Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O futuro aqui à porta

Por Miguel Braga
10 Dez, 2021

No top 10 dos portugueses mais jovens de sempre a actuar na Champions, graças ao jogo de terça-feira, o Sporting CP teve duas entradas directas: Dário Essugo (1.º) e Gonçalo Esteves (5.º)

Sporting CP está nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Depois de  um  começo  hesitante,  a  equipa  encontrou  o  seu  futebol  e  carimbou o passaporte e respectiva passagem na mais importante competição de clubes do mundo. O último jogo da fase de grupos podia ter sido uma mera formalidade de calendário (Sporting CP e a AFC Ajax já tinham a classificação assegurada), mas significou bem mais do que isso.

Apresentámos na Johan Cruyff Arena o onze Leonino mais jovem de sempre, com seis jogadores sub-23 na equipa titular – João Virgínia, Gonçalo Inácio, Gonçalo  Esteves,  Manuel  Ugarte,  Daniel  Bragança  e  Tiago  Tomás. Durante 81 minutos, Esteves  foi  o  Leão  mais  novo  que  alguma  vez  jogou  na  Champions  League.  Depois, entrou Dário Essugo, que não só bateu o companheiro de equipa, como estabeleceu um novo  recorde,  tornando-se  no  português  mais jovem de sempre a jogar nesta competição (com 16 anos e 268 dias). No top 10 dos portugueses mais jovens de sempre a actuar na Champions, graças ao jogo de terça-feira, o Sporting CP teve duas entradas directas:  os já  referidos  Esteves  (5.º)  e  Essugo  (1.º),  aos  quais se junta Flávio Nazinho (10.º), que se estreou na recepção ao Borussia Dortmund.

Com os golos de Nuno Santos e Bruno Tabata, o Sporting CP bateu também o recorde de golos numa edição da Liga dos Campeões, com um total de 14 tiros certeiros – batendo assim os números de 2014/15 e da equipa então  liderada  por  Marco  Silva  (12  golos).  Estes foram também os primeiros golos que o campeão holandês sofreu em casa nesta edição da  Liga  dos  Campeões.  E há outra particularidade interessante que deveria  merecer  especial  atenção  do  seleccionador  Fernando  Santos:  dos  16  jogadores  utilizados  por  Rúben  Amorim,  12  eram  portugueses.  Provando, uma vez mais, que o  Sporting  CP  continua a ser um viveiro para a nossa selecção nacional.

A derrota de ontem, porém, colocou fim à série de 12 vitórias consecutivas (em todas as competições) da equipa, ficando por alcançar mais um recorde antigo, da época de 1946/47 do então treinador Robert Kelly (com 16). Na presente temporada e até ao momento, o Sporting CP perdeu apenas três jogos contra duas equipas: uma vez com o Borussia Dortmund e duas com o AFC Ajax. Em território nacional, a equipa mantém-se em jogo em todas as competições e recebe este fim-de-semana o Boavista FC depois de ter ido à Luz vencer por convincentes 1-3. O foco e a atenção já estão nos homens do Bessa. O objectivo é claro, são os três pontos.

Uma palavra também para outros jovens Leões. Os nossos sub-19 também fizeram história: depois de estarem a perder por 2-0 frente ao AFC Ajax, na Holanda, os pupilos de Filipe Pedro arrancaram para uma exibição personalizada, vencendo o encontro por 2-3 (golos de Mateus Fernandes, Youssef Chermiti e Chico Lamba), garantindo presença nos oitavos-de-final da UEFA Youth League pela primeira vez na história. Quem também merece destaque é a equipa de futsal, que voltou a carimbar a passagem à fase final da UEFA Futsal Champions League, título que detém. Os jogadores de Nuno Dias continuam a estar entre os melhores do Mundo e a sua ambição pode continuar a fazer história.

Nota final para o sucesso do empréstimo obrigacionista 2021/24, onde a procura (atingiu os 53 milhões de euros) excedeu largamente a oferta (inicial de 30 milhões e final de 40), contrastando com passados recentes do Clube. Sinais positivos que devem ser interiorizados e capitalizados. Até porque o futuro está aqui à porta.