De vitória em vitória!
25 Set, 2025
CAMPEONATO NACIONAL I - Completada a sexta jornada, na segunda-feira à noite, com a partida do SPORTING CP com o Moreirense FC. Jogo difícil de desbloquear, de muito porfiar, no qual o SPORTING CP foi adiando o materializar da sua vitória, pois - por isto ou aquilo - não ia concretizando as inúmeras ocasiões de golo que criava… e muitas foram, mesmo! Com o aproximar do final do jogo, bem como com o aumento da pressão que, desde logo, foi resultando do “sangue fresco” das entradas de Morita e Maxi Araújo aos 54 minutos, fomos assistindo a continuas avalanches de futebol leonino… até que, finalmente, penálti indiscutível para o SPORTING CP! Luis Suárez converteu de modo irrepreensível e, pouco depois, novo penálti para o SPORTING CP, desta feita convertido por Pote! O jogo estava ganho, os três pontos garantidos! Força, Leões!
CAMPEONATO NACIONAL II - Este jogo com o Moreirense FC permitiu constatar a maturidade da nossa equipe. O resultado teimava em não aparecer, mas a equipe nunca se perdeu nem entrou pelos perigosos caminhos da ansiedade, muito pelo contrário. Com efeito, o controle do jogo foi sendo total, a pressão - em modo crescente - sobre o adversário também. Não nos recordamos de um remate digno desse nome por parte do nosso adversário, nem de uma defesa portentosa do João Virgínia. Mérito do SPORTING CP, que não permitiu tais veleidades, apesar da indiscutível valia demonstrada pelo Moreirense FC. No campo, fomos acumulando oportunidades resultantes da intensidade e mestria dos nossos jogadores. Destaque merecido para o Francisco Trincão, justíssimo “Homem do Jogo”. Foi sobre ele que foram cometidos os dois indiscutíveis penáltis a favor do SPORTING CP. E protagonizou muitas outras jogadas de elevada valia e perigo para o nosso adversário. Destaque também, mesmo a findar o jogo, já no período de descontos, para a jogada do nosso terceiro golo, através de uma bela arrancada do recém entrado Alisson Santos, pelo lado esquerdo do nosso ataque, concluída com milimétrico e intencional centro para o interior da área onde apareceu, fulgurante, Fotis Ioannidis a concluir, de modo portentoso, com um remate de grande potência e indefensável para o golo.
CAMPEONATO NACIONAL III - Corolário do jogo que fizemos e do resultado obtido é o facto de continuarmos na peugada da liderança do Campeonato, à distância de uma vitória. Temos o melhor ataque da prova, com 18 golos marcados, na incrível média de três golos por jogo, sendo o único clube que apresenta essa veia goleadora. Temos também (ex aequo com o FC Porto) a melhor diferença de golos (+14), indicador importante, pelo que representa em si mesmo e pelo que pode influir em caso de necessidade de desempate. Estamos na luta, venha o próximo jogo, na sempre difícil deslocação à Amoreira, para defrontar o GD Estoril Praia. Queremos os três pontos! Força, equipe!
CHAMPIONS I - Na semana passada defrontámos no José Alvalade, nosso templo, o campeão e também actual líder do campeonato do longínquo Cazaquistão, o FC Kairat, que fez quase 7000 quilómetros para vir jogar a Lisboa, assim se concretizando um recorde nas deslocações de qualquer equipe para participar em provas da UEFA. Com o SPORTING CP como parte activa, claro. No final, uma vitória por 4-1. Ou seja, primeira jornada da Champions, primeira vitória do SPORTING CP, três pontos conquistados, terceiro lugar da classificação geral. Assim é que é! Força, Leões!
CHAMPIONS II - Nos 18 jogos da primeira jornada da Champions - todos com importância para a classificação final, pois como se sabe a prova, nesta fase, é constituída por um único grupo, intervindo cada clube em oito partidas para definição do seu lugar na tabela e eventual passagem à fase seguinte da mesma - houve lugar para tudo. Grandes golos, grandes jogadas, grandes resultados, grandes jogos. Nada, contudo, comparável com a histórica primeira vitória de um clube do Azerbaijão na prova milionária. Foi em Lisboa, frente ao SL Benfica, surpreendido e vulgarizado em casa, na sua Luz. Olhando, contudo, para os jornais portugueses, nomeadamente os ditos desportivos, entretidos e em festa com outras matérias, parece que nada de histórico e humilhante se passou na Luz, na semana passada. Curioso. E mais curioso ainda porque estive no final dessa mesma semana dois dias em Madrid, onde - com sócios e adeptos dos “três grandes” de Espanha (Real Madrid CF, Club Atlético Madrid e FC Barcelona) - pude constatar que muito se comentava, negativamente, o descalabro da prestação benfiquista. Fica o registo, Madrid fica só a 600 quilómetros de Lisboa, mas - por vezes - quando estamos apenas centrados no “planeta do futebol doméstico” esquecemos que a realidade muda… e muda logo que chegamos a Badajoz!
ANDEBOL - A nossa equipe de andebol continua de vitória em vitória! Na respectiva Champions os polacos do KS Iskra Kielce (excelente equipe!) foram derrotados no mítico João Rocha! Seguimos na frente do nosso grupo, com duas vitórias em dois jogos. E sabemos, porque se vê a “olho nu” que temos uma portentosa equipe. É continuar nesse registo, SPORTING CP! Força, Leões!
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!
P.S. - Foi pena a derrota caseira da nossa equipe feminina de futebol contra a cotada AS Roma. Ficámos de fora da Champions. É continuar a lutar para na próxima época conseguirmos esse objectivo. Força, Leoas!