Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Sporting CP sagra-se campeão nacional

Por Jornal Sporting
02 Jun, 2018

​30 anos depois, o leão voltou a ser o rei da selva. O mesmo que dizer que o Sporting conquistou o título de campeão nacional, que fugia desde 1987/88. Vitória no clássico foi a cereja no topo do bolo

“Ohhhhhh, o campeão voltouuuuuu, o campeão voltou, o campeão voltou, o campeão voltouuuuuu”. A música, mais ou menos com esta entoação, não nos sai da cabeça. Nem a nós, nem a quase 2500 Sportinguistas que este sábado festejaram no Pavilhão João Rocha, a plenos pulmões, a conquista do título nacional por parte da equipa de hóquei em patins verde e branca. Pudera, o grito na garganta estava preso desde a temporada 1987/88, altura das últimas celebrações. Trinta anos depois, e com uma vitória saborosa num clássico de alta intensidade (4-3), o feito não podia ser mais especial.

Com o campeonato à distância de um triunfo, os comandados de Paulo Freitas entraram na partida decisiva frente ao FC Porto a todo o gás e adiantaram-se no marcador logo aos cinco minutos, por intermédio de Caio, num remate cheio de intenção (5’). Obrigados a correr atrás do prejuízo, os dragões reagiram e conseguiram empatar ainda antes do intervalo, depois de Hélder Nunes ter aproveitado um ressalto ‘à boca’ da baliza (21’).

No segundo tempo, Girão voltou a fazer jus à alcunha de ‘muralha humana’, sendo decisivo na partida. Tal como aos 28’, quando o internacional português negou o golo a Gonçalo Alves com uma defesa de belo efeito. Em sentido inverso, Toni Pérez até introduziu a bola na baliza azul e branca, mas o lance não foi validado por alegado ‘golpe duplo’ – decisão muito contestada no banco de suplentes leonino.

Com o cronómetro a dar início a um ‘jogo de nervos’, para ambos os lados, foi Pedro Gil, uma vez mais, a fazer levantar a incrível moldura humana verde e branca que marcou presença nas bancadas. Com uma ‘stickada’ do meio da rua não deu hipóteses de defesa ao guardião Carles Grau e aumentou para 2-1 (37’). Depois, foi Ferran Font a castigar a 10.ª falta do FC Porto com uma execução de alto nível do consequente livre directo (42’).

Gonçalo Alves ainda reduziu para o FC Porto (3-2) aos 45’, mas Pedro Gil teve arte e engenho para bisar logo de seguida (46’). Num final de loucos, típico de um clássico electrizante, Rafa chegou a apontar o 4-3 a 47 segundos do fim, mas o destino estava traçado: o leão voltou a ser o rei da selva, a uma jornada do fim do campeonato.