Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Os Olímpicos como Meta

Por Miguel Braga*
11 Jun, 2021

A primeira medalha de ouro, como se sabe, foi conquistada por uma das maiores lendas do desporto português, atleta do Sporting CP e actual director do atletismo do Clube, Carlos Lopes

Desde o início do século XX que Portugal participa nos Jogos Olímpicos. A primeira vez remonta a 1912, na Escandinávia, fomos o décimo terceiro país a aderir ao Movimento Olímpico – três anos depois de ter sido criado o Comité Olímpico de Portugal e do mesmo ter sido reconhecido pelo COI. Somos, inclusivamente, o 18.º país mais assíduo naquela que é a competição mais emblemática do desporto mundial.

A missão olímpica portuguesa teve início em 1912 e nos 109 anos seguintes, Portugal participou em todas as edições dos Jogos Olímpicos até à data e conquistou um total de 24 medalhas. A primeira medalha de ouro, como se sabe, foi conquistada por uma das maiores lendas do desporto português, atleta do Sporting CP e actual director do atletismo do Clube, Carlos Lopes. Aquela tarde quente em Los Angeles ficará marcada para sempre na memória de mais uma geração. Aliás, Lopes é um dos únicos quatro portugueses que se pode orgulhar de ser duplo medalhado nos Jogos Olímpicos (ouro em Los Angeles, 1984 e prata em Montreal em 1976), juntamente com Rosa Mota (ouro em 1998 e bronze em 1984), Fernanda Ribeiro (ouro em 1996 e bronze em 2000) e Luís Mena e Silva (duas vezes bronze, em 1936 e 1948).

Nas páginas 18 a 23 damos a conhecer os nossos atletas olímpicos e aqueles que estão a trabalhar afincadamente para fazer parte deste grupo de atletas de eleição. Como curiosidade, a estreia nacional nos Jogos Olímpicos de Inverno aconteceu apenas em 1952 e nem sempre somos presença assídua – apenas seis participações desde então, sendo que o melhor lugar de sempre foi conquistado por Mafalda Queiroz Pereira em 1998, no esqui acrobático, na 21.ª posição.

Nesta edição do Jornal Sporting, destaque também para mais uma conquista do nosso ténis de mesa, páginas 14 e 15 e poster na página seguinte. “Os nossos jogadores deram tudo e tiveram atitude!”, disse Chen Shi Chao, um dos grandes responsáveis por mais uma vitória, a sexta vez consecutiva que o Sporting CP ganha o título – este foi também o 38.º Campeonato Nacional na modalidade, reforçando a hegemonia Leonina.

No futebol, o segundo lugar conquistado pela equipa B soube a vitória, já que esta foi a melhor classificação de uma equipa secundária do Sporting CP no terceiro escalão nacional, permitiu o acesso à recém‑criada Liga 3 e provou que a estratégia do Clube foi a correcta – já que o regresso da equipa B foi antecipado um ano e a construção do plantel não implicou qualquer contratação. O balanço nas páginas 6 e 7.

Depois do fecho da edição, Sporting CP e SL Benfica defrontam‑se no jogo 3 do play‑off que vai consagrar, este ano, o campeão de futsal. Os dois primeiros jogos – uma vitória e uma derrota para os pupilos de Nuno Dias – ficaram marcados por uma permissividade das equipas de arbitragem à agressividade da equipa adversária. Esperemos que o campo não ganhe tendência para se inclinar sempre para o mesmo lado.


Editorial da edição n.º 3823 do Jornal Sporting
* Responsável de Comunicação Sporting Clube de Portugal