Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Leões somam e seguem

Por Sporting CP
04 Mar, 2023

​Hóquei em patins goleia Famalicense AC no Pavilhão João Rocha (7-2)

A equipa masculina de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebeu e goleou o Famalicense AC por 7-2, este sábado, na 20.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Com este triunfo, a turma de Alvalade mantém o segundo lugar, com 48 pontos, diminuindo a distância em relação ao líder SL Benfica para apenas três pontos (águias têm menos um duelo).

Depois da boa exibição e vitória em casa do HC Braga (0-4), os Leões regressaram ao Pavilhão João Rocha para defrontar o décimo classificado da tabela, que já tinham batido na primeira volta por 2-5, com o técnico Alejandro Domínguez a apostar num cinco com Ângelo Girão, Ferran Font, Matías Platero (jogo número 200 ao serviço do Clube), Toni Pérez e Henrique Magalhães.

Num arranque de partida bastante equilibrado, o Famalicense AC deu mostras de querer discutir o resultado apesar do favoritismo verde e branco, obrigando Ângelo Girão a aplicar-se em duas investidas consecutivas. Ainda assim, na resposta, o Sporting CP também podia ter marcado com Ferran Font a atirar ao poste, lance que marcou o início do maior domínio da formação da casa.

Isto porque o Sporting CP passou depois a controlar as operações, com João Souto, por duas vezes, e Gonzalo Romero, a tirarem as medidas à baliza. A tarefa de abrir o placard coube mesmo ao argentino pouco depois, aos 16 minutos, através de um remate forte de longa-distância que só parou no fundo das redes de Tiago Freitas, guardião que nada pôde fazer para travar o 1-0.

Na recta final da primeira parte, quando o jogo estava até numa fase menos intensa, o Sporting CP deu maior expressão ao resultado ao marcar duas vezes no minuto 21. Primeiro, Ferran Font fez o segundo num remate ao ângulo, instantes antes de João Almeida também fazer o gosto ao stick e dilatar para 3-0, desta feita após uma bela jogada em que tirou um adversário da frente.

No reatamento, a vantagem alcançada dava algum conforto, mas os Leões não tiraram o pé do acelerador. Mais uma vez no espaço de segundos, Gonzalo Romero começou por bisar e fazer o 4-0 num potente remate, sendo que logo de seguida foi João Souto a colocar o nome na lista de marcadores, aumentando para 5-0 quando estavam decorridos ainda menos de cinco minutos.

Apesar da diferença no marcador, o Famalicense AC não desistiu e, depois de já ter obrigado Ângelo Girão a suar, confirmou as ameaças e marcou por duas vezes, reduzindo para 5-2 com golos de Carlos Dias e Hugo Costa. No entanto, a reacção não durou muito, pois aos onze minutos Toni Pérez finalizou com sucesso um brilhante lance individual de Romero e fez o 6-2.  

O Sporting CP continuou então a carregar sobre a baliza adversária, com João Almeida a criar perigo e Platero a atirar à barra, pelo que foi sem surpresa que chegou o 7-2, aos 16 minutos, por Ferran Font, que deu espectáculo ao bisar com um remate de primeira após levantar a bola. Logo a seguir, o espanhol ainda desperdiçou um livre directo e, na sequência, atirou ao ferro.   

Na recta final, perante um Famalicense AC já algo resignado com o resultado, assistiu-se a um autêntico cerco aos visitantes. Ferran Font ainda ficou perto do hat-trick ao acertar pela segunda vez na barra, mas os homens de Vila Nova de Famalicão também podiam ter encurtado, num remate ao ferro e depois num livre directo, só que o resultado já não se alterou até ao término.

Os Leões voltam a entrar em acção na quinta-feira, dia 9 de Março, em casa dos catalães do Reus Deportiu, em jogo a contar para a quarta jornada do grupo D da WSE Champions League.

Sporting CP: Ângelo Girão [GR] [C], Ferran Font, Matías Platero, Toni Pérez e Henrique Magalhães; Zé Diogo [GR], Gonzalo Romero, João Almeida, Filipe Martins e João Souto.