Sporting CP fecha Ronda Principal com liderança incontestável
01 Nov, 2025
Leões venceram o MNK Novo Vrijeme por 4-0
A equipa de futsal do Sporting Clube de Portugal concluiu com distinção a participação na Ronda Principal da UEFA Futsal Champions League, somando a terceira vitória em outros tantos jogos. Ao vencer o MNK Novo Vrijeme por 4-0, na Croácia, os Leões garantiram o primeiro lugar do grupo 4, cumprindo de forma categórica o primeiro grande objectivo na caminhada continental.
A formação orientada por Nuno Dias entrou a todo o gás e depressa deixou clara a sua superioridade. Logo aos dois minutos, Henrique Rafagnin inaugurou o marcador; um raro mas importante golo do guardião verde e branco, que percorreu toda a quadra e disparou sem oposição. Pouco depois, Bruno Maior esteve duplamente perto de ampliar a vantagem, mas o jovem ala não teve a pontaria desejada.
Aos dez minutos, foi Pauleta quem surgiu em posição privilegiada, mas atirou ao lado. Apesar do domínio evidente, sem permitir remates enquadrados à equipa anfitriã, o Sporting CP mostrava algumas dificuldades em transformar em golos a produção ofensiva: somava já seis remates certeiros à baliza, mas apenas um tento.
Ainda assim, com a qualificação assegurada, os Leões mantinham uma gestão serena do jogo e os golos surgiram naturalmente. Primeiro, aos 13 minutos, numa jogada bem delineada: Diogo Santos serviu Allan Guilherme, que atirou de primeira para o 2-0. Dois minutos depois, Felipe Valério ofereceu o 3-0 a Bruno Pinto, que só teve de encostar à boca da baliza.
A melhor oportunidade do MNK Novo Vrijeme na primeira parte surgiu apenas aos 18 minutos, num livre directo que passou a centímetros da baliza defendida por Henrique. Nos minutos finais do primeiro tempo, a equipa croata chamou a si mais posse e iniciativa, mas não criou qualquer perigo e o controlo verde e branco foi sempre evidente.
Na segunda parte, o Sporting CP voltou a carregar ofensivamente e, aos 31 minutos, Alex Merlim fez o quarto golo do encontro, numa finalização à entrada da área após bola parada apontada por Bruno Maior. Um minuto depois, Allan Guilherme voltou a ameaçar, em boa forma após um largo período de recuperação física, mas acertou nos ferros.
Já aos 35 minutos, Bernardo Paçó apareceu em grande nível: o guardião português defendeu uma grande penalidade apontada por Toni Jelavić, mantendo a baliza inviolada.
Até ao apito final, os Leões controlaram o ritmo, defenderam com eficácia as bolas paradas, evitaram cartões amarelos e fecharam a fase com números categóricos: 30 golos marcados, 3 sofridos e uma superioridade evidente em todas as partidas disputadas.
Após mais uma exibição segura e eficaz além-fronteiras, o Sporting CP conhecerá agora o seu adversário nos quartos-de-final no próximo dia 6 de Novembro. Ainda antes, segue-se o regresso à Liga nacional, com a recepção à AD Fundão agendada para a próxima quarta-feira, às 20h15.
Sporting CP: Henrique Rafagnin [GR], Tomás Paçó, Diogo Santos, Allan Guilherme, Merlim, Bernardo Paçó, Wesley Reinaldo, João Matos [GR], Pauleta, Felipe Valério, Bruno Pinto, Bruno Maior, Rocha, Rúben Freire. Treinador: Nuno Dias.