Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto César Lomba

Filipe Pedro: "Isto é a família do Sporting CP unida"

Por Sporting CP
15 Set, 2021

ADN Sporting em peso dentro e fora das quatro linhas

Após o empate (1-1) frente ao AFC Ajax na estreia na UEFA Youth League, Filipe Pedro, treinador do Sporting Clube de Portugal, reagiu à partida em declarações aos meios de comunicação presentes, sublinhando que "foi um desafio muito grande".

"Somos duas das melhores formações do mundo, o jogo teve muita qualidade e acredito que quem viu conseguiu desfrutar, sobretudo, na segunda parte", começou por dizer, antes de analisar a partida com mais detalhe, elogiando a prestação Leonina.

"Jogámos contra uma equipa do AFC Ajax muito organizada, com várias variantes e muita qualidade. A abordagem deles colocou-nos bastantes desafios na primeira parte, conseguimos ajustar e ser mais pressionantes na segunda [parte] e saímos com a sensação de que podíamos ter conseguido um resultado melhor. Falhámos um penálti e criámos mais oportunidades do que o AFC Ajax, mas foi uma oportunidade enorme para desenvolver os nossos jogadores", frisou.

Nesta partida, o Estádio Aurélio Pereira contou com muitos adeptos nas bancadas, mas também com a presença de muitos elementos das várias equipas de futebol do Clube, considerando que "é fundamental ter este suporte".

"A importância é enorme. Hoje tivemos toda a estrutura do futebol do Sporting CP, desde jogadores e treinadores das equipas principais masculina e feminina até jogadores da formação e, claro, muitos adeptos. Só temos a agradecer este apoio e é fundamental ter este suporte, que faz toda a diferença. Com tudo isto, os jogadores dão 120 ou 130 por cento. Isto é a família do Sporting CP unida. Vimos isto aqui de manhã e queremos ver isso logo à noite com a equipa A. Este é o nosso caminho", destacou, por fim, o treinador verde e branco.

Mateus Fernandes, médio dos Leões, estreou-se na UEFA Youth League com um golo e considerou que a exibição colectiva foi positiva. "Como sempre, entrámos para ganhar, criámos [oportunidades] e tivemos oportunidades para fazer mais golos. Sinceramente, acho que tivemos mesmo as melhores oportunidades", realçou o médio de apenas 17 anos, antes de enaltecer a importância de disputar este tipo de competições. 

"Com o penálti falhado, a confiança diminuiu um pouco, mas é importante jogar contra estas equipas e neste patamar. Assim, podemos perceber se estamos no bom caminho. Saímos um pouco desiludidos pelo resultado, mas orgulhosos pelo nosso jogo. Somos uma equipa jovem, tal como exige o projecto do Sporting CP, para conseguir atingir patamares superiores", concluiu.

Foto César Lomba

Empate na estreia europeia

Por Sporting CP
15 Set, 2021

Jovens Leões empataram com o AFC Ajax (1-1)

O Sporting Clube de Portugal estreou-se com um empate (1-1), esta quarta-feira, na UEFA Youth League na recepção ao AFC Ajax na primeira jornada do grupo C. Frente-a-frente estiveram duas das melhores escolas de formação do Mundo e os adeptos não faltaram à chamada, enchendo as bancadas do Estádio Aurélio Pereira - cumprindo as restrições impostas pela Direção Geral da Saúde (DGS).

Neste jogo que marcou também o regresso dos jovens Leões à prova europeia pela quarta vez, além dos muitos técnicos e jogadores da formação presentes, Frederico Varandas, presidente do Conselho Directivo, Rúben Amorim, treinador da equipa principal e vários elementos dos plantéis principais de futebol masculino e feminino também estiveram a assistir ao jogo.

Do lado Leonino, Filipe Pedro liderou um conjunto constituído por jovens jogadores de diferentes gerações, nascidos entre 2002 e 2004, sendo Diego Callai, David Monteiro, Martim Marques e Mateus Fernandes os mais novos no onze inicial.

Incisivos e sem tempo a perder, os jovens Leões começaram o jogo com a mira na baliza adversária desde bem cedo e por pouco não inauguraram o marcador ainda dentro do primeiro minuto: Paulo Agostinho não conseguiu bater o guardião Charlie Setford no um contra um e na recarga só um defesa impediu o golo de Mateus Fernandes. Ainda assim, o médio de apenas 17 anos continuou com a pontaria afinada e assinaria o 1-0 aos dez minutos, rematando forte e de longe para o fundo das redes.

Com bola, João Daniel baixava entre centrais na construção, Miguel Menino e Lucas Dias posicionavam-se em zonas interiores, deixando os corredores laterais para David Monteiro e Martim Marques, encarregues de dar largura e profundidade ao ataque verde e branco. Um bom exemplo dessa dinâmica ocorreu aos 23 minutos, quando um cruzamento do lateral esquerdo foi finalizado já dentro da área - à figura - por David Monteiro, o lateral do lado oposto.

Ambas as formações pressionavam alto e com muita intensidade para controlar a posse de bola e, assim, impor o seu jogo. Em vantagem no marcador, a formação verde e branca mantinha-se segura e organizada defensivamente. Por outro lado, ainda antes do intervalo, por pouco o Sporting CP não aproveitou da melhor forma uma transição ofensiva em superioridade numérica, não fosse o corte decisivo de Olivier Aertssen, defesa-central do AFC Ajax.

O 1-0 seguiu para a segunda parte, mas duraria cerca de três minutos, pois o extremo Jensen irrompeu pela área para, com alguma felicidade, reestabelecer o empate (1-1). De imediato, o conjunto de Filipe Pedro reagiu e, depois de ter faltado um desvio na sequência de um canto, Mateus Fernandes, em zona privilegiada, atirou por cima.

Passada a hora de jogo, Paulo Agostinho colocou Setford à prova, mas o guardião dos neerlandeses sacudiu o remate à queima-roupa. De seguida, o técnico Leonino refrescou o ataque com a entrada de Tiago Ferreira para o lugar de Menino. A equipa de Amesterdão, por sua vez, mostravam-se, sobretudo, em rápidas transições, que os centrais do Sporting CP iam resolvendo com sucesso.

Aos 72 minutos, os Leões ainda beneficiaram de um pontapé de penalti, porém Paulo Agostinho rematou desenquadrado, mantendo o marcador inalterado. Pouco depois, Filipe Pedro renovou por completo a frente de ataque com as entradas de Isnaba Mané e Nicolai Skoglund para os últimos dez minutos.

Aqui, no entanto, o AFC Ajax mostrou-se mais perigoso, ameaçando a baliza verde e branca por várias vezes, mas Callai respondeu à altura. Do outro lado e já em período de descontos, Mané rematou ligeiramente por cima da barra e na derradeira oportunidade Setford impediu o desvio decisivo de Skoglund. Apesar das situações de golo criadas por ambas as formações, 1-1 seria mesmo o resultado da estreia dos jovens Leões na UEFA Youth League.

Sporting CP: Diego Callai [GR], David Monteiro, Gilberto Batista, Chico Lamba, Martim Marques (Diogo Travassos 31'), Renato Veiga, João Daniel [C], Miguel Menino (Tiago Ferreira 63'), Mateus Fernandes, Lucas Dias (Isnaba Mané 77') e Paulo Agostinho (Nicolai Skoglund 77').

Foto Isabel Silva

Filipe Pedro: "Acreditamos estar à altura deste desafio"

Por Sporting CP
14 Set, 2021

Leões em estreia na UEFA Youth League frente ao AFC Ajax

A equipa de juniores do Sporting Clube de Portugal vai receber, nesta quarta-feira (11h00), o AFC Ajax na primeira jornada do grupo C da UEFA Youth League. Frente a frente estarão duas das melhores escolas de formação do mundo e do lado Leonino a equipa será composta por jogadores de diferentes escalões e idades, disse Filipe Pedro aos meios de comunicação presentes na antevisão.

"No fundo, isto é a nossa ideia enquanto formadores, juntando nesta equipa várias gerações do Sporting CP. É para nós um orgulho muito grande representar o Clube nesta competição e ter a possibilidade de defrontar o AFC Ajax numa competição oficial. É um motivo de grande responsabilidade também e acreditamos estar à altura deste desafio", começou por dizer o técnico dos sub-23, que liderará a formação na UEFA Youth League.

"O nosso objectivo fundamental é formar jogadores e prova disso é a quantidade de jovens que temos na equipa A do Sporting CP e que continuam a ir lá treinar. Damos grande preponderância ao desenvolvimento individual do jovem e acabámos por ganhar um prémio devido ao Modelo Centrado no Jogador, por isso o nosso foco é claro. Formar a ganhar é mais fácil e vamos encarar todos os jogos dessa forma, mas sempre preocupados com o desenvolvimento individual", enalteceu, abordando o prémio da European Club Association (ECA) entregue à formação do Sporting CP.

"O grande significado passa por estarmos a fazer o nosso trabalho de forma correcta, seguindo o caminho indicado de desenvolvimento do jogador. É um motivo de orgulho e é um prémio para todos os trabalhadores da Academia. Cabe-nos agora continuar o processo, ainda temos coisas a melhorar e fazemos por isso todos os dias. Os jogadores sentem que existe um investimento muito grande no seu desenvolvimento, trabalhando diariamente e em conjunto não só nos conteúdos técnico-tácticos, mas também físicos, psicológicos e sociais", apontou Filipe Pedro, antes de analisar o adversário desta quarta-feira.

"A COVID-19 condicionou muito a observação de adversários, mas claro que há jogadores [do AFC Ajax] que trabalham na equipa A e são mais conhecidos, como o [Christian] Rasmussen, que tem muita qualidade. A verdade é que o grupo é composto por 40 jogadores e, normalmente, o AFC Ajax aborda esta competição com jogadores muito jovens, sub-18 e sub-17. Estamos preparados para enfrentar uma equipa muito competitiva", realçou o treinador Leonino, virando o foco para a sua equipa: "Temos um conjunto de valores que queremos ver em campo: ter uma atitude implacável durante os 90 minutos e ser muito disciplinados. Depois, o resultado aparecerá, porque a qualidade existe. Claro que queremos estar nos jogos decisivos e vamos lutar por isso, mas vamos agora para o primeiro jogo, frente a uma equipa muito boa e estamos focados também em desfrutar do momento".

João Daniel, médio que tem sido utilizado nos sub-23, também projectou a estreia na UEFA Youth League. "São duas grandes formações, mas estamos focados em nós, temos trabalhado no máximo e com muitos miúdos de 2002, 2003 e 2004, algo a que já estamos habituados. Vamos dar o nosso melhor, fazendo aquilo que trabalhámos e assim estamos mais perto da vitória", começou por dizer, antes de frisar que é "motivante" sentir que a porta da equipa A dos Leões está aberta para os jovens da Academia.

"O míster Rúben Amorim já lançou muitos jovens e ainda vai lançar mais, porque há muita qualidade na Academia e é bom saber que temos alguém que acredita em nós e no nosso potencial", referiu o jovem que tem dois exemplos a seguir no plantel principal. "Revejo-me, talvez no Daniel Bragança, mas também gosto muito do Palhinha, que defensivamente é incrível. Na Europa não deve haver alguém como ele", atirou João Daniel, que já treinou várias vezes às ordens de Rúben Amorim. "É diferente, é um futebol mais rápido, são mais fortes fisicamente e somos obrigados a pensar mais rápido", considerou.

Foto César Lomba

Paulo Gomes: "Prémio é reconhecimento do trabalho"

Por Sporting CP
07 Set, 2021

Director-geral da Academia reagiu à conquista nos ECA Awards 2021

No seguimento da notícia que dava conta do prémio recebido pelo Sporting Clube de Portugal nos European Club Association (ECA) Awards 2021, com o projecto do Modelo Centrado no Jogador (MCJ) a triunfar na categoria Futebol de Formação, Paulo Gomes não escondeu a satisfação.

"Parabéns a todo o staff, a todo o grupo que trabalha na Academia, no Estádio, no Multidesportivo ou no Pavilhão João Rocha. Queremos que o Sporting CP seja um só e este prémio tem de simbolizar isso mesmo. É uma grande satisfação. Qualquer reconhecimento, nacional ou internacional, é muito importante para se perceber o trabalho que está a ser feito e o caminho que estamos a seguir. Caminho esse que a administração sempre definiu desde o início do seu mandato como a aposta na formação. Este prémio é um reconhecimento do trabalho que é feito na formação do Clube", disse o director-geral da Academia verde e branca à Sporting TV.

"Vamos continuar a formar jogadores para a equipa principal. Esse é o nosso objectivo, independentemente de qualquer prémio. Claro que gostamos muito mais de ser reconhecidos, mas o nosso trabalho é formar jogadores para a equipa principal", acrescentou.

Sobre o MCJ, Paulo Gomes explicou que se trata de "um trabalho integrado e multidisciplinar" e que "toda a gente que trabalha na Academia para desenvolver o jogador do Sporting CP".

Por fim, o dirigente admitiu que "o reconhecimento é sempre importante para quem trabalha" e assegurou que os Leões vão continuar a utilizar o Esforço, a Dedicação e a Devoção para atingirem a Glória.

"Isto vem na linha do que idealizamos aqui dentro. Tal como temos escrito no ginásio, deixamos que sejam os outros a elogiar o nosso trabalho. Trabalhamos no silêncio e esse é o nosso foco: trabalhar, trabalhar, trabalhar sempre para conseguir o máximo dos jogadores da formação do Sporting CP", concluiu.

Foto Isabel Silva

Tomaz Morais: "É a demonstração do nosso grande trabalho de equipa"

Por Sporting CP
07 Set, 2021

Francisco Salgado Zenha também reagiu à distinção da ECA

Conhecida, esta terça-feira, a distinção do Sporting Clube de Portugal como vencedor nos European Club Association (ECA) Awards 2021 na categoria Futebol de Formação, Tomaz Morais, director do futebol de formação Leonino, falou aos jornalistas à margem da cerimónia, em Genebra, na Suíça.

"Receber este prémio é uma grande honra para nós, um grande orgulho e, acima de tudo, é a demonstração de um grande trabalho em equipa que temos vindo a fazer tanto no Clube como, mais especificamente, na Academia em conjunto com o futebol profissional", começou por dizer, deixando um agradecimento a todos os envolvidos.

"O meu obrigado a todos os jogadores e suas famílias, a todos os colaboradores da Academia e aos adeptos e Sócios que gostam de ver o ADN Sporting CP valorizado, como é este o caso. Este prémio é para todos eles também e para aqueles que trabalham de uma forma invisível para que estes jovens cresçam e atinjam os seus sonhos no futebol profissional e cheguem à equipa principal do Sporting CP", referiu Tomaz Morais, abordado de seguida o Modelo Centrado no Jogador (MCJ), projecto que motivou o galardão europeu.

"Este MCJ não é mais do que a potenciação de todas as áreas multidisciplinares que temos na Academia, com base científica, para fazer com que os nossos jovens evoluam dentro e fora do campo", disse, continuando: "É um modelo que está focado no desenvolvimento da pessoa e do jogador, pois assim melhorámos as equipas do Sporting CP e contribuímos para que a formação seja cada vez mais forte. Este prémio é um momento fantástico e é do Sporting CP".

Também presente no evento, Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do Sporting CP com o pelouro da área financeira, enalteceu o significado da distinção. "Foi de facto um excelente resultado. Não podia ter sido melhor depois da excelente época desportiva que tivemos e [o prémio] é o consagrar dessa temporada", referiu, sublinhando o "excelente trabalho" realizado na formação.

"Quero deixar os parabéns a todo o staff da Academia e à estrutura do futebol pelo excelente trabalho que fizeram com o MCJ, que faz com que os jogadores cresçam bem e para lá da sua formação desportiva. Isso ficou provado com este prémio, a ECA reconheceu o nosso trabalho", considerou, concluindo: "Que a formação seja o centro daquilo que é a nossa estratégia durante muitos anos. Parabéns a todos e ao Sporting CP".

Sporting CP vence prémio da ECA

Por Sporting CP
07 Set, 2021

Modelo Centrado no Jogador reconhecido com galardão

O Sporting Clube de Portugal sagrou-se, esta terça-feira, um dos emblemas vencedores dos European Club Association (ECA) Awards 2021 ao conquistar o prémio na categoria Futebol de Formação. A atribuição do galardão deve-se ao projecto do Modelo Centrado no Jogador (MCJ) que os Leões implementaram nas camadas jovens ao longo dos últimos anos.

A decisão foi anunciada no seguimento da 26.ª assembleia geral da ECA, que está a decorrer em Genebra, Suíça. No vídeo de apresentação do vencedor, partilhado nas redes sociais da ECA, Tomaz Morais, director do futebol de formação do Sporting CP, revelou as características procuradas pelos Leões.

"O Modelo Centrado no Jogador é uma abordagem holística e científica aos nossos jogadores e equipas. Temos muitas áreas a realizar um fantástico trabalho. Queremos que os jogadores tenham boa educação, carácter, valores, disciplina, compromisso. Isso é muito importante para nós. Para o Sporting CP, a atitude é a qualidade mais importante dos jogadores", frisou, lembrando também que a formação Leonina teve um papel de grande relevância na conquista da Liga pela equipa principal em 2020/2021.

"11 jogadores da formação ganharam o campeonato com a equipa principal. Não tenho palavras, foi um sonho para nós. Vencemos o campeonato com os nossos jogadores da formação dentro da equipa. Foi muito importante para todos nós na Academia. Foi um momento muito especial e provámos o valor do MCJ", referiu.

Tiago Tomás, um dos vários jogadores oriundos da formação na equipa principal, contou a sua experiência à ECA: "O melhor conselho que posso dar é o que eu próprio fiz. Sempre acreditei em mim, na minha qualidade. Estive sempre disponível para ouvir o feedback que me estavam a dar. Isso é muito importante, assim como acreditar em mim próprio".

O MCJ do Sporting CP tem como objectivo o desenvolvimento do jogador a 360º através da introdução de uma abordagem multidisciplinar e integrando áreas como a técnica, a táctica, a científica ou a tecnológica, entre outras, como um todo. A meta final é a identificação de jogadores com o perfil Sporting CP, a criação de planos de desenvolvimento individual que incluam as várias vertentes integradas e ainda a criação de um programa pedagógico e educacional que incentive a carreira dual, isto é, a que os jovens atletas conjuguem a evolução desportiva com o progresso nas suas habilitações académicas.

Para além do Sporting CP, os clubes vencedores dos ECA Awards 2021 foram o Club Brugge (Futebol Feminino), o Malmö FF (Impacto Social), o PSV (Parceria Corporativa) e o FC Bayern München (Prémio do Presidente).

Técnicos da formação em momento de partilha

Por Sporting CP
06 Set, 2021

Modelo de formação no centro do debate

A direcção técnica, a direcção da Academia e os treinadores dos escalões de formação do Sporting Clube de Portugal reuniram-se, num encontro de dois dias, para partilhar experiências e conhecimento. Em discussão estiveram o modelo de formação e as directrizes para o futuro.

Em declarações aos meios de comunicação do Clube, João Couto, director técnico do futebol de formação Leonino, começou por enaltecer o fortalecimento do espirito de grupo, propiciado pelo encontro, que contou também com uma acção de team building.

"Em primeiro lugar, fortalecemos o grupo, partilhámos actividades e reforçámos a imagem do que significa ser treinador do Sporting CP, para lá do escalão de cada um. Consolidar esta premissa é importante, porque queremos todos a trabalhar para o mesmo propósito: o formativo", apontou, acrescentando: "Foi um espaço de ideias, onde nos articulámos para atingir alguns objectivos e sair daqui mais fortes".

A evolução constante do processo de formação é o foco e João Couto destacou, por isso, a partilha de experiências ocorrida durante os dois dias de trabalhos. 

"Queremos que a formação seja cada vez melhor, sendo também um espaço de reflexão e de criação de novas ideias. Trouxemos temas específicos do dia-a-dia que nos preocupam para procurar soluções e novos olhares sobre eles", explicou o director técnico, concluindo: "Tivemos um olhar a 360º, porque todos os departamentos integram aquele que é o processo de desenvolvimento e formação do jogador", concluiu.

Projecto de formação do Sporting CP em destaque a nível europeu

Por Sporting CP
30 Ago, 2021

Modelo Centrado no Jogador nos ECA Awards 2021

O Sporting Clube de Portugal está entre os emblemas nomeados para os European Club Association (ECA) Awards 2021 na categoria de Futebol de Formação, graças ao seu projecto que assenta no Modelo Centrado no Jogador (MCJ). 

De acordo com a entidade, os prémios em questão visam "promover e recompensar os grandes feitos dos clubes membros da ECA que podem servir como inspiração para a comunidade do futebol", pode ler-se no comunicado. Iniciados em 2010 e interrompidos em 2018, os ECA Awards regressam nesta edição e os clubes vencedores serão anunciados durante a 26.ª Assembleia Geral da ECA, que ocorrerá durante os dias 6 e 7 de Setembro, em Genebra, na Suíça.

O Modelo Centrado no Jogador idealizado pelo Sporting CP foca-se no desenvolvimento do jogador a 360º através da introdução de uma abordagem multidisciplinar, integrando áreas como a técnica, a táctica, a científica e a tecnológica, entre outras, como um todo. Entre os objectivos do projecto Leonino nomeado estão a identificação de jogadores com o perfil Sporting CP, a criação de planos de desenvolvimento individual que incluam as várias vertentes integradas e ainda a criação de um programa pedagógico e educacional que incentive a carreira dual, isto é, a que os jovens atletas conjuguem a evolução desportiva com o progresso nas suas habilitações académicas.

Desta forma, o emblema verde e branco é um dos clubes nomeados para os ECA Awards 2021, cujos 16 projectos inovadores seleccionados se distribuem por quatro categorias: Impacto Social, Futebol Feminino, Futebol de Formação e Parceria Corporativa.

Foto César Lomba

Seis Leões na lista dos sub-20 de Portugal

Por Sporting CP
26 Ago, 2021

Emblema Leonino é um dos mais representados

Daniel Rodrigues, Duarte Carvalho, João Daniel, Paulo Agostinho, Rafael Fernandes e Rodrigo Rêgo, jogadores de futebol do Sporting Clube de Portugal, foram convocados, esta quinta-feira, para representar a selecção nacional de sub-20 em dois jogos de preparação.

Com seis Leões na lista, o emblema verde e branco é um dos dois clubes mais representados.

Durante o estágio que decorrerá entre o 29 de Agosto e o 7 de Setembro, Portugal vai deslocar-se, primeiro, a Bucareste para defrontar a Roménia (2 de Setembro) e, depois, recebe, na Cidade do Futebol, a selecção polaca (7 de Setembro).

Foto Sérgio Martins

Quatro Leões na selecção sub-17

Por Sporting CP
25 Ago, 2021

Para a Syrenka Cup, na Polónia

Francisco Silva, Guilherme Santos, Marlon Júnior e Pedro Sanca foram convocados pelo seleccionador José Lima para a selecção nacional sub-17, que entre os dias 2 e 8 de Setembro vai disputar a Syrenka Cup, em Ostróda, na Polónia.

Os quatro jogadores do Sporting Clube de Portugal estarão ao serviço de Portugal a partir do dia 30 de Agosto.

Páginas

Subscreva RSS - Futebol Formação