Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Escrever a história a ouro

Por Miguel Braga*
08 Jul, 2021

A equipa feminina de atletismo do Sporting CP é campeã nacional de clubes ao ar livre, título revalidado, o 11.º consecutivo e o 51.º da história do Clube, um registo simplesmente esmagador.

É o domínio total da modalidade no feminino, um feito que orgulha qualquer coração verde e branco. A equipa feminina de atletismo do Sporting CP é campeã nacional de clubes ao ar livre, título revalidado, o 11.º consecutivo e o 51.º da história do Clube, um registo simplesmente esmagador. Em Guimarães, na Pista de Atletismo Gémeos Castro, as Leoas voltaram a mostrar a sua raça: “Sabe a muito trabalho, a muita luta e dedicação. São 11 anos a conquistar sempre este título, é preciso ser muito persistente e é uma honra representar esta equipa, porque se entrega sempre de corpo e alma”, afirmou Sara Moreira, atleta responsável por subir ao pódio para receber o título colectivo feminino (páginas 14 e 15).

Quem também sempre se dedicou de corpo e alma ao Sporting CP, foi o espanhol Pedro Gil, que se despede do Clube em entrevista ao Jornal Sporting (páginas 20 e 21): “é o melhor pavilhão onde joguei em toda a minha carreira. Jogar lá é maravilhoso por toda a envolvência, pela beleza do pavilhão e pela pista em si. Não há melhor rinque do que o do PJR. Vou ter muitas saudades”. De leão ao peito, Pedro Gil conquistou dois Campeonatos Nacionais, duas Ligas Europeias, duas Elite Cups e uma Taça Continental. Ao homem e ao atleta, o nosso sincero obrigado.

É também com gratidão que falamos nesta edição em mais uma Lenda do Sporting CP: o extremo João Cruz (páginas 3 e 4), avançado rápido e finalizador que marcou 144 golos em 278 jogos pelo Clube. Na década de 1940/1941 fez o seu jogo de sonho na final da Taça de Portugal, marcando 3 golos em 60 minutos. O Sporting CP venceu a equipa de “Os Belenenses” por 4-1, com o resultado a ser confirmado por Peyroteo, conquistando assim a dobradinha nessa época. João Cruz acabaria por sair em 1947 depois de se sagrar campeão nacional e com a ascensão do Violino Albano.

Aos 28 anos, Ricardo Esgaio regressa ao Clube pela porta grande (página 6) e promete a entrega de sempre, garantindo também que já está noutro patamar: “estou mais maduro, sei lidar com o jogo e com a pressão”. Nas redes sociais, vários jogadores, actuais e passados, de Porro a Bruno Fernandes, passando por Paulinho ou Jovane Cabral, desejaram toda a sorte do mundo ao lateral: “que coisa linda. Bem-vindo de volta, meu jogador".

Nos últimos dias, Esgaio já foi presença na Academia Cristiano Ronaldo às ordens de Rúben Amorim, tendo inclusivamente marcado um golo no jogo de treino frente ao Casa Pia AC (página 7). Dentro de momentos, segue-se o estágio no Algarve.

Destaque também para a série Eu Sou Olímpico (páginas 22 a 24) e para mais três atletas Leoninos que vão estar presentes em Tóquio, em representação do país, nos próximos Jogos Olímpicos: o trampolinista Diogo Abreu, a agora maratonista Carla Salomé Rocha e o atleta do triplo salto, Tiago Pereira. A todos, desejos de superação individual e de glória. A acção começa já a 23 de Julho.

* Responsável de Comunicação Sporting Clube de Portugal