Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Sérgio Martins

Treino de Natal tornou dia diferente no Pólo SCP Lisboa

Por Sporting CP
18 Dez, 2025

João Muniz, Samuel Justo, Lucas Anjos e Pedro Ferreira conviveram com equipas de formação

Os jovens futebolistas do Sporting Clube de Portugal (cerca de 200) entre os seis e os 13 anos, que treinam no Pólo SCP Lisboa, tiveram direito a uma visita muito especial no treino de Natal.
 
Os jogadores da equipa B João Muniz, Samuel Justo e Lucas Anjos e também o ginasta de trampolins Pedro Ferreira, em representação das modalidades, foram visitas muito especiais para os mais pequenos, que assim puderam conviver com ídolos da fase que atravessam: a infância.

Um momento especial para todos, porque Natal é dar e receber carinho e sentir a atenção. E as atenções ‘caíram muito bem’ nestas crianças, que receberam presentes – garrafas em formato de bola verde e branca - dos ilustres ‘convidados’.
   
Vicente Cortegano, jogador sub-9 do Sporting CP, não escondeu a felicidade. "É importante para mim estar aqui neste treino de Natal porque entrei no Sporting CP e já estou a fazer isto. Com os jogadores da equipa B aprendi que posso ser mais alto e mais rápido porque eles são muito rápidos a jogar. Gostava de chegar à equipa principal do Sporting CP, que é o máximo. Adoro o Natal porque recebo prendas e há o Pai Natal. Feliz Natal a todos", disse aos meios de comunicação do Clube.

Nhenze Horácio, sub-13, aproveitou ao máximo a presença dos jogadores da equipa B do Sporting CP e de Pedro Ferreira: "A tarde foi muito boa, muito importante. Sinto inspiração ao ver estes jogadores mais velhos porque todos nós sonhamos chegar lá acima, seja na equipa B ou na equipa principal, com esforço e dedicação e sem esquecer a escola. Aqui no Sporting CP, aprendemos a jogar e também nos ensinam, na parte da educação, que a escola é muito importante e não é só o futebol. Assim como a educação com os árbitros e a que devemos ter fora do campo a representar o Sporting", observou o jovem que se mostrou muito grato por receber uma lembrança do Sporting CP, para terminar com um desejo: "Vivam sempre o Natal e força Sporting CP".

Lucas Anjos, jogador da equipa B do Sporting CP, não tem dúvidas de que "significa muito estar" no Pólo SCP Lisboa. "Só do caminho até aos campos já passa ‘um filme’ na cabeça, de tudo o que se passou quando vim para o Sporting CP há uns dez anos. Quando tinha esta idade e estava com jogadores mais velhos, tinha muita felicidade porque me inspirava neles. Davam-nos inspiração para trabalharmos cada vez mais. Sentíamo-nos mais motivados, tentávamos aprender e estar atentos ao que eles nos diziam", referiu o avançado.

Lucas Anjos explicou qual a mensagem que agora passou aos mais jovens: "Transmiti os valores do Sporting CP de trabalhar sempre, a atitude estar lá em cima. Independentemente das adversidades, estando a jogar ou no banco, ganhando ou perdendo, a atitude nunca pode faltar no Sporting CP e temos de dar sempre o nosso melhor para trazer a vitória".

O futebolista sentiu-se orgulhoso por estar a distribuir lembranças aos mais novos e fundamentou: "É um orgulho estar aqui do lado dos mais velhos, porque é um sinal de que conseguimos permanecer no Sporting CP, o que não é fácil porque muitos que estiveram aqui [Pólo SCP Lisboa] já não estão no Clube. Vir aqui é uma motivação a mais para estes miúdos, porque muitos de nós já treinámos na equipa principal. Estamos na equipa B e acho que eles se podem motivar connosco, continuar a trabalhar e ver que é possível chegar lá", frisou, terminando com votos de Natal: "Feliz Natal a todos os Sportinguistas, que seja um final de ano muito especial para todos, com muito amor, carinho e felicidade".

Em representação das modalidades do Sporting CP esteve o ginasta de trampolins Pedro Ferreira, que ficou bastante satisfeito por participar.

"É muito importante estar aqui porque todos temos as nossas referências, os nossos heróis, que às vezes vemos ao longe, pela televisão ou em competições. Faz ver que são pessoas que também tiveram as suas dificuldades, que também lutaram contra desafios e é muito mais importante conseguirmo-nos identificar com os nossos heróis do que eles parecerem só figuras inatingíveis e isso traz vantagens", referiu aos meios de comunicação do Clube.

Pedro Ferreira falou da relevância de as modalidades estarem presentes numa iniciativa como a do treino de Natal no Pólo SCP Lisboa: "É uma valorização. O Sporting CP é um clube super-ecléctico, mas o futebol é a modalidade mais importante do país, a de maior projecção, e terem essa atenção com as modalidades, darem-nos espaço como o de eu estar aqui é projecção para mim e é importante para estes miúdos. Alguns deles vão ser jogadores de futebol muito conhecidos e ficam com noção de outras realidades do desporto, porque só crescemos se estivermos juntos, tendo consciência das dificuldades uns dos outros e o Sporting CP ter estas acções é muito importante".

Foto Premier League

Triunfo em Inglaterra

Por Sporting CP
17 Dez, 2025

Leões batem West Ham United FC na Premier League International Cup

O Sporting Clube de Portugal visitou e venceu, esta quarta-feira, o West Ham United FC por 1-2 em jogo do grupo D da Premier League International Cup.

Os três golos aconteceram no primeiro tempo, com o primeiro a sair da cabeça de Lucas Taibo após um pontapé de canto de Rayhan Momade aos 8'. Os londrinos empataram pouco depois num bom pontapé de Lewis Orford.

O tento da vitória surgiu mesmo em cima do intervalo por intermédio de Chris Grombahi e o 1-2 prevaleceu.

O próximo jogo do emblema de Alvalade na competição acontece já em Janeiro, contra o Manchester United FC.

Onze inicial do Sporting CP: Guilherme Pires [GR], Konstantin Nikitenko, Miguel Alves [C], Lucas Taibo, Rayhan Momade, Bento Estrea, Rafael Camacho, Zaïd Bafdili, Micael Sanhá, Chris Grombahi e Diogo Martins.

Academia Cristiano Ronaldo celebrou o Natal

Por Sporting CP
12 Dez, 2025

Convívio juntou atletas da formação e jogadores das equipas B e A do Sporting CP

Os residentes da Academia Cristiano Ronaldo reuniram-se esta semana no Sirius Park para o já tradicional jantar de Natal. A iniciativa, que contou com a presença de Manuel Mendonça, Diego Callai, Geovany Quenda e João Simões, simbolizou a proximidade entre escalões e a identidade comum do Clube.

Para Manuel Mendonça, antigo residente da Academia, o significado destes momentos vai muito além do convívio entre diferentes gerações de Leões.

"Sempre senti que este era um momento marcante, em que aprendíamos também um pouco dos valores do Sporting CP. Foi sem dúvida um momento muito bom", destacou o médio, reforçando a união existente entre os mais velhos e os mais jovens.

"O Sporting CP é só um, não há escalões, ninguém é melhor do que ninguém. Somos todos iguais, somos todos o mesmo Clube, e sem dúvida que isso é o que de melhor há", afirmou.

Também Diego Callai sublinhou o simbolismo da iniciativa, reconhecendo a dedicação e o trabalho diário dos jovens atletas.

"É um orgulho estar aqui. Como foi falado ao longo de todo o jantar, são estes os valores que o Natal acaba por nos transmitir. Estes miúdos trabalham muito, estudam muito e são muito dedicados. Por isso, merecem viver um momento tão especial como este", destacou o guarda-redes, responsável por apresentar o já tradicional jogo do bingo, um dos pontos altos da noite e que distinguiu cinco dos jovens residentes.

Entre eles esteve Daniel Julião, atleta do escalão de sub-14, que recebeu uma camisola das mãos de Geovany Quenda. "Apesar de ser jogador da equipa A, o Quenda é um exemplo para todos os jogadores da formação", afirmou o jovem, que viveu pela primeira vez um jantar de Natal da Academia. "Foi tudo muito bom e muito especial", garantiu.

A noite ficou ainda marcada por uma homenagem a Alexandre Tverdohlebov, campeão do mundo sub-17 por Portugal, aplaudido por todos os colegas. O jovem destacou o orgulho em representar o Clube e a gratidão pelo reconhecimento recebido.

"Como disse no meu discurso, representar o Sporting CP é um motivo de orgulho. E estar aqui, num momento especial, em frente aos meus colegas, torna tudo ainda mais bonito. Só tenho de agradecer", afirmou.

Igualmente presente no convívio, Tomaz Morais, co-diretor da Academia Cristiano Ronaldo, destacou aquela que considera ser a essência do Sporting Clube de Portugal.

"É já o sétimo jantar de Natal em que estou presente e, todos os anos, temos tentado incutir cada vez mais este espírito dentro dos jogadores: fazê-los perceber o valor e o sentimento desta época. Dar mais do que receber, ser mais do que parecer. Ficámos realmente com uma mensagem forte para todos os dias, para a utilizar e tornar o Sporting CP um Clube cada vez mais forte", resumiu, reforçando valores como o fair-play e a vontade de vencer no processo de formação dos jovens atletas.

"Deu para ver que eles nem ao bingo gostam de perder (risos). É isso que gostamos de passar aos nossos jogadores: essa competitividade, mas também saber, como aconteceu aqui hoje, elogiar e aplaudir o prémio que os colegas ganharam", concluiu.

Foto José Lorvão

Sporting CP defronta Puskás Akadémia FC nos 16 avos-de-final da UEFA Youth League

Por Sporting CP
12 Dez, 2025

Viagem à Hungria entre os dias 3 e 4 de Fevereiro

O Sporting Clube de Portugal vai medir forças com o Puskás Akadémia FC, da Hungria, nos 16 avos-de-final da UEFA Youth League, ditou o sorteio realizado esta sexta-feira em Nyon, na Suíça.

Depois de terminar a fase de Liga da prova no 12.º lugar, sem qualquer derrota, a equipa verde e branca garantiu a qualificação para a fase a eliminar - onde, de acordo com o regulamento da competição, as formações classificadas entre o 7.º e o 16.º lugar são automaticamente designadas para disputar esta eliminatória fora de casa, visitando as equipas apuradas através do percurso dos campeões.

O embate será decidido num jogo único, agendado para os dias 3 ou 4 de Fevereiro de 2026, com a equipa orientada por João Gião a procurar dar continuidade ao seu percurso numa prova que reúne algumas das melhores academias do futebol europeu.

Foto João Pedro Morais

Jovens Leões visitaram o Centro de Dia de Alcochete

Por Sporting CP
10 Dez, 2025

Contacto intergeracional fez-se com jogos, animação e muita partilha

Entre jovens e idosos, o Centro de Dia do Lar Barão de Samora Correia de Alcochete viveu, esta terça-feira, uma tarde diferente do habitual, tanto para uns como para outros. Um grupo de 12 jogadores residentes na Academia Cristiano Ronaldo – integrantes das equipas sub-17, sub-19 e sub-23 – levaram a animação aos utentes com toques na bola, jogos e muitas conversas.

“Foi um dia muito importante, porque uma boa percentagem da população de Alcochete, e concretamente desta geração, são grandes Sportinguistas”, começou por dizer Manuela Boieiro, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alcochete, sem dúvidas de que a experiência de partilha proporcionada vai ficar na memória de todos.

“Vai haver conversa para o resto da semana e até do mês! Foi, acima de tudo, uma oportunidade de estimulação cognitiva para os utentes, mas reparei também no ânimo com que apoiaram e ajudaram os idosos nas várias actividades. Creio que para os jogadores foi uma lição de vida”, acrescentou.

A iniciativa foi criada pelos departamentos de pedagogia e de psicologia da Academia, com o intuito de reforçar os laços com a comunidade e, ao mesmo tempo, frisar a importância das competências emocionais no desenvolvimento completo dos jovens jogadores Leoninos.

“Acreditamos muito que o seu desenvolvimento vai para lá da vertente táctica e física. As competências emocionais, como o respeito, a empatia e até a paciência, foi tudo o que assistimos neste dia. Acreditamos que tudo isto vai ajudá-los para a vida, porque formar no Sporting CP é mesmo isso”, sublinhou a psicóloga Bárbara Claro.

Algo que os próprios jovens Leões corroboraram em declarações aos meios de comunicação do Clube. “Foi incrível. Ligar-nos com estas pessoas faz-nos aprender também e pudemos ver a realidade das pessoas que vivem nos lares”, disse Mário Almeida, enquanto Leonardo Tavares elogiou a prestação dos utentes em todas as actividades, até nas mais físicas. “Foi uma actividade boa para todos. Espero que possamos chegar a estas idades tão bem preparados como eles nas actividades”, atirou, bem-disposto.

Foto José Lorvão

João Gião: "Equilibramos na crença, na vontade e no ‘coração’"

Por Sporting CP
09 Dez, 2025

Técnico mostrou-se "muito satisfeito com o crescimento da equipa" na prova

Após a partida com o FC Bayern München (3-3) que encerrou a fase de liga da UEFA Youth League, João Gião, treinador da formação do Sporting CP, falou aos meios de comunicação do Clube para fazer o rescaldo do encontro e desta primeira parte do trajecto verde e branco.

“Acho que o FC Bayern München foi melhor do que nós, quer individualmente como colectivamente, em quase todas as fases do jogo. Só não foi na crença, aí igualamos ou superiorizamo-nos e, por isso, levamos daqui um ponto e conseguimos acabar esta fase sem derrotas. E demos também uma alegria aos adeptos que estiveram aqui presentes e vibraram muito com os nossos golos no final”, resumiu, embora sem esconder a exigência do encontro.

“Tivemos dificuldades para ligar e ter um jogo de posse, por isso tivemos de adoptar um jogo diferente: mais directo, de luta e segundas bolas. Não estávamos confiantes, e faltaram-nos alguns princípios colectivos, até por força das ausências. O adversário com bola foi melhor do que nós, criou mais oportunidades e estava justamente em vantagem, mas nós tivemos a ‘estrelinha’, o nosso Lucas Taibo, que hoje fez de Seba Coates na Youth League”, enalteceu o técnico, reforçando: “Equilibramos na crença, na vontade e no ‘coração’”.

João Gião, ainda assim, considera que “só isto não chega” para uma “equipa formadora” como o Sporting CP, mas lembrou que este era “um jogo muito particular”. “As ausências de muitos jogadores rotinados nesta equipa notaram-se muito, inclusive na intensidade do jogo. Este é realmente um patamar superior ao que muitos destes jovens estão habituados a jogar semanalmente”, atentou.

Encerrada a fase de liga desta competição europeia, o treinador verde e branco faz um balanço “positivo” da prestação conseguida e mostrou-se “muito satisfeito com o crescimento da equipa”. “ [Foram] Mais de 30 jogadores utilizados, os resultados foram positivos, como é lógico, mas em termos de processo crescemos muito desde a primeira jornada”, realçou, apontando já aos 16-avos-de-final.

“O processo até aqui dá confiança e mesmo este espírito de equipa. Sabemos que agora é uma eliminatória a um jogo e todas as particularidades podem mudá-lo, é difícil de controlar, mas temos de ir com tudo e para ganhar”, sentenciou João Gião.

A seguir, também Lucas Taibo, herói da partida, fez a leitura do empate conseguido em Munique. “Acreditamos até ao fim e conseguimos o empate. Ainda assim, na primeira parte não estivemos ao nosso nível habitual e temos coisas a melhorar, mas no fim ficámos com o empate”, corroborou, enaltecendo também que ficou uma prova fiel da “alma desta equipa”. “O míster pede-nos sempre isso. Quando não é o dia em termos de qualidade, a intensidade não pode faltar”, acrescentou o defesa de 19 anos.

“O mérito é de todos”, realçou de seguida o capitão, embora não tenha escondido também que “um central tem sempre fome para marcar golos”, justificando o seu ‘bis’ decisivo para prolongar a invencibilidade na Europa.

“É importante não perder, e este era o último jogo [da fase de liga]. Já estávamos qualificados, mas queríamos a vitória. Marcámos em todos os jogos, mas também temos de tentar não sofrer”, concluiu Lucas Taibo no final da partida no FC Bayern Campus.

Foto José Lorvão

Central goleador resgatou empate e a invencibilidade europeia dos Leões

Por Sporting CP
09 Dez, 2025

‘Bis’ tardio de Lucas Taibo forçou 3-3 no FC Bayern Campus

Em Munique, a acção europeia do dia começou a escassos quilómetros do Allianz Arena. No FC Bayern Campus, a formação do Sporting CP fechou a fase de liga da UEFA Youth League com um empate por 3-3 diante do FC Bayern München, esta terça-feira, no jogo da sexta e última jornada.

Apesar das entradas em falso nas duas partes, que deixaram o Sporting CP a perder primeiro por 2-0 e, já na segunda, por 3-1, crença nunca faltou. Os jovens Leões de João Gião foram abnegados até ao fim e foi no fim que arrecadaram o prémio merecido. Lucas Taibo, que já tinha feito o 3-2 aos 79’, ficou-se pelo ataque e, já em período de descontos (90+6’), resgatou o empate que mantém o Sporting CP (12 pontos) como uma das quatro equipas ainda invictas na prova.

À entrada para o duelo, as duas formações já tinham os seus diferentes destinos selados previamente, o Sporting CP com vaga garantida nos 16-avos-de-final e o FC Bayern München já eliminado, mas este resultado acabou por determinar que o próximo obstáculo verde e branco – ainda a sortear - virá do caminho de campeões, uma vez que é certo matematicamente que os Leões terminarão algures entre o sétimo e o 16.º lugares, independentemente dos resultados ainda em falta.

Para este duelo, o técnico João Gião não contou com alguns jovens promovidos à equipa A e fez duas alterações no ‘onze’ que superou o Club Brugge KV (2-1) na ronda anterior: Atanásio Cunha e Rafael Camacho foram titulares nos lugares que tinham sido de Eduardo Felicíssimo e Zaïd Bafdili. E o arranque da partida dificilmente podia ter sido mais complicado para os jovens Leões, que aos sete minutos sofreram o golo inaugural – de penálti – e à passagem do quarto de hora viram a desvantagem aumentar para 2-0. Yil Gashi converteu o castigo máximo com êxito e, depois, Maycon Cardozo apareceu para a recarga que concluiu um lance de insistência alemã na área.

Apesar do duro golpe duplo, o Sporting CP conseguiu recompor-se e responder com prontidão. Depois de Ivanildo Mendes, de fora da área, ter ensaiado um primeiro remate que saiu desenquadrado, Gabriel Silva ficou bem mais perto de marcar, não tivesse o poste desviado a sua emenda a cruzamento rasteiro de Duarte Tomás.

Não foi aqui, mas foi logo no lance seguinte que os jovens Leões reduziram a diferença no marcador e com os mesmos protagonistas envolvidos. Fruto de uma recuperação a meio-campo, o extremo Duarte Tomás isolou Gabriel Silva e o avançado não desperdiçou a chance de fazer o 2-1 – e o seu primeiro golo nesta edição da prova europeia.

Desde então, o Sporting CP cresceu na partida, que ficou cada vez mais dividida, e o empate até chegou a estar à vista ainda no primeiro tempo, mas Duarte Tomás, solto ao segundo poste, não conseguiu dar a melhor direcção ao remate. A primeira parte, ainda assim, acabou mais afastada das balizas, com muita luta a meio-campo e o 2-1 prevaleceu.

Já no segundo tempo, o Sporting CP – já com o médio Zaïd Bafdili no lugar de Rafael Camacho - foi traído por uma nova entrada em falso. Numa questão de escassos segundos, o FC Bayern München – outra vez mais ameaçador - foi do pontapé de reinício a meio-campo para o 3-1, assinado por Bohdan Olychenko, de cabeça, após defesa apertada de Miguel Gouveia.

A partir do banco, João Gião tentou dar nova energia à formação verde e branca com as entradas de Sérgio Siza, Denilson Santos e Sandro Ferreira – o lateral Daniel Costa saiu queixoso – mas a seguir ao golo foram muitas as dificuldades para contrariar o controlo germânico.

Apesar de tudo, os jovens Leões não se deram por vencidos, continuaram a alimentar a sua crença e, graças a uma bola parada, conseguiram voltar a relançar o encontro já à entrada para os derradeiros dez minutos. Gabriel Silva bateu o canto com precisão e o capitão Lucas Taibo, sem oposição, elevou-se para fazer o 3-2 de cabeça - o central acabaria a partida como mais um avançado e esta decisão revelou-se vital.

Vital foi, também, o guardião Miguel Gouveia, que com três defesas absolutamente determinantes acabou por conter, de seguida, um novo ascendente do FC Bayern München e segurou o Sporting CP para a decisiva recta final do encontro.

Taibo, que ainda desperdiçou um lance de superioridade numérica após roubo de bola em zona alta de Sandro Ferreira, seria o herói verde e branco. Num dos lances finais do jogo, um cruzamento a partir da esquerda encontrou o remate de Gabriel Silva na área, Leonard Ruland ainda sacudiu a tentativa, só que o central galego estava lá, pronto, para a recarga final. Um emocionante final que sorriu aos jovens Leões, ainda sem derrotas na Europa.

Terminada a fase de liga, na próxima sexta-feira o sorteio vai decidir qual das equipas do caminho de campeões será visitada pelo Sporting CP numa eliminatória a jogo único nos 16-avos-de-final, reservada para o início de Fevereiro de 2026.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa (Denilson Santos, 55’), Atanásio Cunha, Lucas Taibo [C], Rafael Mota, Rafael Camacho (Zaïd Bafdili, 46’), Ivanildo Mendes (Sandro Ferreira, 67’), Paulo Simão, Manuel Kissanga (Miguel Almeida, 84’), Duarte Tomás (Sérgio Siza, 55’), Gabriel Silva

Foto Isabel Silva

João Gião: "Entrarmos para ganhar é inegociável"

Por Sporting CP
08 Dez, 2025

Sporting CP fecha fase de liga da UEFA Youth League em Munique

É já esta terça-feira, pelas 12h30 (hora de Portugal continental e Madeira), que o Sporting Clube de Portugal visita os alemães do FC Bayern München para a sexta e última jornada da fase de liga da UEFA Youth League.

Já qualificados para a próxima fase e no oitavo lugar, os Leões vão ter pela frente um conjunto que, no sentido contrário, é 31.º colocado. No entanto, tal facto não vai afectar a abordagem ao encontro, garantiu João Gião.

"[Manter o compromisso] é inegociável, independentemente de já estarmos qualificados e de termos assegurado esse objectivo com muito mérito dos jogadores. Entrarmos em todos os campos, com a camisola do Sporting CP, para ganhar é inegociável. A ambição, o rigor e o compromisso vão ter de estar presentes num jogo que será difícil. A equipa do FC Bayern München já não se pode qualificar, mas é muito interessante e composta por muitos internacionais. A posição deles é muito mentirosa, têm muita qualidade e vão-nos colocar muitas dificuldades. Temos de estar ao mais alto nível para sermos competitivos amanhã", disse na antevisão aos meios de comunicação Leoninos.

O treinador verde e branco falou, depois, do grande número de atletas já utilizados nesta UEFA Youth League: "Em função de algumas lesões e, sobretudo, das muitas subidas à equipa principal - o que nos deixa orgulhosos -, vários jogadores mais novos da Academia têm-se podido estrear e têm dado muito boa resposta. Acredito que estrearemos mais alguns amanhã. Já foram 30 utilizados em cinco jogos, é obra, e é esse o nosso caminho".

Para João Gião, a competição europeia "é uma oportunidade para crescerem num contexto em que as emoções são completamente diferentes". "É bom para se habituarem a controlar o nervosismo, ser competitivos, olhar estas equipas nos olhos e jogar para ganhar. É bom para crescer do ponto de vista mental e, claro, do ponto de vista técnico. Têm de se focar em evoluir e têm percebido bem essa mensagem", adicionou.

Por fim, o técnico definiu mais uma meta para o encontro com os bávaros: "Procuramos ser rigorosos em todos os momentos do jogo e, logicamente, queríamos ter sofrido menos golos, mas o fundamental é jogar para a frente, para ganhar e fazer golos. No último jogo, com o Club Brugge KV, sofremos no último minuto após termos concedido muito pouco e amanhã passa por sermos rigorosos contra uma equipa forte ofensivamente".

Miguel Gouveia também esteve na antevisão e começou por reforçar que "o ADN do Sporting CP é sempre entrar para ganhar e fazer o melhor seja com que equipa for". "Das 36 equipas, cinco ainda não perderam. Somos uma delas e queremos manter esse registo. Sofremos em todos os jogos e queremos ter um sem sofrer golos. Agora é uma boa oportunidade para isso", referiu o guarda-redes.

Para o jogador de 18 anos, a experiência nesta edição da UEFA Youth League "tem ajudado" no seu crescimento: "Tenho evoluído ao encontrar dificuldades contra equipas que praticam um futebol completamente diferente".

Sobre o FC Bayern München, Miguel Gouveia concorda com o seu treinador e não espera qualquer tipo de facilidade por se tratar de um conjunto que não tem sido feliz na edição 2025/2026 da UEFA Youth League.

"É uma equipa forte, cheia de jogadores com muito talento. Conheço, por exemplo, um que já esteve comigo na Selecção Nacional [David Daiber]. Tiveram azar nos jogos e não conseguiram ganhar por detalhes, mas são uma grande equipa. (...) Vão querer deixar uma última imagem positiva e temos de estar preparados para isso", garantiu.

O encontro vai decorrer no FC Bayern Campus, academia do conjunto germânico, com entrada livre. A transmissão televisiva em directo está assegurada pela Sporting TV.

Foto Isabel Silva

João Gião: "É uma vitória merecida contra uma grande equipa"

Por Sporting CP
26 Nov, 2025

Técnico elogiou prestação e realçou que "garantir o apuramento era o mais importante"

Terminado o encontro da quinta jornada da UEFA Youth League, com vitória Leonina sobre o Club Brugge KV (2-1), João Gião, treinador da formação do Sporting CP, analisou o jogo em declarações aos meios de comunicação do Clube.

O técnico começou por elogiar a forma como os seus jogadores se adaptaram às exigências da partida, especialmente no aspecto defensivo durante a primeira parte. “Foi um grande dia para a nossa equipa, porque eles [jogadores] perceberam a mensagem. No futebol, às vezes não dá para ganhar da mesma forma e nós estamos habituados a mandar nos jogos com bola. Apanhámos um adversário com muita qualidade e que foi mais forte com bola do que nós na primeira parte, algo que estrategicamente também planeamos. Soubemos aguentar esse impacto, nunca nos desunimos e chegámos vivos ao intervalo”, considerou, atestando de seguida as melhorias conseguidas na segunda parte para vencer.

“Conseguimos soltar-nos, pressionar mais a construção adversária e ganhámos mais confiança. Tivemos períodos muito interessantes com bola e acabámos com mais oportunidades do que o Club Brugge KV. Sabíamos que íamos ter dificuldades também pelas ausências e acho que é uma vitória merecida contra uma grande equipa”, sublinhou João Gião, que enalteceu também a forma como vários jogadores agarraram a oportunidade dada neste encontro - houve dois juvenis em campo (Sandro Ferreira e Duarte Tomás) e já são nove os jovens estreados nesta edição.

“Uma palavra para os treinadores dos vários escalões abaixo da equipa B, que fornecem jogadores a esta equipa e, por isso, o mérito é deles também. Estas ausências permitiram-nos ver muitos jogadores - dois que se estrearam na UEFA Youth League [Daniel Lopes e Simão Soares], outros que nunca tinham sido titulares [Paulo Simão, Manuel Kissanga e Duarte Tomás] – e deram uma resposta muito boa”, salientou.

“Garantir o apuramento era o mais importante”, apontou ainda o treinador verde e branco, reforçando que o passo dado rumo à próxima fase mantém intactos os objectivos da equipa. “Queremos continuar a bater-nos com os melhores da Europa e a desenvolver a nossa equipa e, sobretudo, os nossos jogadores individualmente”, traçou.

Manuel Kissanga, autor do 1-0, também abordou a partida. “Sabíamos que este era um adversário forte, com avançados bons no 1v1 e até entrámos mal no jogo, mas ao intervalo o míster deu-nos algumas instruções e conseguimos marcar logo o golo. Depois, foi a união de todo o grupo”, destacou, sem esquecer a sua satisfação por deixar um período “muito difícil” para trás.

“Vinha de um ano sem jogar, mas os treinadores têm-me ajudado. Estreei-me [na UEFA Youth League] no jogo passado, tenho tido oportunidades no sub-23 e, agora, marcar um golo para passar na UEFA Youth League deixa-me muito feliz”, atirou o jovem médio.

Por fim, Paulo Simão, que foi titular pela primeira vez na prova europeia, também deu conta da sua felicidade pela oportunidade. “É bom e fruto do meu trabalho. O míster acredita em mim, o Sporting CP tem-me ajudado muito e estou muito feliz pela passagem à próxima fase. Vamos continuar a dar tudo e a lutar para seguir e somar”, afirmou.

 

Foto Isabel Silva

'Sangue novo' correspondeu e agarrou lugar na próxima fase da UEFA Youth League

Por Sporting CP
26 Nov, 2025

Grande segunda parte acabou com a invencibilidade do Club Brugge KV (2-1)

Missão cumprida de forma categórica. De volta à acção em casa para a UEFA Youth League, a formação do Sporting CP venceu o Club Brugge KV por 2-1, esta quarta-feira à tarde, na partida da quinta e penúltima jornada da fase de liga.

Com uma segunda parte de grande nível e várias estreias, os jovens Leões voltaram às vitórias na Europa e, além de continuarem invictos, impuseram a primeira derrota – e os primeiros golos sofridos – a um conjunto belga que chegara ao Estádio Aurélio Pereira cem por cento vitorioso e como quinto classificado (12 pontos).

Os golos de Manuel Kissanga (50’) e Sandro Ferreira (79’), este de apenas 16 anos, permitiram ao Sporting CP atingir os 11 pontos e, ao mesmo tempo, assegurar um lugar no top-22 da tabela, ou seja, com passagem garantida para os 16-avos-de-final – e ainda falta uma jornada por disputar.

O técnico João Gião, limitado nas opções para a partida, operou um total de cinco alterações relativamente ao ‘onze’ apresentado na última jornada (2-2 Juventus FC): Gabriel Silva, Rafael Mota, Paulo Simão, Manuel Kissanga e Duarte Tomás foram titulares – os três últimos pela primeira vez na UEFA Youth League - nos lugares que tinham sido de Rayhan Momade, Rafael Camacho, Flávio Gonçalves, Chris Grombahi e Diogo Martins. Afonso Lee, Daniel Ciesielski, Rafael Camacho e Paulo Iago foram ausência por lesão.

O conjunto belga entrou a mandar com posse de bola, levando o jogo insistentemente para o meio-campo Leonino e somou, também, as oportunidades mais perigosas: de longe, Jesse Bisiwu atirou, em arco, ligeiramente por cima, depois Kaye Furo ficou perto de um desvio fatal na área e o Club Brugge KV ainda ameaçou num par de bolas paradas.

Em crescendo, o Sporting CP conseguiu responder, primeiro, com algumas aproximações à área adversária – com o jovem Duarte Tomás em destaque na condução -, embora sem finalizar, e posteriormente começou a dividir também o controlo da posse de bola, o que acabou por ‘fechar’ o jogo até ao intervalo.

Já a segunda parte não podia ter começado melhor para os jovens Leões, que entraram com eficácia máxima. Aos 50 minutos, Gabriel Silva roubou a bola nas imediações da área belga, lançou Zaïd Bafdili sobre a direita e este encontrou Kissanga solto na área para o desvio final que valeu o 1-0. Foi o primeiro remate verde e branco no encontro e o primeiro golo sofrido pelo Club Brugge KV nesta edição da UEFA Youth League.

Pouco depois, num pontapé de canto, Kaye Furo ainda cabeceou para defesa de Miguel Gouveia, que mostrou também a sua rapidez, mais tarde, ao sair rápido aos pés de Jessi Silva. Ainda assim, o Sporting CP – com Kissanga em alta rotação - mostrou mais capacidade para chegar à frente nesta fase e ameaçou o segundo golo: Daniel Costa cruzou de forma venenosa e a bola, após um desvio, foi à barra.

Um golo que ficou ainda mais perto à entrada para os últimos 15 minutos, fruto das mexidas recém-feitas por João Gião, que trouxeram decisivamente outra velocidade e fluidez nas transições ofensivas. O jovem Sandro Ferreira desequilibrou na esquerda e serviu o golo ‘de bandeja’ a Simão Soares (em estreia na prova), mas Argus Driessche opôs-se com uma enorme defesa – além destes dois recém-entrados, Sérgio Siza e Daniel Lopes (estreia) também já estavam em campo.

Os jovens Leões não esmoreceram e, além de terem virado o ímpeto do jogo, foram mesmo premiados com o 2-0 aos 79 minutos. Outra vez em evidência, Sandro Ferreira arriscou no lance individual, conseguiu ganhar duas bolas divididas, a última com o guarda-redes adversário, e com felicidade no ressalto estreou-se a marcar na UEFA Youth League com apenas 16 anos.

Foi não só o golo da tranquilidade como, também, o da vitória, porque já em período de descontos Yanis Musuayi elevou-se na área para corresponder a um canto e fez o 2-1. O Club Brugge KV ainda foi em busca de um esforço final, à boleia sobretudo de cruzamentos para a área, porém os três pontos ficaram em Alcochete.

Para os jovens Leões de João Gião segue-se uma deslocação à Alemanha para enfrentar o FC Bayern München, a 9 de Dezembro, e encerrar a fase de liga já com uma vaga garantida na fase a eliminar.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa, Eduardo Felicíssimo [C], Lucas Taibo, Rafael Mota (Daniel Lopes, 71’), Zaïd Bafdili, Paulo Simão, Ivanildo Mendes (Simão Soares, 71’), Duarte Tomás (Sérgio Siza, 65’), Manuel Kissanga (Sandro Ferreira, 71’), Gabriel Silva (Miguel Almeida, 85’)

Páginas

Subscreva RSS - Futebol Formação