Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Sporting CP organiza primeiro torneio para a formação

Por Sporting CP
15 Abr, 2022

Decorre este fim-de-semana, em Sacavém, a edição inaugural

Acontece este fim-de-semana o primeiro torneio de formação de hóquei em patins organizado pelo Sporting Clube de Portugal.

O pavilhão do do SG Sacavenense começou a ser, esta temporada, a casa da formação da modalidade Leonina e, como tal, está também a ser o palco do torneio.

Ao lado das equipas sub-13 e sub-17 do Sporting CP, estiveram o GD do Estreito, o Parede FC, o CD Paço de Arcos e o HC Penafiel. Ao todo, cinco são os emblemas que se defrontam ao longo do fim-de-semana num ambiente de formação e troca de conhecimentos e realidades.

Nuno Caetano, um dos membros que faz parte da organização, falou com o Jornal Sporting e explicou um pouco a génese do evento.

"O clube decidiu começar [o torneio] com os escalões de sub-13 e sub-17. Tudo isto começou com o interesse do GD do Estreito em fazer uns jogos de convívio com as equipas do Sporting CP. Esse foi o mote para começarmos a pensar na ideia do torneio. Foram feitos os convites às equipas e aqui estamos nós com estes quatro emblemas. Estas equipas quiseram tornar-se padrinhos deste primeiro torneio do Sporting CP. Está a correr tudo muito bem e com muita amizade entre atletas", começou por dizer.

Esta sexta-feira, foram quatro os jogos que realizados pelas equipas Leoninas. A equipa sub-13 venceu por 3-0 diante do GD do Estreito e perdeu frente ao CD Paço de Arcos por 5-6. Já os sub-17 conquistaram a vitória frente ao GD do Estreito por 14-0 e venceram novamente por 6-4 contra o HC Penafiel. Contudo, o que menos interessou foram os resultados; a essência do evento incidiu na amizade criada entre jovens e a partilha de conhecimentos entre equipas.

David Pereira, treinador da equipa sub-13 de hóquei em patins do Sporting CP, enalteceu as amizades criadas entre membros de equipas, algo tão ou mais importante do que os resultados alcançados.

"Este torneio aconteceu na altura certa. Depois de dois anos sem qualquer competição, o hóquei em patins, nestes escalões, precisava de um momento como este. Nestas idades o que importa é a formação, a socialização, o estarem todos juntos, conversarem e não o resultado. Não havia melhor Páscoa para se celebrar do que esta", disse.

A cumprir o primeiro ano em Lisboa, a formação do hóquei verde e branco protagonizou um exponencial crescimento no número de atletas inscritos, tal como explicou Nuno Caetano: "Esta época desportiva é quase um ano zero para a modalidade na formação. Estávamo-nos a desenvolver no Livramento, em Mafra e tínhamos entre 20 a 30 atletas. Agora aqui em Lisboa, Sacavém, estamos na ordem dos 70 atletas. Para meio ano foi algo muito significativo. O trabalho-base está a ser muito bem feito".

Marcelo Sobreira, treinador da equipa sub-17 Leonina, vincou o que de bom se retira do evento realizado: "Foi uma excelente iniciativa por parte do Sporting CP. Conseguimos trazer dois escalões e quatro equipas de zonas diferentes do país, incluindo uma equipa das ilhas. Este torneio é também importante para a evolução e observação dos nossos atletas. E embora o torneio tenha uma das equipas como sub-17, trouxemos jogadores de sub-16 e sub-15, de forma a preparar também a próxima época, quais os nossos pontos fortes e onde temos de trabalhar mais. Demos espaço a outros jogadores".