Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting na final da Taça da Liga

Por Jornal Sporting
09 Jan, 2016

'Leões' venceram Modicus por 5-2 e encontra amanhã o Fundão na final da prova

O Sporting carimbou, esta noite, a presença na final da primeira edição da Taça da Liga, ao vencer o Modicus por 5-2. Os 'leões' chegaram ao intervalo a perder por 2-1, mas revelaram-se mais eficazes no segundo tempo, conseguindo o triunfo com 'bis' de Fortino e golo de Caio, Cavinato e João Matos. Pela frente terão amanhã o Fundão, que hoje venceu o SL Olivais na meia-final nos pontapés de grande penalidade, depois de um empate a dois no tempo regulamentar.

O jogo foi renhido desde o primeiro minuto, com Cavinato a fazer o primeiro remate do jogo e, na resposta, o pivot Filipe Simas a conduzir um contra-ataque. De seguida foi Pedrinho que ficou na cara de Marcão descaído pela esquerda, mas atirou ao lado. Era um alerta para a toada viva e disputada que marcaria a primeira metade do encontro, com Cavinato ainda a protagonizar uma oportunidade soberana aos três minutos, ao rematar ao poste na sequência de uma combinação com Diogo.

O Modicus foi subindo e descendo linhas, mas mantinha sempre duas características: a agressividade defensiva (que se espelhou no número de faltas) e o perigo que criava nas transições – o que aconteceu, por exemplo, aos seis minutos, quando Gabriel conseguiu vencer a defensiva 'leonina' mas atirou para boa defesa de Marcão, e, três minutos depois, quando Pedrinho protagonizou uma das melhores oportunidades até ao momento, em mais um contra-ataque em que falhou por centímetros ao segundo poste após assistência de Óscar.

O Sporting tinha mais bola e acercava-se amiúde da baliza contrária, mas revelava algumas dificuldades em libertar-se da defesa dos gaienses – e, sobretudo, falta de eficácia na finalização. Cary atirou de meia distância com algum perigo e Fábio Lima não conseguiu encostar ao segundo poste, solicitado por Cavinato. Foi Fortino que desatou o nó aos 14' quando, assistido por Paulinho da esquerda, finalizou para o 1-0.  

A qualidade individual do Modicus e os seus contra-ataques letais produziram efeitos três minutos depois, quando Ricardinho ganhou a bola a Diogo e conduziu uma transição que só terminou nas redes defendidas por Marcão. Merlim ainda atirou de longe, com a bola a passar perto do poste, mas, foram os sandinenses a facturarem de novo, outra vez num contra-ataque, desta feita concluído por Óscar.

Nuno Dias mandou de imediato subir Marcão para auxiliar os colegas nas tarefas ofensivas, mas o resultado manteve-se inalterado até ao descanso, com os 'leões' a perderem por 2-1.

O segundo tempo mudou por completo as feições do jogo. O Sporting entrou a movimentar melhor e mais rápido e, sobretudo, mais eficaz. Logo aos dois minutos, Caio Japa rematou colocado de longe, junto à ala direita, e restabeleceu a igualdade. Logo depois, voltou a ameaçar, mas desta feita o guarda-redes Cláudio defendeu.

Decidido a resolver o encontro e a marcar presença na primeira final da Taça da Liga, os 'leões' criaram oportunidades atrás de oportunidades, sendo uma das mais evidentes a de Cavinato, pela esquerda, após assistência de Fortino, à passagem do minuto 25'. Com o Sporting a subir de rendimento e o Modicus a pagar caro, fisicamente, a intensidade empregada no primeiro tempo, as clivagens acentuaram-se com o passar do tempo. Foi, por isso, sem surpresas, que Cavinato fez o 3-2, concluindo uma jogada rápida da equipa ao minuto 34'.

A única boa oportunidade do Modicus na etapa complementar nasceu do calcanhar de Simas, mas Marcão resolveu. A equipa sandinense arriscou tudo a três minutos do fim, colocando Gabriel como guarda-redes avançado, mas a qualidade defensiva do Sporting deu conta do recado e a estratégia gaiense saiu furada, com João Matos e Fortino a aproveitarem a baliza deserta para sentenciar a partida.

A final entre Sporting e Fundão joga-se amanhã, às 17h45, no Pavilhão Dr. Salvador Machado, em Oliveira de Azeméis.