Segue a série vitoriosa dos Leões do basquetebol
01 Nov, 2025
Triunfo do Sporting CP frente à AD Ovarense por 78-64, na 4.ª jornada da Liga
A equipa masculina de basquetebol do Sporting CP venceu este sábado a AD Ovarense, na 4.ª jornada da Liga por 78-64, em exibição com momentos de bastante boa capacidade dos Leões orientados por Luís Magalhães.
Depois do triunfo na Roménia a meio da semana para a FIBA Europe Cup e de na semana anterior, a formação verde e branca ter ganho em casa do FC Porto para a Taça Hugo dos Santos, os Leões retomaram o trajecto na Liga e com mais uma vitória, diante da sempre difícil formação de Ovar e dão seguimento a uma boa sequência de vitórias.
Um triunfo em boa parte alicerçado em 18 minutos de boa qualidade (quase os dois primeiros quartos, com excepção dos dois últimos minutos, antes do intervalo, fase na qual a formação vareira recuperou cerca de dez ponto da desvantagem que tinha.
O Sporting CP dos primeiros quase 20 minutos foi uma equipa muito solidária e capaz defensivamente – limitou a equipa visitante a 13 pontos marcados em dez minutos e marcou 28 pontos, com Malik Morgan a destacar-se inicialmente nos triplos e depois por João Fernandes, que em zona central, assinou também dois lançamentos de três pontos de qualidade e, mais importante ainda de eficácia.
Foi uma fase de bom nível da equipa Leonina, com boa circulação de bola para encontrar o jogador mais liberto de marcação e com isso, a formação Leonina a ter sucesso em vários lançamentos.
O Sporting CP chegou a ter uma vantagem de 20 pontos sobre a AD Ovarense, mas que foi encurtada até aos nove pontos ao intervalo, com algumas perdas de bola ‘forçadas’ da formação verde e branca.
No terceiro quarto, o Sporting CP, até sofreu os dois primeiros pontos, mas depois regressou à melhor versão, com Malik Morgan a voltar a conseguir um triplo, fórmula repetida pelo companheiro de equipa Maleeck Harden-Hayes, mas em dose dupla – dois triplos importantes num curto espaço de tempo, que deram uma vantagem ao Sporting CP de 13 pontos (53-40).
Mais certeiro nos triplos, o Sporting CP tinha o ascendente no jogo e no marcador e no final dos terceiros 10 minutos, a equipa Leonina estava na frente por 61-48.
No último quarto, a AD Ovarense entrou melhor e reduziu a desvantagem que tinha no marcador para apenas sete pontos (61-54), com o Sporting CP a forçar as situações de um para um no ataque, com menos jogo colectivo do que já se tinha visto.
Mas a entrada de Stephan Swenson nos últimos cinco minutos foi muito importante para o Sporting CP. O jovem base somou oito pontos, com dois triplos e entradas para o cesto e esse contributo consolidou a vantagem Leonina, que terminou num resultado final de 78-64, que confirma a fase de crescimento do conjunto de Luís Magalhães, a somarem a terceira vitória em quatro jornadas da Liga.