Sonho europeu ali tão perto...
03 Dez, 2025
Leoas eliminadas da CEV Volleyball Cup
A equipa feminina de voleibol do Sporting Clube de Portugal foi, esta quarta-feira, eliminada da CEV Volleyball Cup.
As Leoas superaram as francesas do Vandœuvre Nancy VB por 3-2 na segunda mão dos 16-avos-de-final, mas o desaire por 3-1 no primeiro jogo foi fatal. O encontro esteve favorável (2-0), mas o adversário conseguiu vencer o terceiro e quarto sets e acabou com as dúvidas.
Com a bancada do Pavilhão João Rocha bem composta, com muitos elementos da formação verde e branca a estarem presentes - e a serem bem audíveis - e até alguns adeptos do conjunto gaulês no sector visitante, Rui Pedro Silva apostou em Jéssica Carriel, Amanda Cavalcanti, Anahí Tosi, Özge Kırdar Kinasts, Jady Gerotto, Ingrid Felix e na líbero Daniela Loureiro para começar o embate.
Foi o Vandœuvre Nancy VB a inaugurar o marcador, com o Sporting CP a conseguir a primeira vantagem no 2-1. As visitantes conseguiram cavar o primeiro fosso no 3-6, o que motivou o desconto de tempo pedido por Rui Pedro Silva. A decisão teve efeito e, com um grande bloco de Jady Gerotto, o emblema de Alvalade empatou a sete.

Seguiu-se uma bela bola de Jéssica Carriel para o 9-9 e, depois, novas pequenas vantagens do Vandœuvre Nancy VB que o Sporting CP ia conseguindo, sempre, anular. Para o 16-16, Jéssica Carriel voltou a estar em evidência, agora com um vistoso bloco.
A chegar aos pontos finais do set e novamente com uma diferença para o adversário (18-21), o Sporting CP precisava de se voltar a aproximar. A finalização de Amanda Cavalcanti num rally longo (20-22) foi crucial, assim como o ás de Kanna Hanazawa no ponto seguinte. O empate foi conseguido aos 23, por Leslie Tagle, e o Pavilhão João Rocha explodiu.
A decisão foi para as vantagens, onde Tainá Alessandra pontuou (25-25) e o Sporting CP, no 26-25, passou para a frente pela primeira vez desde o 2-1. Já depois de Anahí Tosi fazer o 27-26, o 1-0 ficou garantido com 28-26 no marcador.

O segundo set foi diferente, com o Sporting CP a ser, de forma clara, a equipa mais forte. Jady Gerotto abriu as contas com um bloco e, perante a reacção contrária (1-3), Rui Pedro Silva voltou a pedir desconto de tempo. A partir daí, ninguém parou as Leoas até ao 2-0.
Jady Gerotto fez o 3-3 com um ás e Amanda Cavalcanti, em novo grande bloco, apontou o 7-6. Depois de algum equilíbrio, o Sporting CP conseguiu estabelecer um fosso de três pontos (15-12) com mais um ás, agora por intermédio de Ingrid Felix.
Anahí Tosi esteve bem para o 18-15 e, no ponto seguinte, Jéssica Carriel fechou um grande trabalho colectivo. Num bloco, Jady Gerotto fez o 20-15 e o triunfo no set era só uma questão de tempo. Confirmou-se com um serviço do Vandœuvre Nancy VB contra a rede. 25-19 e 2-0.

Era expectável uma reacção das francesas no terceiro set e, depois algum equilíbrio e de um ligeiro ascendente Sportinguista nos pontos iniciais (nota para o ás, com alguma sorte, de Özge Kırdar Kinasts no 8-6), foi o que aconteceu.
Depois de ter estado a perder por 11-8 ou 14-12, o Vandœuvre Nancy VB acelerou e virou para 15-18 na sua melhor fase até então. Acabou por fechar o set em 21-25 e reduzir para 2-1.
O quarto set acabou por ser determinante, principalmente pelo que aconteceu logo no início. Uma entrada em falso permitiu às forasteiras chegarem aos sete pontos de vantagem (1-8), o que dificultou desde logo a vida ao Sporting CP na luta pela continuidade na prova europeia.
As Leoas procuraram reagir e até o fizeram, mas de forma modesta perante a tremenda diferença no resultado. Ainda assim, e claramente desmotivado, o emblema de Alvalade voltou a ceder e perdeu o set por 10-25. Com 2-2, o Sporting CP estava eliminado da CEV Volleyball Cup.
No quinto set, que para pouco ou nada contou em termos práticos, reinou o equilíbrio até aos últimos instantes, quando o Sporting CP fez o 15-12 e o consequente 3-2.
O conjunto verde e branco volta a jogar no domingo, recebendo o SL Benfica às 19h00 no Pavilhão João Rocha para a Liga.
Sporting CP: Maria Carlos Marques [L], Jéssica Carriel, Amanda Cavalcanti, Leslie Tagle, Anahí Tosi, Özge Kırdar Kinasts, Tainá Alessandra, Jady Gerotto, Ingrid Felix, Daniela Loureiro [C] [L], Kanna Hanazawa e Ana Clara Nunes.