Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto João Pedro Morais

Filipe Neto: "Conseguimos manter sempre uma bitola muito alta"

Por Sporting CP
12 Set, 2025

Rescaldo ao triunfo dos sub-23 do Sporting CP frente ao GD Estoril Praia por 0-5

No final da partida, Filipe Neto, treinador da equipa de sub-23 do Sporting CP, fez o balanço do jogo frente ao GD Estoril Praia para os meios de comunicação do Clube.

“Foi um jogo em que conseguimos pôr em prática aquilo que tínhamos vindo a trabalhar na paragem. Conseguimos elevar os nossos níveis competitivos, respeitámos sempre o jogo, no momento em que marcámos, depois da expulsão, e conseguimos manter sempre uma bitola muito alta naquilo que foi a nossa intensidade e deixa-nos muito felizes por esta atitude ao longo de todo o jogo”.

O técnico realçou a capacidade de resposta da equipa do Sporting CP, mesmo depois de uma grande penalidade que embateu na trave.

“Estamos muito focados naquilo que é o nosso processo, não queremos estar só ‘linkados’ ao resultado do jogo e hoje conseguimos demonstrar isso, que estamos à procura de evoluir a nossa forma de jogar individual e colectivamente o nosso grupo. Foi o que o jogo demonstrou e que nos proporcionou conseguirmos continuar a trabalhar nesse sentido”.

Para o treinador, foi também importante retomar o caminho das vitórias. “Fomos muito competitivos em todos os jogos, a diferença foi a história do jogo, contra o CD Santa Clara sofremos um golo e a dimensão física do CD Santa Clara era muito predominante em relação a nós e não nos permitiu estar tão confiantes e confortáveis no jogo. Hoje foi diferente, a história foi diferente, começámos por marcar e depois o jogo muda completamente”, finalizando:
“Estamos muito felizes pelo resultado, mas principalmente pela forma como nos ligámos uns aos outros e como conseguimos transformar isso numa boa vitória”.

Diogo Martins, marcador de dois dos cinco golos do Sporting CP, fez também a análise do jogo para os meios de comunicação do Clube.

“Foi um jogo bem conseguido da nossa parte, conseguimos marcar cinco golos, as expulsões também acabaram por ajudar um pouco. Uma foi muito cedo e a outra foi nos primeiros 15 minutos da segunda parte, mas penso que as dinâmicas estavam lá, a nossa equipa jogou bem e conseguimos a vitória”.

Sobre os golos marcados e o início de jogo cheio de incidências, referiu. “O Gui [Guilherme Santos] falhou o penálti, mas logo a seguir conseguimos o primeiro [golo], eles [GD Estoril] tiverem de atacar mais, porque não queriam ficar com a derrota, acabaram por abrir mais espaços e nós aproveitámo-los”.

Foto João Pedro Morais

Resultado e exibição de mão cheia

Por Sporting CP
12 Set, 2025

Triunfo dos sub-23 do Sporting CP em casa do GD Estoril Praia por 0-5

A equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal venceu o GD Estoril Praia, em casa da equipa ‘canarinha’, por 0-5, em partida da 5.ª jornada da série B da Liga Revelação realizada no Estádio Nacional. 

Um triunfo indiscutível e marcado por excelentes momentos de futebol da equipa de Filipe Neto, que começou a encaminhar o triunfo com uma entrada de Leão, a qual originou dois golos dentro dos primeiros 15 minutos da partida.  

Com 14 segundos, Longin Bimai derrubou Diogo Martins na área, mas chamado à conversão, Guilherme Santos acertou na trave. Praticamente a seguir, num potente remate de pé esquerdo na área, o ponta-de-lança Diogo Martins inaugurou o marcador para a equipa Leonina, com dois minutos de jogo, em excelente movimento na área do jogador.  

Aos nove minutos e já depois de Micael Sanhá obrigar o guarda-redes do GD Estoril Praia a boa defesa, a equipa ‘canarinha’ respondeu através de Khayon Edwards, para boa defesa de Miguel Gouveia, que esta sexta-feira completou 18 anos.

Num jogo cheio de incidências nos instantes iniciais e várias oportunidades de perigo, a equipa Leonina ficou perto do 0-2, em grande arrancada de Paulo Cardoso, que se estreou pelo Sporting CP, com remate de pé esquerdo ao lado. Cerca de dois minutos depois, Bimai foi expulso por acumulação de amarelos e a equipa do GD Estoril Praia ficou reduzida a dez jogadores. Tudo com pouco mais de dez minutos jogados.

Aos 14 minutos e no seguimento de um pontapé de canto muito bem executado por Guilherme Santos, Lucas Taibo foi mais forte na área e cabeceou de cima para baixo para estabelecer o 0-2 no marcador.

Aos 24 minutos, Miguel Gouveia teve nova boa defesa, desta feita em livre directo de Luís Gomes, com resposta quase imediata de Sandro Nascimento, em remate de meia distância para defesa difícil de Fletcher Lowe e a seguir, depois de pontapé de canto, só uma excelente defesa do guarda-redes da equipa da casa evitou que Lucas Taibo voltasse a marcar na partida e fizesse o 0-3, que aconteceria aos 45’+2’, através de Diogo Martins, que servido na área por Rafael Camacho, ganhou espaço e  atirou colocado para o 0-3, resultado que se registava ao intervalo. 

Logo no início da segunda parte, o Sporting CP fez duas substituições e os efeitos foram imediatos. Rayhan Momade e Chris Grombahi tiveram intervenção decisiva no 0-4 marcado por Grombahi na área, de pé direito, após cruzamento perfeito de Momade na esquerda, em mais uma grande jogada colectva dos jovens Leões.

Uma exibição exuberante do Sporting CP, que já tinha a vitória praticamente assegurada, mas sem entrar em descompressão nos minutos que faltavam, com alguns bons remates, que ficaram perto de mais um golo, o qual aconteceu bem perto do fim (0-5), novamente por Chris Grombahi, depois de magistralmente servido em passe a rasgar de Sandro Nascimento, já com o GD Estoril reduzido a nove jogadores devido a mais uma expulsão.     

Destaque ainda para o regresso à competição de Kauã Oliveira, que não jogava a alto nível desde Abril devido a lesão. 

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa (Winilson Lopes, 75’), Daniel Cieselski (Miguel Alves, 58’), Lucas Taibo, Denilson Santos (Rayhan Momade, 46’), Guilherme Santos [C], Micael Sanhá, Rafael Camacho (Kauã Oliveira, 58’), Sandro Nascimento, Paulo Cardoso (Chris Grombahi, 46’), Diogo Martins  

 

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Esperamos um jogo bastante competitivo"

Por Sporting CP
11 Set, 2025

Esta sexta-feira, os sub-23 visitam o GD Estoril no Estádio Nacional

A equipa de futebol sub-23 do Sporting Clube de Portugal regressa à competição esta sexta-feira (12h00), diante do GD Estoril Praia, no Estádio Nacional, em jogo da 5.ª jornada da série B da fase regular da Liga Revelação.

Os Leões de Filipe Neto aproveitaram a paragem internacional para disputar dois jogos particulares frente a equipas da Liga 3, afinando processos importantes neste arranque de temporada.

O grupo, contudo, esteve desfalcado pelos melhores motivos, já que foram cinco os jogadores que trabalharam ao serviço das respectivas Selecções Nacionais: Miguel Alves e Rayhan Momade (Portugal sub-20), Afonso Lee (Portugal sub-19), Daniel Ciesielski (Polónia sub-18) e Winilson Lopes, que aos 18 anos fez a estreia absoluta pela Selecção principal de São Tomé e Príncipe.

"Para nós, é uma honra. Queremos pôr mais jogadores nas Selecções. Além disso, quando paramos, temos sempre espaço para trabalhar as nossas ideias e princípios. Tivemos dois jogos competitivos interessantes nesta paragem e isso também nos ajudou a evoluir", explicou o treinador, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

Já Daniel Costa, defesa-direito de apenas 17 anos, reforçou a utilidade do interregno competitivo. "Foi bom, porque tivemos dois jogos de exigência máxima contra equipas da Liga 3. Acho que isso nos ajudou a melhorar a nossa atitude e o nosso compromisso dentro de campo", assinalou.

Agora segue-se o GD Estoril Praia, um adversário que o técnico prevê exigente. "Antes de mais, jogar no Estádio Nacional é para nós uma honra. Gostamos muito de estar em palcos como estes. O GD Estoril Praia é uma equipa que mudou um pouco a forma de jogar em relação aos últimos anos, mas que, tradicionalmente, luta pelo título nesta competição. Esperamos um jogo bastante competitivo", sublinhou Filipe Neto.

Também o lateral deixou uma nota de ambição na antecâmara do jogo com os canarinhos. "Queremos mostrar o que não conseguimos mostrar no último jogo. Esperamos uma partida difícil, até porque o GD Estoril Praia tem jogadores que já passaram pela nossa formação, mas vai ser exigente para os dois lados".

A fechar, treinador e jogador deixaram o mesmo apelo: o de contar com o apoio dos adeptos no Jamor. "Queremos muito que os Sportinguistas estejam em peso no Estádio Nacional. Queremos demonstrar-lhes a nossa qualidade e dignificar o símbolo", afirmou Filipe Neto, com Daniel Costa a reforçar: "Com apoio na bancada, é mais fácil darmos uma melhor resposta em campo".

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Tivemos dificuldade na definição"

Por Sporting CP
26 Ago, 2025

Declarações depois do jogo da equipa sub-23

No final da derrota da equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal na recepção ao CD Santa Clara (1-0), Filipe Neto analisou o encontro.

"Foi um jogo muito semelhante entre a primeira e a segunda parte, mas com números distintos. Na primeira, o CD Santa Clara conseguiu ter mais oportunidades de golo, mesmo sendo uma equipa muito expectante, atrás, à espera de roubar bolas para agredir a nossa defesa. Conseguiram fazê-lo e marcaram o golo de fora da área. A segunda parte foi um pouco diferente. Continuámos a estar no meio-campo adversário, mas tivemos dificuldade na definição e no critério do último passe. Ainda conseguimos enviar duas bolas ao poste, o que nos deixou perto do golo. O jogo foi para onde não queríamos, para os duelos, porque o CD Santa Clara tem uma morfologia superior à nossa", começou por dizer à Sporting TV na zona de entrevistas rápidas.

O treinador continuou explicando que "todos os jogos são motivo de evolução e este não é diferente". "Vamos olhar para ele, analisá-lo e querer evoluir nos nossos processos", explicou.

Diogo Martins, avançado verde e branco, também reagiu: "Foi um jogo dividido, principalmente na primeira parte, em que houve poucas oportunidades de um lado e de outro. Eles acabaram por fazer o golo que ditou o desfecho final, mas tentámos sempre ir à procura do resultado. Acabámos por não conseguir e agora é trabalhar para dar uma resposta no próximo jogo".

O jogador de 18 anos garantiu ainda que a pausa que se avizinha "vai servir para a equipa melhorar em termos físicos, na intensidade dos duelos". "Os adversários são mais velhos, mas temos de nos habituar a isso. Vamos aproveitar a pausa para crescer o nosso jogo", prometeu.

Foto Isabel Silva

Desaire em casa

Por Sporting CP
26 Ago, 2025

Sub-23 derrotados pelo CD Santa Clara

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, na manhã desta terça-feira, por 0-1 na recepção ao CD Santa Clara para a quarta jornada da série B da Liga Revelação.

Com Miguel Gouveia, guarda-redes de 17 anos, em estreia pelos sub-23, o emblema de Alvalade começou por ter mais bola numa primeira parte em que não abundaram as oportunidades de parte a parte.

Aos 10', Diogo Martins tentou a sua sorte, mas o remate saiu muito ao lado. O avançado cabeceou, pouco depois, para as mãos do guarda-redes visitante, mas o lance acabaria por ser anulado por fora-de-jogo.

Do outro lado, o CD Santa Clara ficou perto do golo aos 25', quando Daniel Silva apareceu em posição muito perigosa, mas Miguel Alves bloqueou o remate com muita qualidade. O mesmo Daniel Silva deu trabalho a Miguel Gouveia cerca de dez minutos depois.

O conjunto dos Açores chegaria mesmo ao único golo do desafio aos 36', quando Tiago Queiroz surpreendeu tudo e todos com um belo remate ao ângulo.

Até ao intervalo, destaque para a maior ocasião Leonina: cruzamento de Micael Sanhá da esquerda para Guilherme Santos dominar e acertar... no poste. O empate esteve muito perto, mas o encontro foi mesmo para o descanso com 1-0 no marcador.

A equipa técnica operou três alterações ao intervalo, lançando Winilson Lopes, Martim Peixoto e Sérgio Matos para os lugares de Daniel Costa, Paulo Iago e Micael Sanhá, e o segundo tempo contou com mais aproximações perigosas.

Aos 57', por exemplo, o Sporting CP voltou a atirar ao poste, desta feita num tremendo remate de Sérgio Matos de longe. Na recarga, Sandro Nascimento ficou a centímetros de marcar. O CD Santa Clara respondeu através de Daniel Silva, mas Miguel Gouveia realizou uma grande defesa para canto.

Estava por cima, no entanto, o Sporting CP, com Sérgio Matos como principal protagonista ao rematar em mais duas ocasiões. Na segunda, João Afonso defendeu com qualidade.

A menos de meia-hora dos 90', Chris Grombahi e Konstantin Nikitenko substituíram Guilherme Santos e Diogo Martins e foi precisamente Konstantin Nikitenko quem impediu o 0-2 com um corte de cabeça aos 72'.

O ritmo baixou até ao final, com destaque para um cabeceamento de Winilson Lopes a desviar num adversário antes de terminar nas mãos do guardião (84'). O camisola 15 voltou a investir aos 90+5', mas sem pontaria. Assim, o 0-1 prevaleceu no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete.

Os Leões só voltam a jogar em Setembro, visitando o GD Estoril Praia.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa (Winilson Lopes, 45'), Daniel Ciesielski, Miguel Alves, Rayhan Momade, Guilherme Santos [C] (Chris Grombahi, 66'), Paulo Iago (Martim Peixoto, 45'), Rafael Camacho, Diogo Martins (Konstantin Nikitenko, 66'), Sandro Nascimento e Micael Sanhá (Sérgio Matos, 45').

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Queremos reagir já ao último jogo"

Por Sporting CP
25 Ago, 2025

Leões recebem o CD Santa Clara na 4.ª ronda da Liga Revelação

A equipa de sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal regressa esta terça-feira ao Estádio Aurélio Pereira, onde, a partir das 11h00, disputará frente ao CD Santa Clara a partida inaugural da 4.ª jornada da Liga Revelação, com transmissão em directo na Sporting TV.

Num arranque atípico de temporada, os Leões vão somar frente aos insulares o quarto encontro em apenas 16 dias. Uma fase exigente, mas de bons primeiros indicadores e com um saldo positivo, já que os verde e brancos somaram duas vitórias e um desaire, precisamente na última quinta-feira, frente ao SL Benfica. O dérbi, como de resto Filipe Neto fez questão de recordar aos meios do Clube, deixou ensinamentos importantes para o crescimento da equipa.

"Foi um jogo muito mais intenso [do que os anteriores], que nos criou mais dificuldades. Mas são estes os desafios que queremos disputar, porque fazem-nos evoluir e melhorar o nosso processo", começou por assinalar o técnico, sublinhando que "o resultado negativo não abala o caminho traçado" e que os seus jovens jogadores "já mostraram capacidade para superar adversidades".

E é por isso que as atenções estão já focadas no próximo adversário, o CD Santa Clara, frente aos quais Filipe Neto antecipa muitas dificuldades: os açorianos chegam a Alcochete com bagagem leve, uma vitória frente ao SC Farense na única partida disputada até ao momento.

"É uma equipa que mantém o mesmo treinador e que é muito interessante na forma como aborda o jogo. É muito física, com jogadores de grande envergadura, que podem causar problemas no jogo aéreo e nos esquemas tácticos", analisou, destacando ainda assim que os seus pupilos "estão muito bem preparados" para o desafio.

"Queremos reagir já ao último jogo com uma vitória. Queremos dar tudo, entrar fortes, pressionar e marcar logo na primeira parte. Estamos com muita vontade de jogar este jogo", sublinhou o técnico, que, a fechar, dirigiu também algumas palavras aos adeptos, cuja presença tem sido importante para o crescimento da equipa. 

"Já demonstrámos que dignificamos bem o emblema. Queremos que os Sportinguistas estejam presentes e que desfrutem connosco deste próximo jogo", apelou.

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Temos de trabalhar para ser mais constantes nos 90 minutos"

Por Sporting CP
21 Ago, 2025

Reacção ao desaire em casa do SL Benfica

Após a partida diante do SL Benfica, que os sub-23 do Sporting CP perderam por 3-2 graças a uma reviravolta na segunda parte, Filipe Neto, treinador verde e branco, abordou a partida em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

"Na continuação dos últimos dois jogos, entramos sempre da forma correcta, com a intensidade que queremos e conseguimos sempre marcar golos. Normalmente também, quando começamos a querer gerir o jogo na segunda parte temos alguma dificuldade", apontou, considerando ainda que estas oscilações fazem parte da evolução dos jovens jogadores.

"Estamos nesse processo e hoje não correu tão bem. O SL Benfica conseguiu ser mais forte na segunda parte. Temos de trabalhar para ser mais constantes nos 90 minutos", sublinhou o técnico, confiante no trabalho em curso. "Vamos continuar a fazer o nosso caminho e com certeza vamos melhorar", concluiu Filipe Neto.

De seguida, o jogador Micael Sanhá também fez o rescaldo da derrota no Seixal.

"Foi um jogo difícil. Acho que fizemos uma grande primeira parte, criamos mais, mas a segunda parte foi mais complicada. Baixamos, não soubemos controlar o jogo, o SL Benfica aproveitou e conseguiu transformar isso em golos", resumiu o extremo.

"Temos de crescer com este jogo. Vamos treinar para melhorar o nosso desempenho e continuar a ser a equipa que ganhou os primeiros dois jogos", valorizou Micael Sanhá.

Foto Isabel Silva

Volte-face repentino no Seixal trava bom arranque

Por Sporting CP
21 Ago, 2025

Sub-23 sofreram reviravolta na segunda parte do dérbi (3-2)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, esta quinta-feira à noite, ao Seixal e perdeu por 3-2 com o SL Benfica, em partida da terceira jornada da série B da Liga Revelação.

Graças à capacidade letal nas bolas paradas – outra vez em evidência – os jovens Leões até chegaram ao intervalo a vencer por 0-2, mas a segunda parte mudou tudo e impediu a terceira vitória consecutiva (em três jogos) no arranque. As águias chegaram cedo ao 1-2 e depois de conseguirem um ascendente considerável fizeram a reviravolta num intervalo de apenas dois minutos (72’ e 74’).

Perante uma formação encarnada que chegara ao dérbi sem pontos e com apenas um jogo realizado (derrota por 1-0 com SCU Torreense), os sub-23 do Sporting CP apresentaram um ‘onze’ com três mudanças relativamente ao lançado no triunfo sobre o Portimonense SC (3-0) na jornada anterior: Miguel Alves, Sérgio Matos e Konstantin Nikitenko foram titulares nos lugares que tinham sido de Afonso Lee, Chris Grombahi e Diogo Martins, respectivamente. Além disso, Guilherme Silva, Martim Peixoto (reforço) – somaria aqui os seus primeiros minutos - e Miguel Gouveia foram novidades na convocatória verde e branca.

Foi o SL Benfica a entrar com mais perigo, logo com dois remates enquadrados, mas o guardião Diogo Clara mostrou-se à altura entre os postes, especialmente na perigosa tentativa de Olívio Tomé. Mas os jovens Leões não tardaram a responder e com melhor pontaria, já depois de Sandro Nascimento ter tido tudo para marcar, mas sem conseguir fazer o desvio que o cruzamento perfeito de Rayhan Momade pedia.

Ainda assim, o 0-1 chegou pouco depois, nascido de um pontapé de canto – uma especialidade verde e branca neste arranque. Desta vez foi Miguel Alves a elevar-se na área e o cabeceamento até contou com um desvio de Michée Ndembi antes de seguir para o fundo das redes. E logo a seguir ainda houve uma grande oportunidade para aumentar a vantagem no dérbi, só que o cabeceamento de Daniel Costa, em esforço embora em boa posição, saiu ligeiramente desenquadrado.

Depois, com alguma imprecisão de parte a parte a vir ao de cima, abriu-se espaço para ‘partir’ o jogo e a partir de rápidas transições ambas as formações chegaram sucessivamente a zonas de finalização, porém faltou sempre melhor definição para mais, ora no último passe, ora no remate.

Até ao intervalo, a ocasião mais clara do SL Benfica foi um cabeceamento de Miguel Figueiredo para defesa de Diogo Clara, mas, mais uma vez, o Sporting CP revelou-se não só mais certeiro como verdadeiramente letal em novo pontapé de canto, que valeu o 0-2 aos 43 minutos. Agora, foi o outro central, Daniel Ciesielski, a subir na área, mas teve de insistir para, já à flor da relva, conseguir o golpe final que empurrou a bola para dentro da baliza encarnada – foi o terceiro golo do polaco de 17 anos na prova, após o ‘bis’ na jornada anterior.

Para os jovens Leões, não podia ter sido mais proveitoso o fecho da primeira parte, mas o arranque da segunda foi desde logo penalizador e, daqui em diante, o dérbi mudou de figura. A partir de um livre directo que Diogo Clara não soube resolver na totalidade, Rafael Quintas apareceu para a recarga e reduziu a diferença no marcador (1-2).

Um golo que galvanizou as águias rumo a uma segunda parte em que conseguiram subir de produção. O guardião verde e branco ainda evitou com boas defesas o empate, particularmente perante os remates de Peter Edokpolor e Jaden Umeh, contudo a insistência encarnada teve os seus frutos à entrada dos últimos 15 minutos.

Primeiro, Micael Sanhá ainda teve a melhor ocasião Leonina na segunda parte, mas o remate saiu à figura, e nos dois minutos seguintes deu-se a reviravolta no resultado. Em lances rápidos, João Afonso e Jaden Umeh, ambos sobre a esquerda, atiraram cruzado e a contar para, de repente, colocarem o SL Benfica a vencer por 3-2.

Em esforço, os pupilos de Filipe Neto ainda tentaram uma reacção final, mas o melhor que conseguiram foi um cabeceamento de Diogo Martins por cima na sequência de um canto.

Confirmado o primeiro desaire em 2025/2026, os sub-23 do Sporting CP apontam baterias para a próxima jornada, onde regressam a casa e recebem o CD Santa Clara, num embate marcado já para a próxima terça-feira (11h00).

Sporting CP: Diogo Clara [GR], Daniel Costa (Winilson Lopes, 81’), Daniel Ciesielski, Miguel Alves (Afonso Lee, 69’), Rayhan Momade, Guilherme Santos [C], Rafael Camacho (Paulo Iago, 69’), Sandro Nascimento, Micael Sanhá (Martim Peixoto, 81’), Sérgio Matos, Konstantin Nikitenko (Diogo Martins, 55’)

Foto Sérgio Martins

Filipe Neto: “Queremos ser competitivos do início ao fim”

Por Sporting CP
20 Ago, 2025

Sub-23 jogam amanhã o primeiro dérbi da temporada

A equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal visita, na próxima quinta-feira às 20h00, o SL Benfica em dérbi da terceira jornada da Liga Revelação. 

Depois de um arranque 100% vitorioso, com seis pontos somados nos dois primeiros encontros, os jovens Leões vão ao Seixal para o primeiro dérbi da temporada, com a ambição de prolongar o bom momento e reforçar a liderança na prova.

“Foram dois jogos muito interessantes para nós. Espelham um bocadinho daquilo que foi a nossa pré-época, a nossa preparação e o ponto em que estamos no nosso processo neste momento”, começou por assinalar o treinador Filipe Neto aos meios do Clube, sublinhando a forma como o grupo tem vindo a crescer em competição.

Um dos traços mais vincados deste início passa pela juventude do plantel e o técnico destaca que “esse é o projecto que a Academia Cristiano Ronaldo quer desenvolver”. 

“Queremos promover e colocar os jogadores no patamar onde podem ter uma maior performance e desenvolver o seu potencial”, destacou ainda, satisfeito pela forma como os mais jovens têm agarrado a oportunidade.

O dérbi no Seixal surge, por isso, como novo teste de maturidade para esta equipa. “Um dérbi é sempre um dérbi. São estes os jogos que queremos jogar, são jogos com grande competitividade”, assinalou Filipe Neto, que destacou ainda a consistência recente da sua equipa. 

“Ficámos muito contentes por, no último jogo, não termos sofrido golos e por conseguirmos marcar três, tal como no anterior também conseguimos fazer golos. Tanto do ponto de vista ofensivo como do defensivo, conseguimos pôr em prática aquilo que procurávamos”. Por isso, diz o técnico, os seus pupilos “estão mais do que preparados para o próximo jogo”. 

“Queremos promover e colocar os jogadores no patamar onde podem ter uma maior performance e desenvolver o seu potencial”, destacou ainda, satisfeito pela forma como os mais jovens têm agarrado a oportunidade.

O dérbi no Seixal surge, por isso, como novo teste de maturidade para esta equipa. “Um dérbi é sempre um dérbi. São estes os jogos que queremos jogar, são jogos com grande competitividade”, assinalou Filipe Neto, que destacou ainda a consistência recente da sua equipa. 

“Ficámos muito contentes por, no último jogo, não termos sofrido golos e por conseguirmos marcar três, tal como no anterior também conseguimos fazer golos. Tanto do ponto de vista ofensivo como do defensivo, conseguimos pôr em prática aquilo que procurávamos”. Por isso, diz o técnico, os seus pupilos “estão mais do que preparados para o próximo jogo”. 

“Queremos competir no próximo jogo, queremos jogar o próximo jogo mais do que tudo”, garantiu, à procura de alcançar a terceira vitória consecutiva. E o técnico sabe qual é a receita para mais um bom desempenho. 

“Entrar da forma correcta, competir do início ao fim e conseguir manter a bitola do primeiro ao último minuto. Se conseguirmos pôr em prática aquilo que temos vindo a treinar e acreditamos ser a melhor forma de abordar o jogo, não temos dúvidas nenhumas de que vamos ter uma boa prestação”, frisou.

A confiança é também sentida no balneário. Em antevisão à partida com os encarnados, o médio Guilherme Santos começou por realçar que “a equipa se sente bem”, garantindo que “existe uma atmosfera muito positiva, fundamental para” que tudo flua melhor no terreno de jogo.

O jovem Leão acredita que, à parte disso, o arranque vitorioso na prova se deve sobretudo “à coragem e à mentalidade” que têm guiado a equipa, ainda que a abordagem à época se mantenha clara. “Dois jogos já passaram, vamos focar-nos agora neste, mas sempre jogo a jogo”, explicou.

Quanto à preparação para o dérbi, Guilherme garantiu ter sido “igual, como em qualquer outra semana”. 

“Claro que é sempre um jogo especial, é um dérbi, há sempre mais pessoas a ver, mas para nós é igual, trabalhamos igual e vamos com a mesma mentalidade para o jogo”, frisou o atleta de 20 anos, reforçando o caminho para o sucesso. 

“Temos de ter uma mentalidade vencedora, uma mentalidade onde todos ajudem todos. O fundamental é manter esse mindset e depois, com bola, cada um tem a sua qualidade para ajudar os outros”, analisou.

O defesa verde e branco deixou ainda uma nota sobre a importância das bolas paradas, nas quais o conjunto liderado por Filipe Neto tem conseguido chegar ao golo. “Vamos estar atentos às bolas paradas, defensiva e ofensivamente, porque é fundamental não sofrer golos”, disse, a fechar.

Foto Sérgio Martins

Filipe Neto: “Entrámos como queríamos”

Por Sporting CP
16 Ago, 2025

Equipa sub-23 conseguiu a segunda vitória na Liga Revelação

Dois jogos, duas vitórias. O saldo da equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal na Liga Revelação é 100% positivo, após novo triunfo na prova, desta feita frente ao Portimonense SC (3-0). No final, o treinador Filipe Neto sublinhou a forma como os seus jogadores voltaram a entrar em campo. 

“Entrámos, como queríamos, extremamente agressivos. Conseguimos ter bastante bola, criar muitas situações de golo e concretizá-las”, começou por dizer aos meios de comunicação do Sporting CP, reconhecendo que a segunda metade foi diferente, em parte pelo mérito do adversário. 

“Na segunda parte houve alguma gestão, sim, mas também mérito da equipa adversária, que nos criou mais dificuldades, com maior mobilidade, desmontando a nossa pressão e chegando mais vezes à frente. Ainda assim, queremos mais: no próximo jogo, nesses momentos de gestão, queremos ser capazes de efectivar, marcar mais golos e manter a agressividade até ao fim”, apontou. 

O técnico destacou ainda o trabalho nas bolas paradas, uma arma que voltou a ser decisiva e que assume “cada vez mais peso no futebol actual”.

“Há muita gente a trabalhar este processo. Já no último jogo conseguimos marcar de bola parada e hoje mais dois [golos]. Isso mostra que estamos no caminho certo, a trabalhar bem. Vamos querer sempre melhorar e fazer cada vez mais golos nesse momento”, garantiu, realçando por fim a atitude competitiva da sua equipa. 

“Esta é a atitude que nos caracteriza e queremos que continue a caracterizar-nos: sempre agressivos nos duelos, sempre a querer ser mais fortes do que o adversário. Isto é a base do nosso jogo. Depois vem a táctica, vem o resto. Mas se mantivermos esta atitude de querer ganhar os duelos e ser melhores que os adversários, estaremos muito mais preparados para cumprir aquilo que pedimos em termos técnicos e tácticos”, destacou. 

Já sobre o arranque positivo da época, o treinador Leonino deixou uma nota de continuidade. “Queremos colocar os jogadores em patamares cada vez mais altos, é esse o nosso projecto. Vamos continuar nesse caminho, reforçar o processo para que seja cada vez mais forte e que traga resultados ainda melhores”, garantiu. 

Também Rayhan Momade analisou a vitória, começando por elogiar os primeiros 45 minutos da equipa. “Entrámos muito fortes na primeira parte e queremos levar isso para os 90 minutos.  Queremos continuar consistentes e já estamos focados no próximo jogo, para mostrar que entramos bem do início ao fim”, explicou o defesa, que foi protagonista nas bolas paradas.

Somando a segunda assistência consecutiva neste tipo de lance, Rayhan destacou a importância “destes lances, porque são momentos que decidem jogos”. O Leão, de 19 anos, deixou claro que o grande objectivo da equipa passa por manter a intensidade ao longo de todo o encontro. 

“É importante entrar bem, mas é ainda mais importante manter durante os 90 minutos. É isso que procuramos: dar consistência, entrar fortes do primeiro ao último minuto e controlar o jogo”. 

Por fim, sobre o arranque positivo, reforçou a ambição do grupo de trabalho. “Ainda há muitos jogos pela frente. Temos de melhorar de jogo para jogo e dar consistência, para alcançarmos o objectivo desta primeira fase”.

Páginas

Subscreva RSS - Sub-23