Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

Micael Sequeira: "Sofremos no nosso melhor período"

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Técnico reagiu ao desaire em Braga

Após a eliminação da Taça de Portugal diante do SC Braga, Micael Sequeira analisou um encontro marcado pelo equilíbrio e pelo golo arsenalista ao cair do pano. 

“Foi um jogo muito equilibrado, com poucas oportunidades de parte a parte. Acabámos por sofrer aquele golo tardio no nosso melhor período. Procurámos reagir, mas não tivemos capacidade para poder empatar a partida”, começou por analisar o técnico verde e branco, em declarações ao Canal 11, emissora responsável pela transmissão do encontro. 

Questionado sobre o impacto da ausência de Telma Encarnação na produção ofensiva da equipa, Micael Sequeira recusou desculpas. 

“Não nos podemos desculpar com isso. Temos de olhar para dentro, tínhamos jogadoras com capacidade para o fazer também, mas não estivemos à altura de poder finalizar nas poucas oportunidades que tivemos”, apontou, antes de reforçar a necessidade de virar rapidamente a página. “Resta esquecer este jogo e olhar para a frente”, acrescentou, garantindo que a confiança do grupo não ficará afectada pelo resultado. 

 “Não. Pode afectar hoje. Hoje estamos tristes por ter perdido, mas a partir de amanhã temos de olhar para a frente, para aquilo que queremos conquistar”, afirmou. Assumindo a desilusão pela eliminação, Micael Sequeira deixou clara a ambição para o que se segue. “Naturalmente, estamos muito tristes por não nos termos conseguido manter esta competição que queríamos muito, mas agora é olhar para aquilo que aí vem”.

Foto Miguel Lemos, Kapta+

Leoas afastadas ao cair do pano

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Sporting CP eliminado pelo SC Braga nos oitavos-de-final da Taça de Portugal

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se ao Minho na manhã deste sábado e saiu derrotada diante do SC Braga por 1-0, em encontro relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Quando já cheirava a prolongamento, as comandadas de Micael Sequeira sofreram o golo já perto do final, aos 87 minutos, e não conseguiram inverter o desfecho.

Para o duelo frente às arsenalistas, o técnico verde e branco promoveu três alterações em relação à partida diante do Rio Ave FC, lançando Georgia Eaton-Collins, Daniela Arques e Maísa Correia no onze inicial. Telma Encarnação, devido a um síndrome gripal, foi baixa de última hora.

A entrada das Leoas no Estádio Amélia Morais foi afirmativa e, logo no primeiro minuto, Beatriz Fonseca surgiu desmarcada na área, deixando o primeiro sinal de alerta. Foi o início de um período de maior domínio do Sporting CP, que se instalou no meio-campo ofensivo nos minutos inaugurais da partida.

Aos oito minutos surgiu a primeira aproximação perigosa do SC Braga, mas Ashley Barron mostrou-se atenta e resolveu a situação com segurança. Na resposta imediata, aos 9’, Carolina Santiago protagonizou uma jogada de insistência, rodou sobre a marcação e rematou com perigo, com a bola a passar a centímetros da baliza defendida por Patrícia Morais.

Já aos 17’, na sequência de um contra-ataque bem desenhado, Malu Schmidt apareceu em boa posição no lado oposto do campo e rematou à baliza de Anna Wellmann, mas a bola voltou a sair desviada pela linha de fundo.

À passagem da meia hora de jogo, o encontro mantinha-se muito disputado, com ambas as equipas a assumirem uma postura cautelosa, à procura de ferir o conjunto adversário, mas sem conseguirem criar ocasiões flagrantes de golo. Ainda assim, o Sporting CP mostrava-se mais dominante, com maior posse de bola e presença no meio-campo ofensivo.

Aos 40 minutos, Cris encontrou espaço para rematar à baliza verde e branca, mas Anna Wellmann controlou a trajectória da bola sem dificuldades e o intervalo chegou com o marcador a registar um nulo. Apesar do maior domínio territorial do Sporting CP e de algumas aproximações perigosas de parte a parte, o encontro pautou-se pelo equilíbrio, pela organização defensiva das duas equipas e pela escassez de ocasiões claras de golo.

O SC Braga regressou mais forte dos balneários e esteve perto de inaugurar o marcador logo na primeira jogada da segunda parte, mas Malu Schmidt não conseguiu finalizar da melhor forma um lance conduzido em velocidade pela ala. As minhotas mantiveram-se por cima nos minutos iniciais e um forte remate de Zoi van de Ven obrigou Anna Wellmann a uma defesa apertada, desviando o esférico para canto.

Empurrado para trás, o Sporting CP foi procurando contrariar o pendor ofensivo das anfitriãs, mas continuou a evidenciar algumas dificuldades para ultrapassar a linha defensiva das bracarenses.
Até que, aos 58’, Flor Bonsegundo conduziu um contra-ataque rápido, mas Carolina Santiago não conseguiu receber em zona de finalização. Ainda assim, o Sporting CP manteve a posse e, na sequência da insistência, Ashley Barron avançou pelo corredor, disparou um forte remate e acertou com estrondo na barra da baliza defendida por Patrícia Morais.

A os 60 minutos, Micael Sequeira promoveu uma tripla alteração, lançando Cláudia Neto, Jeneva Gray e Brittany Raphino para refrescar as peças. Com o nulo teimosamente a resistir, Ana Capeta tentou a sua sorte aos 70’, sem sucesso, e cinco minutos depois o técnico verde e branco voltou a mexer na equipa, à procura da vitória, fazendo entrar Érica Cancelinha e Samara Lino no terreno de jogo.

A crescer no jogo com as alterações, o Sporting CP foi assumindo o controlo e pressionando, à procura de marcar um golo que evitasse o prolongamento. Aos 84’, Jeneva Gray rematou à figura de Patrícia Morais e, pouco depois, na sequência de um livre, Ashley Barron cabeceou por cima. 

Contra a corrente do jogo, o SC Braga chegou ao golo aos 87 minutos. Num momento de inspiração individual, Ásdís Halldórsdóttir arrancou em velocidade pelo corredor esquerdo, meteu para dentro e desferiu um remate potente, com a bola a bater no poste, a passar por detrás de Anna Wellmann e a acabar por entrar, de forma caprichosa, na baliza da guardiã alemã.

Já para lá do tempo regulamentar, Patrícia Morais negou o empate por duas ocasiões. Madison Haugen ainda tentou a sua sorte de muito longe e, mesmo com Anna Wellmann a subir nos instantes finais, o Sporting CP não conseguiu igualar o marcador. Um desfecho cruel ao cair do pano, apesar da atitude combativa das Leoas, que ao longo dos 90 minutos procuraram a vitória, mas não foram eficazes e acabaram afastadas da competição.

Sporting CP: Anna Wellmann, Georgia Eaton-Collins (Érica Cancelinha, 75’), Ana Capeta, Brenda Pérez [C], Madison Haugen, Carolina Santiago (Jeneva Gray, 60’), Daniela Arques (Samara Lino, 75’), Beatriz Fonseca, Flor Bonsegundo (Cláudia Neto, 60’), Ashley Barron, Maísa Correia (Brittany Raphino, 60’). Treinador: Micael Sequeira. Disciplina: cartão amarelo para Daniela Arques (22’).

Foto Isabel Silva

Micael Sequeira: "O mais importante para amanhã é o aspecto mental"

Por Sporting CP
12 Dez, 2025

Sporting CP defronta SC Braga este sábado, às 11h00, em Braga, para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal

A equipa feminina de futebol do Sporting CP desloca-se este sábado a casa do SC Braga para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal e na antevisão à partida, o treinador Leonino Micael Sequeira fez o lançamento do jogo aos meios de comunicação do Clube.

“Estamos a atravessar um bom momento. Acho que a equipa voltou a reencontrar-se depois do jogo de Glasgow e, portanto, as jogadoras estão confiantes, determinadas, acima de tudo com bom ambiente, com espírito e acredito que amanhã possamos estar a um bom nível”.

Com elogios ao nível do adversário das Leoas, Micael Sequeira incidiu no aspecto mental como factor importante, capaz de poder levar a formação Leonina à passagem da eliminatória. 

“O SC Braga é sempre um adversário muito difícil, que este ano já nos retirou dois pontos. É um ambiente sempre bastante complicado, uma boa equipa, com boas individualidades, mas nós somos o Sporting CP. Temos de nos assumir nestes momentos, momentos que são difíceis e em que teremos de fazer a diferença se queremos conquistar títulos. O mais importante para amanhã é mesmo o aspecto mental; que a equipa consiga aguentar essa responsabilidade, até essa pressão de ter de ganhar porque amanhã fica decidido e temos de nos assumir como tal. Da minha parte, acredito que as jogadoras vão estar preparadas para isso e estamos optimistas, mas sempre com muito cuidado porque é de facto uma boa equipa”.

As duas equipas já se defrontaram para a Liga [empate a um golo], mas o jogo de sábado terá, segundo o treinador, nuances diferentes por tudo ficar decidido na casa das minhotas. “Este jogo vai ter contornos diferentes, as abordagens vão ser diferentes. Nós, neste momento, também estamos diferentes daquilo que vínhamos a fazer, mesmo na forma de jogar, na concepção de jogo e só por isso o jogo vai ser completamente diferente do que foi o jogo da Liga. O lado emotivo, a importância do jogo, essa vai manter-se. Vai ser enorme. Um adversário difícil e que requer da nossa parte o melhor Sporting CP para poder passar esta eliminatória, mas acredito que amanhã vai ser um bom dia”.

Para Micael Sequeira, tem de haver muito querer das jogadoras Leoninas, sendo que estrategicamente haverá correcções em relação ao jogo da Liga. “O jogo da Liga teve oportunidades para os dois lados, mas com ascendente do SC Braga naquele dia. Temos de reconhecer que nesse dia o SC Braga esteve melhor do que nós. Neste jogo, temos de ir à procura de corrigir isso para sermos melhores e consequentemente conseguir ganhar o jogo. É o único caminho que temos. Queremos muito ir ao Jamor e poder voltar a ganhar a Taça de Portugal perante os nossos adeptos.”

Miri O´Donnell é baixa para o jogo frente às bracarenses.

Foto Isabel Silva

Bilhetes para o dérbi feminino em Alvalade

Por Sporting CP
12 Dez, 2025

Ingressos a partir de 3€ para a recepção ao SL Benfica

O Sporting Clube de Portugal informa que já podes garantir os teus bilhetes para o dérbi entre a nossa equipa principal feminina de futebol e o SL Benfica, marcado para as 17h30 de Domingo, 21 de Dezembro, no Estádio José Alvalade, e referente à oitava jornada da Liga.

Os bilhetes podem ser adquiridos aqui ou nas bilheteiras do Estádio José Alvalade (abertas todos os dias entre as 10h00 e as 20h00), com preços entre 3€ e 4€, consoante a categoria.

Os ingressos estão disponíveis para Sócios, e contamos com todos para apoiar as nossas Leoas neste regresso ao Estádio José Alvalade!

Mais informações sobre a venda de bilhetes para adeptos em breve.

Informações importantes
- Proibida a entrada a menores de 3 anos
- Maiores de 3 anos (inclusive) necessitam de comprar bilhete
- Quota mínima de Sócio: Novembro 2025
- As portas do Estádio José Alvalade abrem às 16h30

Foto Isabel Silva

Pensamento na Taça de Portugal frente ao SC Braga

Por Sporting CP
11 Dez, 2025

Leoas intensificam a preparação para jogo frente à formação ‘arsenalista’, sábado, às 11h00

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal continua a preparar em máxima intensidade o jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal, marcado para sábado, às 11h00, na cidade minhota, frente ao SC Braga.

O grupo orientado por Micael Sequeira volta a jogar fora de casa, depois de na eliminatória anterior as Leoas terem ultrapassado a Associação Académica de Coimbra, por 0-10, na cidade dos estudantes.

A formação Leonina parte esta sexta-feira para o Minho, na procura de seguir em frente na Taça de Portugal.   

Foto João Pedro Morais

Sporting CP assina contrato de formação com Maria Silva

Por Sporting CP
10 Dez, 2025

Jogadora cumpre a 4.ª temporada de Leão ao peito

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com Maria Silva, defesa de 16 anos que faz parte do plantel sub-19 do Clube Leonino. O contrato assinado deixou a jogadora com orgulho e vontade de corresponder ao voto de confiança.

“É um momento de orgulho, principalmente, é muito especial assinar contrato com um clube tão grande como o Sporting CP. Espero dar o meu máximo sempre e representar o Sporting CP da melhor forma”, disse aos meios de comunicação do Clube.

Jogadora de equipa, descreveu as melhores recordações que já tem das quatro temporadas de Sporting CP. “As memórias mais marcantes que tenho, além do balneário com as minhas colegas, são os torneios, porque são momentos em que estamos todos os dias com as nossas colegas, com os nossos treinadores e principalmente experiências fora de Portugal são incríveis”.

A defesa de 16 anos que na temporada passada fez parte do plantel das sub-17 do Sporting CP relembrou a temporada anterior, a primeira no escalão. “Foi o primeiro ano do escalão, foi uma coisa nova para toda a gente. Acredito que o principal ponto tenha sido o ambiente que tínhamos no balneário e apesar de não termos ganho, que é o que todas queremos pelo Sporting CP, todas evoluímos muito individualmente, como equipa e tornámo-nos todas jogadoras melhores”.

A futebolista tem desejos muito convictos para a época que está em curso. “Espero que seja uma grande época a nível individual, mas principalmente a nível do Sporting CP em todos os escalões e que as sub-17 consigam ganhar” e traçou ambições futuras, sempre ligadas ao Sporting CP: “Espero continuar por muito tempo, chegar à equipa B, à equipa A e poder continuar muito tempo no Sporting CP”.

Foto FPF

Teste superado em Vila do Conde

Por Sporting CP
07 Dez, 2025

Leoas vencem por 1-3 no terreno do Rio Ave FC

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, este domingo, o Rio Ave FC por 1-3 na sétima jornada da Liga.

Num encontro dominado praticamente por inteiro, as Leoas chegaram aos golos no início da segunda parte, com Telma Encarnação e Carolina Santiago a serem as protagonistas. Mais perto do fim, Brittany Raphino fechou as contas e as visitadas conseguiram o golo de honra.

Apesar do início intenso e disputado no meio-campo, com um Rio Ave FC combativo, as oportunidades demoraram a ser uma realidade. Aos poucos, o Sporting CP foi começando a controlar as incidências e aproximou-se aos 18', quando Ana Capeta podia ter finalizado melhor. Pouco depois, e novamente servida por Carolina Santiago, Ana Capeta só não marcou de cabeça porque Cassie Coster defendeu, primeiro, e Madison Wolfbauer cortou em cima da linha, depois.

De longe, Flor Bonsegundo também tentou a sua sorte, dando trabalho a Cassie Coster numa dessas ocasiões, e, aos 33', Jeneva Gray ficou muito perto de marcar de canto directo. Na resposta, aos 40', Ana Carolina Ferreira podia ter marcado para o Rio Ave FC, mas faltou pontaria.

Até ao intervalo, destaque para o cabeceamento de Mackenzie Cherry para nova intervenção de Cassie Coster e para o tiro de Madison Haugen à entrada da área que saiu por cima. No final do primeiro tempo, nulo no marcador.

Tudo mudou logo no início da segunda metade: aos 47', e após muita insistência Sportinguista, Telma Encarnação rematou de primeira para o fundo das redes. Mais um belo golo da avançada e marcador inaugurado.

Não foi preciso esperar muito até ao 0-2, uma vez que, ainda antes da hora de jogo, um contra-ataque viu Beatriz Fonseca servir Carolina Santiago e esta trabalhar bem na esquerda antes de, já na área, rematar para dobrar a vantagem.

Continuou melhor o Sporting CP, mesmo a vencer de forma confortável, e Carolina Santiago cabeceou de forma tímida para as mãos de Cassie Coster aos 63'. Pouco depois, e no seguimento de um grande passe de Telma Encarnação, foi Flor Bonsegundo a aparecer para atirar forte, mas a guardiã somou mais uma boa defesa.

Aos 72', Maísa Correia e Cláudia Neto substituíram Carolina Santiago e Flor Bonsegundo, sendo que Ana Capeta e Telma Encarnação deram lugar a Samara Lino e Brittany Raphino aos 78'.

A avançada oriunda dos EUA teve impacto logo a seguir, quando, acabada de entrar, respondeu ao bom passe longo de Madison Haugen com uma finalização de primeira para apontar o terceiro do Sporting CP em Vila do Conde.

Até ao final, ainda houve tempo para o Rio Ave FC fazer o golo de honra por intermédio de Carlota Cristo e para a entrada de Matilde Nave, saindo Jeneva Gray. O (justo) 1-3 prevaleceu e o Sporting CP chegou à terceira vitória consecutiva.

As Leoas vão, agora, visitar o SC Braga para a quarta eliminatória (ou oitavos-de-final) da Taça de Portugal. O encontro está marcado para as 11h00 de sábado, 13 de Dezembro.

Sporting CP: Anna Wellmann [GR], Beatriz Fonseca, Ashley Barron, Mackenzie Cherry, Madison Haugen, Brenda Pérez [C], Jeneva Gray (Matilde Nave, 86'), Flor Bonsegundo (Cláudia Neto, 72'), Ana Capeta (Brittany Raphino, 78'), Carolina Santiago (Maísa Correia, 72') e Telma Encarnação (Samara Lino, 78').

Foto Isabel Silva

Micael Sequeira: "Encarar o jogo com muita vontade de querer ganhar"

Por Sporting CP
06 Dez, 2025

Equipa feminina de futebol do Sporting CP defronta Rio Ave FC, este domingo, para a Liga

A equipa feminina de futebol do Sporting CP joga este domingo no terreno do Rio Ave FC para a 7.ª jornada da Liga, a partir das 15h00, depois de uma paragem para Selecções. 

“Em termos de recuperação, [a paragem para Selecções] foi o momento perfeito porque a equipa estava desgastada em função daquilo que foi acontecendo anteriormente. Em termos anímicos, não foi a melhor altura porque estávamos a atingir um bom nível, com boa qualidade de jogo e tivemos novamente de parar para Selecções. Com a ida de muita gente às Selecções, é sempre mais difícil dar continuidade ao trabalho que se estava a desenvolver, embora tenhamos recebido as jogadoras com três, quatro dias para preparar o próximo jogo. Penso que correu bem, dentro da normalidade e vamos estar fortes”, referiu Micael Sequeira, treinador do Sporting CP, aos meios de comunicação do Clube.  

As Leoas voltam a encontrar o Rio Ave FC, depois de terem defrontado a formação de Vila do Conde para a Taça da Liga [empate a um golo], jogo que continua vivo na memória. “O jogo da Taça da Liga foi complicado, atendendo também às condições atmosféricas. Foi um dia muito difícil, muito vento, muita chuva. Estivemos a ganhar o jogo, estivemos por cima em alguns momentos, depois o Rio Ave FC acaba por empatar na segunda parte”.

A formação de Vila do Conde foi caracterizada como um adversário difícil por Micael Sequeira. “O Rio Ave FC é uma equipa bem organizada, muito aguerrida e com um futebol muito directo na procura dos cruzamentos e das segundas bolas. É uma equipa que joga de forma objectiva, à procura do golo e junta a essa qualidade a força de vontade. É uma equipa que joga sempre no limite e que requer que estejamos a um bom nível”. 

Para Micael Sequeira, favoritismo para conquistar os três pontos terá de ser mostrado em campo. “Temos de fazer por isso. As equipas são muito fortes, estão muito equilibradas e o favoritismo vê-se dentro do campo. Temos de o provar dentro de campo. O favoritismo aqui não existe. Já perdemos pontos com o Vitória SC aqui em casa, perdemos com o SCU Torreense e teoricamente eramos favoritos mas se não o provarmos dentro do campo, como fizemos na UEFA Women´s Europa Cup, tudo vai por água abaixo. Temos de encarar o jogo com muita vontade de querer ganhar e com muita seriedade para conquistar os três pontos num campo difícil. Se o fizermos, aí vamos ser favoritos”. 

Sobre a estreia de Érica Cancelinha na Selecção A, Micael Sequeira referiu. “O nosso trabalho é esse, é potencializar as jogadoras e muitas têm ido à Selecção. No caso da Érica, foi a primeira vez [que jogou] e deixa-nos muito satisfeitos. A Flor Bonsegundo também se tornou na melhor marcadora da história da selecção da Argentina e isso só nos motiva e deixa-nos muito satisfeitos. Acredito que no futuro possam ir mais jogadoras à Selecção porque temos jogadoras com muita qualidade que ainda não tiveram essa oportunidade mas acredito que brevemente irão aparecer”.

Miri O’Donnell é baixa na equipa Leonina para o jogo de domingo.

Foto Francisco Lino

Leoas preparam regresso à Liga frente ao Rio Ave FC

Por Sporting CP
05 Dez, 2025

Internacionais que estiveram nas Selecções já trabalham às ordens de Micael Sequeira

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal ultima a preparação para o regresso competitivo da Liga, este domingo, na casa do Rio Ave FC, para a 7.ª jornada da prova. 

O treinador da formação Leonina, Micael Sequeira, orientou mais uma sessão de treino, sendo que já conta com as internacionais que estiveram envolvidas em jogos de Selecções, em mais um dia de trabalho para afinar os últimos pormenores com vista ao jogo frente às vilacondenses, marcado para as 15h00 de domingo. 

Sábado há mais uma sessão de treino na Academia Cristiano Ronaldo, dia também da antevisão da partida que marca o reatamento da Liga para o Sporting CP.

Foto Isabel Silva

Leonor Rodrigues renovou contrato de formação

Por Sporting CP
04 Dez, 2025

Defesa central de 15 anos é internacional sub-17

Leonor Rodrigues é a mais recente jovem jogadora a renovar o seu contrato de formação com o Sporting Clube de Portugal, onde vai continuar a evoluir. Chegada na temporada passada ao emblema verde e branca, a defesa central tem actuado na equipa sub-19 – seis jogos e dois golos esta época - e actualmente é internacional sub-17 por Portugal.

“É um orgulho muito grande saber que o Sporting CP está atento ao meu trabalho e aposta em mim para o futuro. É um orgulho poder continuar com esta camisola e vou dar tudo”, começou por dizer em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

No imediato, “crescer como jogadora e dar tudo em campo” são as metas traçadas, mas Leonor Rodrigues também não escondeu o grande sonho que a move. “Cada vez é mais complicado chegar à equipa A, por isso temos de trabalhar todos os dias como se não houvesse amanhã. Só com trabalho é que podemos chegar lá. Vou fazer de tudo para cumprir esse sonho”, garantiu a jovem Leoa antes de se dirigir aos Sportinguistas.

“Os adeptos são muito importantes, por isso acompanhem-nos. São a nossa força”, realçou a mais recente jogadora da formação a renovar o sue contrato de formação.

Páginas

Subscreva RSS - Futebol Feminino