Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Esforço hercúleo no dérbi sem recompensa

Por Sporting CP
12 Jun, 2022

Superação Leonina não foi suficiente numa ‘negra’ dramática (5-7 a.p.)

A equipa principal masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal caiu, este domingo, nas meias-finais dos play-offs do Campeonato Nacional, tendo perdido diante do SL Benfica por 5-7 no quinto e último jogo da série. Num Pavilhão João Rocha absolutamente lotado e ao rubro, presenciou-se uma ‘negra’ entre rivais que teve de tudo e mais, decidindo-se apenas nos detalhes, já no prolongamento.

Fruto, sobretudo, da diferença na eficácia e nas bolas paradas, os Leões correram atrás do resultado durante praticamente todo o encontro, mas superação nunca faltou aos comandados de Paulo Freitas: foram melhores na primeira parte mesmo saindo a perder por 1-3, em cinco minutos recuperaram para 3-3 e num final dramático transformaram um 3-5 num 5-5 a oito segundos do fim – um prémio merecido, mas que se viria a revelar curto.

Para o dérbi decisivo, o treinador Paulo Freitas apostou de início em Ângelo Girão, Matías Platero, Gonzalo Romero, Ferran Font e Toni Pérez e foram os Leões a assumir a iniciativa, empurrada pelo ruidoso apoio das bancadas. De longe, Romero foi o primeiro a testar a atenção de Pedro Henriques, guardião encarnado, mas os primeiros minutos ficaram marcados pela pouca acção perto de ambas as balizas.

No entanto, contra a corrente do jogo, que ia tendo um Sporting CP mais controlador com bola, as águias chegaram à vantagem, aos sete minutos, num remate repentino de Diogo Rafael num contra-ataque. Na resposta dos Leões, Platero e Font ficaram muito perto do empate em duas oportunidades consecutivas em transição. Nas bancadas, o apoio dos Sportinguistas era ininterrupto.

Depois, foi Alessandro Verona a atirar, por duas vezes, para defesa de Pedro Henriques, que também travou uma potente stickada de Romero e ia fazendo a diferença. Além disso, a eficácia sorriria de novo aos encarnados: a dez minutos do descanso, Pol Manrubia fez o 0-2 num lance rápido e de insistência. Por sua vez, a reacção verde e branca não podia ter sido mais rápida e cerca de um minuto depois estava feito o 1-2. Após falta sobre João Souto na área, Romero encarregou-se de bater o penálti com mestria para a ‘explosão’ de alegria no Pavilhão João Rocha.

Logo a seguir, o argentino ainda ameaçou o empate, que voltaria a ficar muito perto no lance seguinte: num momento de magia, Ferran Font arrancou desde o seu meio-campo defensivo, driblou dois adversários e viu a bola ficar a escassos centímetros de ultrapassar a linha de golo. Era cada vez mais sufocante o cerco Leonino à área rival, sucederam-se as investidas e stickadas, mas foi o SL Benfic a festejar, aproveitando a décima falta dos Leões. Girão ainda defendeu a bola parada, que teve de ser repetida e aí Carlos Nicolia fez o 1-3.

Não havia tempo para respirar e praticamente no lance seguinte Romero sofreu falta na área e teve a oportunidade de reduzir de imediato, porém Pedro Henriques, desta vez, levou a melhor. Para trás ficaram 25 minutos em que o Sporting CP foi melhor, mas a diferença na eficácia castigou em demasia os comandados de Paulo Freitas.

No derradeiro período desta ‘negra’ teria de ser a turma de Alvalade a procurar a reviravolta e foi com a mira na baliza adversária que reentrou: Font atirou para defesa, Verona finalizou por cima e Pérez no ferro, tudo isto nos primeiros três minutos. Ainda assim, a insistência seria recompensada e logo a seguir Ferran Font deu a volta à baliza e foi certeiro na stickada, relançando a discussão (2-3).

A avalanche ofensiva continuou e aos cinco minutos da segunda parte o Pavilhão João Rocha ‘veio abaixo’ quando Verona, em zona frontal, apontou o merecido 3-3. Reentrada de Leão, agora com eficácia condizente e um ambiente tremendo nas bancadas. Seguiu-se ainda a décima falta encarnada, porém Font não conseguiu culminar a reviravolta na bola parada.

Por sua vez, o SL Benfica – novamente mais eficaz – chegou ao 3-4 por Pablo Álvarez a quase 14 minutos do fim e, de seguida, Platero viu o cartão azul. Na respectiva bola parada, Girão fechou a baliza, mas na sequência Lucas Ordoñez fez o quinto das águias, anulando a grande recuperação verde e branca.

De imediato ainda se abriu uma oportunidade para os Leões reduzirem, mas Romero não conseguiu converter a bola parada nem a recarga, depois de um cartão azul a Ordoñez. Com os últimos dez minutos pela frente, Verona, Pérez e Romero ameaçaram marcar, mas faltou melhor pontaria para contrariar a postura cada vez mais defensiva dos encarnados.

A menos de cinco minutos do fim, o incansável Nolito ressuscitou o Sporting CP com o 4-5 e deixou tudo em aberto na ‘negra’, que se precipitou para um final dramático. Girão, mais uma vez, manteve vivos os Leões ao defender um livre directo de Nicolia – cartão azul a Font – e mesmo em inferioridade numérica Romero teve no stick a chance do empate, após a 15.ª falta, do SL Benfica, mas sem sucesso.

Já com seis unidades em pista, a turma de Alvalade foi em busca do tudo ou nada com o tempo a correr contra si e foi feliz: com oito segundos em falta, Romero encheu-se de inspiração para, finalmente, fazer o 5-5 e pôr o Pavilhão João Rocha em ebulição, garantindo o prolongamento.

No entanto, as contrariedades não pararam para o Sporting CP, que a 30 segundos do fim dos primeiros cinco minutos viu Edu Lamas fazer o 5-6 e obrigar os Leões a superarem-se, mais uma vez. Determinados até ao fim, resistiram a mais uma bola parada - Ordoñez acertou na trave – e tentaram novamente tudo para chegar ao empate, mas desta vez sem o merecido prémio. O 5-7 final chegaria já com a baliza Leonina deserta, quando a turma de Alvalade estava com seis jogadores de campo.

O esforço hercúleo dos Leões seria reconhecido pelos adeptos que encheram o pavilhão, brindando a equipa com uma sonora ovação.

Sporting CP: João Almeida, Ferran Font, Alessandro Verona, Matías Platero, João Souto, Toni Pérez, Ângelo Girão [GR] [C], Henrique Magalhães, Zé Diogo [GR] e Gonzalo Romero.