamentos falhados.

Na resposta esboçada ainda no primeiro período, Malik Morgan e Francisco Amarante deram algum acerto ao ataque Leonino, mas foi Stephan Swenson – saído rapidamente do banco – a trazer outra energia e movimentos. Com um triplo a fechar os primeiros dez minutos, o belga reduziu o marcador para 28-17.

A diferença, no entanto, ‘disparou’ a seguir sem oposição e de forma determinante, apesar de uns minutos de reatamento ‘mornos’. Fruto da superior e crescente eficácia do PAOK BC, especialmente a atirar de três, o resultado chegou a ditar 28 pontos de distância (48-20) a mais de dois minutos do intervalo. Um rumo que os Leões de Luís Magalhães – com muita rotação nas peças – não conseguiram minimizar, marcando apenas oito pontos neste segundo período.

Assim, a equipa da casa – implacável nos ressaltos defensivos e a sair rápido para o ataque - foi para os balneários a vencer por um já desnivelado 54-25, reflexo sobretudo da grande diferença de eficácia de lançamentos entre as duas equipas (65%-26%).

E o cenário continuou a complicar-se no terceiro período, onde o finalista-vencido da anterior FIBA Europe Cup arrancou por cima, sendo agressivo e sempre muito certeiro, fazendo com que a margem só aumentasse (62-28 e 69-31).

Ainda assim, a réplica mais afoita dos Leões, até então em falta, deu-se no resto deste período (parcial foi de 24-21). Com Diogo Ventura e, sobretudo, André Cruz à cabeça, conseguiram roubar mais bolas e subir de produção ofensiva, levando o resultado em 78-46 para os derradeiros dez minutos.

O desfecho da partida estava traçado, mas nesta ponta final, os comandados de Luís Magalhães deram continuidade aos bons indicadores anteriores – bons minutos de Uwais Razaque e Miguel Correia – e mantiveram tudo outra vez mais equilibrado (parcial de 23-21) até ao fim.

Para encerrar a caminhada nesta FIBA Europe Cup, os Leões de Luís Magalhães (cinco pontos) ainda têm de receber o BC Prievidza (seis pontos), emblema também fora das contas do apuramento. Antes disso, no entanto, o Sporting CP tem na agenda um clássico com o FC Porto, a contar para a Liga, marcado para este sábado (15h00).

Sporting CP: Brandon John (6), Uwais Razaque (5), Maleeck Harden-Hayes (6), Miguel Correia (6), Rui Palhares (4), Francisco Amarante (2), Claude Robinson, Diogo Ventura [C] (5), André Cruz (13), João Fernandes (2), Malik Morgan (11), Stephan Swenson (7)