Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Ramsey Cardy - UEFA via Sportsfile

Final da Champions não sorri aos Leões

Por Sporting CP
01 maio, 2022

Sporting CP é vice-campeão da Europa

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal saiu derrotada, este domingo, da final da UEFA Futsal Champions League, perdendo diante do FC Barcelona por 4-0 em Riga, na Letónia.

Na reedição da final da temporada passada, o Sporting CP contou com várias dezenas de adeptos nas bancadas da Arēna Rīga, que, apesar de não ter nenhuma equipa da casa em competição, esteve bastante perto de encher.

Guitta, Tomás Paçó, João Matos, Diego Cavinato e Alex Merlim iniciaram a partida para os Leões, que tiveram um golo invalidado logo no prmeiro minuto. Teria sido Diego Cavinato a facturar, mas a bola já tinha saído das quatro linhas num momento anterior do lance. Pouco depois, foi Alex Merlim a atirar com perigo, mas para fora. Do outro lado, Erick Mendonça ia protagonizando um duelo intenso e físico com Ferrão, não largando o pivô brasileiro por um segundo que fosse.

O FC Barcelona deu o primeiro sinal de perigo aos três minutos, com Adolfo dar trabalho a Guitta. Era o Sporting CP, no entanto, que estava melhor, com o guardião Dídac Plana a negar o golo verde e branco nas investidas de Alex Merlim, Esteban Guerrero e Diego Cavinato. Pelo meio, Matheus Rodrigues foi travado pela barreira chamada Guitta, que por sua vez rematou forte e não ficou longe do 0-1.

Pouco depois, já o Sporting CP tinha quatro faltas contra apenas uma do FC Barcelona, com a equipa de arbitragem a demonstrar uma dualidade de critérios evidente na hora de apitar e de mostrar cartões amarelos.

Aos 13 minutos, uma boa jogada Leonina terminou com Zicky a rematar para uma boa defesa de Dídac Plana. Na resposta, Matheus Rodrigues não fez golo por muito pouco. O FC Barcelona chegaria mesmo ao 1-0 a menos de cinco minutos do intervalo, por intermédio de Sergio Lozano. Pouco depois, o 2-0, desta feita por Pito. Duas perdas de bola do Sporting CP resultaram em dois golos para o FC Barcelona.

A tarefa ficou ainda mais difícil quando, no primeiro minuto do segundo tempo, Ferrão se conseguiu desmarcar de Erick Mendonça para trabalhar muito bem e bater Guitta para o 3-0.

O soco no estômago não impediu o Sporting CP de continuar a tentar o golo, tendo mesmo conseguido - assim como o FC Barcelona - dar assustar a baliza contrária. Ainda assim, eram raras as ocasiões em que o emblema de Alvalade rematava com tempo e espaço, o que tornava mais difícil ameaçar o 3-1.

Aos 33 minutos, Nuno Dias apostou no 5x4 com Alex Merlim como guarda-redes avançado e tanto Waltinho como Fernando Cardinal tiveram oportunidades quase de forma imediata, mas o FC Barcelona consegiu estabilizar e anular o ataque Sportinguista.

Zicky estava em boa posição para, aos 36 minutos, reduzir, mas Dídac Plana defendeu. O guarda-redes do FC Barcelona acabou com as dúvidas quanto ao vencedor aos 39 minutos, quando aproveitou a baliza deserta (fruto do 5x4) para marcar e fechar o resultado em 4-0.

O Sporting CP sagrou-se assim vice-campeão da Europa em Riga, na Letónia.

Sporting CP: Tomás Paçó, Zicky, Fernando Cardinal, Erick Mendonça, João Matos [C], Pauleta, Waltinho, Guitta [GR], Bernardo Paçó [GR], Diego Cavinato, Miguel Ângelo, Alex Merlim e Esteban Guerrero.