Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Um ouro e cinco pódios no Mundial de WUKF

Por Jornal Sporting
19 Jun, 2018

Foram 13 os atletas leoninos que competiram na Escócia. No total, uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze

A secção de karaté do Sporting CP esteve em acção nos dias 14, 15, 16 e 17 de Junho no Campeonato Mundial da WUKF, que se realizou em Dundee, na Escócia. O Clube de Alvalade fez-se representar por 13 atletas, tendo no total somado uma medalha de ouro, três de prata e duas de bronze. 

No primeiro dia de prova, a equipa de cadetes/juniores (Francisco Santos, Diogo Carvalho e Bernardo Serafim) eliminou os Estados Unidos, a Roménia e a Escócia nas três rondas inaugurais, conseguindo assim chegar à final. Frente a frente com a Eslováquia, os leões saíram derrotados por 10-5, alcançando a prata mundial. 
 
Já Ana Sofia Ramos, que competiu na categoria -21 anos, perdeu por faltas contra a atleta italiana, sendo que ainda esteve a vencer por 3-2. 
 
Disputaram-se as katas (disciplina técnica - forma) no dia seguinte. Hugo Santos e Pedro Fragoso, ao serviço dos verdes e brancos, saltaram do lote de 44 atletas para a fase seguinte, composta por 18. Porém, ambos caíram nos quartos-de-final. 
 
Nos seniores, Gonçalo Santos, na mesma disciplina técnica, foi mais longe, chegando mesmo à restrita lista dos seis melhores - com a quarta melhor pontuação. Na final, conseguiu o prestigiante quinto lugar, apenas atrás da armada italiana. 
 
As cadetes/juvenis (Daniela Lourenço, Beatriz Bernardo, Bruna Henriques e Catarina Ávila) competiram no sábado. Daniela, nos +60 kg, superou a rival inglesa por 6-5, mas não teve o mesmo sucesso no outro combate. Quanto a Beatriz, venceu a adversária dos Estados Unidos por 6-5 e a inglesa por 4-3, tendo perdido na final com outra atleta americana, dessa vez por 4-3, alcançando a prata. 
 
Também as cadetes/juniores mostraram os seus dotes. Bruna Henriques, em -55 kg, superou os Estados Unidos (4-1), Itália (6-2) e Inglaterra (6-3), defrontando e triunfando, por 4-0, contra a companheira de Clube Catarina Ávila. Nesse sentido, o Sporting CP conquistou a prata e o outro desse escalão. 
 
Em juniores, mas masculinos, Diogo Carvalho ultrapassou a Roménia (3-2), a Inglaterra (3-0) e os Estados Unidos (6-4), tendo sido derrotado, na meia-final, pela Roménia (6-2), arrecadando o bronze. 
 
Por fim, na prova de Open, Bruna não foi além do terceiro combate, perdido por 2-1 contra o País de Gales; contudo, Sofia Ramos obteve o bronze, apesar de não ter conseguido disputar a meia-final por lesão.