Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

O velho hábito de ganhar

Por Sporting CP
16 Ago, 2023

Futsal vence mais uma edição do Troféu Stromp, com triunfo frente ao SCU Torreense por 3-2

A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal venceu mais uma edição do Troféu Stromp, num jogo que serviu de apresentação dos Tricampeões Nacionais aos Sportinguistas, frente ao Sport Clube União Torreense, com um triunfo por 3-2. A equipa de Nuno Dias com três reforços, Henrique Rafagin, Taynan e Rafa Félix [este último, a recuperar de lesão, ainda não pode dar o contributo à equipa], mostrou-se pela primeira vez aos Sportinguistas, com o regresso de Wesley França após empréstimo ao CR Leões de Porto Salvo, a promoção de Tiago Macedo, que estava nos sub-19, mas ainda sem Bernardo Paçó, em processo de recuperação, que não pôde comparecer na apresentação da equipa. 

Antes do jogo, o técnico Nuno Dias e o capitão João Matos deram as boas-vindas à época para os Sportinguistas, com o capitão a ser o primeiro a usar a palavra. "Boa noite família. Muito obrigado por estarem presentes. Começa hoje para todos nós uma nova temporada. Obrigado a todos pelo apoio constante, ano após ano, em qualquer ponto do Mundo. Somos diferentes e únicos. Desde já, prometer-vos recuperar os títulos perdidos na época passada, com muito compromisso, com muita atitude, com muita garra, aquilo que nos caracteriza, aquilo que é a nossa identidade. Todos juntos, vamos conquistar os nossos objectivos".

Já Nuno Dias referiu. “Está a iniciar-se a nova época desportiva e o que podemos dizer é que, à imagem do que somos e do que construímos ao longo dos anos, conseguir recuperar os troféus que faltam aqui [Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga dos Campeões]. Contem com o nosso empenho e nós vamos contar com o vosso apoio, cada vez mais". 

Também antes do apito inicial, Lúcio Castro, técnico de equipamentos do Sporting CP com mais de 30 anos de ligação ao Clube Leonino foi homenageado. Recebeu pelas mãos de Rodrigo Pais de Almeida, membro do Conselho Directivo do Sporting CP, uma camisola e muitos aplausos das bancadas do Pavilhão João Rocha, reconhecendo-lhe a enorme dedicação ao clube de Alvalade.

Quanto ao jogo de mais uma edição do Troféu Stromp, que honra figura de grande relevo do ecletismo Leonino, com menos de dois minutos jogados, um bom trabalho na ala de Pany Varela na ala quase dava golo, com o remate de Zicky, na área, a ser defendido pelo guarda-redes da equipa de Torres Vedras. 

Com pouco mais de sete minutos jogados, Gonçalo Portugal avançou com a bola e fez uma assistência desviada com sucesso por Taynan, que marcou o primeiro golo da pré-época, num toque perto da baliza do SCU Torrense. Taynan que quase bisou, pouco depois, num forte remate na ala para defesa do guardião dos visitantes, num muito bom regresso do ala ao Sporting CP. 

Ainda mais perto do golo ficou Pauleta, já dentro dos últimos dez minutos de jogo, num remate à trave, após recuperar a bola em zona alta. A mesma receita produziu resultados mais eficazes a cerca de sete minutos para o intervalo, com Tomás Paçó a conseguir uma recuperação e a bola a ficar à disposição de Panny Varela, que com categoria ‘picou’ a bola sobre o guarda-redes do SCU Torrense para o 2-0. O resultado só não ficou ainda mais dilatado, porque um excelente remate de Wesley encontrou o poste da baliza da equipa recém-promovida ao principal campeonato da modalidade. O SCU Torrense só teve oportunidade de se mostrar no ataque através de um remate de São Pedro ao poste da baliza de Gonçalo Portugal, num jogo inteiramente dominado pelos tricampeões nacionais e nos quais já foi bem notória a intensidade do conjunto orientado por Nuno Dias. 

     

O segundo tempo começou muito bem para o Sporting CP, que numa bola parada aumentou para 3-0, num chamado lance de laboratório. A combinação na bola parada entre Taynan e Cavinato resultou em mais um golo dos tricampeões nacionais, que continuaram a evidenciar supremacia. Na baliza, Henrique Rafagnin não se mostrava apenas um guarda-redes atento quando chamado a intervir, como testou, também, o remate de longe, uma das imagens de marca do reforço, com perigo para a baliza da equipa de Torres Vedras. SCU Torreense que foi uma equipa bem mais atrevida ofensivamente no segundo tempo e premiada com um golo, de contra-ataque, finalizado por Miranda, com cerca de metade da segunda parte jogada. 

O jogo na segunda parte teve menos velocidade - o ritmo da formação de Nuno Dias baixou um pouco – muito natural atendendo à fase da pré-época e o SCU Torrense teve um remate ao poste – desvio decisivo de Rafagnin a evitar que o marcador ficasse na diferença mínima, em que acabaria por ficar, com São Pedro a fazer, de grande penalidade o 3-2, a cerca de um minuto para o final . Foi uma vitória sem contestação do Sporting CP, com uma exibição dentro dos parâmetros que definem este conjunto Leonino: alma, raça, seriedade e bons apontamentos individuais e colectivos do conjunto orientado por Nuno Dias.       

Sporting CP: Gonçalo Portugal [GR], Abel Vaz, Diogo Santos, Tomás Paçó, Zicky, Hugo Neves, Wesley França, João Matos [C], Pauleta, Anton Sokolov, Diego Cavinato, Pany Varela, Tiago Macedo, Francisco Soares [GR], Alex Merlim, Taynan e Henrique Rafagnin [GR]