Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O peso do símbolo!

Por Juvenal Carvalho
08 Jul, 2021

Afinal, o Sporting CP está mesmo acima de todos nós. Muito acima. Até porque só por ele nos vergamos, e para beijar o símbolo.

"Não é o Sporting que se orgulha do nosso valor. Nós é que nos devemos sentir honrados por ter esta camisola vestida".

Esta frase de Francisco Stromp ficou eternizada. Serviu mesmo de mote para tantos e tantos Leões e Leoas que envergaram o símbolo com o Leão rampante. Afinal, o Sporting CP está mesmo acima de todos nós. Muito acima. Até porque só por ele nos vergamos, e para beijar o símbolo.

Por tão impactante e motivadora, esta frase foi colocada numa parede da ala do futebol profissional na nossa Academia. Que melhor mote haveria para os nossos atletas, que não inspirarem-se em Francisco Stromp, e numa declaração tão bonita de amor e de dedicação ao Clube.

Esta foi sempre a cultura reinante. No entanto, como em todas as "casas", nem sempre tudo é um mar de rosas. Recordo, por exemplo, o saudoso dirigente Manolo Vidal, uma lenda do nosso Sporting CP, e por declarações de um jogador que rumou ao rival, ter dito que "o Sporting forma grandes jogadores. Tem falhado é na formação humana".

Desta declaração, e depois de a ler e reler concluí da veracidade da mesma para alguns casos. Não podemos generalizar, mas existiram situações menos boas no percurso de vida do Clube. Nem é preciso citar nomes, por serem tão claros e notórios os casos.

Sei também que a era do amor à camisola, no sentido lato, como dizem ainda hoje os mais antigos, já era. O que não invalida que agora, na era do profissionalismo, não nos comovamos até com certas e determinadas atitudes e palavras do(a)s nosso(a)s atletas profissionais.

No presente, respira-se um ambiente tão saudável, que nos transporta a cada segundo para a célebre frase do nosso fundador. É fascinante ver o clima na nossa Academia, com a alegria estampada nos rostos, ainda com o acne juvenil, dos meninos da nossa formação, a juntar à intensa paixão e dedicação dos que vêm de fora. Respira-se, e sente-se no ar, um Clube que transpira saúde por todos os poros. Para comprovar que no Sporting Clube de Portugal se entranha uma cultura diferente, cito o nosso avançado Paulinho, que foi o último jogador a chegar ao Clube no decorrer da época 2020/2021, e que na primeira declaração desta pré-temporada disse isto: "O maior peso que trazemos na camisola não é o escudo de campeão, é o símbolo do Sporting".

Perante isto, e com tamanho respeito pela instituição de um atleta ainda agora chegou ao Clube, uma convicção tenho, bem como todos os que amam este Clube único, o Sporting CP está bem e recomenda-se. Ninguém ganha por acaso, e o lema #ondevaiumvãotodos, tão bem conseguido por Rúben Amorim, veio para ficar e fazer escola.

Favoritos ou não, terão que nos aturar e no fim fazem-se as contas.

O símbolo, esse, de jogadores a treinadores, de dirigentes a adeptos, pesa-nos a todos...toneladas de paixão.