Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

Fim de época inglório para os sub-23 Leoninos

Por Sporting CP
09 maio, 2025

Sporting CP derrotado pelo SC Farense (2-1)

A equipa de sub-23 do Sporting Clube de Portugal perdeu com o SC Farense na primeira fase da Taça Revelação (2-1), terminando de forma inglória uma época de muitos ensinamentos. Os jovens Leões estiveram em vantagem até aos 80 minutos, mas os algarvios consumaram a reviravolta nos instantes finais da partida.

No mítico Estádio de São Luís, no Algarve, o Sporting CP mostrou-se muito forte na pressão desde o apito inicial e, com mais posse de bola, partiu cedo “para cima” da defensiva farense. Aos cinco minutos, Amadu Baldé protagonizou o primeiro remate da partida e, pouco depois, um bom pontapé de Sandro Nascimento obrigou o guardião Kauan Silva a uma defesa atenta.

Os anfitriões reagiram em ataque rápido, começando a povoar com mais frequência a zona defensiva dos Leões de Lisboa, mas sem conseguir importunar verdadeiramente Diogo Clara. Já o Sporting CP, a privilegiar uma construção paciente e com linhas bem subidas no terreno, tentava romper por entre a muralha farense.

Ao quarto de hora, o nulo ainda se mantinha e o jogo foi-se fixando, disputado e vivo, no meio-campo — apesar dos esforços dos verdes e brancos para explorar as alas com os seus jogadores mais velozes e virtuosos.

Sem grandes oportunidades de parte a parte, a primeira ocasião da equipa da casa surgiu apenas aos 33 minutos, mas o remate enrolado não assustou o guardião Leonino. Dois minutos depois, um cabeceamento de Jerémie Kanon parecia levar selo de golo, mas a pontaria do francês saiu desencontrada.

As duas melhores ocasiões do SC Farense nasceram de pontapés de canto e foi também numa bola parada — um livre directo — que, do outro lado do campo, Francisco Canário obrigou Kauan Silva a nova defesa apertada, mas segura, à passagem dos 43 minutos. O empate sem golos ao intervalo espelhava com justiça o equilíbrio da primeira parte.

O regresso dos balneários trouxe consigo mais emoção. Aos 48 minutos, o SC Farense, em crescendo na partida, protagonizou uma excelente jogada de ataque colectivo que levou muito perigo à área do Sporting CP. Valeu a intervenção in extremis de Rafael Mota, com um corte decisivo, e a atenção de Diogo Clara, que segurou a bola no segundo momento, evitando o pior.

As consecutivas pausas para assistência médica quebraram o ritmo e adormeceram um pouco o jogo. Aos 58 minutos, determinado em agitar as águas, Rayhan Momade subiu pela direita, puxou para dentro e disparou forte, em arco, de longe. A bola, caprichosa, explodiu na trave com estrondo — teria sido um golo de outro mundo, mas ficou-se pelo quase.

Aos 60 minutos, o golo do Sporting CP acabou mesmo por surgir, coroando mais um recorte técnico de enorme beleza. Após uma boa construção colectiva, Francisco Canário abriu caminho com um espectacular toque de calcanhar, rasgando a defesa farense. Sandro Nascimento apareceu na área e finalizou com classe para o 0-1 e para o seu primeiro golo neste escalão. E que golo!

Com meia hora ainda por disputar, os Leões mantinham-se determinados em ampliar a vantagem, revelando maior discernimento na circulação de bola. Ainda assim, foi o SC Farense quem, aos 75 minutos e após um ataque rápido, esteve mais perto do golo — o desperdício à boca da baliza permitiu ao Sporting CP manter o controlo das operações.

A vantagem, contudo, não resistiu por muito tempo. Aos 79 minutos, num novo contra-ataque, o conjunto anfitrião aproveitou dois infortúnios sucessivos na defesa Leonina para chegar ao empate. André Candeias, que já conta com duas aparições na equipa principal dos algarvios, assinou o 1-1.

A dez minutos dos 90’, a incerteza voltou assim a instalar-se no marcador. Filipe Neto lançou Gabriel Melo e Rafael Camacho para um último esforço, na tentativa de evitar o prolongamento, mas o castigo chegou pesado: já aos 96 minutos, o SC Farense consumou a reviravolta com um golo de Mohamed Silmi, afastando de forma amarga os jovens Leões da competição.

Sporting CP: Diogo Clara, Rayhan Momade, João Assunção, Afonso Lee, Sérgio Matos (Micael Sanhá, 72’), Rafael Mota [C], Paulo Iago, Sandro Nascimento, Francisco Canário (Gabriel Melo, 86’), Amadu Baldé (Rafael Camacho, 86’) e Diogo Cardoso (Guilherme Santos, 45’). Treinador: Filipe Neto. Disciplina: Cartões amarelos para Amadu Baldé (25’) e João Assunção (90’+2).

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Estamos preparados e motivados"

Por Sporting CP
08 maio, 2025

Sub-23 visitam SC Farense esta sexta-feira

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se, esta sexta-feira, ao terreno do SC Farense para a primeira fase da Taça Revelação. Num jogo único e a eliminar, os jovens Leões querem continuar em prova e Filipe Neto fez a antevisão.

Antes de falar do embate com os algarvios, o treinador começou por fazer um balanço da fase de apuramento de campeão, onde o Sporting CP terminou na sétima posição.

"A primeira volta da fase de apuramento de campeão [da Liga Revelação] foi difícil. Perdemos alguns pontos que podíamos não ter perdido e o nosso processo ficou abalado em algumas coisas, mas conseguimos recuperar na segunda volta, tendo conseguido voltar a estar ao nível da primeira fase. Temos vindo a melhorar as nossas exibições e objectivos para o jogo. Estamos no caminho certo e queremos continuar a jogar", disse aos meios de comunicação Leoninos.

Depois de destacar os "sete juniores na equipa titular" do último encontro, contra o CF Estrela da Amadora, Filipe Neto lançou o duelo com o SC Farense.

"O próximo jogo é bastante importante porque queremos continuar a competir e disputar encontros, sempre com uma abordagem em conjunto. É assim que devemos abordar este jogo para sermos melhores. Jogo a eliminar? Não altera a preparação. O jogo vai ser bastante difícil, quando jogámos contra eles foi sempre bastante equilibrado. O SC Farense está, também, em crescendo, está motivado e vai jogar no seu campo. Vai ser difícil para nós, mas estamos preparados e motivados", garantiu, continuando.

"É o 'mata-mata' e acho que vamos passar. Queremos continuar a ter jogos competitivos para a nossa equipa e demonstrar o que valemos. Acreditamos que podemos ir longe", concluiu.

Diogo Clara, guarda-redes verde e branco, também esteve na antevisão e falou da fase de apuramento de campeão já concluída: "A primeira volta foi mais atribulada, tivemos algumas dificuldades, mas apresentámos sempre uma boa resposta. A segunda volta foi mais positiva, com mais pontos acumulados e jogadores motivados com jogos com resultados positivos".

O Leão de 19 anos assegurou que "os jogadores estão super focados" e não tem dúvidas de que "a evolução tem sido nítida". "Queremos dar continuidade na Taça. Se ganharmos, vamos ter mais jogos e mais competição. Nenhum jogador quer ficar sem competir, está no ADN Sporting querer ter mais competição. A equipa está preparada", reforçou.

Sobre o SC Farense, Diogo Clara espera "uma equipa motivada" do outro lado: "Teve oito vitórias na fase em que estava e quer continuar a competir. Sabemos que é uma equipa super competitiva e quer ganhar. Estamos prontos e temos a certeza de que o nosso plano de jogo vai ser eficaz. Precisamos de ter calma e paciência, sem nos precipitarmos. Temos melhorado nesse aspecto".

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Praticámos um futebol bastante positivo"

Por Sporting CP
30 Abr, 2025

Declarações depois do triunfo sobre o CF Estrela da Amadora

No final da vitória da equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o CF Estrela da Amadora por 2-1, Filipe Neto analisou o encontro em declarações aos meios de comunicação Leoninos.

"Queríamos terminar esta fase com uma vitória em casa. Esta segunda volta da segunda fase foi muito semelhante à primeira fase. Foi um jogo em que, nas duas partes, as oportunidades foram maioritariamente nossas. Na primeira, temos cinco oportunidades e o CF Estrela da Amadora não tem nenhuma. Na segunda, o CF Estrela da Amadora tem duas e faz um golo de transição e nós temos sete. Quisemos sempre marcar mais golos e estar mais próximos da baliza deles. Praticámos um futebol bastante positivo com uma procura colectiva por um bom resultado. Acabámos por ganhar e queremos continuar com este tipo de resultados e a ser competitivos como temos sido", disse na zona de entrevistas rápidas.

O treinador verde e branco descreveu o seu grupo como "bastante aguerrido e competitivo" e destacou os poucos golos sofridos (16, terceiro melhor registo) e as poucas derrotas (três, igualmente terceiro melhor registo) nesta fase.

"Sofrer poucos golos na primeira fase foi muito importante porque nos tornou uma equipa muito difícil de ser batida. Não era fácil para os adversários ter confiança para chegar à nossa baliza porque não o conseguiam fazer. Na primeira volta da segunda fase não estivemos tão bem nesse aspecto, mas na segunda voltámos ao nível que queríamos e vamos continuar dessa forma porque estabilizámos a ideia e o processo", referiu.

Paulo Iago, autor do segundo golo, também esteve na zona de entrevistas rápidas e analisou o encontro: "Fizemos um grande jogo e fomos superiores em todos os aspectos. Tivemos bastantes oportunidades tanto na primeira como na segunda parte, que foi quando conseguimos fazer os golos. (...) Depois do nosso segundo golo, baixámos um pouco a guarda e cedemos algumas ocasiões. Ainda assim, vencemos e já estamos a pensar na Taça Revelação".

O espanhol, que fez o primeiro golo de Leão ao peito, garantiu ainda estar "muito feliz por estar a jogar no Sporting CP e por ganhar confiança e ritmo, mas acima de tudo por ajudar a equipa".

Foto Isabel Silva

Vitória a fechar a Liga Revelação

Por Sporting CP
30 Abr, 2025

Leões superam CF Estrela da Amadora por 2-1

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quarta-feira, o CF Estrela da Amadora por 2-1 na 14.ª e última jornada fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Com este resultado, o conjunto de Filipe Neto ficou na sétima posição da tabela classificativa e vai disputar a primeira fase da Taça Revelação com o SC Farense.

Os Leões dominaram a primeira parte do início ao fim, apresentando-se no Estádio Aurélio Pereira como o único conjunto com vontade e competência para inaugurar o marcador. Gabriel Melo foi o primeiro a ameaçar, mas o guarda-redes Gonçalo Churro, principal figura do CF Estrela da Amadora, defendeu.

Seguira-se dois remates de Paulo Iago, um para fora e outro para intervenção do guarda-redes, e outro de Adam Arvelo a passar perto. A Sandro Nascimentos, aos 31 minutos, também faltou pontaria e Gabriel Melo, de cabeça, voltou a dar trabalho a Gonçalo Churro.

Até ao intervalo, destaque para o tiro de Guilherme Santos para... mais uma defesa do guardião visitante.

Para a segunda metade, Guilherme Santos, Adam Arvelo e Gabriel Melo deram lugar a Amadu Baldé, Diogo Cardoso e Francisco Canário, sendo que Gonçalo Churro voltou a aparecer com qualidade aos 48', negando novamente o golo a Paulo Iago.

As alterações revelaram-se certeiras, uma vez que, aos 52', um excelente trabalho colectivo culminou numa bela assistência de Francisco Canário para Diogo Cardoso, na cara do guarda-redes, finalizar da melhor forma.

Continuou melhor o Sporting CP, com Amadu Baldé a rematar ao lado e Francisco Canário, de longe, a encher o pé para mais um grande momento de Gonçalo Churro. Aos 60', Sérgio Matos substituiu Denilson Santos.

Logo a seguir, Paulo Iago foi derrubado na área e o árbitro Bruno Rebocho assinalou pontapé de penálti. Na conversão, o espanhol não desiludiu e estreou-se a marcar de Leão ao peito.

A perder dois 2-0, o CF Estrela da Amadora reagiu e começou a subir no terreno, com Afonso Carvalho a atirar à barra. A ameaça era real uma vez que o camisola 15 dos visitantes marcou mesmo aos 78', estabelecendo o resultado final de 2-1.

O Sporting CP voltou à carga e Micael Sanhá entrou para a saída de Rayhan Momade. Sandro Nascimento atirou para fora, Micael Sanhá esteve perto de um grande golo e Gonçalo Churro defendeu a última investida de Francisco Canário, mas o 2-1 não sofreu mais alterações.

Sporting CP: Guilherme Pires [GR], Rayhan Momade (Micael Sanhá, 80'), Marlon Júnior [C], Afonso Lee, Denilson Santos (Sérgio Matos, 60'), Rafael Mota, Paulo Iago, Sandro Nascimento, Gabriel Melo (Francisco Canário, 45'), Guilherme Santos (Amadu Baldé, 45') e Adam Arvelo (Diogo Cardoso, 45').

Foto José Lorvão

Filipe Neto: "Estamos preparados para este tipo de jogos"

Por Sporting CP
29 Abr, 2025

Sub-23 recebem CF Estrela da Amadora para fechar a Liga Revelação

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, às 15h00 desta quarta-feira, o CF Estrela da Amadora para a 14.ª e última jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Na sétima posição, os jovens Leões procuram terminar, pelo menos, no sexto lugar que daria qualificação directa para a segunda fase da Taça Revelação. Na antevisão Filipe Neto explicou que os estrelistas estão "numa fase delicada porque não pontuaram nos últimos quatro jogos", mas a exigência vai ser elevada.

"É um jogo sempre muito difícil porque pode dar para os dois lados. A equipa do CF Estrela da Amadora é muito vertical, rápida e agressiva com os seus extremos no um contra um. Se não conseguirmos controlar o jogo, pode ser difícil controlar esses ataques rápidos. No entanto, já demonstrámos que estamos preparados para este tipo de jogos. É o último jogo e vai decidir se vamos ficar em quinto, sexto ou sétimo, o que vai ditar se vamos directamente para a Taça Revelação ou não. Estamos muito positivos, jogamos em casa e queremos ganhar perante os nossos adeptos. Temos a lição bem estudada", disse aos meios de comunicação Leoninos.

Sobre o momento do grupo que lidera, com pontos conquistados nos quatro últimos encontros e com a recente subida de alguns jogadores à equipa B, como é o caso de Salvador Blopa, o treinador mostrou-se satisfeito com o desenvolvimento demonstrado: "Temos um registo na segunda volta bastante interessante para nós. A primeira volta foi difícil porque não tivemos os resultados que queríamos e sofremos mais golos do que esperávamos, mas agora estamos numa fase em que todo o nosso jogo está a fluir de forma natural".

Marlon Júnior, defesa verde e branco, também fez a antevisão: "Vai ser um jogo muito complicado. Sabemos a qualidade do CF Estrela da Amadora, mas o foco está na nossa equipa. Sabemos o que temos de fazer para ganhar o jogo e o que importa é pensar em nós para conseguir os três pontos".

Para o jogador de 19 anos, a equipa tem "evoluído bastante, mesmo não tendo vitórias em todos os jogos". "Estamos a construir uma boa relação entre todos e boas dinâmicas. Estamos preparados e temos a oportunidade de estar na Taça Revelação, onde queremos estar", adicionou.

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Só faltou o golo"

Por Sporting CP
22 Abr, 2025

Técnico satisfeito com a exibição em Vizela (0-0)

Filipe Neto, treinador da equipa de sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal, elogiou o crescimento individual e colectivo da sua equipa, que empatou na visita ao FC Vizela (0-0), pontuando assim pela quarta partida consecutiva. 

"Temos crescido muito no modelo e ideia de jogo. Individualmente e colectivamente também temos evoluído bastante", começou por dizer, sublinhando a presença de "muitos jogadores da equipa de sub-19" no confronto com os vizelenses. "Queremos continuar a promover estes atletas em espaços competitivos de maior dificuldade", sublinhou o técnico.

Sobre o embate com "uma equipa com muita qualidade de jogo", Filipe Neto considerou que os Leões "entraram em campo com a atitude correcta", criando "muitas dificuldades ao FC Vizela". "Na segunda parte, eles conseguiram equilibrar e também criaram oportunidades", reconheceu, considerando no entanto que só "faltou o golo para que este fosse um jogo mais positivo" dos seus pupilos. 

A finalização é, por isso, um factor a trabalhar nas próximas semanas. "Queremos sempre marcar e chegar muitas vezes para ter mais probabilidades de o fazer, mas hoje não fomos eficazes e vamos continuar nessa busca", garantiu.

Também o central Guilherme Silva analisou a partida, considerando que este foi "um jogo bastante discutido". "Tivemos várias oportunidades, tal como o FC Vizela. Estivemos melhor na primeira parte e na segunda o adversário conseguiu equilibrar", apontou, considerando por isso que "o jogo podia ter sorrido para qualquer uma das equipas". 

"Não fomos eficazes nos momentos em que podíamos ter sido, e o resultado reflecte isso", acrescentou também, mostrando-se satisfeito com a evolução da equipa, "apesar de os resultados não serem os melhores".

"Nós vamos jogo a jogo, desde o início. Queremos sempre aprender, isso é o mais importante. Estamos contentes com o que temos vindo a fazer. Temos vindo a crescer como equipa, e individualmente também, e estamos já focados no próximo jogo", disse a fechar, referindo-se ao embate com o CF Estrela da Amadora, a contar para a última jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação e agendado para a próxima terça-feira. 

Empate sem golos em Vizela

Por Sporting CP
22 Abr, 2025

Sub-23 Leoninos somaram um ponto frente ao FC Vizela

A equipa de sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e empatou esta terça-feira com o FC Vizela (0-0), em partida a contar para a 13.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Com as equipas separadas por apenas três pontos na tabela, Filipe Neto apostou na continuidade e promoveu uma única alteração no onze inicial, chamando Sérgio Matos à titularidade.

Numa manhã soalheira e sob a belíssima vista das colinas verdejantes de Vila Meã, o Sporting CP entrou com intensidade, apostando na pressão sem bola para recuperar rapidamente a posse e procurar, desde cedo, a baliza vizelense.

Contudo, a primeira aproximação perigosa surgiu apenas aos 17 minutos e pertenceu aos anfitriões, obrigando Guilherme Pires a sair da baliza para afastar, com os pés, um lance iminente. Aos 20’, o guardião verde e branco voltou a intervir, desta vez de forma menos ortodoxa, travando novo contra-ataque do FC Vizela.

Os Leões responderam com insistência pelas alas, especialmente a esquerda, ganhando bolas perto da linha de fundo e ameaçando a partir de lances de bola parada. Tanto que aos 25’, na ressaca de um pontapé de canto, Amadu Baldé apareceu à entrada da área e, após alívio da defesa, rematou forte a rasar o poste. 

Com muita disputa no miolo e escassas oportunidades, o jogo manteve-se amarrado até aos 40 minutos, altura em que Guilherme Santos ensaiou o remate de meia distância, obrigando Kacper Bieszczad a defesa apertada. Mais pressionante e competente a conter o jogo associativo adversário, o Sporting CP chegou ao intervalo com a sensação de poder estar em vantagem. Ainda assim, o nulo prevalecia ao apito do juiz Pedro Vieira.

A história manteve-se no arranque do segundo tempo. As duas formações, combativas, procuravam desfazer o empate, mas esbarraram sempre nas sólidas estruturas defensivas adversárias. Os Leões, com posse prolongada, tentaram circular a bola em busca de espaços, mas sem conseguir penetrar na última linha.

Foi então que Paulo Iago, aos 60 minutos, tentou desequilibrar com um remate potente de fora da área, após dominar no peito. O disparo levava selo de golo, mas Kacper Bieszczad respondeu à altura, novamente com uma boa intervenção. Na resposta, cerca de dois minutos depois, Pedro Ramos ameaçou com um remate igualmente perigoso, mas Guilherme Pires voou para segurar o empate.

Perante o equilíbrio, Filipe Neto mexeu na equipa aos 67’, lançando Francisco Canário e Diogo Cardoso para agitar a partida. Ainda assim, foi o FC Vizela a ameaçar, com Guilherme Pires novamente a brilhar e a sacudir um remate colocado junto ao poste.

Aos 75’, novas alterações e Sandro Nascimento, João Assunção e Rafael Camacho entraram para dar fôlego renovado aos Leões. Contudo, foi o FC Vizela quem voltou a rondar o golo - aos 82’, Martim Boloto cobrou um livre directo com mestria, ficando muito perto de bater Guilherme Pires. Já do lado verde e branco, Guilherme Silva teve na cabeça a melhor ocasião Leonina, mas o cabeceamento após livre indirecto saiu desenquadrado.

Para lá dos 90 minutos, Francisco Canário ultrapassou um adversário com classe e ficou cara a cara com Kacper Bieszczad, mas o guarda-redes polaco voltou a ser decisivo, travando com uma mancha segura aquele que podia ter sido o golo da vitória.

Feitas as contas, o nulo acaba por espelhar a falta de eficácia no momento da decisão, num encontro disputado, mas onde a inspiração ofensiva esteve longe de acompanhar a entrega de ambos os conjuntos. Na próxima terça-feira, às 15h00, os jovens Leões recebem o CF Estrela da Amadora para a última jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação. 

Sporting CP: Guilherme Pires [GR], Marlon Júnior, Guilherme Silva, Rafael Mota, Rayhan Momade, Amadu Baldé (Sandro Nascimento, 75’), Guilherme Santos (Rafael Camacho, 75’), Sérgio Matos (João Assunção, 75’), Paulo Iago (Diogo Cardoso, 67’), Adam Arvelo e Gabriel Melo (Francisco Canário, 67’). Treinador: Filipe Neto. Disciplina: cartão amarelo para Sérgio Matos (42’), Guilherme Silva (79’) e João Assunção (90+3’).

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Temos tudo bem trabalhado"

Por Sporting CP
21 Abr, 2025

Sub-23 visitam FC Vizela na terça-feira (11h00)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se a casa do FC Vizela, esta terça-feira de manhã, para disputar a partida da 13.ª e penúltima jornada da fase de apuramento de campeão da Liga 3.

Em declarações aos meios de comunicação Leoninos, Filipe Neto, treinador da equipa, realçou a forma como os seus jogadores - entre os quais oito juniores utilizados - tiveram "a atitude certa" para vencer em Barcelos (1-2), na jornada anterior, e, assim, continuar a "cimentar o processo".

Agora segue-se o FC Vizela, quinto classificado, precisamente três pontos à frente dos jovens Leões, que ainda não conseguiram vencer este adversário.

"O jogo aqui foi muito fechado, com poucas oportunidades de golo", começou por lembrar o técnico verde e branco. "É uma equipa que não está num bom momento [vem de duas derrotas seguidas], no entanto tem uma grande capacidades nos esquemas tácticos e têm um jogo interior muito interessante", detalhou.

Filipe Neto considerou que "vai ser um desafio grande perceber como encontrar os espaços certos", mas afirmou que a sua equipa tem "tudo bem trabalhado".

Além disso, enalteceu o "bom trabalho" que os vários jogadores que tem tido à disposição têm realizado. O propósito de "conseguir colocar jogadores em patamares mais altos" está a ser alcançado, nomeando, em particular, Salvador Blopa - pela equipa B, como o mais recente exemplo, mas a ideia é "continuar a pôr mais". E esta Liga Revelação é um espaço competitivo ideal para isso, destacou.

"Em espaços de competição diferentes, onde se expõe mais as suas fragilidades, acabam por precisar de uma capacidade adaptativa maior, o que faz com que tenham de evoluir, saber reagir à frustração e valorizar naquilo em que são bons", concluiu o treinador dos sub-23 Leoninos.

O avançado Gabriel Melo também fez a antevisão do próximo jogo, depois de ter sido um dos marcadores na jornada anterior. "Foi um golo muito importante para mim e fico contente por ter ajudado a equipa. "Saímos de lá com os três pontos merecidamente", considerou, antes de lançar a visita a Vizela.

"Vai ser difícil jogar e ganhar lá, mas estamos confiantes. Vamos dar o nosso máximo em campo", apontou, sem esconder a "muita qualidade" do adversário. "Estamos motivados para enfrentar todos os desafios nesta recta final do campeonato", concluiu o jovem brasileiro.

Foto Isabel Silva

Filipe Neto: "Jogo importante e de grande atitude"

Por Sporting CP
15 Abr, 2025

Reacção do treinador verde e branco à vitória sobre o Gil Vicente FC

Filipe Neto mostrou-se satisfeito com o regresso aos triunfos, dizendo que os sub-23 do Sporting CP tiveram uma “grande atitude” frente ao Gil Vicente FC (1-2).

“Foi uma primeira parte muito bem conseguida da nossa parte. Tínhamos um plano bem definido, sabíamos como iria jogar o adversário e não fugiu muito ao que esperávamos. Conseguimos encontrar os espaços para criar oportunidades, tivemos algumas chances para marcar e acabámos por conseguir fazê-lo. O Gil Vicente FC, por seu lado, teve apenas um remate na primeira parte e poucas situações de criação por mérito nosso. Na segunda parte foi diferente, o adversário mudou a sua forma de jogar e tivemos mais dificuldades para ajustar a equipa a essa mudança, descemos um pouco as linhas e não fomos capazes de defender a vantagem, à semelhança do que já ocorreu noutras partidas. Eles chegaram ao empate com mérito, mas a equipa soube reagir, assumir o jogo e enfrentar a adversidade. Os jogadores que entraram, muitos com idade de júnior, ajudaram-nos a chegar ao golo perto do final”, começou por dizer o técnico Leonino, atirando: “Foi um jogo importante para nós e de grande atitude”.

Foto Isabel Silva

Leões vencem em Barcelos e sobem na tabela

Por Sporting CP
15 Abr, 2025

1-2 com golos de Gabriel Melo e Diogo Cardoso

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, nesta terça-feira, o Gil Vicente FC por 1-2 em jogo da 12.ª jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, disputado em Barcelos.

Para este encontro, Filipe Neto apostou de início em Guilherme Pires, Ibrahim Diarra, Marlon Junior, Rafael Mota, Rayhan Momade, Guilherme Silva, Adam Arvelo, Amadu Balde, Gabriel Melo, Guilherme Santos e Paulo Iago.

Os Leões entraram em campo com o objectivo de regressarem aos triunfos e de subirem na tabela, sabendo de antemão que seria um jogo difícil frente a uma equipa também em crescimento e que na primeira volta empatou em Alcochete (1-1).

Ainda assim, apesar do equilíbrio, o Sporting CP conseguiu ser sempre ligeiramente melhor e abriu o marcador logo aos 24 minutos: canto na esquerda batido por Guilherme Santos com Gabriel Melo ao primeiro poste a desviar de cabeça para o 0-1. A turma verde e branca a colocar-se assim em vantagem e mais confortável, ainda antes da meia-hora de jogo.

Sem mais golos até ao final da primeira metade, apesar das oportunidades criadas, os Leões foram então para o intervalo a vencer pela margem mínima, um resultado que, já se sabe, deixa tudo em aberto e foi isso mesmo que aconteceu. O Gil Vicente FC entrou na segunda parte com vontade de empatar e conseguiu, mas só já no último quarto de hora da partida.

Foi aos 77 minutos num lance de insistência em que Marlon Junior ainda tentou cortar o esférico a André Neves no lado esquerdo da área, mas não conseguiu, com o jogador da equipa da casa a servir Gonçalo Maia que, à frente da baliza, fez o 1-1 num remate que passou entre as pernas de Guilherme Silva.

Dissabor para os jovens Leões que, mesmo assim, não desistiram e na recta final do encontro (85 minutos) voltaram a marcar e a dar maior justiça ao marcador: insistência Leonina na área com um mau alívio a ser aproveitado por Francisco Canário, que entregou para Frederico Gomes cruzar para o segundo poste onde surgiu sozinho Di Cardoso para fazer o 1-2.

Com esta vitória, mais do que merecida, o Sporting CP subiu ao sexto lugar da tabela e ficou em zona de qualificação directa para a Taça Revelação quando faltam dois jogos para a fase de apuramento de campeão terminar - na luta pelo título estão o SCU Torreense e o FC Famalicão.

Na penúltima jornada, marcada para a próxima terça-feira, às 11h00, o Sporting CP volta a jogar fora de casa, desta feita no terreno do FC Vizela, e na última ronda recebe o CF Estrela Amadora.

Páginas

Subscreva RSS - Sub-23