Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Futsal... Colossal Supertaça!

Por Tito Arantes Fontes
11 Set, 2025

CAMPEONATO NACIONAL - Temos a habitual paragem de Setembro do campeonato. Ainda agora se iniciou a “maratona” e quando a competição começava a “aquecer”… pum, pára o campeonato! Jogaram-se quatro jornadas, na última das quais o resultado nos foi desfavorável… e, como todos sabemos, quando assim é, o que mais se quer é voltar a jogar… para ganhar e afastar fantasmas e maus agoiros de toda a espécie e feitio! Se possível com uma boa exibição, claro. Mas jogar e ganhar é o fundamental. O nosso próximo jogo será, pois, “só” no próximo sábado, em Famalicão, campo sempre difícil, mas imorredoiro na nossa memória… já que foi aí que, na nona jornada dessa gloriosa temporada de 2020/2021 - após termos obtido um injusto empate a dois golos, por (entre outras peripécias, como a expulsão do Pote, a título de exemplo) nos ter sido escamoteado o nosso terceiro golo, marcado pelo grande capitão Seba Coates, no ocaso da partida - que se cunhou a cinzel na nossa alma a imortal frase do “onde vai um, vão todos”, o lema que - acrescentado ao que eternamente nos une e caracteriza de “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória” - nos levou ao tão desejado título desse ano! Pois bem, é aí, nesse mesmo Estádio Municipal de Famalicão, que retomaremos no próximo sábado a nossa caminhada rumo ao Tri! É para ganhar! Força, equipe!

MULTAS - Com o início da época voltou a praga das sanções e das multas! Umas até percebemos, têm a ver com o jogo e a gestão dos momentos da equipe e demais “estrutura” (antes, durante e depois da partida). Mas outras, máxime as que resultam de petardos, pirotecnias e tarjas para lá das dimensões autorizadas, são demenciais e só prejudicam o nosso Clube. Parece que até ao momento, em jogos oficiais, já andamos na casa dos 20000 euros de multas que nos foram aplicadas… parece suficiente para o ano todo, demasiado até! E quando digo suficiente é mesmo no sentido de se parar já, no imediato, com tais comportamentos! Oxalá seja ouvido… e, assim sendo, que este apelo, quem sabe, até seja respeitado!

MERCADO I - Há uma semana, o presidente Frederico Varandas pronunciou-se publicamente sobre vários aspectos do denominado mercado. Explicou tudo, com detalhe, especialmente as situações mais delicadas. Ainda bem que o fez e ainda bem que foi tão preciso, claro e objectivo no que disse. Com essa sua intervenção, calou mesmo muito “burburinho malévolo” que por aí andava. E deixou-nos a certeza (se é que de tal estaríamos necessitados) de algo muito importante… que a matriz é mesmo, sempre, a defesa dos superiores interesses do SPORTING CP! E isso, só isso, dói, dói mesmo a muito boa gente! Boa, presidente! Obrigado, presidente!

MERCADO II – Entretanto, esse tal de mercado fechou, pelo menos em Portugal. Mas não noutras partes do mundo. Tanto basta para que alguma comunicação social continue num reboliço sobre os nossos jogadores que poderão sair… discutindo os que saem já, os que talvez saiam, os que sairão em Janeiro, os que só irão sair no próximo Verão de 2026… enfim, temos mesmo de sofrer as consequências do outro lado da moeda do Bicampeonato… o lado da cobiça de outros por termos os jogadores que temos! Ou, dito de outra forma, a inveja de outros pelos jogadores do SPORTING CP que formam a nossa equipe Bicampeã Nacional! É que, importa sublinhar e apesar dos “folclores” montados noutros lados, fechado o mercado em Portugal e segundo os melhores sites e plataformas da especialidade, o plantel do SPORTING CP continua a ser, de modo destacado, o mais cotado e valioso de todo o nosso campeonato!

FUTSAL/SUPERTAÇA - Em meados da semana passada… foi arrasador! O Leão entrou ferido em Gondomar, ainda a sentir a perda do último campeonato, no último jogo, na “negra”… e quis dizer cedo ao que ia! Uma exibição portentosa! Uma equipe repensada por “Mestre Nuno Dias & Friends”, com o total apoio da Direcção do nosso Clube (obrigado, Miguel Afonso!), um grupo refeito, misturando jogadores de sempre, jogadores da nossa formação e jogadores de aquisições cirúrgicas, de várias gerações e proveniências. No final um resultado estratosférico, uma vitória indiscutível, com uma fabulosa goleada por 1-6 sobre o nosso atónito antagonista, o SL Benfica, brindado com um autêntico vendaval de esplendor e classe Sportinguista! É a 12.ª Supertaça do SPORTING CP! De longe, muito longe mesmo, o clube mais titulado de sempre no futsal português! Parabéns, futsal! Parabéns, equipe!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

P.S. - O jornal Público publicou recentemente uma artigo de fundo do jornalista Paulo Curado sobre as idades de jovens jogadores de futebol, no caso muito centrado num jovem da Guiné-Bissau, que “ganhou” seis anos na sua idade (ou seja, quando já tinha 19 anos apresentava documentos dizendo que só tinha 13 anos). É matéria que em surdina sempre se falou no mundo do futebol. E é matéria para a qual todos temos mesmo de estar atentos! As competições, desde logo do futebol juvenil, não podem ser contaminadas e desvirtuadas de modo tão vil. O caminho desse tipo de trapaças tem mesmo de ser estancado!