Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leoas de novo na frente da meia-final dos play-offs

Por Sporting CP
26 Mar, 2023

Reviravolta em Matosinhos com vista para a final (1-3)

Depois do desaire de ontem, que deixou tudo empatado na eliminatória, a equipa principal feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal voltou a visitar, este domingo, o Leixões SC e venceu por 1-3 o terceiro jogo da meia-final dos play-offs de apuramento de campeão - disputada à melhor de cinco jogos. Agora, a disputa regressa ao Pavilhão João Rocha - onde as Leoas venceram a partida inaugural – e, desta vez, um triunfo verde e branco garante já um lugar na final.

Depois de um dia ‘não’ na ruidosa Nave Ilídio Ramos, a formação de Rui Pedro Costa deu uma resposta à altura para, com uma reviravolta no marcador, selar um triunfo fora de casa que pode ser determinante nas contas da eliminatória. Jady Gerotto (14 pontos), Fernanda Rodríguez (12) e Bárbara Gomes (12) destacaram-se do lado verde e branco.

No entanto, tudo voltou a começar da pior maneira para as Leoas. Para desequilibrar pela primeira vez o primeiro set, o Leixões SC conseguiu uma margem de cinco pontos (13-18), que de seguida viria a dilatar com pontos curtos e muita objectividade – e potência – no ataque (18-11). A turma de Alvalade ainda reagiu até ao 21-17, mas o antídoto não foi suficiente.

Um serviço falhado pelas Leoas devolveu a bola para a mão da equipa da casa e novamente de forma muito eficaz – e quase sem resposta - resolveram o parcial inaugural por 25-18. Assim, o Sporting CP continuou sem conseguir levar a melhor logo primeiro set sobre o Leixões SC nesta meia-final, mas, por outro lado, já sabiam o que era correr atrás do prejuízo para virar a partida, tal como tinham feito no Pavilhão João Rocha.

Desta vez, as comandas de Rui Pedro Costa voltaram a não sentir o golpe e entraram com o pé direito logo no segundo set (2-6), resistindo até aos sólidos blocos visitantes (8-12). Foi a vez de a formação verde e branca liderar o marcador e impor o seu jogo, mas a vantagem de quatro pontos conseguida nesse período seria prontamente revertida (16-15).

Seguiu-se uma verdadeira batalha em que cada ponto foi muito discutido e o equilíbrio tomou conta da partida. Depois de várias margens mínimas para cada lado, o Sporting CP chegou ao 20-24 e ficou em posição privilegiada para fechar o set. E foi isso mesmo que aconteceu, porém não sem antes de um último esforço do aguerrido conjunto da casa (23-25).

Revitalizada com o triunfo, a turma de Alvalade daria continuidade a esse bom momento vencendo, de imediato, o set seguinte por 21-25 para virar também o encontro em Matosinhos. O equilíbrio foi muito, mas assim que as Leoas se distanciaram com o 16-20 não voltaram a ceder na liderança até aos números finais do parcial.

Foi este o momento de viragem. Estava dada uma grande resposta e a vitória final, de repente e com muito mérito, ficou a um passo. Neste set, que seria o último, o Sporting CP impôs-se desde o início com uma verdadeira demonstração de força (9-16).

Para tentar sobreviver e evitar um desaire no seu reduto, o Leixões SC ainda conseguiu recuperar de um 14-21 para uma desvantagem de apenas dois pontos (22-24), porém as Leoas não sucumbiram à pressão e fizeram o 23-25. Triunfo com reviravolta e missão cumprida fora de casa.

Agora, Sporting CP e Leixões SC voltam a enfrentar-se daqui a precisamente uma semana, no próximo domingo, desta feita no Pavilhão João Rocha, onde a turma de Alvalade poderá encerrar a discussão e carimbar o seu passaporte para a final.

Sporting CP: Fernanda Rodríguez (12), Bárbara Gomes (12), Vanessa Paquete (5), Amanda Cavalcanti, Daniana Esteves, Celia Gaston, Thaís Bruzza (10), Rafaella Bonifácio, Greta Martinelli, Ana Figueiras (2), Jady Gerotto (14), Aline Timm (10), Carolina Garcez [L] e Daniela Loureiro [L] [C].