Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Reviravolta e vantagem verde e branca nos play-offs

Por Sporting CP
30 Mar, 2024

Sporting CP venceu com personalidade o primeiro jogo das ‘meias’ (3-1)

A equipa masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Leixões SC por 3-1, este sábado, no arranque das meias-finais dos play-offs da Liga, que serão decididas à melhor de cinco jogos. No plano individual, Jan Galabov e Lucas Vanberkel, ambos com 14 pontos, estiveram em destaque.

Depois da conquista da Taça de Portugal, os Leões deram continuidade ao seu bom momento - 11 vitórias consecutivas – e, em casa, entraram da melhor forma na fase de todas as decisões. Para isso, tiveram de superar uma entrada em falso num primeiro set muito trabalhoso (24-26), dando uma resposta plena de personalidade para fazer a ‘cambalhota’ no resultado (25-15, 25-20, 25-13).

Com Gil Meireles, Jan Galabov, Lucas Vanberkel, Martin Licek, Wagner Silva e Chema Carrasco de início, a turma de Alvalade assumiu cedo a liderança (4-2) e estreou com sucesso a possibilidade de video-challenge, que está para ficar depois de testado na Taça de Portugal. Contudo, o Leixões SC nunca se deixou ficar e, além de ter baralhando as contas (9-10), conseguiu mesmo distanciar-se no marcador (11-13 e 12-16).

João Coelho foi mexendo na equipa para recuperar da desvantagem e com Tiago Barth e Kevin Kobrine - no ataque - e o líbero Gonçalo Sousa - na defesa - em evidência, a equipa verde e branca cresceu e chegou-se ao empate a 18.

De seguida, Vanberkel e Galabov fizeram a diferença e ainda reaveriam a frente do marcador para o Sporting CP numa fase decisiva, mas uma rápida e eficaz réplica visitante transformou o 22-20 em 22-23. Este trabalhoso primeiro set foi discutido até ao fim e acabaria por sorrir ao Leixões por 24-26, obrigando os Leões a correr atrás do jogo desde o início.

Apesar disso, a necessária resposta verde e branca seria tão rápida como eficaz – bom nível no serviço - e ‘cavou’ uma margem sólida logo no início do segundo set (9-2), a qual conseguiria alargar até aos 15-7. Assim, de forma confortável, o Sporting CP entrou na recta final do parcial com uma ‘almofada’ – já inalcançável - de oito pontos (20-12) e, sem erros, fechou as contas em 25-15 para devolver o empate ao duelo.

Mais equilibrado voltaria a ser o set seguinte, com as duas formações sempre a par e passo no marcador (11-9), com empates sucessivos (16-16) e trocas constantes de lideranças, sempre por margens mínimas, até que os Leões deram um ‘murro na mesa’.

Um parcial sem resposta de 4-0 criou a primeira diferença significativa no marcador (20-16) e os comandados por João Coelho não a desperdiçaram, chegando ao 25-20 graças à ajuda do video-challenge.

Feita a reviravolta, plena de personalidade, o Sporting CP ficou em posição privilegiada para fechar a partida e cumprir a ‘tradição’ desta época frente à equipa de Matosinhos: quarto jogo frente ao Leixões e quarta vitória Leonina por 3-1 – e assim foi.

Com solidez no bloco, começaram a construir uma nova vantagem (7-3), depois dilatada de forma implacável (13-6) – Licek, forte no serviço, assinou um parcial de 4-0 nesta fase. Daqui em diante, cada vez com mais dificuldades, o aguerrido conjunto do Leixões SC foi ficando sem argumentos para contrariar o ímpeto verde e branco (17-9). Assim, de forma segura, a turma de Alvalade continuou com o ‘pé no acelerador’ até ao triunfo: Wagner Silva fez o 24-11 desde a linha de serviço e, pouco depois, um erro visitante ditou o expressivo 25-13 final.

Com os Leões de João Coelho em vantagem, a meia-final passa, no próximo fim-de-semana, para Matosinhos, onde será disputado o segundo jogo.

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (14), Kevin Kobrine (1), Vinícius Lersch, Kelton Tavares, Gonçalo Sousa [L], Lucas Vanberkel (14), Martin Licek (12), Wagner Silva (13), Gil Meireles, Tiago Barth (11), Imanol Tombión, Armando Velásquez, Chema Carrasco