Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Ramsey Cardy - UEFA via Sportsfile

Na final da Champions

Por Sporting CP
29 Abr, 2022

Sporting CP goleia ACCS Asnières Villeneuve 92 (2-6) em Riga

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal derrotou, esta sexta-feira, os franceses do ACCS Asnières Villeneuve 92 por 2-6 na meia-final da UEFA Futsal Champions League. Com este resultado, os Leões asseguraram um lugar no derradeiro encontro da prova, cuja fase final está a ter lugar em Riga, na Letónia.

A Arēna Rīga, onde se está a realizar a final four da competição, apresentou-se muito bem composta para receber o encontro dos Leões, que contaram com vários Sportinguistas nas bancadas da capital letã.

Em quadra, Guitta, Erick Mendonça, João Matos, Diego Cavinato e Alex Merlim começaram para o Sporting CP, sendo que Fernando Cardinal rapidamente substiuiu o capitão. A partida começou com dois remates fortes de Alex Merlim para boas intervenções do guarda-redes Careca, numa demonstração clara das intenções do conjunto de Nuno Dias.

Seguiram-se duas tentativas muito perigosas do Sporting CP: primeiro foi Fernando Cardinal a ficar a centímetros do golo e, logo a seguir, Diego Cavinato recuperou a bola e acertou em cheio no poste.

O marcador acabou por ser inaugurado com naturalidade aos cinco minutos. Erick Mendonça rematou e a bola desviou em Esteban Guerrero, estreante na UEFA Futsal Champions League, e só acabou no fundo das redes. 0-1 e festa Leonina.

O ACCS Asnières Villeneuve 92 deu os primeiros sinais de vida no ataque com as investidas de Souheil Mouhoudine, Thiago Bolinha, Salah Galmim e Abdelillah Alla, mas foi mesmo o Sporting CP a voltar a facturar. Agora foi Miguel Ângelo a bater o canto e Tomás Paçó, de cabeça, surpreendeu os gauleses e marcou o 0-2.

Não foi preciso esperar muito pelo terceiro, que foi um grande golo por parte dos Campeões Europeus e Nacionais. Tomás Paçó serviu Zicky com um passe longo e o pivô trabalhou muito bem sobre Ricardinho, assistindo Alex Merlim. Na cara de Careca, o internacional italiano não perdoou e apontou o 0-3.

Já mais perto do intervalo, Pany Varela viu o cartão vermelho depois de um lance com Thiago Bolinha - fica, assim, de fora da final - e o ACCS Asnières Villeneuve 92 reduziu quando o Sporting CP estava com menos um campo. Nelson Lutin apontou o 1-3 com que a primeira parte terminou na Arēna Rīga.

Os gauleses entraram no segundo tempo com vontade e a usar e abusar do 5x4, que já tinham experimentado nos 20 minutos iniciais, mas a verdade é que o Sporting CP - a melhor equipa em campo - conseguiu defender bem e até voltar a marcar.

Zicky voltou a ser determinante com um grande trabalho, recuperando a bola quando o ACCS Asnières Villeneuve 92 estavaem 5x4 e servindo Diego Cavinato, que só precisou de desviar para a baliza deserta e assinar o 1-4.

Ainda assim, o ACCS Asnières Villeneuve 92 conseguiu voltar a reduzir aos 28 minutos, por intermédio de Salah Galmim, o que não deixou o Sporting CP completamente tranquilo em relação ao triunfo final.

Essa tranquilidade voltou a aparecer pouco depois, com Alex Merlim a bisar no seguimento de uma bela jogada individual que terminou com um forte remate de pé esquerdo. Nem Thiago Bolinha, na marcação ao Sportinguista, nem o guardião Careca foram capazes de impedir o 2-5.

O marcador fechou ao 33 minutos. Fernando Cardinal sofreu falta na área francesa e foi assinalado pontapé de penálti. O próprio pivô foi chamado a converter e não desiludu, obrigando Careca a ir buscar mais uma bola ao fundo das redes.

Até ao final, destaque para a grande oportunidade aos 38 minutos, quando Esteban Guerrero ofereceu o golo a Pauleta, mas este acertou no poste. Em destaque, também, esteve a utilização de todos os elementos presentes na ficha de jogo por parte de Nuno Dias, incluindo os dois guarda-redes (Guitta e Bernardo Paçó).

O Sporting CP é o primeiro finalista desta edição da UEFA Futsal Champions League, estando assim um passo mais perto do objectivo de revalidar o título que conquistou em 2019 e 2021. O vencedor da meia-final entre SL Benfica e FC Barcelona, marcada para esta noite em Riga, vai ser o adversário dos Leões. A final está marcada para as 16h00 (hora de Portugal continental e Madeira) de domingo, 1 de Maio.

Sporting CP: Tomás Paçó, Zicky, Fernando Cardinal, Erick Mendonça, João Matos [C], Pauleta, Waltinho, Guitta [GR], Bernardo Paçó [GR], Diego Cavinato, Pany Varela, Miguel Ângelo, Alex Merlim e Esteban Guerrero.