Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Estou no meu pico de forma, sinto-me muito bem"

Por Jornal Sporting
29 Jan, 2016

Bruno Susano vai lutar este sábado em Itália pelo título mundial de K1

O atleta de kickboxing do Sporting, Bruno Susano, irá disputar no próximo sábado em Torino, Itália, o título mundial de K1, na categoria -95 kg. Detentor deste ceptro conquistado em 2013, em França, irá defendê-lo pela primeira vez frente ao atleta italo-romeno Lucian Danilencu, que detém o título mundial de K1 na categoria -100 kg. Frente a este adversário, Bruno Susano espera dificuldades, mas sente-se devidamente preparado e confiante. “Vou para ganhar! Tenho treinado muito, com grande intensidade nestas últimas semanas. Estou no meu pico de forma, sinto-me muito bem, apesar de alguma fadiga normal desta exigência competitiva”, assegura.

Bruno Susano começou no kickboxing aos 12 anos, como refúgio ao ‘bullying’ que sofria por parte dos colegas. Filho de emigrantes, tinha regressado a Portugal com nove anos e era uma criança pequena, gorda e frágil. Começou a treinar, gostou, evoluiu, treinou ainda mais e hoje conta com um percurso invejável na modalidade, com seis títulos europeus e um mundial. Este último, conquistado antes de ingressar no Sporting, foi o combate que mais o marcou.  “Recordo o olhar incrédulo do adversário quando lhe comecei a bater. Ele não sabia o que fazer e conquistei o título mais marcante, já que foi uma carreira à procura dessa vitória”, explica.

Em Setembro de 2014 chegou ao Sporting, e desde esse momento, contou com o apoio directo da Torcida Verde, num acompanhamento que se tem revelado fundamental para competir ao mais alto nível. “Todo o apoio é bem-vindo e essencial. Dedico-me a 100% ao kickboxing e só assim sou capaz de evoluir verdadeiramente”. A semelhança de mentalidade e de objectivos do atleta e do Clube levou a Torcida Verde a associar-se a Bruno Susano. “O kickboxing tem dado muitos títulos ao Sporting e é isso mesmo que nós queremos para o Clube. Para nós, é uma motivação extra estarmos a apoiar esta modalidade e o Bruno Susano em específico”, explica Tó Fernandes, representante da claque oficial ‘verde e branca’.

De ‘leão’ ao peito, Bruno Susano já conquistou um título ibérico e dois Campeonatos Europeus. Vai agora defender o título mundial, o primeiro grande combate entre outros que almeja vencer este ano. “Tanto título não está ao alcance de todos. Não vou parar por aqui, quero mais. A minha expectativa para este ano é muito alta. Vai ser um ano com a agenda cheia, até Agosto há já seis combates agendados, e espero pela conquista de outros títulos mundiais. Espero que seja o meu ano de afirmação!”, assumiu o atleta, mostrando espírito vencedor. Esta sua filosofia é levada também para os mais novos, a quem procura sempre transmitir os bons valores desportivos e todo o seu conhecimento da modalidade que faz dele um atleta de excelência e reconhecido mundialmente.

Em Dezembro, recebeu o prémio Stromp na categoria de Prémio Europeu, em reconhecimento da sua excelente prestação no último título europeu conquistado na II Gala de Kickboxing do Sporting. 

De referir que mais quatro atletas do Sporting terão compromissos este fim-de-semana: Adolfo Barão, André Santos e Tiago Santos estarão em acção na ‘Brothers League’ que vai inaugurar a Arena Curigym, na Malaposta, ao passo que Hicham Yahyaoui estará na ‘Heroes Night’, no Pavilhão do Sport Lisboa e Olivais a partir das 19 horas.