Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

“É uma competição muito importante para nós”

Por Jornal Sporting
06 Jan, 2016

Nuno Dias antevê primeira edição da Taça da Liga, que arranca frente à Burinhosa

O treinador do Sporting, Nuno Dias, destaca a importância da Taça da Liga, nova prova oficial do calendário de futsal, prevendo um ambiente de festa e muita competitividade em Oliveira de Azeméis, entre amanhã e domingo.

“Quanto mais competições e troféus para se vencer, melhor. Ainda por cima é uma prova competitiva, porque envolve as melhores oito equipas. É quase como disputar um ‘playoff’ de Campeonato, mas com sorteio e sem ser à melhor de três ou de cinco, mas a eliminar”, afirmou Nuno Dias em antevisão à prova.

Precisamente por ser a eliminar, o técnico ‘leonino’ recusa favoritismos, embora deixe vincada a vontade de vencer a prova. “Se virmos bem os jogos para o Campeonato entre as oito equipas que estão em prova, ainda agora o Fundão venceu o Benfica, o Fundão venceu o Sp. Braga, o Sp. Braga empatou com o Benfica, o Sp. Braga empatou com o Sporting, o Sp. Braga perdeu com a Burinhosa, a Burinhosa empatou com o Fundão, a Burinhosa perdeu com o Modicus, a Burinhosa perdeu com o Sporting – ou seja, parece-me que num jogo de 40 minutos não pode haver grande dose de favoritismo. Se fosse uma prova regular, um campeonato entre as oito, parece-me que podíamos, obrigatoriamente, assumir algum favoritismo, mas assim não”.

Ainda assim, sublinha Nuno Dias, o horizonte é vencer. “Quem está no Sporting sabe que é assim, que é para vencer todos os jogos e todas as competições. E esta é uma competição muito importante para nós. No futebol, às vezes há alguma rotatividade de jogadores nesta prova, mas aqui não. Vai jogar o melhor Sporting. Vai ser uma prova gira, em que tudo se vai decidir em quatro dias e pode ser uma boa festa para o futsal português”.

Sobre o adversário que o Sporting vai encontrar nos quartos-de-final, a Burinhosa (que os ‘leões’ venceram, na primeira volta do Campeonato, por 4-0), Nuno Dias faz soar o alerta do perigo. “É uma equipa muito aguerrida, muito agressiva, que movimenta muito depressa, que joga nos limites nos lances todos e nunca dá um lance por perdido. O segredo vai estar na forma como conseguirmos parar o ímpeto deles”, considerou o treinador, que destacou ainda o bom trabalho que a equipa de Alcobaça tem feito na principal divisão da modalidade. “Não é muito comum uma equipa subir à primeira divisão e no ano seguinte já estar no topo. A Burinhosa está a conhecer cada vez melhor a liga, os adversários, e tem jogadores muito bons que foram integrando o plantel, alguns deles profissionais, que vivem só do futsal”.

Do outro lado, está um Sporting muito motivado e com os processos próximos da perfeição. “A equipa joga bem, está solidária e comprometida, ataca e defende bem. A nível de golos sofridos estamos a fazer um Campeonato ao nível do melhor de sempre, a bater todos os recordes – temos menos de um golo sofrido por jogo, o que não é normal em futsal – e, nos golos marcados, temos 88 em 16 jornadas, o que também está ao nível do melhor de sempre na Liga e no Clube. Cada vez o conhecimento entre os jogadores está melhor e as rotinas estão mais próximas da perfeição”, rematou.

O Sporting-Burinhosa, relativo aos quartos-de-final da Taça da Liga, realiza-se amanhã, quinta-feira, às 18h30, no Pavilhão Dr. Salvador Machado (Oliveira de Azeméis).