Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Exemplos de ADN Sporting

Por Miguel Braga*
02 Set, 2021

“Há um projecto muito claro que passa por ter um ADN Sporting, como acontece no futebol masculino e em todas as modalidades do Clube”, afirmou Mariana Cabral

Comecemos pela vitória do fim-de-semana do futebol feminino. Consideradas o underdog da Supertaça, as pupilas de Mariana Cabral mostraram que as vitórias se constroem em campo e não no papel (páginas 12 a 17). Ainda para mais numa equipa que sofreu uma remodelação profunda em poucos meses. Mudou a treinadora – saiu Susana Cova e entrou Mariana Cabral, depois de vencer com a equipa B do Sporting CP o Campeonato Nacional da II Divisão de futebol feminino -, saíram 11 jogadoras e entraram sete caras novas, com um total de dez jogadoras da formação a fazerem parte do plantel que tem uma média de idades de 22,5 anos. Para este jogo, Mariana Cabral preparou a equipa longe dos olhos da ribalta e do adversário, com um total de seis jogos à porta fechada: “Na pré-época não mostrámos muita coisa, foi uma escolha nossa, pensar só em nós e não trazer coisas cá para fora, estamos a construir uma forma de jogar nova, de marcar, atacar, defender e não queríamos dar armas ao adversário”, afirmou na conferência de imprensa depois do jogo. “Há um projecto muito claro que passa por ter um ADN Sporting, como acontece no futebol masculino e em todas as modalidades do Clube”, finalizou. Para a história ficou a vitória por 0-2 frente ao SL Benfica, com golos de Brenda Perez e Joana Marchão.

Na formação, os nossos Leões tiveram resultados para todos os gostos (páginas 18 a 20), com destaque natural para a vitória dos sub-23, a contar para a Liga Revelação, frente à Belenenses SAD, por 5-2. Apesar da mão cheia de golos, os mesmos tiveram a assinatura de apenas dois jogadores: Miguel Menino (dois) e Nicolai Skoglund (três).

Roderick Townsend-Roberts é um nome a fixar (página 24). O norte-americano conquistou duas medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio: ouro no salto em altura, com direito a recorde do Mundo, e prata no salto em comprimento. O atleta Leonino sofreu danos permanentes nos nervos do braço direito e ombro ao nascer, mas nunca deixou de acreditar que seria um atleta de eleição. É da sua responsabilidade a quinta e sexta medalhas paralímpicas do Sporting CP.

Com 19 anos acabados de fazer, Nuno Mendes deixou o Sporting CP rumo ao PSG de Messi, Neymar, Sergio Ramos, Donnarumma, Wijnaldum e tantos mais (página 8). Aliás, será curioso perceber como o nosso Kandimba vai ser recebido pelo jogador holandês. Em Julho de 2019, em jogo de pré-época nos Estados Unidos contra o Liverpool, Nuno Mendes jogou pela primeira vez contra estrelas do futebol mundial. Em entrevista ao Record, no Verão de 2020, o jogador português confessou ser fã de alguns dos jogadores dos reds: “O primeiro jogador que vi foi Van Dijk. Ele é enorme, então mantive distância (risos), estava quase a tremer. Mas o que eu queria mesmo era a camisola do Wijnaldum e como não falo inglês muito bem, pedi a Bas Dost para falar com eles por mim. Não consegui a camisola, porque eles já tinham saído”. No Inverno desse ano, graças à proactividade da estrutura do Sporting CP, Nuno Mendes recebeu uma camisola autografada de Georginio Wijnaldum, então jogador do Liverpool FC, agradecendo o presente pelas redes sociais – e posando com orgulho a mesma para a fotografia. Nove meses depois vão ser colegas de equipa em Paris. As voltas que o mundo do futebol dá.

O lateral esquerdo, que está com a selecção nacional, é um jogador carregado de ADN Sporting. Entrou no reino do Leão criança com apenas 10 anos, sai pela porta maior, rumo a uma das maiores constelações de estrelas do futebol europeu. Na equipa principal, a sua história escreveu-se em três épocas e outros tantos títulos. Aos 17 anos fez a sua estreia, aos 18 foi Campeão Nacional e venceu a Taça da Liga, com 19 conquistou a Supertaça. “Saí, mas vou levar sempre o Sporting no meu coração”, afirmou o jogador na despedida do Clube. Por tudo o que fez, Nuno Mendes também tem lugar guardado no coração de todos os Sportinguistas.

Editorial da edição n.º 3835 do Jornal Sporting

* Responsável de Comunicação Sporting Clube de Portugal