Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Assembleias Gerais… e futebol!!!

Por Tito Arantes Fontes
01 Out, 2020

(...) Contratações ajustadas e feitas com acerto. Mérito, neste aspecto e nesta época, da Direcção e do Presidente. E a manutenção de jogadores com maturidade e experiência de Clube e de balneário

Assembleia Geral (AG) do Clube – no passado sábado teve lugar a AG do nosso Clube para votação do Relatório e Contas de 2019/2020 e do Orçamento e Plano de Actividades para 2020/2021. A Assembleia, como já se sabia, era exclusivamente para votação dos documentos em causa. Ou seja, sem discussão ao vivo. Houve – isso sim e antes da mesma – perguntas e respostas nos moldes e com os timings anunciados. Quanto a esse aspecto foi o possível. É bom recordar, até pelas injustas críticas que vi serem feitas por alguns Associados, que as indicações da DGS de “política sanitária” são mandatórias (vide o enxovalho a que se sujeitou a agremiação do outro lado da Segunda Circular quando este passado fim-de-semana quis “inventar” quanto ao uso da sua tribuna). A AG foi – mais uma vez – gigante! Mais de três mil Sócios (sem comparação possível com qualquer outro clube nacional) apresentaram-se para votar. E fizeram-no com elevado sentido de responsabilidade social, de responsabilidade sanitária e de civismo. Sou testemunha também da qualidade da organização desta AG. Bem como do exemplar comportamento dos sócios do SCP! E a verdade é que os mais de 3.000 Sócios não mereciam o triste e infeliz episódio de agressão a um Sócio, que no exterior do recinto onde decorriam os trabalhos de votação, ocorreu. Não conheço os contornos dessa altercação. Mas digo que os 3.115 sócios do SCP que se apresentaram na AG não mereciam isso! O SCP exige-nos comportamentos civilizacionais que não podem ser manchados por cenas isoladas e singulares como a que ocorreu! É que – como seria previsível – a nossa “querida” comunicação social (com especial destaque para os sites dos jornais desportivos ditos de referência) estiveram o dia todo sem dar qualquer notícia do decorrer da nossa AG… até ao momento dessa espúria cena de agressão… e aí foi um regabofe… até parecendo que essa foi a matriz da AG! Não, não foi! A AG foi pacífica, civilizada, resultando numa enorme manifestação de amor ao Clube e de civismo! A comunicação social – se quer ser séria – não pode noticiar como noticiou! E nós – todos! – temos de tudo fazer para evitar estes episódios que – como demonstrado – 99,99% dos sócios não querem e não merecem! Palavra ainda para os funcionários do nosso Clube: Obrigado! Exemplares!

Os Resultados da AG – como se sabe, os documentos a votação foram “chumbados” por uma importante e significativa margem. Cerca de 70% de votos de Associados não aprovaram quer o Relatório e Contas, quer o Orçamento e Plano para a próxima época. É um resultado muito significativo, que obriga a reflexão de todos. Nomeadamente dos Órgãos Sociais, com especial destaque para a Direcção. É um resultado que tem – indubitavelmente – um significado “político”. O Clube está “partido”, fracturado… oscilando entre diferentes resultados em distintas e concorridas assembleias… o certo é que temos de encontrar novos caminhos, novos modos de nos vermos e de nos reconhecermos. É um árduo trabalho! E exige o esforço de todos. Pois, de outro modo, vamo-nos desgastando de modo estéril e inútil… é que não podemos andar sempre a oscilar entre maiorias de 70% nas assembleias com mais 15 mil sócios (por ex.: na única destitutiva da história do SCP) e de resultados eleitorais resultantes de eleições com cerca de 25 mil votantes… e depois tudo se pôr em causa por mais de 2/3 em assembleias com 3 mil Sócios… este é um tema que deve merecer séria reflexão de todos nós! Que Clube queremos? Quem são, afinal, os nossos adversários? Uns Sportinguistas (posicionem-se eles na “sensibilidade interna” em que se posicionem)? Ou – como creio que deve ser – os outros clubes, nomeadamente os outros de dimensão nacional?

Assembleia Geral da SAD – é hoje (considerando que escrevo na terça-feira, dia 29.09), ao fim do dia. Estarei presente. Relatarei aqui, na próxima semana e sinteticamente, o que me parecer relevante. Espero uma assembleia participada, com o nível de diálogo que na SAD sempre costuma ocorrer, desde logo pelas diferentes características da mesma.

Futebol – entretanto, no futebol a época oficial começou também para o SCP. E começou bem. Duas vitórias, dois jogos inteligentes. Indiscutível “dedo” do Rúben Amorim na preparação e motivação da equipa. Jovens talentos a confirmarem, jogo a jogo, a sua qualidade e o seu empenho. Contratações ajustadas e feitas com acerto. Mérito, neste aspecto e nesta época, da Direcção e do Presidente. E a manutenção de jogadores com maturidade e experiência de Clube e de balneário. Temos na quinta-feira o importante jogo com o LASK! E sim… é para ganhar! É para continuar a ganhar e a melhorar!

Arbitragem – o campeonato já começou… e no “campeonato da disciplina” já somos líderes destacados! A cada duas faltas o SCP leva com um amarelo… o FCP precisa de 36 faltas para ter 1 amarelo… e o “outro” só leva amarelo por cada 6 faltas… e isto é assim no dealbar da competição… e a Liga – tão “vilipendiada” nalguns desses lados – não faz nada? Não acaba com isto?

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!