Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

Empate premiou persistência Leonina

Por Sporting CP
10 Fev, 2026

Igualdade do Sporting CP em casa do Leixões SC (2-2), com golos de Kauã Oliveira e Rayhan Momade

A equipa de sub-23 do Sporting CP empatou esta terça-feira por 2-2, em casa do Leixões SC, em jogo da 1.ª jornada em atraso da Liga Revelação.

O empate final foi sentenciado no último minuto do tempo de compensação, num livre exemplar de Rayhan Momade, em remate indefensável, a castigar falta sobre o recém-entrado Martim Peixoto, que levou à expulsão de um jogador do Leixões SC.

Os Leões de Filipe Neto voltam a empatar fora de portas – o Sporting CP tinha empatado em casa do SC Braga a dois golos na primeira deslocação da equipa Leonina na fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.  

Num relvado nada propício a um futebol mais rendilhado e que pelas condições meteorológicas tornou quase impossível um jogo mais elaborado, acabou por ser o Leixões SC a inaugurar o marcador, na primeira parte, num lance bem trabalhado e de futebol curto, o que foi uma raridade no Estádio do Mar, precisamente pelo relvado pesado e enlameado.   

A primeira oportunidade foi do Sporting CP. Aos 5’, num canto estudado, Ivanildo Mendes solicitado por um toque subtil de Miguel Alves, rematou de pé direito para defesa, à segunda, do guarda-redes do Leixões SC.

Aos 12’, Arthur Baggio inaugurou o marcador para o Leixões SC, num lance em progressão da equipa de Matosinhos, com o médio brasileiro e ganhar metros e já dentro da área a rematar colocado, fora do alcance de Tiago Leitão.

Aos 17’, Nikitenko quase empatava, em remate de primeira, após cruzamento na esquerda de Rayhan Momade. Só uma grande defesa de João Cardoso evitou o empate aos Leões.

O Sporting CP tentou jogar um futebol apoiado e em progressão, que superasse um relvado pesado, consequência dos temporais que se têm abatido sobre Portugal nas últimas semanas.

Aos 40’, Francisco Guedes rematou de longe para defesa de Tiago Leitão, em tentativa do Leixões SC.

Ao intervalo, o Sporting CP tinha mais posse de bola – 56 por cento, contra 44 por cento do Leixões SC, mas a vantagem no marcador era da equipa da casa.

No segundo tempo, o momento mais alto do jogo, aos 49 minutos. Kauã Oliveira, de fora da área, disparou um remate colocadíssimo, ao ângulo, e fez o empate, num momento espectacular do médio do Sporting CP.

Ao 56’, em novo ataque Leonino, a bola sobrou para Diogo Martins que se antecipou ao guarda-redes e foi derrubado em falta. Na transformação da grande penalidade, Miguel Alves viu o guarda-redes defender a direcção do remate. Na resposta, foi Tiago Leitão a fazer uma ‘mancha’ para evitar o golo da equipa da casa, num minuto de jogo alucinante.

Aos 62’, aconteceu a estreia do avançado Délcio Aurélio pelo Sporting CP. O jogo foi ficando cada vez mais físico com o tempo, com mais despiques a meio-campo, sem grandes oportunidades.

Até que aos 86’, o Leixões SC conseguiu nova vantagem no marcador, num golo oportuno na área, de Miguel Rajani, em recarga a um primeiro cabeceamento.

O Sporting CP nunca desistiu e, já em tempo de compensações, Martim Peixoto foi travado em falta quando se isolava. Do livre resultou o empate final, em execução perfeita de Rayhan Momade para o 2-2 no marcador. O jogo terminou logo a seguir.  

Sporting CP: Tiago Leitão [GR], Konstantin Nikitenko, Atanásio Cunha, Miguel Alves [C], Afonso Lee (Martim Peixoto, 76’), Kauã Oliveira, Manuel Kissanga (Micael Sanhá, 46’), Diogo Martins (Délcio Aurélio, 62’), Zaid Bafdili, Ivanildo Mendes, Rayhan Momade

Foto João Pedro Morais

Filipe Neto: "Vai ser mais uma prova boa para pormos em prática o que queremos"

Por Sporting CP
09 Fev, 2026

Sub-23 visitam Leixões SC na terça-feira (16h00)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting CP desloca-se a Matosinhos, esta terça-feira (16h00), para defrontar o Leixões SC no jogo em atraso da primeira jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

É em busca da primeira vitória que a formação orientada por Filipe Neto parte para este embate, de forma a juntar pontos aos bons indicadores já deixados.

“Não estamos contentes com os resultados, mas deixa-nos contentes o que temos conseguido pôr em jogo. Nos últimos 20 minutos temos sentido algumas dificuldades para manter a bitola, mas é normal e fruto do que tem sido o nosso trajecto. Estes adversários têm um processo mais estável, enquanto nós temos variado mais o nosso ‘onze’. Não vemos isso como uma desculpa, mas como uma motivação para que estes jogadores estejam preparados para reagir e adaptarem-se de jogo para jogo”, atentou o técnico Leonino, confiante na evolução dos seus jovens jogadores.

“Numa fase final é mais difícil competir, mas os resultados vão acontecer por si só”, apontou Filipe Neto, projectando no Leixões SC uma “equipa muito aguerrida e forte nos duelos”.

“Há sempre um lado estratégico anexado ao nosso jogo. Vai ser um jogo extremamente difícil, num campo tradicionalmente difícil, por isso, vai ser mais uma prova boa para pormos em práctica o que queremos”, sublinhou. A ideia passa, sobretudo, por dar uma resposta “colectiva” para “chegar ao melhor resultado” no Estádio do Mar, concluiu o treinador dos sub-23.

Martim Peixoto, extremo dos Leões, também lançou o jogo em Matosinhos.

“Os resultados não têm espelhado as nossas exibições. Falta-nos sempre algo, talvez ser mais consistentes durante o jogo. Os jogos são tão competitivos que qualquer erro pode ser aproveitado”, contextualizou o futebolista de 18 anos, antes de se debruçar sobre o adversário desta terça-feira.

“É uma equipa muito competitiva, que marca muito, mas também sofre. Tem bons jogadores e esperamos dificuldades, porque é assim a fase de apuramento de campeão. Com as nossas armas vamos procurar um resultado mais sorridente para nós”, garantiu Martim Peixoto.

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Tivemos a atitude que costumamos ter"

Por Sporting CP
31 Jan, 2026

Rescaldo à 5.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação

Terminado o jogo da 5.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, o treinador dos sub-23 do Sporting CP, Filipe Neto, fez a análise para os meios de comunicação do Clube.

“Foi um jogo um bocado atípico. Começámos o jogo de uma forma a que não estamos habituados, a sofrer um golo e depois foi uma primeira parte muito equilibrada, com pouco tempo jogado, o que não é muito normal nesta Liga. Uma equipa do SCU Torreense muito mais madura, a saber bem os tempos do jogo, a gerir os tempos do jogo a ganhar 0-1 e nós atrás do jogo, conseguimos reagir, conseguimos criar as nossas oportunidades, em que podíamos ter empatado. Na segunda parte rectificámos algumas coisas na pressão, também conseguimos ajustar-nos ao que o jogo estava a pedir, tentar pôr um pouco mais de energia no jogo e conseguimos fazer o nosso golo. Logo a seguir ao golo tivemos outra oportunidade em que podíamos ter marcado e depois a infelicidade do Camacho {Rafael] tocar no Marquês [Rodrigo] e ser expulso, que muda um pouco a nossa abordagem ao jogo. Ainda assim, não nos retraímos, tentámos continuar a pressionar mais alto, tentar sempre que podíamos chegar mais à frente. Dentro disto tudo, conseguimos tirar boas ilações, tivemos a atitude que costumamos ter, de não virar as costas ao problema. Reagimos, fomos atrás do jogo. Estes jogadores estão cada vez mais próximos de puderem estar onde queremos que eles estejam”.

O técnico abordou as mexidas ao intervalo e os resultados positivos dos ajustes. “Todos os jogadores aqui estão preparados para entrar e sabem da importância que têm, mesmo estando no banco. O Sandro [Ferreira] fez um excelente jogo, ainda assim, o Diogo [Martins] quando entrou trouxe muita energia na pressão que queríamos e que nos tínhamos proposto a fazer. Isso deu os seus frutos, deu-nos mais tempo de bola, deu-nos mais reacção colectiva, mais energia e isso ajudou-nos bastante, sem dúvida”.

Perante o campeão da Liga Revelação [SCU Torreense] e ‘reforçado’ com dois jogadores do plantel principal, a resposta dos jogadores Leoninos agradou à equipa técnica do Sporting CP. “Dois jogadores da equipa A do SCU Torreense 'desceram', jogadores que jogaram na Liga espanhola e para nós é um motivo de satisfação poder defrontar jogadores mais experientes, com muita qualidade e percebemos que nos conseguimos bater com eles, da mesma forma, de igual para igual. Não há melhor forma de avaliar os jogadores como num jogo deste género. Eles mostraram que estão mais do que preparados para estarem nestes palcos”.

Guilherme Silva, defesa central dos sub-23 do Sporting CP, deu também a visão do jogo frente ao SCU Torreense. “Todos os detalhes contam, não entrámos bem na primeira parte, 'demos’ a 1.ª parte do adversário e acho que isso se viu no final. Conseguimos reagir bem na 2.ª parte, fomos à procura do golo, conseguimos encontrar o golo. Depois do lance da expulsão, o SCU Torreense ganhou força, veio para cima, eles fizeram golo, mas nós continuámos a reagir e lutámos até ao final. Não desistimos, quase marcávamos no fim e vamos agora preparar o próximo jogo. Vamos continuar a trabalhar para alcançar a vitória”.           

Foto Isabel Silva

Bom nível na 2.ª parte sem retorno no resultado

Por Sporting CP
31 Jan, 2026

Desaire dos sub-23 do Sporting CP frente ao SCU Torreense por 1-2

A equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal perdeu este sábado por 1-2 frente ao SCU Torreense, na 5.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Um resultado que acaba por ficar marcado por um cartão vermelho exibido a Rafael Camacho, perto dos 70’, numa fase em que a equipa Leonina de Filipe Neto estava por cima no jogo e tinha feito o empate a um golo, por Diogo Martins – ao intervalo o SCU Torreense estava na frente por 0-1.  

Dificilmente a equipa visitante poderia ter entrado melhor no jogo. Ricardo Rei marcou aos 2’, numa jogada de entendimento a partir do lado esquerdo. Miguel Gouveia ainda evitou com boa defesa o primeiro remate, mas na recarga, vindo de trás, Ricardo Rei inaugurou o marcador para a equipa de Torres Vedras.

Aos 9’, a resposta do Sporting CP, em cabeceamento de Rafael Mota após pontapé de canto, salvo perto da linha de golo por um defesa do SCU Torreense.

Aos 33’, o Sporting CP teve um bom remate a entrada da área de Micael Sanhá, mas à figura do guarda-redes da equipa visitante. 

Na segunda parte, o Sporting CP subiu o nível e o volume atacante. Aos 51’, Duarte Tomás (bons primeiros minutos da etapa complementar) fugiu pela esquerda, Micael Sanhá rematou para boa defesa do guarda-redes Gustavo Ramalho e na recarga, Diogo Martins, que tinha entrado no início da segunda parte, atirou de pé esquerdo para o fundo da baliza.

Aos 62’, Ivanildo Mendes escapou bem pela esquerda, cruzou atrasado e a bola sobrou para um remate de pé esquerdo de Rafael Camacho, mas por cima da trave. O sinal mais no jogo era do Sporting CP. 

Aos 66’, Rafael Camacho viu o segundo cartão amarelo e recebeu ordem de expulsão, em lance no meio-campo defensivo do Sporting CP, num momento muito marcante do jogo, quando o ascendente na partida era da equipa Leonina.  

Aos 71’, o SCU Torreense recolou-se em vantagem no marcador, depois de jogada no lado esquerdo do ataque. João Chagas fez um primeiro remate defendido por Miguel Gouveia e na recarga, Mateusz Kowalski atirou para o fundo das redes.

Aos 73, Miguel Gouveia fez uma boa defesa a remate de Kowalski e evitou o 1-3. Aos 89’, Rodrigo Marquês, isolado na meia esquerda, rematou para defesa de Miguel Gouveia, pleno de reflexos. O mesmo Rodrigo Marquês seria expulso já em tempo de compensações.

Quase a seguir, Martim Peixoto cruzou bem na direita e Guilherme Silva, na área, cabeceou por cima, na última oportunidade do jogo e para a equipa Leonina. O Sporting CP acabou derrotado por 1-2 pelo SCU Torreense.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa (Ivanildo Medes, 46’), Miguel Alves, Guilherme Silva [C], Rafael Mota (Afonso Lee, 61’), Bento Estrela, Micael Sanhá (81’), Rafael Camacho, Sandro Ferreira (Diogo Martins, 46’), Duarte Tomás (Daniel Lopes, 62’), Rayhan Momade

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Acreditamos muito no que fazemos"

Por Sporting CP
30 Jan, 2026

Sub-23 recebem SCU Torreense em Alcochete

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, na manhã deste sábado, o SCU Torreense para a quinta jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Filipe Neto, treinador verde e branco, fez a antevisão de mais um embate de uma prova que, "mais do que qualquer outro ano, está muito equilibrada e todas as equipas vão perder mais pontos".

"Estamos muito contentes pela evolução dos nossos jogadores. Acreditamos que conseguimos fazer mais e melhor. Estamos no caminho certo e queremos colocar estes jogadores em patamares mais altos", disse aos meios de comunicação Leoninos.

Sobre o SCU Torreense, o técnico lembrou que se trata do actual "campeão nacional sub-23": "Mudaram de treinador e a abordagem ao jogo é um pouco diferente do que apanhámos antes esta temporada, mas continuam a ser extremamente competitivos e Vão-nos criar muitas dificuldades. No entanto, acreditamos muito no que fazemos e vamos atrás do resultado".

Filipe Neto deixou, de seguida, "uma palavra de solidariedade a todas as pessoas que sofreram com o mau tempo". "Inclusive tocou à minha família, que é de Leiria. O Sporting CP estará aqui para essas pessoas", acrescentou, antes de deixar "um apelo a todos os Sportinguistas para que possam comparecer no Estádio Aurélio Pereira".

"Que fiquem, mais uma vez, felizes com que fizermos", concluiu.

Micael Sanhá também esteve na antevisão e começou por lançar o jogo com o SCU Torreense.

"Estudámos bem a equipa. Classificaram-se muito rápido para esta fase de campeão. Preparámos muito bem este jogo e queremos a primeira vitória nesta fase", começou por dizer, continuando.

"Temos trabalhado bem esta semana e estamos unidos. Estamos a jogar bem e a vitória depende de alguns pormenores que vamos melhorando. (…) É uma competição muito boa e, nesta fase, todas as equipas são boas. Sabemos muito bem a qualidade de cada uma delas, mas somos capazes de ganhar qualquer jogo", referiu.

O jogador de 19 anos também se dirigiu, no final, às vítimas do mau tempo e aos Sócios e adeptos do Sporting CP: "Peço o apoio de todos os adeptos e deixo, também, uma palavra às pessoas que sofreram com o mau tempo. Estamos aqui para ajudar no que conseguirmos".

O Sporting CP vs. SCU Torreense começa às 10h30 deste sábado, 31 de Janeiro, no Estádio Aurélio Pereira.

Foto Isabel Silva

Empate penalizador já nos descontos

Por Sporting CP
26 Jan, 2026

Igualdade dos sub-23 do Sporting CP na casa do SC Braga por 2-2. Leões mereciam mais

A equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal empatou esta segunda-feira, em casa do SC Braga, a dois golos na fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, resultado que acaba por ser um ‘balde de água fria’ para a formação Leonina, que em jogo jogado esteve acima do também valoroso conjunto bracarense.

Em partida a contar para a 4.ª jornada desta fase – mas no segundo encontro para a equipa verde e branca orientada por Filipe Neto – o empate final (2-2) não deu merecida recompensa à boa exibição do conjunto Leonino.

Um golo em cada uma das partes e uma exibição feita de vontade e entrega foram a face mais visível do jogo do Sporting CP, que sofreu o golo da igualdade da formação minhota já nos descontos, quando o conjunto Leonino tinha a partida dominada.      

Depois de uma fase com o denominado estudo mútuo, aos 15’, no seguimento de um contra-ataque muito bem conseguido, em lance iniciado por Ivanildo Mendes, Sandro Ferreira e Duarte Tomás tiveram uma boa combinação, com passe final para remate por cima da baliza por parte de Rayhan Momade.

Um minuto depois, em nova boa jogada, Rayhan Momade cruzou da esquerda e por pouco Ivanildo Mendes não rematou nas condições ideais ao segundo poste. Dois lances em que o Sporting CP ficou bem perto de inaugurar o marcador.  

Aos 23’, após livre na meia direita, Kauã Oliveira inaugurou o marcador, com remate colocado na área, no seguimento de um primeiro toque de Miguel Alves, a partir de um livre marcado por Rayhan Momade. Aos 39’, o SC Braga empatou, por intermédio de Fred Silva, em remate na área, após pontapé de canto no lado direito.

Aos 45’, Kauã Oliveira tentou remate de fora da área, um pouco ao lado da baliza de Romário Cunha, numa primeira parte equilibrada, ainda que com o perigo maior junto das balizas a ser criado nas iniciativas atacantes do Sporting CP.  

Na segunda parte, aos 50’, Edgar Nanque teve um bom trabalho na área e ficou próximo do golo para a equipa bracarense. Numa fase em que o jogo esteve dividido a meio-campo, aos 62’, Rayhan Momade trabalhou bem no lado esquerdo e puxou para o pé direito, com remate em arco, mas ao lado da baliza bracarense.

Aos 67’, um grande passe de Micael Sanhá descobriu Chris Grombahi, mas um corte de um defesa bracarense evitou a possibilidade de golo do Sporting CP.

Aos 79’, o Sporting CP fez o 1-2, com Diogo Martins, ponta-de-lança entrado na segunda parte, a ganhar espaço e com categoria a rematar colocado, após assistência de Nikitenko de cabeça, com grande visão de jogo, em lance que começou em boa abertura do central Guilherme Silva.

Já em tempo de compensação, ‘balde de água fria’ para a equipa Leonina, com o SC Braga a fazer o 2-2, por Lourenço Silva, em remate à meia-volta na área, após cruzamento na esquerda, que fixou o resultado final, quando o Sporting CP tinha maior posse de bola, sem que o SC Braga estivesse a conseguir aproximar-se com perigo da baliza defendida por Miguel Gouveia.  

No sábado, o Sporting CP recebe o SCU Torreense para mais uma jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.   

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Konstantin Nikitenko, Miguel Alves [C], Lucas Taibo, Rafael Mota (Guilherme Silva, 67’), Kauã Oliveira (Rafael Camacho, 89'), Ivanildo Mendes (Chris Grombahi, 46’), Zaid Bafdili, Sandro Ferreira (Diogo Martins, 57’), Duarte Tomás (Micael Sanhã, 57’), Rayhan Momade

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Estamos cientes do nosso processo e do que queremos para o jogo"

Por Sporting CP
25 Jan, 2026

Visita ao SC Braga na mira dos sub-23 (segunda-feira, 15h00)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting CP desloca-se, esta segunda-feira (15h00), a casa do SC Braga para disputar o encontro da quarta jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Antes de lançar essa segunda partida dos jovens Leões na prova, o técnico Filipe Neto fez um balanço da terminada participação da equipa sub-23 na Premier League International Cup.

"É uma competição bastante importante para que os nossos jogadores possam estar em níveis competitivos mais altos. Temos pena de só termos ganho um jogo [West Ham United FC 1-2], mas todos os jogos foram bastante competitivos. Percebemos a que nível temos de estar em termos de mentalidade, confiança e na abordagem ao jogo", considerou.

De seguida, voltando à Liga Revelação, Filipe Neto referiu que a derrota inaugural perante o Académico de Viseu FC (1-2) "não reflecte" o que a equipa quer fazer nesta fase. "Estamos cientes do nosso processo e do que queremos para o jogo", sublinhou, revelando-se "muito optimista", antes de se debruçar sobre o embate com o SC Braga.

"É uma equipa que ainda não perdeu em casa, tem alguns internacionais e, portanto, é um jogo para abordar da melhor forma. Queremos demonstrar em campo a nossa vontade de ganhar e de ser competitivos. Acreditamos que podemos ganhar e queremos pôr em práctica aquilo que trabalhamos e em que acreditamos", projectou o técnico dos sub-23.

Rayhan Momade, jovem jogador dos Leões, também realçou que Premier League International Cup proporcionou uma experiência “única” à equipa. "A intensidade elevada leva-nos a superar os nossos níveis, por isso é muito bom para o nosso desenvolvimento", destacou.

Alinhado com Filipe Neto, o esquerdino garantiu que, em Braga, os sub-23 vão em busca de uma "reacção imediata" e, por isso, apontou a importância de entrar em campo com a "atitude certa".

"Esperamos um jogo complicado e muito intenso. Qualquer jogo deste apuramento de campeão vai ser assim e queremos dar uma boa resposta. Entramos em cada jogo com os três pontos no pensamento", traçou Rayhan Momade, apesar da invencibilidade caseira dos minhotos nesta época.

Foto Isabel Silva

Desaire a fechar a Premier League International Cup

Por Sporting CP
20 Jan, 2026

Sporting CP perdeu frente ao Manchester United FC por 3-2

A equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal perdeu esta terça-feira por 3-2 frente ao Manchester United FC, na última jornada do grupo D da Premier League International Cup.

Os Leões terminaram assim a participação na corrente edição do torneio com um total de três pontos, num jogo em que a segunda parte da formação verde e branca foi mais bem conseguida do que os 45 minutos iniciais, com o Sporting CP a terminar o jogo instalado no meio-campo adversário e a ‘ameaçar’ o 3-3, que não se consumou, apesar do esforço.   

James Scanlon, com três golos marcados, foi o principal recurso ofensivo da equipa inglesa e o jogador mais decisivo da partida.

James Scanlon, aos 8’, em remate colocado à entrada da área, inaugurou o marcador para o Manchester United FC, no primeiro remate a uma das balizas, contudo o Sporting CP reagiu prontamente e empatou, aos 10’, após pontapé de canto na direita, com Rafael Mota a fazer o 1-1, em bom toque de primeira.      

James Scanlon voltaria a ‘aparecer’ no jogo aos 39’, para num remate muito forte e colocado fazer o 2-1, em pontapé de fora da área, com o Sporting CP a ter pouca bola para criar jogadas de ataque – 26 por cento de posse de bola, contra 74 por cento do adversário nos primeiros 45 minutos da partida. 

Na segunda parte, o Sporting CP conseguiu ter uma posse de bola superior à do primeiro tempo, com um futebol mais apoiado e os médios, nomeadamente Rafael Camacho e Ivanildo Mendes, a conseguirem jogar mais próximos e a transportarem mais jogo para a frente. 

Aos 76, e numa fase em que o efeito da posse de bola se tinha dissipado um pouco na equipa Leonina, James Scanlon fez o terceiro golo da conta pessoal e o terceiro do Manchester United, para o 3-1 no marcador.   

O Sporting CP não se deu por vencido e aos 82’, Martim Peixoto, entrado na segunda parte, isolou-se a passe de Miguel Alves e, com qualidade, atirou colocado para o 3-2. Até final, os jovens Leões foram à procura do empate, mas a equipa inglesa aguentou a vantagem mínima, numa exibição em crescendo do Sporting CP. 

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Konstantin Nikitenko, Miguel Alves [C], Rafael Mota, Afonso Lee (Martim Peixoto, 77’), Sandro Gamboa (Bento Estrela, 46’), Ivanildo Mendes, Rafael Camacho, Diogo Martins (Miguel Almeida, 46’), Duarte Tomás (André Machado, 64’), Rayhan Momade (Daniel Lopes, 64’).  

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Derrota não é justa"

Por Sporting CP
13 Jan, 2026

Reacções ao jogo do Sporting CP da Liga Revelação

No final da partida da 2.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação em que o Sporting CP perdeu frente ao Académico de Viseu FC por 1-2, o técnico da formação Leonina, Filipe Neto, fez a leitura do jogo em declarações aos meios de comunicação do Clube. 

“Foi um jogo um pouco ingrato para nós. Começámos muito bem, marcámos um golo, depois expusemo-nos um pouco na forma como queremos que os nossos jogadores construam o jogo, o que acabou por originar alguns erros. No entanto, é aquilo em que acreditamos e não abdicamos do nosso processo, perante jogadores e jogos mais difíceis. Algumas vezes vamos falhar, outras vezes acertar, é uma consequência natural do jogo. Estamos contentes com o que fizemos, porém não podemos estar contentes com o resultado. Foi um jogo equilibrado, e não creio que esta derrota seja justa”. 

Filipe Neto já vira as atenções para o futuro próximo e para aspectos a corrigir. “Sabemos que estas equipas são mais maduras, principalmente esta equipa do Académico de Viseu FC e teremos mais jogos assim. Temos de saber lidar com o ritmo do jogo e  com o resultado. São coisas importantes que este grupo de jogadores irá aprender com o tempo. Estamos numa etapa de formação, mas já temos de ter rendimento. No fundo é continuar na nossa ideia, no nosso processo e adaptarmo-nos bem ao contexto que apanhamos pela frente”. 

Guilherme Silva, defesa central da equipa de sub-23 do Sporting CP, fez também a análise do jogo em declarações aos meios de comunicação do Clube. “É uma derrota dura, todas as derrotas são duras. Face ao que foi o jogo acho que o resultado justo seria o empate, mas o Académico de Viseu FC levou a melhor. O importante é pensar no próximo jogo. Vamos trabalhar já a preparar o próximo jogo. Estamos no apuramento de campeão e há muitos jogos pela frente”.

Foto Isabel Silva

Estreia amarga no apuramento de campeão

Por Sporting CP
13 Jan, 2026

Sub-23 perderam por 1-2 frente ao Académico de Viseu FC

A equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal perdeu frente ao Académico de Viseu FC por 1-2, na segunda jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Um resultado que penalizou bastante a equipa Leonina, num jogo muito equilibrado, geralmente mais jogado longe das balizas devido a muitos lances divididos a meio-campo e às marcações apertadas movidas às unidades mais ofensivas de ambas as equipas.    

Logo no primeiro minuto, mais precisamente aos 35 segundos, Micael Sanhá após passe de Chris Grombahi na meia direita inaugurou o marcador para o Sporting CP com remate colocado de pé esquerdo, numa entrada em grande estilo da equipa verde e branca.

Aos 17’, resposta da equipa visitante com bom lance na esquerda e remate de Guilherme Cardoso ao lado da baliza defendida por Diogo Clara. Aos 22, Lucas Silva ganhou a bola em zona adiantada do terreno, conseguiu isolar-se, com o remate a sair por cima da baliza de Diogo Clara.  

Já aos 32’, em nova recuperação de bola perto da área Leonina, a bola sobrou para Martim Silva, que atirou forte e colocado de pé esquerdo para o 1-1, resultado que se registava ao intervalo.

No segundo tempo, entrou o central Rafael Mota, em estreia nesta edição da Liga Revelação, para o lugar de Daniel Ciesielski, central polaco que regressou após lesão.

Aos 49’, Cris Grombahi isolou-se e cruzou na esquerda, mas faltou um toque para o fundo da baliza e no lance a seguir, aos 50’, Diogo Martins teve espaço no coração da área, com o remate a ser defendido por Carlos Araújo. O segundo tempo continuou a ser bastante físico e sem grandes oportunidades de golo – a melhor tinha sido a de Diogo Martins.

 Aos 77’, um livre lateral da equipa visitante causou perigo e, aos 84', foi assinalada grande penalidade contra o Sporting CP. Chamado à marcação, Kauã Oliveira atirou colocado e fez o 1-2 para a equipa visitante.    

O jogo ficou ainda mais apertado em espaços e a formação visitante saiu da Academia Cristiano Ronaldo com triunfo por 1-2, injusto face à entrega do Sporting CP.

Sporting CP: Diogo Clara [GR], Micael Sanhá, Daniel Cieselski [Rafael Mota, 46’), Guilherme Silva [C] [Konstantin Nikitenko, 62’], Miguel Alves, Bento Estrela, Ivanildo Mendes, Rafael Camacho (Leonardo Tavares, 75’), Diogo Martins (Eric Ingebrethsen, 75’), Chris Grombahi, Rayhan Momade

Páginas

Subscreva RSS - Sub-23