Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

12 Leoas chamadas para compromissos internacionais

Por Sporting CP
20 Nov, 2025

Sporting CP é o emblema mais representado na selecção portuguesa

Aproxima-se um novo período de pausa para selecções e o Sporting Clube de Portugal tem um total de 12 futebolistas convocadas para representar os seus países.

Metade consta da lista da selecção A de Portugal. Beatriz Fonseca, Érica Cancelinha - ainda em busca da sua primeira internacionalização -, Ana Capeta, Carolina Santiago, Maísa Correia e Telma Encarnação são as Leoas convocadas por Francisco Neto para os próximos dois jogos de preparação.

A 28 de Novembro (19h45), a selecção nacional enfrenta os Países Baixos no Estádio Municipal de Braga e, no dia 2 de Dezembro (19h45), no Estádio Municipal de Aveiro, o adversário será o Brasil. Estes dois encontros servem para ensaiar a qualificação do Mundial de 2027, cujo pontapé de saída está agendado para 3 de Março do próximo ano.

Ainda a nível sénior, a centrocampista Flor Bonsegundo foi chamada para representar a Argentina num jogo particular diante da Bolívia.

Para a selecção nacional sub-23 de Portugal foi chamada a guarda-redes do Sporting CP, Catarina Potra. Esta representação nacional vai defrontar a Alemanha a 27 de Novembro, a partir das 17h15 em Leiria e a 1 de Dezembro, a Noruega, no país nórdico, a partir das 17h00 de Portugal, em jogos de preparação.

A selecção de sub-19 também terá representantes do Sporting CP: Matilde Nave e Constança Maia estão entre as convocadas para os três primeiros jogos no início da caminhada na 1.ª fase de apuramento para o Campeonato da Europa do escalão.

Portugal vai defrontar o Kosovo, no dia 26 de Novembro (18h00), a Islândia, a 29 de Novembro (18h00) e a Dinamarca, a 2 de Dezembro (16h00), sempre no Estádio do Algarve.    

Por seu turno, as jovens Ria Bose e Julia Woźniak estão nas listas da Inglaterra sub-20 e Polónia sub-19, respectivamente. A defesa inglesa será opção para os três jogos de preparação frente a China, Estados Unidos da América e México, enquanto a guarda-redes verde e branca vai participar na Ronda 1 de qualificação para o Europeu de sub-19 - Bulgária, Irlanda e Suécia serão as selecções adversárias.

Foto Isabel Silva

Micael Sequeira: "No prolongamento, as jogadoras superaram-se"

Por Sporting CP
19 Nov, 2025

Técnico considerou a passagem europeia "justa"

No final da partida, que acabou por dar o apuramento do Sporting CP rumo aos quartos-de-final da UEFA Women’s Europa Cup, Micael Sequeira, treinador das Leoas, fez o rescaldo da vitória (3-1) em conferência de imprensa.

Análise ao jogo
“O ambiente é o melhor possível depois desta exibição. Depois de estar a perder, tivemos este discernimento e calma para dar a volta perante um adversário que ainda não tinha perdido [nas competições domésticas]. Penso que é uma passagem muito justa, mas ir a prolongamento foi um castigo muito pesado. Entrámos muito bem no jogo, mas sofremos golo de bola parada, no único lance do Glasgow City FC na primeira parte. Mantivemos a calma, as jogadoras fizeram uma grande segunda parte e com um grande golo da Telma [Encarnação] chegámos à igualdade. No prolongamento, as jogadoras superaram-se e ganhámos com toda a justiça para chegar aos quartos-de-final.”

A saída de Telma Encarnação após o ‘bis’
“É a tal capacidade de superação das nossas jogadoras. Não estava no plano tirar a Telma, porque tem muita eficácia, mas quando estávamos a preparar a substituição [a pedido da jogadora ainda com 1-1] felizmente surgiu esse lance e fez mais um grande golo. Comprova o bom momento que está a atravessar, como todas as jogadoras, porque o Sporting CP não teve uma má fase. Tivemos muitos jogos e a equipa quebrou anímica e fisicamente porque não estamos habituados a estas andanças, mas hoje as jogadoras deram a prova de que estão cá, com muita qualidade e confiança.”

A tripla-substituição que ajudou a mudar o jogo
“Estávamos a perder acutilância ofensiva, pouca chegada à pressão e com isso queríamos continuar a carregar. Sentimos desgaste também no Glasgow City FC, demos mais velocidade, chegamos mais à frente e resultou, porque todas entraram muito bem. As jogadoras estão de parabéns.”

Foto Isabel Silva

Reviravolta merecida dá acesso aos ‘quartos’ da UEFA Women's Europa Cup

Por Sporting CP
19 Nov, 2025

Eficácia juntou-se à crença para mudar tudo no prolongamento (3-1 a.p.)

Novo passo em frente na Europa, mas desta vez com muita perseverança à mistura em mais de 120 minutos de futebol. Depois do empate na Escócia (1-1), a equipa principal feminina de futebol do Sporting CP garantiu, esta quarta-feira, um lugar nos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup ao ter vencido o Glasgow City FC por 3-1, após prolongamento, na segunda mão dos ‘oitavos’ (4-2 no agregado).

As Leoas estiveram a perder e virtualmente eliminadas até à entrada para os últimos 20 minutos, quando Telma Encarnação fez questão de mudar o destino verde e branco. A avançada forçou o prolongamento com o 1-1 (73’) e, depois, de cabeça, completou a reviravolta (100’) antes de Carla Armengol (106’) carimbar o passaporte com o 3-1 final.

Na próxima fase, o Sporting CP já sabe que vai enfrentar o vencedor da eliminatória entre o AFC Ajax (Países Baixos) e o Hammarby IF (Suécia) – o emblema de Estocolmo venceu em Amesterdão por 1-3 na primeira mão, enquanto a segunda disputa-se amanhã, dia 20.

Para iniciar o reencontro com o emblema líder invicto (10V 1E) do campeonato escocês, Micael Sequeira mudou apenas uma peça no ‘onze’ lançado em Glasgow: a jovem Maísa Correia foi titular no ataque ao invés de Carla Armengol. E à afirmativa entrada Leonina só faltou o golo, evitado em duas ocasiões logo nos instantes iniciais pela guardiã Lee Alexander a remates de Carolina Santiago – muito perigoso - e Telma Encarnação.

O Sporting CP continuou muito pressionante e com capacidade para chegar a zonas de finalização, porém faltou sempre melhor destinatário aos vários cruzamentos ensaiados. Já depois de a centrocampista Daniela Arques ter tentado a sua sorte, sem sucesso, de fora da área, Maísa Correia só não capitalizou um mau atraso defensivo porque uma mão salvadora de Lee Alexander evitou que seguisse para a baliza vazia.

Passada a primeira meia hora, no entanto, a boa entrada verde e branca começou a dissipar-se e o Glasgow City FC, que até então apostara num jogo mais directo sem efeitos prácticos, conseguiu não só reequilibrar o domínio da partida como chegar, pelos 41 minutos, ao golo que as Leoas tanto perseguiram.

Às escocesas, que ainda não tinham ameaçado a baliza de Anna Wellmann, bastou tirar proveito máximo de um livre lateral bombeado para a área. Após um primeiro desvio no ar, Nicole Kozlova surgiu ao segundo poste para a emenda final e colocou a sua equipa a vencer e, por isso, em vantagem na corrida pelo apuramento.

Tal como na primeira mão (1-0 ao intervalo), o Sporting CP voltou a ter de ir para a segunda parte obrigado a correr atrás do prejuízo e a primeira resposta esboçada com um cabeceamento desenquadrado da central Ashley Barron na sequência de uma bola parada.

No entanto, frente a um Glasgow City FC sempre pronto a contra-atacar, as Leoas sentiram dificuldades para levar o jogo para o meio-campo adversário e Micael Sequeira, aos 68 minutos, arriscou com uma tripla-substituição em busca de renovar a energia: entraram Jeneva Gray, Carla Armengol e Ana Capeta.

E o impacto não podia ter sido melhor, nem mais imediato. Carla Armengol, recém-entrada, flectiu para dentro e com um passe preciso sobre a linha defensiva permitiu a Telma Encarnação isolar-se e, de primeira, a avançada assinou o necessário 1-1 aos 73 minutos – já tinha marcado o golo do empate na Escócia.

Foi o ‘clique’ que faltava para soltar definitivamente as Leoas e tornar o jogo de sentido único até final. Cláudia Neto entrou e testou logo a guarda-redes adversária, Ana Capeta, de longe, também deixou um aviso, mas o golo esteve mesmo à vista num livre directo de Telma Encarnação, que esbarrou com estrondo no poste já a poucos minutos dos 90’.

Apesar da insistência verde e branca, a eliminatória só se decidiria no prolongamento, onde as comandadas de Micael Sequeira continuaram por cima e a somar oportunidades até que aos 100 minutos a tão merecida reviravolta confirmou-se. Beatriz Fonseca ganhou a linha sobre a direita e, em esforço, conseguiu cruzar para o cabeceamento mortífero ao primeiro poste de Telma Encarnação para o 2-1. Foi enorme a festa verde e branca, mas não se ficou por aqui.

Logo no arranque da segunda parte do prolongamento, Carla Armengol arranjou espaço na área e com um grande pontapé assinou o 3-1 que selou o destino Leonino na Europa e recolocou o Sporting CP no caminho das vitórias – cinco jogos depois.

A UEFA Women’s Europa Cup só volta em Fevereiro ao calendário das Leoas, que agora viram atenções para a Taça de Portugal. O arranque na edição 2025/2026 da prova-rainha reservou ao Sporting CP uma visita à A. Académica de Coimbra, em jogo referente à terceira eliminatória, marcado para este domingo (15h00).

Sporting CP: Anna Wellmann [GR], Beatriz Fonseca, Ashley Barron, Mackenzie Cherry, Madison Haugen (Érica Cancelinha, 106’), Brenda Pérez [C] (Jeneva Gray, 68’), Daniela Arques, Flor Bonsegundo (Cláudia Neto, 75’), Maísa Correia (Carla Armengol, 68’), Carolina Santiago (Ana Capeta, 68’), Telma Encarnação (Brittany Raphino, 101’)

Micael Sequeira: "Jogadoras têm de ser muito humildes e concentradas"

Por Sporting CP
18 Nov, 2025

Técnico e Telma Encarnação lançaram embate europeu

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, às 19h45 desta quarta-feira, as escocesas do Glasgow City FC para a segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Women's Europa Cup.

Depois do 1-1 na Escócia, tudo está em aberto na eliminatória e Micael Sequeira fez, esta terça-feira, a antevisão ao encontro. O treinador verde e branco comentou por falar do momento da equipa e da importância da exibição em Glasgow.

"É verdade que vínhamos de uma série de jogos sem ganhar fruto de um momento muito difícil em que fizemos muitos jogos em pouco tempo. Houve uma quebra em termos competitivos da nossa parte e procurámos recuperar da melhor forma para reagir a esse momento. Foram muitos jogos, uma realidade a que o Sporting CP não está habituado. Fazer cinco jogos em 15 dias, com muitas viagens, não foi fácil. A nossa resposta é esquecer o passado, reajustar e procurar novamente o bom caminho. O jogo em Glasgow teve uma mudança em termos competitivos e de mentalidade. A equipa voltou a estar fresca e pronta para competir, fizemos um bom jogo. Não conseguimos ganhar, mas atingimos um resultado que nos permite, amanhã, encarar o jogo de forma optimista sem relaxar. As jogadoras têm de ser muito humildes e concentradas em todos os momentos do jogo para darmos sequência à boa exibição que fizemos e passarmos à fase seguinte, o que seria fantástico", começou por dizer na conferência de imprensa realizada na Academia Cristiano Ronaldo.

Micael Sequeira não tem dúvidas de que "o jogo vai ser repartido" contra um adversário de qualidade: "Estamos perante uma equipa que joga bem. Apesar de serem fisicamente muito fortes, praticam um jogo de construção, apoiado. Vamos querer ser pressionantes quando acharmos que o devemos fazer para recuperarmos a bola e controlarmos o jogo. Não nos podemos esquecer que do outro lado está uma equipa muito forte que tem dez vitórias e um empate em 11 jogos no seu campeonato. Vamos querer controlar o jogo, ter bola e ser pressionantes, mas sempre muito concentrados na equipa adversária".

"Temos de encarar o jogo com normalidade. Não podemos sentir a pressão de ter de ganhar porque jogamos em casa, se jogássemos fora a responsabilidade seria a mesma. O Sporting CP tem de ganhar os jogos todos e temos de encarar isso com normalidade", adicionou, antes de definir metas para a UEFA Women's Europa Cup.

"O objectivo do Sporting CP é passar aos quartos-de-final. É mais um passo nesta competição, onde acredito que podemos ir o mais longe possível. É um feeling que tenho. Acredito muito nas jogadoras", afirmou.

Com as ausências de Georgia Eaton-Collins, Andreia Bravo e Miri O'Donnell por lesão, o Sporting CP volta a ter baixas, algo que tem sido comum em 2025/2026. No entanto, o técnico não quer usar esse facto como desculpa.

"Infelizmente, tem sido assim desde o início. Ainda não houve uma semana com toda a gente disponível, o que é difícil porque a equipa não consegue criar rotinas. Acho que ainda não repeti o mesmo onze, mas isso não pode servir de desculpa. Está a voltar a Telma [Encarnação], já voltaram outras jogadoras e o grupo está a reagir bem. Temos de nos agarrar às que temos e procurar soluções. A lesão de uma é a oportunidade de outra", lembrou.

Por fim, Micael Sequeira apelou à presença dos Sócios e adeptos Leoninos no Estádio Aurélio Pereira: "Os adeptos são sempre muito bem-vindos e o jogo em casa com o FC Rosengård foi prova disso. As bancadas estavam bastante preenchidas, o que se reflectiu no bom jogo que fizemos. Amanhã, se comparecerem, vamos estar muito mais fortes e acredito que podemos retomar o caminho da vitórias com eles".

Telma Encarnação também esteve na conferência de imprensa e garantiu que "o resultado do jogo passado já foi", estando os olhos apenas no futuro: "Estamos focadas no de amanhã. Queremos ganhar e passar à fase seguinte. Temos treinado bem, a corrigir os erros para fazer muito melhor amanhã".

"Se a equipa não estiver focada a 100%, pode haver algum deslize. Temos de estar sempre concentradas e de tentar marcar o primeiro desde o início do jogo", acrescentou.

A avançada, que admitiu que "jogar em casa, com os Sportinguistas, é muito mais fácil", uma vez que o grupo joga "para eles", falou ainda do regresso após lesão - e já com golos, como aconteceu em Glasgow.

"Estou a 100%, para não dizer mais. A lesão surgiu na altura errada, mas voltei bem e forte. Quero continuar assim", referiu.

Foto Isabel Silva

Informações sobre os bilhetes para o embate europeu das Leoas

Por Sporting CP
16 Nov, 2025

Entrada gratuita com levantamento de bilhete à porta da Academia

Para decidir a passagem aos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, esta quarta-feira (19h45), o Glasgow City FC no Estádio Aurélio Pereira.

Nesta segunda mão dos oitavos-de-final, após o 1-1 na Escócia, a entrada é gratuita e o levantamento do bilhete deve ser feito à entrada do recinto.

Foto Francisco Lino

Micael Sequeira: "Acredito que vamos passar"

Por Sporting CP
12 Nov, 2025

Reacção ao empate no terreno do Glasgow City FC

No final do empate (1-1) da equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal em casa das escocesas do Glasgow City FC para a primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Women's Europa Cup, Micael Sequeira reagiu.

"Foi uma boa exibição e uma excelente resposta aos últimos jogos. Estivemos por cima em todos os momentos do jogo, tivemos mais posse de bola com objectividade, rematámos mais vezes à baliza. Fomos muito próximos do que pretendemos ser. Por tudo o que temos passado e pela frustração que temos tido com os últimos resultados, hoje foi uma excelente exibição. Acredito que tenhamos voltado ao que temos de fazer", disse aos meios de comunicação Leoninos.

Sobre as substituições na segunda metade, o treinador verde e branco garantiu que "a equipa estava bem" e que apenas foram realizadas "pelo desgaste físico".

"As que entraram, entraram muito bem. Acrescentaram e voltaram a dar dinâmica. Só não foi excelente porque não conseguimos ganhar, mas foi muito próximo do que queremos para o futuro", acrescentou.

Por fim, Micael Sequeira lançou a segunda mão, marcada para a a próxima quarta-feira, 19 de Novembro, no Estádio Aurélio Pereira.

"Com a presença dos adeptos, vai ser uma vantagem. Se corresponderem, vão ajudar a galvanizar o grupo e as jogadoras vão fazer uma excelente exibição. Acredito que vamos conseguir passar", concluiu.

Foto Francisco Lino

Tudo em aberto na eliminatória

Por Sporting CP
12 Nov, 2025

Leoas empatam (1-1) em casa do Glasgow City FC

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, esta quarta-feira, a um golo na Escócia na visita ao reduto do Glasgow City FC para a primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Women's Europa Cup.

No Petershill Park, palco do encontro com relvado sintético, e sob o frio escocês, Micael Sequeira operou três alterações nas titulares: saíram Érica Cancelinha, Jeneva Gray e a lesionada Cláudia Neto para as entradas de Madison Haugen, Flor Bonsegundo e Carolina Santiago.

Os primeiros minutos foram divididos e com o ritmo bem elevado. As duas equipas pressionavam e queriam mandar no jogo, com o primeiro emblema a fazê-lo a ser mesmo o Sporting CP, que trocava bem a bola no meio-campo adversário. Com naturalidade, foram as Leoas a cirar a primeira chance: boa jogada pela esquerda e Madison Haugen a atrasar para Telma Encarnação atirar para fora.

Na resposta, Natalia Wróbel atirou ao lado antes de, aos 20', marcar mesmo com um forte remate após a defesa visitante não conseguir afastar o perigo. Na primeira oportunidade clara, o Glasgow City FC fez o 1-0.

A correr atrás do resultado, o Sporting CP voltou a ameaçar aos 29', minuto em que Flor Bonsegundo, ainda fora da área, falhou o alvo, mas assustou. Na baliza oposta, Natalia Wróbel - o elemento mais perigoso da equipa da casa - investiu mais uma vez, mas desta feita saiu por cima.

Até ao intervalo, quem esteve por cima foi o Sporting CP, que se aproximou com perigo da área do Glasgow City FC. Aos 36', por exemplo, Carolina Santiago apareceu com espaço pela direita e procurou assistir alguma colega, mas a bola foi cortada para canto.

A guarda-redes Lee Gibson acabou por ter peso nos últimos instantes da primeira metade, primeiro numa intervenção incompleta após cruzamento venenoso de Carla Armengol e depois, de forma mais vistosa, ao negar um grande golo a Daniela Arques. De longe, a espanhola atirou forte para boa defesa para canto.

Assim, ao intervalo, o 1-0 era algo enganador.

Depois do descanso, o Glasgow City FC até veio mais ofensivo e à procura do segundo. Aos 50', Nicole Kozlova concluiu uma boa jogada com um cruzamento para Emily Whelan finalizar, o que não aconteceu da melhor forma. Logo a seguir, foi Natalia Wróbel a tentar o bis, mas sem perigo.

A partir daí, no entanto, voltou a ser o Sporting CP a comandar e a aproximar-se do golo. Aos 57', e após uma notável insistência, Beatriz Fonseca conseguiu ganhar espaço para rematar... ligeiramente ao lado. Pouco depois, uma ocasião ainda mais espectacular quando Carolina Santiago, de muito longe, ficou a centímetros do golo com um grande tiro. Seria um golaço da jovem avançada.

O empate já era mais do que merecido e, depois de tentativas de Telma Encarnação e Mackenzie Cherry, Micael Sequeira mexeu, colocando Jeneva Gray e Maísa Correia nos lugares de Carla Armengol e Flor Bonsegundo.

Finalmente, a um quarto de hora dos 90', o Sporting CP conseguiu mesmo marcar e de bola parada: canto longo de Daniela Arques e Telma Encarnação, de primeira e sem deixar cair, rematou para o fundo das redes. Grande gesto técnico e fantástico golo da camisola 9.

O golo não relaxou o emblema de Alvalade, que carregou ainda mais sobre as visitadas. Aos 79', Maísa Correia quis dar o golo a Telma Encarnação, mas Lana Golob cortou na hora H e salvou as escocesas. Do outro lado, tímidas ocasiões de Emily Whelan e Natalia Wróbel, sem perigo.

Do banco saltaram Érica Cancelinha, Ana Capeta e Rita Fontemanha para dar energia para o fim (saíram Beatriz Fonseca, Carolina Santiago e Brenda Pérez, respectivamente) e foi Lana Golob, mais uma vez, a tirar o pão da boca a Telma Encarnação na última hipótese para marcar. Assim. o 1-1 prevaleceu.

O próximo jogo das Leoas é, precisamente, a segunda mão desta eliminatória. A recepção ao Glasgow City FC está marcada para a próxima quarta-feira, 19 de Novembro, no Estádio Aurélio Pereira.

Sporting CP: Anna Wellmann [GR], Beatriz Fonseca (Érica Cancelinha, 84'), Ashley Barron, Mackenzie Cherry, Madison Haugen, Daniela Arques, Brenda Pérez [C] (Rita Fontemanha, 88'), Flor Bonsegundo (Maísa Correia, 73'), Carla Armengol (Jeneva Gray, 73'), Carolina Santiago (Ana Capeta, 84') e Telma Encarnação.

Foto Francisco Lino

Treino realizado na Escócia

Por Sporting CP
11 Nov, 2025

Micael Sequeira garante "muita confiança"

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal já está na Escócia, onde esta quarta-feira defronta o Glasgow City FC para a primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Women's Europa Cup (19h35).

Devido a um atraso de mais de duas horas no voo da equipa, o treino no relvado sintético do Petershill Park, palco do jogo, começou mais tarde do que o previsto.

Em antevisão aos meios de comunicação do Sporting CP, Micael Sequeira garantiu que o grupo está com "uma motivação muito grande" porque quer "muito passar esta eliminatória e chegar aos quartos-de-final". "O estado de espírito e a energia são muito positivos, estamos com muita confiança", disse.

O treinador verde e branco falou ainda do período que as Leoas atravessam, vindas de três empates e uma derrota nos últimos quatro jogos.

"Não conseguimos ter os resultados que pretendíamos, mas serviu de aprendizagem para crescermos. É um processo de construção de uma equipa praticamente nova e é difícil, às vezes, alcançar a estabilidade que todos desejamos. Afectou-nos no momento que deveria afectar e agora estamos focados no que vem aí. O passado já faz parte do passado e o importante é o presente e o futuro. Temos a noção de que, no futebol, isto é normal. Estamos a construir o nosso modelo para muita gente nova. Acreditamos que amanhã pode ser o virar da página", contou.

Sobre o Glasgow City FC, Micael Sequeira considera tratar-se de "uma equipa que está num bom momento", mas o objectivo é a vitória: "Tem dez vitórias e apenas um empate na competição interna, é líder destacado. É uma equipa forte e moralizada, mas o futebol é o momento e o dia. As jogadoras têm de estar confiantes amanhã, não se podem deixar afectar pelo que não correu bem recentemente. Já fizemos coisas muito boas e temos de nos agarrar às coisas positivas. Foi este grupo que conseguiu ganhar ao FC Rosengård da forma que ganhou e que ganhou em casa da AS Roma. É a isso que me agarro, acreditando que as jogadoras, amanhã, vão estar num dia inspirado".

Anna Wellmann também fez a antevisão ao encontro. Para a germânica, os resultados menos positivos nos últimos encontro não afectaram a confiança da equipa.

"Podemos não estar numa boa fase fruto dos últimos jogos, mas estamos bastante confiantes nos treinos. Nesse sentido, estamos confiantes para o jogo com o Glasgow City FC. É um jogo à noite e uma grande oportunidade para demonstrarmos a nossa qualidade", referiu.

A contratação para 2025/2026 falou também sobre o Glasgow City FC, um adversário de valor: "Estão a evoluir bem, são uma equipa agressiva. Analisámos a equipa delas, sabemos o que vamos encontrar. Vai ser um jogo interessante e pode ser bom para nós".

No último fim-de-semana, no empate a uma bola em casa do SC Braga, Anna Wellmann regressou ao activo depois de recuperar de lesão e conseguiu estrear-se de Leão ao peito, algo que a deixou "muito feliz".

"Foi muito bom voltar aos relvados, jogar com as minhas colegas e por me poder estrear com estas cores. Infelizmente, não foi o resultado que queríamos, mas foi um passo na direcção certa", explicou.

Por fim, a jogadora de 30 anos comentou as impressões do Sporting CP ao fim dos primeiros meses em Portugal: "É um clube muito familiar, sinto o espírito Sportinguista. Fui a Alvalade e o ambiente é muito bom. A energia no Clube é muito boa".

Foto Francisco Lino

Leoas de partida para a Escócia

Por Sporting CP
11 Nov, 2025

Micael Sequeira chamou 23 jogadoras

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal está a caminho da Escócia, onde vai defrontar esta quarta-feira o Glasgow City FC para a primeira mão dos oitavos-de-final da UEFA Women's Europa Cup.

Micael Sequeira convocou 23 jogadoras: Anna Wellmann, Jeneva Gray, Carolina Pimenta, Érica Cancelinha, Rita Fontemanha, Telma Encarnação, Ana Capeta, Brenda Pérez, Madison Haugen, Carolina Santiago, Daniela Arques, Beatriz Fonseca, Flor Bonsegundo, Carla Armengol, Samara Lino, Catarina Potra, Ria Bose, Mackenzie Cherry, Matilde Nave, Julia Woźniak, Ashley Barron, Maísa Correia e Tânia Rodrigues.

De fora, e no boletim clínico, estão Cláudia Neto, Georgia Eaton-Collins, Joana Martins, Constança Maia, Brittany Raphino e Miri O'Donnell e Andreia Bravo.

Ainda esta terça-feira, as Leoas vão treinar no Petershill Park, palco do jogo em Glasgow.

O Glasgow City FC vs. Sporting CP está marcado para as 19h35 desta quarta-feira, 12 de Novembro.

Foto Isabel Silva

Micael Sequeira: "Excelente reação na parte final da 1.ª parte"

Por Sporting CP
08 Nov, 2025

Treinador da equipa feminina de futebol do Sporting CP analisou empate (1-1) frente ao SC Braga

No final da partida, o treinador da equipa feminina de futebol do Sporting CP, Micael Sequeira, fez a análise ao empate (1-1, diante do SC Braga) em declarações ao Canal11. “Reagir é o que temos de fazer. Hoje jogámos aqui contra uma equipa [SC Braga}, que vinha de uma boa fase, da melhor fase e nós infelizmente tivemos uma derrota na semana passada e isso fez-se sentir em termos emocionais, a equipa estava um bocado intranquila. Entrámos bem no jogo, mas depois a meio da primeira parte acabámos por perder o controlo do jogo e o SC Braga acabou por fazer o golo, mas depois tivemos uma excelente reacção na parte final da primeira parte, em que fizemos um golo e penso que fizemos o segundo golo. Fomos para o intervalo tentámos reajustar em termos estratégicos. Não conseguimos controlar a segunda parte e o SC Braga voltou a entrar muito bem. Reajustámos, mudámos a estrutura, procurámos reequilibrar e penso que nos últimos 10, 15 minutos voltámos outra vez a controlar e em que podíamos ter feito o segundo golo se tivéssemos sido mais eficazes”.   

O treinador da equipa feminina de futebol do Sporting CP identificou o que está a faltar à formação Leonina. “Estamos a sentir desgaste tremendo. Tivemos cinco jogos em 15 dias, em que conseguimos passar uma eliminatória [Womens’s Europa Cup], ganhar na Madeira, isto com viagens sucessivas. A equipa teve uma quebra, é perfeitamente normal, a equipa não está habituada a estas andanças,  jogar constantemente, cinco jogos em 15 dias, é difícil, estamos a pagar um bocado essa factura, há jogadoras mais desgastadas fisicamente e mesmo mentalmente não é fácil e depois com a obrigatoriedade de ganhar sempre, porque no Sporting CP temos de ganhar sempre e infelizmente a equipa quebrou, agora o que há a fazer é juntarmo-nos, treinarmos com normalidade e preparar bem o jogo de quarta-feira (na Escócia, diante do Glasgow FC]”.

Brenda Pérez, capitã da equipa feminina de futebol do Sporting CP, também ao Canal 11. “Não estamos numa fase tão positiva, vínhamos aqui para reagir, fizemo-lo, mas não a 100 por cento porque não conseguimos ganhar, mas isso não impede que os adeptos e nós deixemos de acreditar, nós não vamos deixar de acreditar em nenhum momento porque somos o Sporting CP e sabemos que vamos conseguir sair [do momento]”.     

Páginas

Subscreva RSS - Futebol Feminino