Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Essugo, Dolores… Circos (palhaços & raivosos)… E ainda… “Cláudia & Furriel”!!!

Por Tito Arantes Fontes
25 Mar, 2021

Nesta casa, no SCP, cultivam‑se valores… isso ficou, aliás, bem patente na emoção e nas palavras de Dário Essugo no final da sua estreia oficial! Chorou! Chorou de alegria e de emoção! E agradeceu! Agradeceu a todos quanto o ajudaram…

Estamos na 24.ª jornada da Liga NOS! Faltam dez jornadas! Temos 20 vitórias e quatro empates! Estamos a viver uma época histórica! Este fim‑de‑semana mais uma vitória, desta feita sobre o Vitória SC! Não estava Coates… mas estava Gonçalo Inácio… e pum, no final da primeira parte, já está! Mais três pontos! E agora o campeonato pára até 3 de Abril… uns dias para fazermos descansar os nossos “corações de Leão”… aproveitemos! Disfrutemos!

No final deste último jogo tivemos direito a mais um “presente” do nosso Rúben Amorim… sim, falo de Dário Essugo, estreia absoluta na equipa principal do Sporting CP! Com 16 anos e seis dias! O mais novo de sempre a vestir a camisola da equipa principal do SCP no Campeonato! Rúben Amorim aproveitou o facto para – em mais uma soberba e inteligente conferência de imprensa – “convidar” os miúdos que tenham dúvidas “entre clubes”… aqui, no SCP, sabem que têm a porta aberta! É este o nosso caminho! É este o nosso rumo! E – como Rúben também já disse, sem rodeios e de modo directo – isso foi definido por quem já cá estava… o presidente Frederico Varandas e Hugo Viana! E é para continuar!

Nesta casa, no SCP, cultivam‑se valores… isso ficou, aliás, bem patente na emoção e nas palavras de Dário Essugo no final da sua estreia oficial! Chorou! Chorou de alegria e de emoção! E agradeceu! Agradeceu a todos quanto o ajudaram… ofereceu uma camisola ao seu “primeiro treinador”… agradeceu a tantos, incluindo aos seus colegas, das camadas jovens e agora dos seniores, todo o apoio… e que bonito foi ver a equipa, jogador a jogador, um a um, a afagar o Dário… e nós a vermos, comovidos, tanto amor ao SCP! Tanto valor SCP!

E que diferença abissal para o que se passa noutras bandas… incendiando o país de lés a lés, varrendo‑o com atitudes de ódio, com desprezo pelos seus conterrâneos… tudo sempre debaixo da bacoca desculpa de que “o que se passa no campo, no campo fica”… então, e nós, nós espectadores, não somos gente? Não temos voto na matéria? Não nos podemos indignar? Claro que podemos… porque, desde logo, vimos! Viu – mais uma vez – todo o país… um treinador mal‑educado, agressivo, do género “pitbull”, querendo desfazer em tudo e em todos… de modo sistemático… o homem que, enquanto treinador, já foi expulso quase 20 vezes, oito das quais ao serviço do seu actual clube… que tanto o elogia, que tanto o protege… uma vergonha! Um “cadastro” de 35 castigos (expulsões e outras sanções) e quase já 170 dias de suspensão… ainda não chegou! Ainda não aprendeu! Ainda não se educou… e no seu clube ninguém o educa mesmo! E o Conselho de Disciplina que diz a isto tudo?… sempre quero ver, desde logo aos “sem máscara” nas imagens de TV… que lhes vai acontecer?… quem sabe o melhor seja mesmo falarem antes com o Hugo Viana… sobre iniquidades…

Não desfazendo, a agremiação desportiva do outro lado da Segunda Circular vive também momentos únicos… ridiculamente únicos… é ler a primeira pagina de hoje (terça‑feira, quando escrevo) do queimado “pasquim da queimada”… então não é que estão a festejar o facto de – julgam eles – estarem “entre as melhores equipas europeias num Março perfeito”… e isto depois de terem sido eliminados por uns gregos no acesso à Champions, derrotados na Supertaça, riscados da Liga Europa, dizimados na meia‑final da Taça da Liga, cilindrados no campeonato nacional onde vegetam a 13 pontos do SCP… mas eles são assim… ridículos… eternamente ridículos! Coisa – ao que parece e segundo vários “entendidos” – mais própria de palhaços…

De notar, ainda, que têm sido constantes as “carpideiras” a implorar penáltis lá para aquelas bandas… neste domingo até ia dando resultado, com a “pinheiral figura” a quase transformar um “tropeção simulado” num “penálti de circo”! Essas carpideiras esquecem é o que se sabe… por exemplo: quanto minutos desse “recreativo” a jogar apenas contra dez? Pois, 196 minutos… mais de três horas! E o SCP… quantos minutos?... pois… 17 minutos… está tudo dito!… e é rir, mesmo só rir!

Voltemos ao SCP! Voltemos à alegria! E festejemos… com a Mãe do nosso Cristiano! A “nossa” Dolores e a sua família Aveiro têm vindo a dar, jogo a jogo, espectáculos sucessivos de contagiante alegria, fé e confiança no caminho vitorioso do nosso SCP! E assim queremos continuar… a festejar com a “nossa” Dolores! … será pronúncio de que qualquer dia teremos também CR7 a festejar o nosso – e seu também – SCP!

Por último, já cá faltava, uma palavrinha para a Cláudia… hoje saiu mais uma má noticia para o Conselho de Disciplina a que preside… o TAD mandou‑o passear, explicando tintim por tintim que há perguntas que não se fazem… porque – como foi o caso – quando se fazem dão azo mesmo a que seja exibida a total ignorância e insanidade de quem pergunta… e é “isto” o CD da FPF?… ai, ai… mas porque não desamparam a loja e vão mas é jogar chinquilho para longe! É que sempre “achincalhariam” menos…

A Cláudia, está visto, só podia mesmo ter sido “disciplinarmente alimentada” pelo “Furriel”… e que bem esteve Vasco Lourenço, o “eterno” capitão de Abril, que respondeu a este infeliz “furriel” – de militar para militar – com o seu certeiro “Burocracia e “burrocracia”! Força, força, Companheiro Vasco!

Viva o Sporting Clube de Portugal!!!

 

P.S. – Uma palavra para CR7! 770 golos! Melhor marcador do Mundo! Extraordinário! E extraordinárias palavras de CR7 para outro “astro”… Pelé! Só ao alcance dos soberbos… dos únicos! No caso, um diálogo cheio de simbolismo…  do melhor jogador do século XX com o melhor jogador do século XXI! Ambos eternos! Ambos únicos! Ambos singulares!