Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto João Pedro Morais

Jovens Leões puseram ‘mãos à obra’ no Centro Comunitário da Galiza

Por Sporting CP
13 maio, 2026

Jogadores e staff das equipas sub-23 e sub-19 em missão solidária

Onde todos ajudam, nada custa. Um mote que jogadores e staff das equipas sub-23 e sub-19 levaram à prática numa visita especial ao Centro Comunitário da Galiza, promovida pela Fundação Sporting. Localizado em São João do Estoril, o espaço "dá respostas diferentes" à sua comunidade envolvente, de acordo com a sua directora, acolhendo um espaço de ATL para crianças e adolescentes, um centro de dia para idosos, uma mercearia comunitária e ainda a Escolinha de Rugby, que através da prática desportiva promove a integração e capacitação de muitos jovens.

Mensalmente "passam por aqui 200 e tal pessoas para que juntos continuemos a fazer caminho", destacou Maria Gaivão. A missão do Centro Comunitário da Galiza é, acima de tudo, ajudar a comunidade, mas desta vez foi o momento de serem ajudados. Com disponibilidade total, os jovens jogadores e técnicos do Sporting CP fizeram arrumações, transportaram coisas de um lugar para outro, fizeram limpezas, entre várias outras pequenas mas preciosas tarefas.

"Faz-nos acreditar que estamos a construir, todos, um mundo melhor. Vieram ajudar-nos naquilo que nós não temos capacidade para resolver, ou seja, a arrumação do espaço exterior e interior. Foi um pequeno milagre, uma maravilha, porque nós não o conseguiríamos fazer", admitiu a directora do espaço. "O jardim dos avós está mais acessível, ajudaram na limpeza do espaço à volta do ATL, a organização da mercearia e na organização dos tanques que passam a ser piscinas daqui a pouco tempo", enumerou Maria Gaivão.

jpm_20260512-112.jpg

jpm_20260512-075.jpg

A presença dos atletas Leoninos fez as delícias dos mais novos, mas também serviu para "fazê-los entender que qualquer um pode ir mais alto e mais longe se trabalhar e aproveitar as condições e ferramentas", considerou Maria Gaivão.

Com esse intuito, os elementos presentes das equipas sub-23 e sub-19 deram-se a conhecer e interagiram com os utentes do espaço, dos mais novos aos mais velhos. "É sempre bom ver como as crianças ficam contentes por nos ver. Para nós, é uma actividade fora do futebol e importante, sobretudo, para ajudar", destacou Afonso Lee, central de 19 anos, sublinhando também a importância de "dar mais força para que continuem a fazer o seu caminho".

Outro dos jogadores presentes foi Rodrigo Cabrito, que, além do mais, já estava familiarizado com a missão do Centro Comunitário da Galiza. "Já conheço aqui muito gente porque sou desta zona. Muitos dos amigos que fiz na escola fazem parte deste centro, que ajuda muitas pessoas", contou.

Feliz pelo dia de "entreajuda" proporcionado, o lateral de 19 anos não teve dúvidas de que esta iniciativa "fez todo o sentido". "Por mais mínimo que seja, podemos dar sempre um bocado de nós", atentou, considerando também que, a nível pessoal, é mais uma prova de que "o Sporting CP forma jogadores e também pessoas".

jpm_20260512-026.jpg

jpm_20260512-022.jpg

Foto João Pedro Morais

Protocolo de cooperação assinado com o SG Sacavenense

Por Sporting CP
12 maio, 2026

Foco no futebol de formação e nas áreas interdisciplinares que o unem

O Sporting Clube de Portugal assinou um protocolo de cooperação com o SG Sacavenense, uma parceria “na linha de desenvolvimento do futebol de formação”, sublinhou Paulo Gomes, co-director geral da Academia Cristiano Ronaldo.

“Queremos estar perto de clubes que são referências do futebol de formação e parceiros que nos possam ajudar a alavancar o desenvolvimento de jovens, não só no Sporting CP mas também na zona da Grande Lisboa”, explicou no momento da oficialização do acordo, junto a Alexandre Santos, presidente do emblema localizado no município de Loures. 

“Concluímos que o Sporting CP é o clube mais indicado para estabelecermos um protocolo com esta dimensão, amplitude e estratégia para o futuro do SG Sacavenense. Somos uma referência ao nível da formação em Portugal, mas faltava-nos um upgrade necessário para o nosso crescimento. Juntar dois clubes com esta essência vai transformar este protocolo num sucesso”, considerou, por seu turno, o líder do SG Sacavenense.

 

Alinhados para “trabalhar em conjunto”, Paulo Gomes sublinhou o encontro de vontades entre os dois clubes no que toca ao “desenvolvimento do jogador e do ser humano”. “Queremos que a nossa metodologia de trabalho seja implementada nos escalões de formação do SG Sacavenense para que mais tarde, daqui a cinco ou dez anos, consigamos ter bons jogadores fruto deste protocolo”, referiu, realçando também as acções previstas nas mais diversas áreas interdisciplinares que unem o futebol de formação.

“Pretendemos que os recursos humanos do SG Sacavenense saiam valorizados. Não nos vamos cingir aos jogadores, mas também a formações de nível técnico e até a nível de dirigentes e de colaboração com outras áreas multidisciplinares”, acrescentou o co-director geral da Academia Cristiano Ronaldo. Um acordo “abrangente” e de cariz “pioneiro na sua metodologia”, considerou ainda Alexandre Santos.

Este protocolo surge no seguimento de uma estratégia de posicionamento do futebol de formação do Sporting Clube de Portugal que tem vindo a cimentar-se nos últimos anos.

Foto João Pedro Morais

"Um torneio de referência e internacional" honrou o legado de Aurélio Pereira

Por Sporting CP
12 Abr, 2026

Os primeiros vencedores e a simbólica cerimónia de encerramento

Chegou ao fim, este domingo, o primeiro Torneio Aurélio Pereira, organizado pelo Sporting CP ao longo de todo o fim-de-semana, nos campos do Estádio Universitário do Pólo SCP Lisboa. Neste terceiro e último dia de competição realizaram-se as finais de ambos os escalões (sub-11 e sub-13) e levaram-se a cabo as derradeiras homenagens ao “senhor Formação”, numa cerimónia de encerramento que contou com a presença da família de Aurélio Pereira, dos padrinhos do torneio, os ex-jogadores Adrien Silva e Rui Patrício, e ainda de Frederico Varandas, presidente do Sporting CP.

Durante a manhã, o Real Betis Balompié sagrou-se o vencedor do torneio em sub-13, tendo batido o Sporting CP por 4-2. Já o PSV ficou com o terceiro lugar depois de ter superado o Manchester City FC no desempate por penáltis (3-0), após o 3-3 no tempo regulamentar.

jpm_20260412-36.jpg

jpm_20260412-50.jpg

Em sub-11, a festa foi feita por outra equipa espanhola, o Real Madrid CF. Numa final recheada de golos (5-5), tudo teve de ser resolvido num longo desempate por penáltis, onde os jovens merengues levaram a melhor sobre o Manchester City FC por 11-10. Neste escalão, o Sporting CP também entrou no pódio, tendo arrebatado o terceiro posto no duelo de atribuição do lugar frente ao PSV (3-4).

Terminado o programa competitivo do Torneio Aurélio Pereira, foram entregues os respectivos prémios de participação nesta primeira edição e o centro do relvado foi, também, o palco da simbólica cerimónia de encerramento que homenageou o inesquecível caça-talentos Leonino e do futebol nacional.

Adrien Silva, Rui Patrício e o presidente Frederico Varandas juntaram-se aos familiares do “senhor Formação” para os presentear com um quadro comemorativo do Torneio Aurélio Pereira, assinado por todos os jovens jogadores participantes nesta primeira edição. Além disso, Liam Román, capitão dos sub-11 do Real Madrid CF, ofereceu à família de Aurélio Pereira uma camisola do emblema espanhol.

À margem desta primeira edição, Frederico Varandas falou aos jornalistas presentes, vincando que este "será um torneio de referência ao nível da formação" e, por isso, é “para continuar”.

"É a melhor maneira de o homenagear, exactamente nestes moldes, com um torneio de referência e internacional. É um senhor que ficará na História do Sporting CP como uma das pessoas mais queridas e importantes no futebol. Temos a formação no nosso ADN e ele é o pai da formação do Sporting CP. Sei que estará a sorrir e muito contente por ver o seu legado desta maneira, com muitos miúdos e grandes equipas [no torneio]. Acho que é a melhor maneira de homenagear o sr. Aurélio", reforçou o líder do clube verde e branco no encerramento do torneio organizado pelo Sporting CP.

 

TODOS OS RESULTADOS DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO TORNEIO AURÉLIO PEREIRA:

SEXTA-FEIRA (10/04)

Sub-13
Sporting CP 2-3 PSV
Manchester City FC 1-2 Real Betis Balompié

Sub-11
Sporting CP 2-5 Real Madrid CF
PSV 4-6 Manchester City FC

SÁBADO (11/04)

Sub-13
Sporting CP 1-0 Real Betis Balompié
PSV 3-1 Manchester City FC 
PSV 0-5 Real Betis Balompié
Sporting CP 5-1 Manchester City FC

Classificação da fase de grupos sub-13
1.º Real Betis Balompié (seis pontos)
2.º Sporting CP (seis pontos)
3.º PSV (seis pontos)
4.º Manchester City FC (zero pontos)

Sub-11
Real Madrid CF 5-3 PSV
Sporting CP 3-4 Manchester City FC
Manchester City FC 4-6 Real Madrid CF
Sporting CP 2-2 PSV

Classificação final da fase de grupos sub-11
1.º Real Madrid CF (nove pontos)
2.º Manchester City FC (seis pontos)
3.º PSV (1 ponto)
4.º Sporting CP (1 ponto)

DOMINGO (12/04)

Finais

Sub-13
Final Ouro: Real Betis Balompié 4-2 Sporting CP
Final Prata (3.º/4.º lugar): PSV 3-3 (3-0 em penáltis) Manchester City FC

Sub-11
Final Ouro: Real Madrid CF 5-5 (11-10 em penáltis) Manchester City FC
Final Prata (3.º/4.º lugar): PSV 3-4 Sporting CP

Foto Isabel Silva, João Pedro Morais

Dia de muita competição no Torneio Aurélio Pereira

Por Sporting CP
11 Abr, 2026

Finais definidas e visita ao Pavilhão João Rocha no segundo dia

O Torneio Aurélio Pereira voltou a tomar conta do Pólo SCP Lisboa, este sábado, num dia recheado de muita competição dentro de campo, mas também actividades diferentes fora dele.

Neste segundo dia de torneio, criado pelo Sporting CP para homenagear o ‘senhor Formação’, ficaram fechadas as contas da fase de grupos [ver todos os resultados abaixo] e ficaram definidos os finalistas desta primeira edição: em sub-13, Real Betis Balompié e Sporting CP vão discutir o jogo decisivo, enquanto em sub-11 frente-a-frente na final estarão Real Madrid CF e Manchester City FC.

jpm_20260411-20.jpg

Ao final da tarde, as quatro equipas convidadas (Manchester City FC, PSV, Real Betis Balompié, Real Madrid CF) estiveram nas bancadas do Pavilhão João Rocha para assistir ao jogo de basquetebol entre o Sporting CP e a UD Oliveirense.

Amanhã, domingo, terão lugar as finais de ambos os escalões, bem como os dois jogos de atribuição do terceiro e quarto lugares, e a respectiva cerimónia de encerramento.

 

RESULTADOS E CALENDÁRIO COMPLETO DO TORNEIO AURÉLIO PEREIRA:

SEXTA-FEIRA (10/04)

Sub-13
Sporting CP 2-3 PSV Eindhoven
Manchester City FC 1-2 Real Betis Balompié

Sub-11
Sporting CP 2-5 Real Madrid CF
PSV Eindhoven 4-6 Manchester City FC

SÁBADO (11/04)

Sub-13
(9h00) Sporting CP 1-0 Real Betis Balompié
(10h15) PSV Eindhoven 3-1 Manchester City FC 
(15h30) PSV Eindhoven 0-5 Real Betis Balompié
(16h45) Sporting CP 5-1 Manchester City FC

Classificação da fase de grupos sub-13
1.º Real Betis Balompié (seis pontos)
2.º Sporting CP (seis pontos)
3.º PSV (seis pontos)
4.º Manchester City FC (zero pontos)

Sub-11
(9h00) Real Madrid CF 5-3 PSV Eindhoven
(10h15) Sporting CP 3-4 Manchester City FC
(15h30) Manchester City FC 4-6 Real Madrid CF
(16h45) Sporting CP 2-2 PSV Eindhoven

Classificação final da fase de grupos sub-11
1.º Real Madrid CF (nove pontos)
2.º Manchester City FC (seis pontos)
3.º PSV (1 ponto)
4.º Sporting CP (1 ponto)

DOMINGO (12/04)

Sub-13
(9h00) Final Prata: PSV – Manchester City FC
(11h30) Final Ouro: Real Betis Balompié – Sporting CP

Sub-11
(9h00) Final Prata: PSV – Sporting CP
(10h15) Final Ouro: Real Madrid CF – Manchester City FC

Foto Isabel Silva

Pontapé de saída no novo Torneio Aurélio Pereira

Por Sporting CP
10 Abr, 2026

Cerimónia de abertura e meeting técnico no arranque da primeira edição

Já nasceu o Torneio Aurélio Pereira, organizado pelo ‘seu’ Sporting Clube de Portugal, para honrar e celebrar o legado singular do ‘Senhor Formação’. Esta primeira edição decorre ao longo do fim-de-semana no Pólo SCP Lisboa, em diferentes campos do Estádio Universitário, reunindo equipas de sub-11 e sub-13 de vários emblemas europeus de renome na formação, nomeadamente Manchester City FC, PSV, Real Betis Balompié e Real Madrid CF.

A família do histórico caça-talentos Leonino juntou-se a Geovany Quenda e aos ex-jogadores Adrien Silva e Rui Patrício, ambos ‘Aurélios’ Campeões da Europa em 2016 e padrinhos do torneio, para dar as boas-vindas a todas as equipas na cerimónia de abertura, que decorreu durante esta tarde de sexta-feira, sensivelmente um ano depois do falecimento de Aurélio Pereira.

iisa1546_1.jpg

"É um grande orgulho estar aqui e ser padrinho do primeiro torneio para homenagear um grande senhor do Sporting CP e do futebol português", começou por dizer o antigo guarda-redes Leonino e da selecção nacional aos jornalistas presentes. "É um momento muito importante e, por isso, é de elogiar a iniciativa do Sporting CP, porque quem conhece e viveu com o sr. Aurélio sabe da importância que teve para nós, os vários jogadores que passaram pelo Clube e os outros que estão a surgir", enalteceu Rui Patrício.

Já Adrien Silva, também ex-capitão dos Leões e uma das inúmeras ‘descobertas’ de Aurélio Pereira, destacou o torneio como uma oportunidade para "dar sequência aos valores que foram transmitidos". "Tinha um impacto enorme em nós, para muitos quase como figura paterna e esse era o seu ponto forte. Tinha sempre uma palavra amiga para todos nós e essa entreajuda temos de mantê-la viva sempre", salientou o antigo médio e internacional português.

Em comum, Rui Patrício e Adrien Silva têm também o facto de serem dois dos dez ‘Aurélios’ que venceram o Europeu por Portugal, uma marca que fica. "Foi ele que me trouxe para o Sporting CP e pôde ver todo o nosso crescimento, as pessoas em que nos tornámos, o que conquistámos no futebol e tudo isso foi um orgulho para nós, mas também para ele. Sabemo-lo porque ele transmitia-nos isso e, por isso, somos uns afortunados", disse o ex-guarda-redes, que também elogiou o papel contínuo do Sporting CP no desenvolvimento de jogadores.

"O sr. Aurélio deixa um legado muito grande, porque o que ele fez antes vai continuar a ser feito agora. O Sporting CP vai continuar a lançar muitos jovens, a quem deu sempre condições", frisou, sendo corroborado por Adrien Silva, que também tem visto com bons olhos o projecto verde e branco. "É sinal de que as coisas estão no caminho certo e, sobretudo, com êxito. Isso demonstra que é possível", sentenciou.

Um desses exemplos actuais é Geovany Quenda, futebolista formado na Academia Cristiano Ronaldo e que já brilha pela equipa principal. "Era alguém que nos dava sempre força e apoio na Academia, onde estava várias vezes. Estive com ele muitas vezes e dizia-nos sempre para continuarmos a trabalhar que tudo era possível", recordou o jovem extremo, além de deixar uma mensagem de incentivo aos sub-11 e sub-13 que vão competir ao longo do fim-de-semana. "É um torneio muito importante para os jovens da nossa formação. O sr. Aurélio descobriu craques mundiais e, por isso, este é um torneio para aproveitar", realçou.

O embate de sub-13 entre Sporting CP e PSV foi o inaugural, mas o responsável em dar o pontapé de saída foi ⁠Carlos Pereira, irmão do ‘Senhor Formação’ e também dono de um longo percurso no Sporting CP como jogador e técnico – formou-se, jogou e foi campeão de verde e branco e também foi treinador na formação, bem como membro da equipa técnica de Paulo Bento na equipa principal.

isai9876.jpg

Depois, em declarações aos jornalistas, Carlos Pereira, em nome da família, reforçou o “orgulho” pela homenagem. "Deixou um legado no futebol jovem do Sporting CP, um trabalho de grande paixão, entrega e hoje, se ele estivesse aqui, ficaria muito orgulho também. Sentimo-nos muito honrados pelos 50 anos que passou no Clube, enquanto treinador, dirigente e, depois, abraçando a área de detecção de talentos, e foram muitos. Alguns dos mais diversos quadrantes do país e dois expoentes máximos que foram Bolas de Ouro, o Figo e o Ronaldo", lembrou, agradecendo também o “reconhecimento” dos ‘Aurélios’ e o trabalho de todos os que acompanharam Aurélio Pereira em todas as suas funções.

"Em meu nome e da família agradecemos a todas as pessoas que trabalharam de perto com ele e que foram muito importantes na prospecção de jovens oriundos de vários pontos do país. Tive o privilégio de o acompanhar em muitas reuniões com os pais e eles confiavam muito nele enquanto educador, pai e apoio na Academia. Esteve sempre presente na memória desses jovens jogadores. Transformou a vida de muitos jovens e muitas famílias também", realçou o irmão do ‘senhor Formação’.

Cumpridos os primeiros jogos [ver resultados e calendário abaixo], com entrada livre e gratuita para o público, da prática passou-se à teoria e do Pólo SCP Lisboa para o Estádio José Alvalade. O Auditório Artur Agostinho acolheu as várias equipas-técnicas dos clubes convidados, primeiramente, para dar a conhecer a figura de Aurélio Pereira e para isso puderam contar com o testemunho em palco de Adrien Silva. O ex-futebolista recordou a forma como Aurélio Pereira detectou o seu talento, como convenceu os pais relativamente à mudança e todo o acompanhamento e trato que teve na Academia.

De seguida, num momento de partilha entre clubes, Joris Van den Besselaar (director da academia do PSV) e Josh Butler (director técnico da academia do Manchester City FC) explicaram os seus respectivos modelos de formação e os métodos em que apostam para identificar e desenvolver jogadores sub-11 e sub-13.

O primeiro dia do Torneio Aurélio Pereira encerrou-se com uma visita guiada ao Estádio José Alvalade e ao Museu Sporting, onde os jovens jogadores de Manchester City FC, PSV, Real Betis Balompié e Real Madrid CF puderam conhecer a fundo o palmarés e a história do Sporting CP.

 

RESULTADOS E CALENDÁRIO COMPLETO DO TORNEIO AURÉLIO PEREIRA:

SEXTA-FEIRA (10/04)

Sub-13
Sporting CP 2-3 PSV Eindhoven
Manchester City FC 1-2 Real Betis Balompié

Sub-11
Sporting CP 2-5 Real Madrid CF
PSV Eindhoven 4-6 Manchester City FC

SÁBADO (11/04)

Sub-13
(9h00) Sporting CP – Real Betis Balompié
(10h15) PSV Eindhoven – Manchester City FC 
(15h30) PSV Eindhoven - Real Betis Balompié
(16h45) Sporting CP - Manchester City FC

Sub-11
(9h00) Real Madrid CF - PSV Eindhoven
(10h15) Sporting CP – Manchester City FC
(15h30) Manchester City FC – Real Madrid CF
(16h45) Sporting CP - PSV Eindhoven

DOMINGO (12/04)

Sub-13
(9h00) Final Prata
(11h30) Final Ouro      

Sub-11
(9h00) Final Prata
(10h15) Final Ouro

 

Torneio Aurélio Pereira arranca esta sexta-feira

Por Sporting CP
09 Abr, 2026

Prova de homenagem ao mestre na área do Recrutamento do Sporting CP vai decorrer no Pólo SCP Lisboa

A primeira edição do Torneio Aurélio Pereira tem esta sexta-feira o pontapé de saída no Pólo SCP Lisboa, nos campos 6 A e 5 do Estádio Universitário de Lisboa.

O primeiro jogo vai ter início às 14h45, entre o Sporting CP e o PSV, no escalão de sub-13. O palco do jogo será o campo número 5.

CALENDÁRIO TORNEIO AURÉLIO PEREIRA

SEXTA-FEIRA
Sub-13

14h45
Sporting CP vs. PSV

16h15
Manchester City FC vs. Real Betis Balompié

Sub-11
15h00
Sporting CP vs. Real Madrid CF

16h15
PSV vs. Manchester City FC

SÁBADO
Sub-13
9h00
Sporting CP vs. Real Betis Balompié

10h15
PSV vs. Manchester City FC 

15h30
PSV vs. Real Betis Balompié

16h45
Real Betis Balompié - Manchester City FC

Sub-11
9h00
Real Madrid CF vs. PSV

10h15
Sporting CP vs. Manchester City FC

15h30
Manchester City FC vs. Real Madrid CF

16h45
Sporting CP vs. PSV

DOMINGO
Sub-13

9h00
Final Prata

11h30
Final Ouro      

Sub-11
9h00
Final Prata

10h15
Final Ouro

Foto Isabel Silva

Contrato de formação para Pedro Comério

Por Sporting CP
27 Mar, 2026

Médio chegou ao Sporting CP em 2021

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com Pedro Comério, médio de 14 anos.

Chegado à formação verde e branca em 2021/2022, esta temporada tem competido na II Divisão de sub-15 (quatro jogos e um golo marcado), bem como no Campeonato Distrital do escalão (dois jogos).

Assinado o contrato de formação, o jovem médio nascido no Brasil vai continuar a crescer de Leão ao peito.

Foto João Pedro Morais

Polo Sporting Lisboa celebrou o Dia do Pai

Por Sporting CP
26 Mar, 2026

Iniciativa juntou pais e crianças dos conjuntos masculinos e femininos da formação verde e branca

No Polo Sporting Lisboa, o futebol de formação do Sporting Clube de Portugal celebrou o Dia do Pai de uma forma pouco habitual: dentro das quatro linhas. A iniciativa, que juntou pais e crianças dos conjuntos masculinos e femininos em dois treinos muito animados, ficou marcada por várias surpresas.

Assim, ao final da tarde, os pais trocaram a habitual bancada pelo campo que os filhos conhecem bem e participaram em exercícios e jogos com os mais novos. Mais do que replicar rotinas de treino, o objectivo foi permitir a miúdos e graúdos partilhar tempo de qualidade. Num ambiente descontraído e pensado para potenciar os laços de proximidade, o entusiasmo foi visível.

"Conseguimos perceber melhor o que se passa aqui no treino. Passamos horas e horas ali, de fora, e acompanhá-la nestes momentos de felicidade é gratificante. Só tenho de agradecer ao Sporting CP, que faz isto todos os anos e nos faz sentir parte de um grupo fantástico", sublinhou o pai Ricardo Conde, em declarações à Sporting TV.

Também Jorge Mestre, pai de uma jovem Leoa, valorizou o momento.

"É muito gratificante. É com uma enorme alegria que estamos aqui os dois num dia como hoje. Já é o segundo ano em que cá venho e, para além de ser um orgulho ter a minha filha a jogar num clube como o Sporting CP, participar nestas actividades é engraçado", contou.

Os mais novos também se mostraram felizes por partilhar com os pais a sua paixão. Sem filtros nem grandes explicações, como só os mais novos conseguem, Tomás Carvalheira, dos Benjamins “B”, resumiu de forma simples o significado de ter o pai por perto. “Ele adora-me e eu gosto muito dele”, disse o jovem de oito anos.

Já Laura Conde, de 12 anos, mostrou o seu lado competitivo, com sorrisos à mistura. “Estamos com o pai e a fazer aquilo de que gostamos. Aproxima-nos mais ainda e também é engraçado: andámos a dar toques e eu ganhei”, frisou.

Para a equipa técnica, este é o momento de retribuir o apoio, os esforços e também para responder às naturais preocupações dos pais.

“É sempre importante para o divertimento das crianças e também para os pais perceberem que estamos a dar-lhes um bom ambiente. É uma forma de agradecimento por estarem connosco ao longo do ano: estarem com os filhos, verem a evolução deles e brincarem com eles. Nem sempre têm condições fora do Sporting CP para o fazer, por isso é muito importante para nós que estejam aqui", afirmou Carlos Lopes, treinador dos traquinas B.

Mensagem partilhada por Pedro Rendeiro, técnico das equipas femininas de formação.

“Gostamos sempre deste dia porque os pais fazem parte da vida delas. Dizemos muitas vezes às jogadoras e aos pais que, sem esta tríade, o clube não funciona: não funciona sem os pais, tal como não funciona sem as jogadoras. Para nós é sempre muito positivo recebê-los, sentir a energia que os pais têm, porque é isso que também queremos passar às filhas deles, para conseguirmos que cresçam no nosso Sporting CP”, destacou o treinador Pedro Rendeiro.

Entre exercícios, risos e pequenas disputas improvisadas, o futebol cumpriu aquilo que melhor sabe fazer: aproximar. O Polo Sporting Lisboa, onde o crescimento não se mede apenas pela evolução desportiva, mas também nos laços que se constroem pelo caminho, voltou a servir como ponto de encontro entre gerações. 

Foto João Pedro Morais

Contrato de formação para Yanick Filipe

Por Sporting CP
25 Mar, 2026

Internacional sub-15 joga no Sporting CP desde 2022

O Sporting Clube de Portugal assinou contrato de formação com Yanick Filipe, extremo de 14 anos.

Depois de na época passada ter brilhado no Campeonato Nacional de sub-15 com dez golos marcados e 12 assistências (em 34 jogos), em 2025/2026 tem competido na II Divisão do escalão de juvenis, onde soma 13 jogos e três golos. Além disso, Yanick Filipe já é internacional por Portugal em sub-15.

Assinado este contrato de formação, o jovem extremo vai continuar o seu processo evolutivo de formação de Leão ao peito, trajecto que iniciou em 2022/2023.

Foto Isabel Silva

João Gião: "Sporting CP sai muito dignificado deste jogo e a formação também"

Por Sporting CP
18 Mar, 2026

Rescaldo ao jogo da UEFA Youth League

No final da partida diante do Real Madrid CF, João Gião, técnico da equipa do Sporting CP que participou na UEFA Youth League fez a análise para os meios de comunicação do Clube. 

“Os rapazes mereciam outro desfecho. Estou muito orgulhoso daquilo que eles fizeram, frente a uma equipa que sabíamos que do ponto vista técnico é superior a nós. Acho que montámos bem o plano estrategicamente. É verdade que demos mais bola ao adversário, também mérito deles. Fomos conseguindo a espaços condicioná-los na primeira parte. Saímos ao intervalo a vencer, apesar de as oportunidades que eles também foram tendo, mas defendemos muito bem, fomos rigorosos e agressivos”.

João Gião considerou que os segundos 45 minutos foram marcados pelo equilíbrio, ainda que com mais oportunidades para o Sporting CP.  

“Depois, uma segunda parte em que tivemos o 0-2 na cara do guarda-redes e não fizemos e no lance a seguir, eles empatam o jogo. A segunda parte foi muito dividida, oportunidades para os dois lados. Embora nós tenhamos tido duas bolas nos postes. É pena a primeira derrota ao nono jogo nesta competição ditar a eliminação, perante um grande rival, mas acho que o Sporting CP sai muito dignificado deste jogo e a formação do Sporting CP também”.   

Eduardo Felicíssimo, capitão da equipa do Sporting CP, mostrou tristeza por o Sporting CP não ter passado à final-four da UEFA Youth League, face à qualidade de jogo que apresentou no jogo em Madrid.   

“Criámos oportunidades suficientes para fazer golo e sair daqui com um resultado melhor. Apesar de às vezes não termos tanta posse de bola, acho que fomos a equipa que criou as melhores oportunidades, tivemos duas bolas aos postes, tivemos a atitude certa. Tivemos dois lances em que facilitámos um pouco e aqui paga-se caro, mas acho que retiramos daqui coisas positivas e saímos daqui com o sentimento de que podíamos ter feito melhor. Fizemos um jogo positivo, em que nunca deixámos de acreditar, nunca deixámos de ir à procura da vitória e fica o sentimento de que podíamos ter saído daqui com outro resultado”, disse aos meios de comunicação do Clube.

Páginas

Subscreva RSS - Futebol Formação