Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto João Pedro Morais

Equipas B e de sub-19 de futebol feminino estão de regresso aos treinos

Por Sporting CP
14 Ago, 2025

Trabalho com bola já marca ritmo na pré-época. Vontade de ganhar e de evoluir são ideias fortes

As equipas B e de sub-19 de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal regressaram ao trabalho e assinalaram o primeiro treino com bola da nova época no Pólo do Estádio Universitário, em Lisboa.

Um regresso muito festejado e com a vontade a dominar o ambiente, explicado aos meios de comunicação do Clube por Vitória Lopes, jogadora das sub-19 do Sporting CP, que deu conta do entusiasmo por voltar ao trabalho. “O nosso grupo está cheio de vontade e ainda por cima somos uma equipa muito unida, então acho que isso vai acabar por nos ajudar, porque conseguimos ajudar-nos umas às outras e estamos todas com vontade”, disse a jogadora.

Matilde Sousa, jogadora da equipa B do Sporting CP, gostou muito de rever as colegas, depois das férias: “Sentiu-se logo uma união imensa, apesar de algum tempo sem termos estado juntas, a felicidade continuou, a união também. Estamos prontas para que isso nos junte e que melhore a nossa capacidade de vencer. Estamos muito felizes por estarmos juntas outra vez, concentradas no objectivo e acima de tudo entusiasmadas pelo que aí vem”.

Chegar à equipa principal é o principal objectvo das futebolistas Leoninas, bem como crescer como jogadoras e dar tudo para vencer. “A nível individual, pretendo estar pronta para subir à equipa A e a nível colectivo, acima de tudo, por sermos o Sporting CP, queremos conquistar títulos no final da época”, afirmou Matilde Sousa.

Vitória Lopes confia numa temporada de grande evolução. “Acho que vou crescer imenso com o Sporting CP, é um clube que aposta bastante na formação. Como pudemos ver, há bastantes miúdas da formação que estão na equipa A e acho que vou crescer imenso, quer como jogadora, quer como pessoa”.

Matilde Sousa definiu o que deve ser uma jogadora com ADN Sporting CP. “Acima de tudo, ter garra, atitude, humildade e sempre procurar ajudar o outro”.

Vitória Lopes sabe que 2025/2026 é ano de mudança, mas quer estar preparada para os desafios. “Para mim é uma mudança muito grande, mas como já estou ligada ao Sporting CP há cinco anos, tenho um grupo grande de colegas que já conheço há bastante tempo e isso acaba por me ajudar bastante, porque elas ajudam-me imenso. Os meus pais também vieram para estar comigo e acaba por ser mais fácil”.  

A mensagem das duas jogadoras aos Sportinguistas é que acreditem no trabalho realizado. “Venham ver os nossos jogos, que nós estamos bastante motivadas e podem contar com o melhor de cada uma”, disse Vitória Lopes, ideia reforçada por Matilde Sousa: “Acreditem em nós, é muito importante a vossa presença, tanto nas redes sociais como aqui no campo e esperemos ter a vossa ajuda para conquistar cada vez mais títulos”. 

Foto Isabel Silva

Flor Bonsegundo já treina de Leão ao peito

Por Sporting CP
13 Ago, 2025

Avançada internacional argentina às ordens de Micael Sequeira

A quinta semana de trabalho do plantel feminino de futebol do Sporting Clube de Portugal já tem a presença de Flor Bonsegundo.

A avançada internacional argentina, que esteve ao serviço do país na Copa América e que é reforço da equipa Leonina para 2025/2026, treinou às ordens de Micael Sequeira. A médio Andreia Bravo iniciou o trabalho em campo, enquanto Ria Bose está entregue ao departamento médico.

Foto Sérgio Martins

Equipas femininas de sub-19 e sub-17 apresentaram-se ao trabalho

Por Sporting CP
12 Ago, 2025

Momento de reencontro deu-se no Auditório Artur Agostinho

Aproxima-se o arranque da nova temporada também para os escalões femininos do futebol de formação do Sporting Clube de Portugal e as equipas sub-19 e sub-17 já se apresentaram ao trabalho. O regresso, como é habitual, deu-se no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, onde equipas técnicas e respectivos plantéis se reuniram pela primeira vez em 2025/2026.

Sub-19
Quanto às juniores, Daniela Costa continua como treinadora principal - além de acumular o cargo de coordenadora técnica do futebol feminino de 11 na formação - e vai ter Samuel Bahia e Gabriel Marconi como adjuntos e Filipe Barros na condição de treinador de guarda-redes, enquanto a analista Francisca Ferreira, o treinador estagiário Gonçalo Xavier, a team manager Inês Rodrigues e a fisioterapeuta Catarina Lourenço completam a equipa técnica.

À margem da sessão de apresentação, Daniela Costa garantiu que estão "muito motivados para o que está por vir" e entusiasmados relativamente à nova ‘fornada’ de talento que têm em mãos. "O plantel é muito diferente do das últimas épocas. Temos várias jogadoras novas que chegam a Lisboa pela primeira vez e temos muitas expectativas nelas, até pelo que têm feito noutros clubes e nas selecções nacionais", perspectivou.

É o caso de Teresa Serpa Pinto, que aos 14 anos deixa a cidade do Porto para se juntar à formação do Sporting CP. É tudo novo, mas sente-se muito “feliz”, reconheceu a jovem centrocampista. "Estou ansiosa por começar esta nova época. Já conhecia algumas caras e são boas companheiras", referiu, mostrando-se segura do passo assumido.

"Sinto que é o sítio onde vou evoluir, ter oportunidades e chegar aonde quero chegar, ou seja, o futebol profissional. Além da equipa técnica, temos várias pessoas que nos ajudam a evoluir na parte da nutrição e da psicologia. São princípios muito importantes para o nosso futuro", acrescentou a jovem futebolista.

Por sua vez, Leonor Miranda, de 15 anos, já transita da época passada e também realçou que tem crescido “muito” de verde e branco. "Temos uma estrutura incrível que nos abre todas as portas e nós temos de as aproveitar", atirou, admitindo ainda que já tinha saudades do futebol.

"As férias são importantes, mas é sempre bom voltar para fazer o que mais gostamos. Temos de remar todas para o mesmo lado, com ambição, para fazer uma boa época", enalteceu Leonor Miranda.

Para todas elas, o escalão de sub-19 é um passo ainda mais perto do sonho e, por isso, exige mais a todas as jovens Leoas, lembrou, por sua vez, a técnica Daniela Costa. "Para quem continua connosco há mais responsabilidade e exigência ainda. Para quem chega de novo, vão ter a experiência de lidar diariamente com jogadoras que também estão na equipa B, muito próximas do nosso plantel profissional. Isso significa que cada vez há mais responsabilidade e queremos fazer o melhor possível na nossa Liga", traçou, lembrando ainda palavras de Aurélio Pereira: "Temos de trazer paixão pelo treino, pelo jogo e pela profissão. É um mote que chegará às jogadoras".

Isto porque "o primeiro objectivo é preparar as jogadoras para o contexto profissional”, apontou a treinadora, prometendo, além disso, uma equipa com ADN Sporting CP: “Queremos ser sempre competitivas e alcançar o máximo possível".

Ao seu lado, Daniela Costa terá um novo adjunto, Samuel Bahia, que vai estrear-se no cargo, além de ser técnico de desenvolvimento individual. "É um desafio novo e estou desejoso de o partilhar com esta equipa técnica e com as nossas jogadoras", referiu o técnico que traz experiência de outros contextos, como no futebol masculino, e conta ainda com vários anos de trabalho no Brasil.

"Neste momento [da formação], é fundamental dar novos estímulos às jogadoras e fazer com que evoluam cada vez mais. Neste escalão, as jogadoras começam a olhar para cima e essa mentalidade competitiva facilita o nosso trabalho", considerou Samuel Bahia, cara nova na equipa técnica.

Sub-17
Nas juvenis, Francisco Ferreira é o treinador numa equipa técnica que conta ainda com Alexandre Crespo (treinador-adjunto), Filipe Silva (treinador de guarda-redes), Alexandre Martinho e Gonçalo Valdez (treinadores estagiários), Gonçalo Alegria (analista), Catarina Lourenço (fisioterapeuta), Inês Vigário (psicóloga) e Mara Santos (team manager).

No final da apresentação, Francisco Ferreira garantiu que todo o grupo está "muito motivado". "Depois das férias e do descanso, as jogadoras estão recuperadas e cheias de energia. A pré-época é muito difícil, mas, aos poucos, vamos aumentando o nível para entrarmos na época da melhor forma", disse aos meios de comunicação Leoninos.

Para o técnico, o mais importante é deixar as caras novas "bem integradas": "Temos de explicar o contexto de estar no Sporting CP, o que o Clube valoriza, para perceberem que têm de ser leais, competentes, competitivas, agressivas, inteligentes, criativas. Se tiverem essas características, estarão muito bem integradas".

Sobre 2025/2026, Francisco Ferreira espera "uma época exigente". "A nossa equipa sub-17 vai competir numa divisão sub-19, pelo que as nossas jogadoras vão jogar contra atletas mais velhas. A pré-época tem de ter desafios e obstáculos para estarem preparadas", adicionou, lembrando que "praticamente todos os membros da equipa técnica já estavam no Clube, o que torna tudo mais fácil".

Por fim, o timoneiro do plantel revelou que as suas atletas "não são apenas suportadas pela equipa técnica que trabalha diariamente com elas". "Temos uma equipa multidisciplinar com departamentos de análise, psicologia ou nutrição. Todas as equipas têm importância no desenvolvimento delas, que podem recorrer a qualquer departamento. É importante que percebam que estão à vontade para tudo", concluiu.

Maria Alves, futebolista de 15 anos que vai para a terceira temporada de Leão ao peito, assegurou estar "muito ansiosa por mais uma época". "Nesta apresentação, falámos dos valores do Sporting CP e estamos preparadas para a próxima época. O Clube não se foca só no que fazemos em campo, mas também fora, como em áreas como a nutrição ou a psicologia", afirmou a jovem, que falou sobre as ambições para a época que se avizinha.

"Num clube como o Sporting CP é esperada a conquista de títulos, mas também queremos melhorar jogo a jogo, treino a treino, e ser uma equipa unida até ao final da temporada", considerou.

Francisca Magalhães, um dos reforços, destacou "o dia muito feliz" vivido no arranque de um novo passo na carreira.

"Conhecer as colegas é muito importante. Saí bastante da zona de conforto [ao passar a viver em Lisboa], mas só assim é que crescemos e evoluímos. É um grande passo", admitiu.
"É muito importante conhecer os treinadores e sentir que temos grande apoio do staff e de áreas como a psicologia ou a nutrição", continuou.

Foto Sérgio Martins

Sporting CP assina contrato de formação com Íris Fernandes

Por Sporting CP
11 Ago, 2025

Defesa é mais um talento que o Clube Leonino segura para o futuro

Íris Fernandes é mais uma jogadora com quem o Sporting CP assinou contrato de formação e a futebolista expressou toda a sua satisfação por vestir de Leão ao peito. “É um sentimento de orgulho. A equipa confiou em mim e vou dar o meu melhor”, prometeu a jogadora aos meios de comunicação do Clube, nas primeiras palavras após oficializar a continuidade.

Depois, a jogadora deu-se a conhecer aos Sportinguistas. “Sou rápida, gosto de atacar, gosto de defender e de driblar”, detalhou, explicando que começou a jogar "no Luxemburgo" e por influência do irmão.

Já chamada para trabalhar com o plantel principal Leonino, Íris Fernandes descreveu a experiência com palavras emocionadas. “Foi incrível. É um orgulho, elas acolheram-me muito bem e gostei muito. Fui muito bem recebida e com muito carinho”.

E Íris Fernandes tem ambições elevadas no Sporting CP, que quer concretizar com a força do trabalho. “É incrível e espectacular jogar de Leão ao peito, um desafio enorme na minha carreira. O objectivo é chegar longe na equipa principal e jogar a UEFA Women's Champions League”.

Aos Sportinguistas, Íris Fernandes deixou uma mensagem: “Acreditem em nós, porque há muito talento na nossa formação”.

Foto Sérgio Martins

Equipa B feminina deu o pontapé de saída em 2025/2026

Por Sporting CP
11 Ago, 2025

João Mateus é o novo treinador do projecto

Tudo a postos para que a equipa B feminina de futebol do Sporting CP comece a preparar a nova temporada. O Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade, foi o palco do reencontro entre jogadoras que significou o primeiro passo em 2025/2026 e é com uma nova liderança que as jovens Leoas partem para esta época: João Mateus é o novo treinador da equipa B, após ter integrado as equipas técnicas da equipa feminina principal nas últimas quatro épocas - a primeira como analisa e as restantes como adjunto.

Em declarações aos meios de comunicação Leoninos presentes, o técnico de 30 anos garantiu que encara este desafio “com muita ambição” e um claro “sentido de responsabilidade”. “Estamos a cuidar do futuro. Muitas das jogadoras aqui presentes fizeram grande parte ou até todo o seu percurso formativo aqui, no Sporting CP, portanto é o resultado do trabalho de muita gente”, destacou antes de reforçar o seu compromisso: “Queremos continuar a ajudar neste processo, porque somos mais uma peça nesta grande máquina que é o Sporting CP”.

Por seu turno, a jogadora Laura Silva, que na época anterior fez 15 jogos e um golo pela formação secundária das Leoas, deu conta da felicidade do grupo neste momento de reencontros antes do regresso ao trabalho propriamente dito. “Estamos muito contentes por estar de volta, é sempre bom rever as nossas colegas e ver também novas caras, o que é bom sinal. Estamos todas muito felizes”, afirmou a centrocampista de 17 anos.

Em 2025/2026, a equipa B vai disputar novamente a II Divisão e, por isso, o treinador João Mateus garantiu que espera, acima de tudo, “uma época muito desafiante, porque só assim se cumpre a missão da equipa B”, sublinhou, traçando sucintamente a missão em mãos: “Dar um suporte grande à equipa A e preparar as jogadoras para conseguirem dar resposta em qualquer patamar competitivo”.

Com a vertente formativa como papel central, o objectivo neste segundo escalão passa por “estar nos níveis de competição mais altos”, apontou o jovem técnico. “Isso implica conseguir passar à segunda fase, onde a dificuldade é máxima. Para chegar ao sucesso, todos os caminhos têm em paralelo a superação”, justificou. Ora, para enfrentar as adversidades esperadas – como o facto de ter de enfrentar equipas com jogadoras mais experientes que as jovens Leoas – João Mateus prometeu, desde logo, uma equipa “à imagem do Clube” dentro das quatro linhas, ou seja, que “nunca desiste, intensa e que quer dominar o jogo com bola”, detalhou.

Entusiasmada pelas “ideias novas e ambição de querer mais”, Laura Silva também olhou com optimismo para a nova temporada e a nova liderança técnica. “A fasquia está sempre lá em cima, porque representamos o Sporting CP. Termos um treinador com experiência na equipa A é muito bom, até para percebermos melhor como funciona”, considerou, realçando as oportunidades que se têm proporcionado recentemente para as jovens formadas no Clube.

“Quando entrei no Sporting CP treinava com a Maísa Correia, a Rita Almeida e a Matilde Nave. Pessoas que cresceram comigo e que agora vejo em grandes palcos, o que para mim também é um sonho. Só me faz trabalhar mais e acreditar que é possível”, enalteceu.

Dado o pontapé de saída com a nova equipa técnica e o plantel reunidos pela primeira vez, agora é a hora de passar à prática, voltar a contactar com a bola e iniciar os trabalhos de preparação para a nova época.

Foto Isabel Silva

Micael Sequeira: "Forte entrada da equipa"

Por Sporting CP
09 Ago, 2025

Técnico gostou da "postura" das Leoas

No final da derrota (1-3) da equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal contra o Athletic Club no jogo de apresentação em Alcochete, Micael Sequeira reagiu em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

"Foi apenas o segundo jogo de preparação depois de um estágio e da integração de jogadoras novas. Está tudo muito no início e jogámos contra uma equipa mais adiantada na preparação e já com o quinto jogo feito. A diferença é perfeitamente normal e há que destacar a forte entrada da equipa. Quisemos continuar a pressionar sempre com as linhas muito subidas contra um adversário muito bom que nos começou a criar dificuldades. Fica a excelente postura da equipa, a atitude", começou por dizer na zona de entrevistas rápidas.

O treinador reforçou ainda "a dificuldade encontrada para preparar melhor para o futuro".

Rita Fontemanha, capitã de equipa, começou por agradecer "a todas as pessoas que estiveram" no Estádio Aurélio Pereira num "dia quente de Agosto", analisando depois o encontro.

"Foi um jogo de preparação e apresentação e não estamos contentes com o resultado porque numa equipa destas a exigência é sempre máxima, mas sabemos que se há margem para errar e corrigir coisas é em jogos como este. É importante todas termos minutos e oportunidade de jogar porque temos desenvolvido um bom trabalho. Todas as jogadoras estão de parabéns pela forma como têm treinado todos os dias", referiu.

Também na zona de entrevistas rápidas, a Leoa garantiu que "é fácil liderar um grupo com jogadoras assim": "Têm sido excepcionais e facilitado muito o meu trabalho a nível de comunicação. As pessoas sentem-se bem, felizes e integradas, mas a margem de progressão é muito grande".

Ana Capeta, autora do golo verde e branco, concordou com o treinador e a colega: "É só o nosso segundo jogo. Temos muito a melhorar, obviamente, temos muita gente nova. Começámos a treinar há um mês e já estamos a fazer coisas muito boas. Precisamos de crescer e é isso que vamos fazer enquanto equipa. Se é para errar, é agora. Estamos em pré-época"

A avançada lembrou ainda que quer "sempre ajudar a equipa" e que pretende "fazer uma época melhor do que a passada".

Foto Isabel Silva

Leoas com desaire no jogo de apresentação

Por Sporting CP
09 Ago, 2025

Jogo de apresentação contra o Athletic Club

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, este sábado, por 1-3 diante do Athletic Club no jogo de apresentação realizado no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.

Antes do apito inicial, o plantel foi apresentado, tendo subido ao relvado aos Leoas Anna Wellmann, Jeneva Gray, Carolina Pimenta, Érica Cancelinha, Georgia Eaton-Collins, Joana Martins, Telma Encarnação, Ana Capeta, Brenda Pérez, Madison Haugen, Carolina Santiago, Daniela Arques, Beatriz Fonseca, Cláudia Neto, Brittany Raphino, Carla Armengol, Samara Lino, Catarina Potra, Rita Almeida, Ria Bose, Mackenzie Cherry, Matilde Nave, Julia Woźniak, Andreia Bravo, Ashley Barron, Maísa Correia, Iara Gonçalves, Tânia Rodrigues, Miri O'Donnel e a capitã Rita Fontemanha, assim como a equipa técnica composta pelo treinador principal Micael Sequeira e ainda João Reis, Miguel Aleixo, Pedro Santos, Sérgio Silvestre, Tiago Mateus e Xavier Barbosa. Flor Bonsegundo vai integrar a pré-temporada em breve.

Contra o quarto classificado da última edição da poderosa Liga Espanhola, o Sporting CP entrou muito bem e conseguiu inaugurar o marcador logo aos 5', quando um grande passe de Cláudia Neto lançou Ana Capeta e esta tirou a guarda-redes da frente antes de finalizar para a baliza deserta.

Pouco depois, e no seguimento de um livre a partir da direita, Ashley Barron atirou por cima quando estava em bela posição, mas foram as visitantes a empatar aos 13' por Oihana Agirregomezkorta na recarga após um primeiro tiro ao poste.

A mesma Oihana Agirregomezkorta deu trabalho a Anna Wellmann aos 19' e, já mais perto da meia-hora de jogo, Beatriz Fonseca tabelou com Cláudia Neto e obrigou a guarda-redes do Athletic Club a defender para canto.

Já com Rita Fontemanha e Carolina Santiago em campo (substituíram Ashley Barron e Ana Capeta aos 35'), as bascas começaram a subir no terreno e ameaçaram com um forte remate de Clara Pinedo. O golo da reviravolta surgiu logo a seguir, quando Maite Valero respondeu a um canto com um cabeceamento certeiro para o 1-2.

Para o segundo tempo, para além da mudança de equipamento, o Sporting CP operou muitas substituições: saíram Anna Wellmann, Érica Cancelinha, Carla Armengol, Brenda Pérez, Madison Haugen, Beatriz Fonseca, Cláudia Neto, Daniela Arques e Georgia Eaton-Collins e entraram Julia Woźniak, Matilde Nave, Jeneva Gray, Samara Lino, Tânia Rodrigues, Ria Bose, Mackenzie Cherry, Carolina Pimenta e Maísa Correia.

Contudo, foi o Athletic Club quem voltou a marcar aos 53', agora por intermédio de Ainize Barea.

Na reacção, as Leoas estiveram muito perto de reduzir aos 65', quando Carolina Santiago apareceu pela direita e trabalhou bem antes de assistir Maísa Correia, que, à boca da baliza, atirou ao lado. Grande oportunidade verde e branca.

Aos 69', Catarina Potra entrou para ser a terceira guardiã com minutos e, pouco depois, um livre muito perigoso de Jeneva Gray não encontrou Maísa Correia por centímetros. A pouco mais de dez minutos dos 90, Samara Lino rematou forte para a guarda-redes basca agarrar.

Apesar das tentativas, o Sporting CP não conseguiu mudar o marcador e o 1-3 prevaleceu na Academia Cristiano Ronaldo.

Sporting CP: Anna Wellmann [GR] (Julia Woźniak, 45', Catarina Potra, 69'), Georgia Eaton-Collins (Maísa Correia, 45'), Ashley Barron (Rita Fontemanha, 35'), Érica Cancelinha (Matilde Nave, 45'), Beatriz Fonseca (Ria Bose, 45'), Brenda Pérez (Samara Lino, 45'), Daniela Arques (Carolina Pimenta, 45'), Cláudia Neto (Mackenzie Cherry, 45'), Madison Haugen (Tânia Rodrigues, 45'), Carla Armengol (Jeneva Gray, 45') e Ana Capeta (Carolina Santiago, 35').

Foto Isabel Silva

Joana Martins: "Estágio permite à equipa estar mais junta"

Por Sporting CP
07 Ago, 2025

Leoas continuam a afinar processos em Penafiel

Iniciado na passada terça-feira, prossegue o estágio de preparação para a nova época da equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal. 

Neste terceiro dia de trabalhos em Penafiel, as Leoas realizaram esta quinta-feira mais um treino às ordens de Micael Sequeira, que contou com a avançada Brittany Raphino - já integrou os trabalhos - como principal novidade na sessão. Telma Encarnação, por sua vez, continuou a ser ausência no relvado.

À margem de mais um dia de preparação no Norte do país com 2025/2026 na mira, a centrocampista Joana Martins foi a porta-voz do grupo verde e branco para dar conta dos trabalhos que têm sido levados a cabo nesta nova fase da pré-temporada.

"A pré-época é sempre um assimilar de processos e de ideias, com jogadoras novas a entrar também. Temos de integrar e conhecer o que cada uma pode acrescentar ao nosso jogo", atentou. Tudo isto para "dar uma resposta positiva" ao míster Micael Sequeira, realçou.

E este período de estágio tem sido ideal precisamente para criar essa ligação com as caras novas e, ao mesmo tempo, reforçar os laços de equipa, de acordo com a internacional portuguesa de 24 anos. "Estar em estágio é sempre importante, não só pelos jogos-treino, mas também porque permite à equipa estar mais junta e conhecer-nos fora de campo para levar isso também para dentro de campo", justificou Joana Martins.

Amanhã, sexta-feira, é o dia de encerrar o estágio em Penafiel e regressar à Academia Cristiano Ronaldo para afinar os últimos detalhes. Até porque segue-se já no sábado (11h00), no Estádio Aurélio Pereira, o jogo de apresentação aos adeptos e Sócios Sportinguistas diante do Athletic Club.

Foto Isabel Silva

Ashley Barron e Mackenzie Cherry são Leoas

Por Sporting CP
07 Ago, 2025

Dupla de centrais já disputava o campeonato português

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal reforçou-se com Mackenzie Cherry e Ashley Barron, duas novas opções para o eixo da defesa do treinador Micael Sequeira. Em comum, além da posição, as duas jogadoras têm a nacionalidade estado-unidense e ambas chegam às Leoas com provas dadas na Liga, uma vez que na última época foram peças fulcrais, respectivamente, nas equipas que ficaram na quinta (Valadares Gaia FC) e sexta (Racing Power FC) posições.

Já de Leão ao peito, as novas defesas-centrais não esconderam a felicidade, nem a ambição que trazem por reforçar o Sporting CP.

“Quanto já estás na Liga há alguns anos, a ambição passa sempre por dar o ‘salto’ para os maiores clubes, como é o caso do Sporting CP. Estar aqui e assinar é uma grande honra e um grande objectivo concretizado na minha carreira”, enalteceu Mackenzie Cherry, de 26 anos, após ter somado 32 jogos, um golo e duas assistências pelo conjunto de Vila Nova de Gaia, além de também já ter representado o FC Famalicão – e o UMF Afturelding (Islândia) fora de Portugal.

Aos 24 anos, Ashley Barron, por seu turno, destacou o “sentimento fantástico” por chegar ao emblema verde e branco. “Estou muito entusiasmada por esta oportunidade, porque é um daquelas que não acontecem todos os dias. Estou pronta para dar o meu melhor e trazer tudo o que puder à equipa”, realçou a defesa que em 2024/2025 actuou em 26 jogos – e marcou um golo – pelo Racing Power FC, contando ainda com uma experiência no KIF Orebro DFF (Suécia).

De seguida, Ashley Barron apresentou-se aos Sportinguistas como “uma jogadora agressiva” e “com mentalidade de defesa-central”. “Defendo com a minha vida e faço tudo para evitar que soframos golos”, acrescentou.

E também Mackenzie Cherry prometeu entrega total a partir do eixo da defesa, agora de verde e branco. “Acho que trago muita energia e paixão ao jogo. Já tive os meus altos e baixos, mas acho que sou uma jogadora em que se pode confiar para dar sempre o seu melhor em cada treino ou jogo, e também como colega de equipa”, atentou.

Já com os olhos postos na nova temporada, Ashley Barron sublinhou que só tem “coisas boas a dizer” sobre Portugal e a Liga e, por isso, admitiu estar “muito feliz” por continuar por cá, enquanto Mackenzie Cherry garantiu que só pensa em “conseguir grandes feitos e fazer uma boa época e continuar a crescer como pessoa e jogadora”.

Estão apresentadas mais duas jogadoras para o plantel de Micael Sequeira em 2025/2026, que de uma ‘assentada’ aumenta o leque de opções para a defesa com um par de centrais norte-americanas conhecedoras da realidade nacional.

Foto Isabel Silva

Empate em jogo de preparação

Por Sporting CP
06 Ago, 2025

1-1 frente ao RCD Deportivo da Coruña, em jogo inserido no estágio em Penafiel

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou esta quarta-feira a um golo frente ao RC Deportivo de La Coruña, em jogo de preparação inserido no estágio de cinco dias que o plantel de Micael Sequeira está a realizar em Penafiel. O jogo foi à porta fechada.

Carolina Santiago marcou o golo da equipa Leonina, perante um adversário que cumpriu o quarto jogo de preparação.

Antes do início da partida, o Sporting CP ofereceu uma camisola a Inês Pereira, guarda-redes da equipa da Galiza e que já foi campeã nacional ao serviço das Leoas.

Páginas

Subscreva RSS - Futebol Feminino