Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Final da Taça Federação decide-se na negra

Por Sporting CP
07 maio, 2023

Triunfo frente ao Esmoriz GC no segundo jogo da eliminatória decisiva (3-1)

A equipa de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Esmoriz GC por 3-1, adiando para domingo a atribuição da Taça Federação, troféu que fecha a época para as duas equipas.

Num jogo que nem começou bem para a equipa Leonina, com alguns erros de ataque que motivaram uma desvantagem inicial no primeiro set de 7-13, o treinador da equipa Sportinguista, João Coelho, foi obrigado a pedir um tempo técnico. A diferença ainda foi ligeiramente atenuada, mas revelou-se irrecuperável para o Sporting CP, que apesar de alguns momentos de bom nível, viu o set ser conquistado com mérito pelo Esmoriz GC com um parcial final de 19-25.

No segundo set, o início até mais de meio do parcial foi muito marcado pelo equilíbrio. Dos 4-4 até aos 17-17, registaram-se sempre igualdades, com ponto cá, ponto lá, numa toada de grande competitividade entre os dois conjuntos. Isto até ao momento em que em mais uma rotação, José Masso foi para a linha de serviço e acumulou pontos directos, ou quase directos, a partir da bola de saída. Foram sete pontos a começar no braço forte de Masso e seria, inclusivamente, o oposto cubano a fazer o ponto 25, contra os 18 do Esmoriz GC.

No terceiro set, foi a vez de aparecer em grande estilo Brian Melgarejo. O zona quatro, fosse no serviço, remate ou bloco, ajudou o Sporting CP a construir vantagens relativamente confortáveis, de 7-4, 10-5 e 12-5, bem secundado ainda no bloco pela acção do central Kelton Tavares, que sacudiu para o campo adversário dois ataques da equipa do distrito de Aveiro. Quando um grande serviço de Melgarejo proporcionou o 15-6 aos Leões, a vantagem já se anunciava irrecuperável para o Esmoriz GC e assim aconteceu. O Sporting CP cavou um fosso de dez pontos de vantagem - em grande plano Melgarejo - e o Sporting CP sentenciou o set nos 25-15, com réplica sempre valorosa da equipa visitante, no entanto sem argumentos para o maior poderio Leonino em todas as áreas do campo - boa entrada em jogo também do central Joaquín Gallego.

Faltava um set ao Sporting CP para fechar o jogo e foi isso que aconteceu, não sem que os Leões de João Coelho tivessem de passar por sobressaltos, motivados pela equipa do Esmoriz CG, que através de um serviço forte – em bom plano José Pinto – possibilitou à equipa de Aveiro saltar para diferenças promissoras para a equipa visitante: 8-12 e mais à frente 12-17. O técnico Leonino João Coelho pediu então uma pausa técnica e o Sporting CP encetou uma excelente recuperação, para empatar a 18 pontos – excelente o desempenho de José Masso, a catapultar ainda a equipa Leonina para a frente. O Esmoriz GC não esmoreceu, levou o jogo para uma grande incerteza quanto ao vencedor do set quando o jogo esteve empatado a 23 pontos, mas Masso, sempre ele, ajudou os Leões a fecharem as contas nos 25-23, num jogo emotivo, de muita entrega e a fazer prever os mesmos ingredientes já para este domingo, em que se decide o vencedor da Taça Federação.