João Soldado de ouro, prata e bronze
09 Nov, 2025
Leão em grande nos Mundiais de ténis de mesa VIRTUS
João Soldado, atleta do Sporting Clube de Portugal, esteve em grande nos Campeonatos do Mundo de ténis de mesa VIRTUS que se realizaram no Cairo, Egipto.
Nos últimos dias, o Sportinguista conquistou a medalha de ouro em singulares, a prata em pares mistos e o bronze em pares masculinos.
Na prova individual, João Soldado superou, na final, o francês Jean Pierre Octave por 3-0 (13-11, 11-7 e 11-6). Em pares mistos, o torneio foi realizado ao lado de Leisan Zaripova (neutra), enquanto Jean Pierre Octave foi a dupla nos pares masculinos.
No regresso a Lisboa, à chegada ao Aeroporto, João Soldado reagiu ao feito em declarações à Sporting TV: "Sinto-me bem, foi muito bom. Consegui, mas foi difícil. Tive duas finais de pares e outra de individuais. No futuro, quero mais medalhas".

Marco Rodrigues, treinador de João Soldado, também falou e começou por explicar a relevância da organização da prova: "A VIRTUS é, a nível mundial, a instituição que está na linha da frente para tentar regulamentar a síndrome de Down e, de alguma forma, promovê-lo ao movimento Paralímpico. Nesse sentido, é muito importante estarmos presentes e conseguir um bom resultado. A medalha de ouro nos singulares é isso mesmo".
Para o técnico, "a evolução do João tem sido muito boa". "Nos Trisome Games de 2024, ficou no terceiro lugar em singulares, mas contribuiu decisivamente para as outras variantes. Este ano, em Praga e no Campeonato da Europa, também contribuiu para resultados muito bons e medalhas de ouro, mas no individual tinha falhado. Agora, foi ao contrário: ganhou o ouro no individual e juntou a prata em pares mistos e ainda o bronze nos pares masculinos. Esteve em três provas e conseguiu uma medalha em cada uma", contou.
Marco Rodrigues lembrou que João Soldado "treina diariamente e muitas horas", havendo muita preparação para as competições, e falou dos próximos objectivos.
"No próximo ano vamos competir na Bulgária e daqui a dois anos é novamente no Cairo. Vamos ver se este movimento Paralímpico consegue ser validado porque seria interessante ver a síndrome de Down devidamente regulamentado. Participar nos Jogos Paralímpicos era o que mais desejávamos, assim como outros atletas com síndrome de Down que temos no Sporting CP", afirmou.
Por fim, Marco Rodrigues realçou a importância do Sporting CP nestes sucessos: "Deixa-nos muito felizes ver o João a atingir estas medalhas e isto só é possível porque existe o Sporting CP e o ténis de mesa. O João é uma bandeira da secção e, se calhar, do Clube. Viva o Sporting CP".
