Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O caminho da vitória

Por Miguel Braga
05 Nov, 2021

Esta foi a primeira vez, desde 1970, que o Sporting CP marcou mais de três golos na competição rainha da UEFA. Ao marcar novamente neste jogo, a equipa elevou para 30 o número de encontros a facturar em Alvalade, feito que remonta a 1994.

O caminho para as vitórias começa nos treinos. Foi isso mesmo que Paulinho confessou na conferência de imprensa, após a vitória do Sporting CP frente ao Besiktas JK por 4-0: “a entrega e a dedicação que temos diariamente, a forma como trabalhamos é incrível, e acredito que um dia que estejam disponíveis os dados de GPS de um treino, se calhar, aí vão perceber…”.

O caminho para as vitórias constrói-se também dentro de campo, correndo mais que o adversário. E é isso que nos diz a estatística de jogo: os jogadores do Sporting CP percorreram 109,3 quilómetros contra “apenas” 105,4km dos jogadores turcos; acertaram também mais passes, 431 vs 285, mas especialmente, a bola voltou a entrar quatro vezes na baliza do campeão turco: Pedro Gonçalves voltou aos golos e bisou (o segundo golo é um “regresso” de classe do nosso Pote), Paulinho transformou-se no melhor goleador das equipas portugueses após quatro jogos na Liga dos Campeões (tem três golos e uma assistência) e Sarabia estreou-se a marcar em Alvalade.

O caminho para as vitórias acontece quando nos superamos individual e colectivamente. E esta equipa de Rúben Amorim, depois do título conquistado na época passada, continua a acumular feitos. Esta foi a primeira vez, desde 1970, que o Sporting CP marcou mais de três golos na competição rainha da UEFA. Ao marcar novamente neste jogo, a equipa elevou para 30 o número de encontros a facturar em Alvalade, feito que remonta a 1994. Pedro Gonçalves foi o autor do bis mais rápido do Clube na Liga dos Campeões e o primeiro português a fazê-lo no relvado de Alvalade. Este foi também o 7.º triunfo seguido da equipa, o que equivale, para já, a ser a 2.ª melhor série com Rúben Amorim no comando.

O caminho das vitórias também se vê nas bancadas: mais de 40 mil Leões a apoiar a equipa (40.835 para ser preciso), com cânticos dedicados a Paulinho, Coates e… Rúben Amorim, com uma multidão a gritar bem alto o nome do Sporting CP e a aplaudir os heróis dentro de campo. O próximo jogo da Liga dos Campeões, frente aos alemães do Borussia Dortmund, pode ser decisivo para a passagem aos oitavos de final da competição. Antes desse jogo há, porém, dois outros que se assumem como fundamentais para o Clube: “a forma como vamos encarar o Dortmund vai depender dos jogos com o Paços e o Varzim. Vamos jogo a jogo, mas queremos manter esta onda”, afirmou Rúben Amorim na conferência de imprensa no pós-jogo. Primeiro, em jogo a contar para o campeonato, num campo difícil, contra uma equipa que apenas perdeu um jogo nos últimos sete disputados, depois em casa, frente a um sempre aguerrido Varzim, que tem como missão complicar a passagem do Sporting CP à próxima eliminatória da

Taça de Portugal – o único título nacional que falta conquistar ao Sporting orientado por Rúben Amorim.

O caminho para as vitórias faz-se com muito esforço e dedicação. Com trabalho diário, dentro e fora de campo, com a devoção de todos, com o Clube com um rumo e uma estratégia bem definidos. E com a fé que cada Sportinguista coloca na equipa nos momentos bons e naqueles menos conseguidos. Que a história e a vitória voltem a repetir-se já em Paços de Ferreira.