Sporting CP vence clássico e garante lugar na final da Elite Cup
27 Set, 2025
Leões derrotaram o FC Porto por 2-1 e vão disputar o primeiro troféu da época
A equipa de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal carimbou este sábado a passagem à final da Elite Cup, ao vencer o FC Porto por 2-1 no Pavilhão Municipal de Odivelas. Numa meia-final intensa, equilibrada e de grande nível competitivo, os Leões souberam resistir à pressão, inverter o resultado e alcançar a final da competição, algo que não conseguiam desde 2023.
O cinco inicial Leonino – composto por Xano Edo, Rafael Bessa, Facundo Navarro, Henrique Magalhães e Gonzalo Romero - procurou desde cedo impor presença no rinque, mas encontrou pela frente um adversário bem organizado e igualmente determinado.
Epílogo perfeito daquilo que seriam os 50 minutos, a primeira parte foi marcada pelo equilíbrio e pelas exibições de qualidade dos dois guarda-redes. O jogo esteve encaixado durante largos minutos, com ambas as equipas a fechar bem os espaços e a arriscar pouco nas transições ofensivas.
Do lado dos Leões, destaque para Xano Edo, que somou várias intervenções seguras, mantendo o nulo apesar da insistência azul e branca. Do outro lado, também Xavi Malián se destacou, fechando a baliza dos dragões a sete chaves.
O empate ao intervalo parecia, por isso, certo, mas o FC Porto conseguiu chegar à vantagem no último lance do primeiro tempo: Ezequiel Mena rematou junto ao primeiro poste e, apesar da intervenção de Xano Edo, a bola acabou por entrar, num lance caricato que, contudo, não abalou um muito bem oleado conjunto verde e branco.
O regresso dos balneários testemunhou, por isso, a fome de vencer dos comandados de Edo Bosch. Aos 34 minutos, e após uma jogada colectiva bem desenhada, os Leões chegaram com justiça ao empate. Diogo Barata, que também assinou uma exibição de grande nível, simulou o remate, tirou um adversário da jogada e assistiu Alessandro Verona, que finalizou com frieza para o seu primeiro golo da nova temporada.
Com novo alento, o Sporting CP esteve muito perto de consumar a reviravolta pouco depois, desta feita por Rafael Bessa, mas Xavi Malián voltou a encher a baliza portista.
A insistência dos Leões acabaria por ser recompensada aos 39 minutos, quando Danilo Rampulla recebeu, ganhou espaço em pista e rematou de meia distância para o fundo das redes. Uma stickada certeira, sem hipóteses para o guarda-redes adversário, que colocou os Leões na frente do marcador.
Nos minutos finais, o FC Porto assumiu o risco e criou perigo, mas encontrou pela frente um Xano Edo em tarde inspirada. O jovem guardião foi decisivo, com uma série de defesas consecutivas, entre elas uma grande intervenção dupla perante Carlo Di Benedetto, e mais duas paradas cruciais a remates de Rafa e Pol Manrubia, já nos últimos três minutos.
Na resposta, o Sporting CP também teve oportunidade de fechar o jogo, com Diogo Barata a conduzir em velocidade e a obrigar Xavi Malián a mais uma boa defesa.
Nos últimos segundos, o FC Porto, jogando com cinco para quatro, tentou o forcing final, mas o Sporting CP defendeu bem, resistiu à pressão e confirmou o apuramento para a final da Elite Cup.
Num jogo marcado pela intensidade, os Leões mostraram personalidade e foram mais eficazes no momento decisivo. O Sporting CP vai assim disputar o troféu este domingo, frente ao vencedor da meia-final entre SL Benfica e UD Oliveirense, que se joga às 21h de sábado.
Sporting CP: Xano Edo [GR], Rafael Bessa, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Henrique Magalhães, Gonzalo ‘Nolito’ Romero [C] e Zé Diogo Macedo [GR]. Treinador: Edo Bosch. Disciplina: cartão amarelo para Edo Bosch (25’), Rafael Bessa (38’).