Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

Vitória da eficácia

Por Sporting CP
14 Dez, 2025

Sub-23 venceram o SCU Torreense no Jamor (0-2)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o SCU Torreense (0-2), na tarde deste domingo, em jogo da 7.ª jornada (ronda invertida) da Série B da Liga Revelação. No mítico Estádio Nacional do Jamor, os Leões procuravam prolongar o bom momento de forma e cumpriram a missão, somando agora seis jogos consecutivos sem perder.

A primeira parte ficou marcada por um Sporting CP organizado, capaz de gerir os diferentes momentos do jogo. Essa maturidade competitiva, cada vez mais evidente nos jovens Leões, foi recompensada aos 17 minutos: após Diogo Martins conquistar um canto em transição rápida, Rayhan Momade colocou a bola com precisão milimétrica na cabeça de Miguel Alves, com o capitão a subir ao primeiro andar para inaugurar o marcador.

O SCU Torreense esteve muito perto do empate pouco depois: Nilton Cardoso acertou no poste da baliza de Miguel Gouveia, num dos raros momentos de verdadeiro perigo criado pela formação anfitriã. O remate do ex-Leão foi, de resto, o único enquadrado dos anfitriões em todo o encontro, apesar de a equipa de Torres Vedras ter assumido maior controlo da posse de bola.

Ainda assim, o Sporting CP foi mais eficaz. Os Leões somaram mais remates ao longo do primeiro tempo e mostraram maior critério no último terço, justificando a vantagem ao intervalo. Uma exibição madura da equipa de Filipe Neto, frente a um adversário que teve dificuldades em transformar o domínio territorial em ocasiões claras de golo.

Os primeiros dez minutos da segunda parte confirmaram o guião da etapa inicial: o SCU Torreense a procurar construir a partir de trás e o Sporting CP a apostar na velocidade das alas, ainda que sem registo de oportunidades flagrantes de parte a parte.

Com o jogo muito disputado a meio-campo, foi precisamente em transição rápida que o Sporting CP chegou ao 0-2. Aos 61 minutos, Micael Sanhá variou o flanco e serviu Chris Grombahi em profundidade; o camisola 10 cruzou para trás e Konstantin Nikitenko apareceu em zona de finalização para aumentar a vantagem, num lance que espelhou na perfeição a eficácia verde e branca.

A partir daí, os Leões passaram a gerir o resultado com segurança, exibindo grande solidez defensiva e limitando os espaços concedidos ao adversário. Já perto do final, Chris Grombahi ainda esteve perto de aumentar a vantagem, não fosse a boa intervenção de Gustavo Ramalho. Do outro lado, Gustavo Rijo, do SCU Torreense, viu o segundo cartão amarelo e foi expulso aos 88 minutos, dificultando ainda mais qualquer tentativa de reacção da equipa da casa.

Com os três pontos no bolso, o Sporting CP vira agora atenções para a próxima jornada, a última desta fase, na qual os pupilos de Filipe Neto se deslocam a Leiria, no próximo dia 22 de Dezembro.

11 inicial do Sporting CP: Miguel Gouveia, Konstantin Nikitenko, Guilherme Silva, Miguel Alves [C], Rayhan Momade, Bento Estrela, Ivanildo Mendes, Rafael Camacho, Diogo Martins, Chris Grombahi e Micael Sanhá. Treinador: Filipe Neto.

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "São estes os jogos que queremos disputar"

Por Sporting CP
13 Dez, 2025

Sub-23 visitam o SCU Torreense este domingo (15h00)

A equipa de sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se este domingo ao Estádio Nacional para defrontar o SCU Torreense, às 15h, em jogo relativo à 7.ª jornada da Série B da Liga Revelação, disputada em ronda invertida.

Numa fase decisiva da competição, os Leões procuram prolongar o bom momento – são cinco os jogos sem perder - e somar pontos importantes na luta pelo apuramento para a fase de campeão. O empate (2-2) frente ao SC Farense, na última jornada, deixou marcas positivas no grupo, sobretudo pela resposta dada perante a adversidade, algo que Filipe Neto fez questão de sublinhar.

"Foi um jogo muito interessante para nós, num estádio icónico, como é o Estádio do Algarve, frente a uma equipa que está a disputar o acesso à fase de campeão connosco e que tem tido muito bons resultados nos últimos jogos. Sofremos um golo cedo e isso voltou a demonstrar o carácter desta equipa. Conseguimos reagir, conseguimos passar para a frente do jogo e adaptámo-nos muito bem àquilo que o jogo nos estava a dar", começou por analisar, em declarações aos meios do Clube.

"Acho que merecíamos ter ganho o jogo, mas dentro daquilo que foi a nossa estratégia, eles cumpriram à risca e conseguiram ter uma prestação muito positiva", completou o treinador, já com o olhar no próximo desafio. Do outro lado estará agora um SCU Torreense já apurado para a fase seguinte, mas que, na opinião de Filipe Neto, em nada vai facilitar a tarefa aos Leões. 

"O SCU Torreense é uma equipa bastante madura, com jogadores com alguma experiência. Não acredito que encarem o jogo de forma diferente por já estarem apurados. Ainda por cima, jogam em casa, ainda que no Estádio Nacional, outro estádio icónico. Acreditamos que vai ser um jogo bastante difícil para nós, mas é este tipo de jogos que nós queremos. Queremos testar-nos", antecipou.

A abordagem passa por encarar o momento como um estímulo competitivo. "Queremos sentir isto como uma motivação. É um jogo importante, pelo que dita na classificação. Ainda assim, temos de mostrar uma vontade maior para encarar estas dificuldades que vamos ter, porque vamos tê-las, procurar as nossas ideias e aquilo que queremos para o jogo, para podermos, no final, ter um bom resultado", frisou.

Invicto há cinco partidas, o conjunto verde e branco tem vindo a crescer como grupo. Num escalão marcado pelas muitas alterações no plantel ao longo do campeonato, o treinador sente que as ligações entre os jogadores estão a consolidar-se.

"Estamos a conseguir pôr em prática aquilo que procuramos. Existe uma grande ligação entre os jogadores e isso é reflexo do trabalho em conjunto", explicou.

Também Martim Peixoto acredita que o percurso reflecte o crescimento do plantel. "Temos evoluído muito e isso mostra que estamos juntos. Por consequência, temos tido bons desempenhos e bons resultados", referiu o avançado, para quem o objectivo principal passa por "passar à próxima fase e ficar nos quatro primeiros".

"Estes dois jogos são duas finais e só dependemos de nós para estar no apuramento de campeão, que é o que mais desejamos", garantiu Martim Peixoto, que não vê diferenças na abordagem aos jogos fora de casa. "Não muda nada jogar em casa ou fora. Temos de encarar todos os jogos da mesma maneira, sempre à vitória, unidos do início ao fim".

Foto Isabel Silva

Vitória escapou perto do fim

Por Sporting CP
05 Dez, 2025

Sub-23 saem do Algarve com a sua posição consolidada (2-2)

No Estádio Algarve, a equipa sub-23 de futebol do Sporting CP empatou 2-2 com o SC Farense, esta sexta-feira de manhã, na partida da 15.ª jornada da série B da Liga Revelação.

Os jovens Leões até podiam ter saído com a vitória neste embate com um concorrente directo, só que um penálti assinalado aos 75 minutos acabou por determinar o empate e, assim, anular a meritória reviravolta verde e branca – golos de Ivanildo Mendes e de Victor Guzmán (estreia a marcar) a fechar o primeiro tempo e a abrir o segundo, respectivamente.

Apesar disso, a duas rondas do fim, o Sporting CP (21 pontos) mantém o quarto lugar – a última vaga de acesso à fase final – e os dois pontos de vantagem sobre o SC Farense (19), quinto classificado.

E a entrada na partida foi até em falso para os comandados de Filipe Neto, que contaram com três novidades no ‘onze’: Zaïd Bafdili, Rafael Camacho e Victor Guzmán (estreia como titular) foram opção inicial nos lugares que tinham sido de Bento Estrela, Manuel Kissanga e Gabriel Silva na jornada anterior (3-2 GD Estoril Praia). No Algarve, quando ainda não se tinham cumprido os dois minutos iniciais, o SC Farense fez o 1-0 por Ruben Ribeiro, depois de Leonardo Oliveira ganhar em esforço um duelo na linha, surpreendendo por completo a defesa verde e branca.

Um arranque muito penalizador ao qual os jovens Leões tentaram responder assumindo a iniciativa com bola, de forma crescente, embora sem conseguir encontrar inspiração e ligações de sucesso com o ataque quase até ao intervalo.

Quase, porque foi preciso esperar até ao último lance do primeiro tempo para que a tendência se invertesse e, além disso, o primeiro remate do Sporting CP - tal como acontecera com os algarvios - deu em golo também. Aos 45+2’, quando parecia que a desvantagem ia vigorar até ao intervalo, Ivanildo Mendes tirou da ‘cartola’ um preciso remate em jeito que só acabou no fundo das redes para valer o 1-1 e relançou o encontro no segundo tempo.

E, no reatamento, os jovens Leões entraram por cima, mais perigosos e também a marcar. Fruto de uma combinação na direita entre Chris Grombahi e Daniel Costa, o lateral ganhou a linha e serviu na perfeição para o encosto de Victor Guzmán, que assinou o seu primeiro golo de Leão ao peito e confirmou a reviravolta verde e branca no Algarve, corria o minuto 52.

E pouco depois, o avançado peruano de 19 anos ficou muito perto de voltar a ‘facturar’, não fosse a defesa por instinto de Jakob Tånnander. Após estes bons indicadores, que ajudaram a transfigurar o Sporting CP, deu o seu lugar a Diogo Martins.

Já a formação de Faro, a ter de correr atrás no resultado e na classificação, passou por muitas dificuldades para ameaçar ofensivamente, só que à entrada para os últimos 15 minutos, de forma repentina, beneficiou de um penálti e reentrou na discussão do jogo, que do nada ficou mais incerto. O castigo máximo foi convertido por Leandro Oliveira para o 2-2 que acabou por ser final.

Um empate, ainda assim, mais favorável para os interesses Leoninos, porém a vitória seria bem merecida. Na próxima jornada, os sub-23 do Sporting CP visitam o SCU Torreense, equipa que já assegurou a passagem à próxima fase.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa, Guilherme Silva [C], Lucas Taibo, Rayhan Momade, Zaïd Bafdili, Rafael Camacho (Bento Estrela, 76’), Ivanildo Mendes (Martim Peixoto, 90+3’), Chris Grombahi, Micael Sanhá, Victor Guzmán (Diogo Martins, 60’)

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Estamos numa boa fase"

Por Sporting CP
04 Dez, 2025

Sub-23 jogam esta sexta-feira (11h00) em casa do SC Farense para a Liga Revelação

A equipa sub-23 do Sporting Clube de Portugal defronta o SC Farense, esta sexta-feira no Estádio do Algarve, a partir das 11h00, para a 15.ª jornada da Série B da Liga Revelação. Em antevisão à partida, o treinador Leonino, Filipe Neto, abordou o jogo diante da equipa algarvia, que catalogou de importante, mas não decisivo, em declarações aos meios de comunicação do Clube.

“Este último jogo [GD Estoril Praia] pela forma que foi e sendo em casa, foi para nós bastante importante, não pelo resultado, mas pela forma como conseguimos abordar o jogo nos diferentes momentos. E terminar o jogo desta forma [triunfo por 3-2] depois de equipa estar em desvantagem no marcador por [1-2] acaba sempre por dar um alento maior. O SC Farense também está num bom momento, apresenta uma boa série de jogos. Acho que vai ser um jogo bastante interessante para nós, já o foi no jogo em nossa casa, em que tivemos bastantes dificuldades a enfrentá-los e pela forma como reagimos às dificuldades que eles nos criaram. Não vemos o jogo como decisivo, mas como um jogo importante. Faltam três jogos e muita coisa pode acontecer”, atentou sobre as contas na classificação. Separados por dois pontos na tabela, neste momento o Sporting CP (20 pontos) é quarto classificado - última vaga de acesso à próxima fase - e o SC Farense é quinto (18).

Para Filipe Neto, o jogo diante do conjunto de Faro vai ter muitos duelos, que importa ganhar. “Eles [SC Farense] vão querer ganhar o jogo, tal como nós. Vai ser um jogo em que quem conseguir ganhar mais duelos vai ter uma vantagem grande no jogo. Estamos preparados para isso, queremos entrar com esse mindset no jogo e depois é a qualidade, procurar o que queremos durante o jogo defensivamente e ofensivamente”, projectou. 

E adaptação às dificuldades é um dos preceitos que caracteriza a equipa sub-23 do Sporting CP, nas palavras de Filipe Neto. “Não procuramos jogos perfeitos, procuramos conseguir adaptar-nos àquilo que as situações nos dão. Temos vindo a demonstrar que temos uma capacidade de resposta muito grande, tanto à adversidade, como à felicidade. Esta equipa está mais do que preparada para estar em patamares mais altos. Todos os jogadores têm vindo a demonstrar que têm capacidade para poder jogar. Sentimos que estamos no caminho correcto e queremos ganhar o próximo jogo”, sublinhou o técnico verde e branco.

Num modelo que potencia transições de jogadores entre equipas da formação do Sporting CP, Filipe Neto destaca a identidade de jogo transversal no Clube e a forma como os jogadores assimilam bem a ideia: “Estamos preparados para que aconteça esse fluxo de jogadores acima e abaixo. Para nós é um desafio conseguir criar dinâmicas e ligações entre eles. Com o processo de treino e com o tempo que temos tido juntos, temos vindo a evoluir, mesmo que haja essa alternância de jogadores. Acreditamos muito que há uma ideia comum, uma ideia Sporting CP para podermos apresentar nos jogos e isso espelha-se depois em resultados e em exibições”, concluiu. 

O avançado Victor Guzmán, que também lançou o próximo jogo, somou os seus primeiros minutos da temporada nos últimos encontros da Liga Revelação, depois de uma questão burocrática e uma lesão terem impedido a sua utilização mais cedo na época. Aos meios de comunicação do Clube, o jogador mostrou-se satisfeito por poder dar o seu contributo à equipa.

“Estou muito contente por ter tido a oportunidade de começar a jogar. Era algo que queria e sinto que a equipa técnica está a dar-me confiança no dia-a-dia e tenho muito para dar à equipa”, começou por dizer.

Relativamente ao encontro a disputar no Algarve, o avançado espera uma partida de grau elevado de dificuldade: “Sinto que vai ser um jogo bastante renhido. O SC Farense tem vindo a trabalhar bem, apresenta uma defesa muito sólida, mas creio que com o trabalho que temos feito nestes últimos jogos vamos levar este jogo de vencido”, apontou o jovem peruano.

E também o dianteiro desvalorizou a situação classificativa como critério importante na definição da história do jogo: “Nada se define por uma equipa estar à frente da outra, porque todos os jogos são muito equilibrados. Confio no que vamos fazer no jogo de amanhã”.

Certeza é, para o jogador, o crescimento do nível da equipa do Sporting CP. “Estamos a ter mais confiança, a conhecermo-nos mais, sinto que o grupo está a adquirir cada vez mais confiança e estou a gostar bastante disso”, afirmou, por fim, Victor Guzmán.

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Foi uma vitória muito merecida"

Por Sporting CP
01 Dez, 2025

Técnico dos sub-23 no rescaldo ao triunfo

No final da emocionante partida com o GD Estoril Praia, vencida pelos Leões (3-2), Filipe Neto, treinador da equipa sub-23 do Sporting CP, analisou o triunfo em declarações aos meios de comunicação do Clube.

“Acho que na primeira parte há um momento que vira a primeira parte: quando sofremos o 1-1, e sofremos bastante com isso. No entanto, tínhamos entrado muito bem a variar o nosso jogo ofensivo e a criar muitas dificuldades ao adversário. Depois, tivemos mais problemas a pressionar e afundámo-nos um pouco”, considerou, realçando que a segunda parte foi “completamente diferente”.

“Tivemos mais chegada e muitas situações de finalização. Acho que foi uma vitória muito merecida, não podia haver outra história senão esta”, sublinhou o técnico, reforçando a sua satisfação pela resposta dada pelos jogadores.

“Nós ajudamos, mas este grupo já demonstrou que em momentos de dificuldade consegue superar-se. Desta vez, não foi diferente. É uma equipa com uma união muito grande”, frisou Filipe Neto antes de olhar para o que falta nesta primeira fase da Liga Revelação. “Queremos continuar as vitórias para poder estar na fase de apuramento de campeão”, sentenciou.

Também Daniel Costa, que brilhou com um golo e uma assistência, realçou a “boa prestação da equipa”, salientando que “a vitória era o mais importante”.

Depois, o lateral deu conta daquilo que foi conversado no balneário, ao intervalo, para mudar o rumo dos acontecimentos no segundo tempo. “Se não corrermos, ninguém vai correr por nós. Tínhamos de pôr isso na nossa cabeça e só assim vamos cumprir o nosso objectivo: chegar à fase final”, atentou.

Foto Isabel Silva

Três pontos arrancados no fim e 'à bomba'

Por Sporting CP
01 Dez, 2025

Golo salvador de Lucas Taibo valeu vitória em jogo de reviravoltas (3-2)

Houve emoção até ao fim, mas acabaram por ser os jovens Leões a sair a sorrir. No Estádio Aurélio Pereira, a equipa sub-23 do Sporting CP derrotou o GD Estoril Praia por 3-2, esta segunda-feira, em embate da 14.ª jornada da série B da Liga Revelação. 

O golo da vitória verde e branca - a segunda consecutiva - só chegou aos 90+2’ pelo central Lucas Taibo, que culminou a reviravolta dos jovens Leões, depois de a equipa da Linha também ter feito uma ‘cambalhota’ no marcador na primeira parte.

Às custas de um GD Estoril Praia que não vence há 11 jogos, o Sporting CP chegou aos 20 pontos no quarto lugar – o último de acesso à fase final – quando faltam três jornadas para o fim da primeira fase.

Para enfrentar a formação dos canarinhos, assente no nono e último lugar (sete pontos), os sub-23 apresentaram um ‘onze’ com cinco mudanças relativamente ao utilizado na vitória nos Açores (CD Santa Clara 0-2): Daniel Costa, Lucas Taibo, Ivanildo Mendes, Chris Grombahi e Gabriel Silva foram titulares nos lugares que tinham sido de Konstantin Nikitenko, Atanásio Cunha, Paulo Simão, Paulo Cardoso e Diogo Martins.

E assim que soou o apito os jovens Leões entraram praticamente a ganhar: ao minuto três, Manuel Kissanga soltou para a entrada do lateral Daniel Costa na área e este, sem hesitar, alvejou a baliza para fazer o 1-0.


Pouco depois, com o Sporting CP a criar perigo sobretudo em ataques rápidos, Gabriel Silva teve tudo para fazer o segundo, mas não conseguiu dominar a bola nas melhores condições quando já estava isolado – transição conduzida na perfeição por Grombahi. Já o GD Estoril Praia, que apesar dos esforços ainda não tinha ameaçado verdadeiramente, acabou por aproveitar um erro Leonino na saída de bola para repor de forma fácil a igualdade, aos 23 minutos, por Peixinho.

O golo ‘espicaçou’ os visitantes, que de imediato cresceram com bola e antes do intervalo, graças a uma boa combinação na área, completaram mesmo a reviravolta. O capitão Bernardo Lourenço assinou o 1-2, aos 37 minutos, com um remate fortíssimo ‘à queima-roupa’.

O Sporting CP ainda tentou responder na parte final da primeira parte, porém nem um remate de longe de Daniel Costa, nem um cabeceamento perigoso de Gabriel Silva levaram a direcção certa e a desvantagem no marcador manteve-se, mas por pouco tempo.

Logo a abrir a segunda parte, que até abriu com um remate de Frank Aziz para defesa de Gouveia, os jovens Leões chegaram ao 2-2. Mais uma vez com Daniel Costa em evidência, desta vez a assistir, o lateral trabalhou o lance de forma perfeita na direita e cruzou com precisão para a cabeçada certeira de Gabriel Silva ao segundo poste, corria o minuto 52. De seguida, o avançado Víctor Guzmán saiu do banco para reforçar o ataque verde e branco – saiu o médio Kissanga.

De imediato, o Sporting CP fez-se com as ‘rédeas’ do encontro como até então não conseguira e ameaçou o golo da vitória de forma sucessiva. Primeiro, num contra-ataque fantástico, desenhado ao primeiro toque e a toda a velocidade, valeu a rápida ‘mancha’ de Fletcher Lowe perante a finalização de Grombahi e, a seguir, o central Guilherme Silva até marcou, mas foi prontamente assinalado fora-de-jogo. Pelo meio, ainda, Rayhan Momade acabou por obstaculizar acidentalmente um remate que levava ‘selo’ de golo.

Enquanto houve energia, os jovens Leões não pararam de ‘carregar’ sobre o GD Estoril Praia, que só voltou a chegar-se à frente aos 83 minutos, mas também com perigo assinalável: Miguel Gouveia estava no sítio certo para impedir o êxito no desvio de Gabriel Tavares bem junto ao primeiro poste.

O jogo acabaria totalmente partido e foi, então, já em período de compensação, que os jovens Leões puderam finalmente sorrir. Inesperadamente, Lucas Taibo somou-se ao ataque, apoderou-se de uma bola à entrada da área e encheu o pé para um pontapé fulminante que deu o 3-2 tão perseguido e muito festejado.

Os três pontos, no entanto, só ficaram garantidos depois de um valente susto na área verde e branca, onde um cabeceamento de Sana Ufala ficou muito perto de deixar tudo empatado.

Na próxima jornada, os sub-23 do Sporting CP deslocam-se a casa do SC Farense, emblema imediatamente atrás dos Leões na classificação – a dois pontos de distância.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa, Guilherme Silva [C], Lucas Taibo, Rayhan Momade, Ivanildo Mendes, Bento Estrela, Manuel Kissanga (Víctor Guzmán, 60’), Chris Grombahi (Miguel Alves, 90+4’), Micael Sanhá, Gabriel Silva (Konstantin Nikitenko, 77’)

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Estamos nós para dar o nosso melhor"

Por Sporting CP
30 Nov, 2025

Sub-23 defrontam GD Estoril Praia

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, às 16h00 desta segunda-feira, o GD Estoril Praia para a 14.ª jornada e Filipe Neto fez a antevisão ao desafio.

Antes, o treinador Leonino lembrou a vitória sobre o CD Santa Clara na última jornada e falou sobre o estado do grupo que dirige.

"Foi um jogo muito importante para nós num campo muito difícil contra uma equipa que está muito bem. Conseguimos sair de lá sem sofrer golos e com dois marcados. Estes 15 dias de paragem foram muito importantes para fazer crescer as nossas ideias", começou por dizer à Sporting TV.

Com o final da primeira fase a aproximar-se, Filipe Neto negou qualquer pressão extra no Sporting CP, uma vez que, "dentro de uma equipa do Clube, a pressão a está sempre presente" e "os jogadores estão preparados para isso", até porque disputam diversas provas.

"[UEFA Youth League e Premier League International Cup] são espaços de desenvolvimento. São diferentes competições e adversários e é isso que se pretende. Para nós, é incrível e damos os parabéns a toda a equipa que esteve na UEFA Youth League, pelos objectivos alcançados, e na Premier League International Cup, pelos jogos competitivos que temos conseguido fazer", afirmou.

Por fim, Filipe Neto falou sobre o GD Estoril Praia: "É uma equipa que não tem feito o que costuma fazer neste campeonato, onde tem muita história. No entanto, é nestes momentos que as equipas querem demonstrar o seu valor, mas cá estamos nós para dar o nosso melhor e chegar à vitória".

Konstantin Nikitenko também fez a antevisão e, da mesma forma que o treinador, começou por lembrar o triunfo em casa do CD Santa Clara e o momento do grupo.

"Foi um jogo muito bem conseguido da nossa parte nos Açores. Ganhámos num terreno muito difícil. Foi um jogo sofrido, mas estivemos unidos e conquistámos três pontos. As duas semanas de paragem fizeram-nos muito bem. Estamos preparados e com energias recarregadas", referiu.

Para o jogador de 19 anos, "qualquer equipa, esteja em que lugar esteja, é muito competente porque a Liga Revelação é muito competitiva" e o GD Estoril Praia não vai ser excepção.

"Conseguimos um bom resultado fora [0-5], mas sabemos que o GD Estoril Praia, como nós, quer pontuar. Vamos encarar o jogo de forma séria porque queremos ganhar", adicionou.

Por fim, Konstantin Nikitenko deixou duas mensagens: "Peço aos Sportinguistas que nos venham apoiar porque nos vão ajudar muito. Aproveito, também, em meu nome e do escalão sub-23 do Sporting CP, para dar os parabéns à Selecção Nacional sub-17 pela conquista do Mundial".

Foto Isabel Silva

Jovens Leões retomam o caminho das vitórias

Por Sporting CP
14 Nov, 2025

Triunfo dos sub-23 do Sporting CP em casa do CD Santa Clara por 0-2, na Liga Revelação

A equipa de sub-23 do Sporting CP retomou esta sexta-feira o caminho das vitórias, ao triunfar no terreno do CD Santa Clara por 0-2 na 13.ª jornada da Liga Revelação. Um golo da formação Leonina em cada parte consumou a obtenção dos três pontos pelo conjunto Sportinguista, que passa a somar 17 pontos, com subida ao 4.º lugar da classificação.

 Os sub-23 do Sporting CP tiveram um bom início de jogo e uma boa jogada na esquerda com cruzamento de Paulo Cardoso, quase encontrava na área Diogo Martins.  

O melhor momento do CD Santa Clara em todo o jogo foi um remate à trave da autoria de Rodrigo Mendes, aos 9’. Pouco depois e na melhor fase da equipa açoriana, um remate de Tiago Queiroz obrigou a defesa de Miguel Gouveia.

Aos 25’, Konstantin Nikitenko, após pontapé de canto, cabeceou de forma perfeita e inaugurou o marcador para o Sporting CP.

No final dos primeiros 45’, o Sporting CP vencia por 0-1, num jogo que já era controlado pela formação Leonina.   

Na segunda parte, aos 52’, Nikitenko apareceu solto na área e rematou para defesa do guarda-redes da equipa dos Açores.

Aos 67’, uma arrancada sensacional de Paulo Cardoso resultou no 0-2. O extremo ganhou na velocidade, o remate ainda foi defendido, com a bola a sobrar para Diogo Martins, que com grande frieza atirou para o fundo da baliza da formação açoriana.

O Sporting CP dominou ainda mais o jogo daí em diante e um remate sensacional de Sérgio Matos embateu na trave, no que teria sido um golo espectacular do jogador Leonino, já dentro dos últimos dez minutos da partida.

O CD Santa Clara teve uma aproximação à baliza Leonina com algum perigo (boa defesa de Miguel Gouveia), num jogo com boa exibição dos jovens Leões em relvado difícil pela irregularidade do terreno de jogo.

Nota final para a estreia de Vitor Guzman com a camisola do Sporting CP nos últimos minutos de jogo.   

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Konstantin Nikitenko, Guilherme Silva [C], Atanásio Cunha (Jakub Stasiak, 72’), Rayhan Momade, Paulo Simão, Bento Estrela, Micael Sanhá (Sérgio Matos, 60’), Manuel Kissanga (Miguel Almeida, 60’), Diogo Martins (Vitor Guzman, 88’), Paulo Cardoso (Martim Peixoto, 72’)

Foto Isabel Silva

João Santos: "Excelente oportunidade para todos nós crescermos"

Por Sporting CP
13 Nov, 2025

Equipa sub-23 do Sporting CP defronta CD Santa Clara, esta sexta-feira nos Açores, às 15h30

A equipa sub-23 do Sporting Clube de Portugal defronta esta sexta-feira o CD Santa Clara, a partir das 15h30 (hora de Portugal continental) para a 13.ª jornada da Liga Revelação e em antevisão à partida para os meios de comunicação do Clube, o treinador João Santos, lançou os dados para o encontro na ilha de São Miguel, com o objectivo de retomar o caminho das vitórias do conjunto Leonino na prova.  

“Nos últimos jogos não temos conseguido a vitória, em jogos claramente distintos. O que tem sido constante é o nosso olhar e agarrarmo-nos muito aquilo que é o projecto formativo, que é desenvolver os jogadores, encontrar o espaço adequado para competirem a cada momento e perceber que temos jogadores que participam em distintas provas pelo Sporting CP, falo do Campeonato Nacional de sub-19, da Liga Revelação, da Premier League International Cup, da UEFA Youth League e todo este fluxo é no sentido de encontrar o melhor para cada um dos jogadores, o que pode provocar, por vezes, momentaneamente, alguma instabilidade naquilo que é o processo de treino e de jogo também”.

João Santos relembra que a equipa sub-23 tem sido um espaço aberto e dinâmico de inclusão de atletas no grupo. “Verifica-se isso pela quantidade de jogadores que já estreámos ao longo de toda a época, recentemente jogadores provenientes do plantel de sub-19, que como é óbvio estão a dar um salto qualitativo em termos da competição que enfrentam”.

O técnico nota que a equipa sub-23 do Sporting CP é a mais jovem da prova. “Defrontamos equipas por defeito com uma média de idades francamente superior à nossa e nós, nos últimos dois jogos, desses cinco, conseguimos dois empates que sabem claramente a derrota pelo que produzimos no jogo, fundamentalmente nos segundos 45 minutos, tanto com a UD Leiria, como com o CF Estrela da Amadora aqui em casa em que tivemos números muito expressivos, fundamentalmente no momento ofensivo: posse de bola, entradas no último terço, cruzamentos, remates, finalizações. Teria sido justo ganharmos e por mais de um golo de diferença. Significa que estamos a fazer muita coisa boa em termos de processo e é a isso que nos temos de agarrar para o jogo de amanhã”.

Sobe o adversário desta sexta-feira, João Santos examinou. “O CD Santa Clara tem feito um belíssimo campeonato, criou-nos muitas dificuldades na Academia, é um adversário capaz de apresentar um bloco alto ou baixo em função do resultado e das sensações do jogo. É uma equipa com muita maturidade física, cognitiva, emocional, talvez a equipa que no onze inicial apresenta uma média de idades superior nas equipas da nossa série. Recentemente apareceu mais um ou outro jogador com bastante qualidade e que não jogou na primeira volta contra nós, do ponto de vista individual ofensivo e defensivo vão certamente criar-nos bastantes dificuldades, com bola são uma equipa muito agressiva, muito vertical e intensa e sabemos que o voo, condições climatéricas que vamos encontrar, o relvado, vão ser condicionantes, mas está aqui mais uma excelente oportunidade para todos nós crescermos. Sem dúvida que o jogo vai ser muito difícil para nós, mas para o CD Santa Clara também será”.

Miguel Almeida, ponta-de-lança do Sporting CP, fez também a antevisão do jogo para os meios de comunicação do Clube.

“O grupo está confiante, temos trabalhado bem durante a semana, vimos de um resultado que não era o nosso objectivo, mas estamos a trabalhar bem para poder ficar com os três pontos”, identificando o que falta para transformar as exibições em vitórias: “Falta-nos um pouco de sorte, se continuarmos a fazer o trabalho que temos feito, a união que o grupo tem, acho que podemos voltar às vitórias já nesta próxima jornada”.

Sobre o CD Santa Clara, o avançado observou. “Sabemos que é uma equipa muito forte, muito agressiva, que está muito bem posicionada no Campeonato, sabemos que são a equipa menos batida na prova, mas que nestas últimas jornadas têm sofrido alguns golos. Podemos ir por aí, precisamos de marcar e atingi-los por essa fragilidade”.         

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Estivemos bastante bem no segundo tempo"

Por Sporting CP
30 Out, 2025

Sub-23 empataram a um golo com o CF Estrela da Amadora

No final do empate (1-1) da equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal na recepção ao CF Estrela da Amadora, Filipe Neto analisou o encontro.

"O que conseguimos produzir dá-nos muito bons indicadores. É verdade que na segunda parte conseguimos criar mais situações de finalizações, enquanto na primeira parte não o fizemos porque não tínhamos os jogadores suficientes dentro da área e podíamos ter definido melhor em algumas situações. No segundo tempo, sim, estivemos bastante bem e conseguimos marcar. O golo sofrido deixa uma sensação algo amarga para nós", disse o treinador à Sporting TV.

Konstantin Nikitenko, que entrou na segunda parte, também esteve na zona de entrevistas rápidas.

"Creio que a equipa esteve muito bem. Entrámos bem na primeira parte, mas houve um upgrade na segunda tanto nas situações ofensivas como defensivas. Ganhámos mais duelos, marcámos perto do fim e depois, por infelicidade, o CF Estrela do Amadora acabou por marcar", contou.

O jogador de 19 anos prometeu ainda união para voltar aos bons resultados: "Não estamos num momento fácil, mas somos uma equipa e, sobretudo, uma família. Juntos, vamos dar a volta a estas dificuldades. Temos de entrar na primeira parte como entrámos hoje na segunda e ser mais consistentes".

Páginas

Subscreva RSS - Sub-23