Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "Jogo de sentido único"

Por Sporting CP
12 Mar, 2024

Técnico dos sub-23 Leoninos lamenta que equipa não tenha concretizado as oportunidades criadas

No final da partida que terminou com empate dos sub-23 do Sporting CP frente ao CF Estrela (0-0), o treinador Tiago Teixeira lamentou a falta de concretização da equipa verde e branca para as muitas oportunidades criadas.

“Sabíamos que ia ser um jogo difícil, com o CF Estrela sempre a defender com duas linhas muito juntas. Acabou por ser um jogo de sentido único, criámos várias oportunidades de golo mas, infelizmente, não conseguimos concretizar. É olhar para tudo o que conseguimos criar e para a forma como o fizemos. Temos de ter um bocadinho mais de discernimento e critério no último passe e na finalização, mas de resto não temos nada a apontar aos jogadores", referiu em declarações aos meios de comunicação do Clube, acrescentando: "Ofensivamente, criámos várias dinâmicas com os jogadores a jogarem em várias posições e a estarem muito bem. Defensivamente, não permitimos qualquer situação ao CF Estrela”.

O técnico olhou depois para o futuro com optimismo e a certeza de que os jogadores Leoninos têm dado passos em frente na evolução. “Estamos muito contentes com a evolução de todos os jogadores. Este jogo foi completamente diferente dos outros, serve para os jogadores trabalharem e serem expostos a outras coisas. Os jogadores estão cada vez melhores. Cada jogo será uma oportunidade para melhorarem e serem expostos a novos desafios”.

Apesar de estar dentro da corrida pelo título de campeão no escalão de sub-23, Tiago Teixeira ressalvou que os holofotes estão centrados apenas no jogo que se segue. “Sentimos que os jogadores estão muito tranquilos. Não olham para o fim, mas sim para o que está mais próximo, o próximo jogo. É nisso que nos vamos focar”.

Foto Isabel Silva

Leões esbarraram no muro

Por Sporting CP
12 Mar, 2024

Empate a zero dos sub-23 frente ao CF Estrela da Amadora

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, esta terça-feira, frente ao CF Estrela da Amadora (0-0) na décima jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação, num jogo em que os jovens Leões ‘esbarram no muro’ do sistema defensivo da formação visitante. Apesar dos muitos esforços, a formação Sportinguista não conseguiu desmontar o dispositivo muito fechado dos actuais campeões da prova.

O primeiro sinal de perigo saiu dos pés de Smary, jogador do CF Estrela da Amadora, que rematou ligeiramente ao lado da baliza de Diogo Clara com 19 minutos de jogo. Com o CF Estrela da Amadora muito recuado e organização defensiva compacta, o Sporting CP tinha domínio territorial e perto da meia hora criou perigo em diversas situações, mas os remates e centros de Geovany Quenda na direita não encontraram o caminho mais desejado até ao fundo das redes da baliza da formação da Amadora, com a irreverência do extremo Leonino a dar nas vistas.

No entanto, a melhor oportunidade da primeira parte aconteceu aos 44 minutos num remate à entrada da área de Adam Arvelo, ligeiramente ao lado da baliza do CF Estrela da Amadora.

Ao intervalo, registava-se igualdade a zero, com os números do domínio do Sporting CP a serem bem expressivos: 68% de posse de bola contra 32% do adversário e sete remates contra apenas um da formação tricolor.

Na segunda parte e aos 51 minutos, uma boa combinação entre Tiago Parente e Adam Arvelo terminou com um remate do jogador espanhol defendido pelo guarda-redes da equipa visitante. Arvelo tentou também na meia distância, tal como Henrique Arreiol, com os remates defendidos por Edmilson.

O CF Estrela da Amadora pouco mais conseguia mostrar do que uma boa solidez defensiva, mas sem capacidade para se desdobrar para o ataque, e o Sporting CP gerava situações de perigo, mas sem direcção certeira nos remates, com Rodrigo Marquês a ter um pontapé de bicicleta por cima, depois de bom cruzamento de Tiago Parente. O CF Estrela da Amadora ficou reduzido a dez jogadores já dentro dos dez minutos finais do tempo regulamentar e o Sporting CP continuou a carregar sobre a área adversária, com Luís Gomes a obrigar Edmilson a defesa segura e o jogo terminou mesmo com a igualdade a zero no marcador.

Sporting CP: Diogo Clara [GR], Gonçalo Braga, Pedro Silva (David Moreira, 62), Lucas Taibo, Tiago Parente (José Silva, 77’), Henrique Arreiol, Rafael Besugo [C] [Lucas Anjos, 84’), Adam Arvelo (Luís Gomes, 62’) Geovany Quenda, Rodrigo Marquês e Ewandro Santos (Diogo Cardoso, 77’).

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "Os jogadores evoluíram muito desde o início da época"

Por Sporting CP
11 Mar, 2024

Sporting CP recebe o CF Estrela da Amadora esta terça-feira às 11h00

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, esta terça-feira, o CF Estrela da Amadora em jogo da décima jornada da fase de Apuramento de Campeão da Liga Revelação.

Na primeira volta da prova os Leões venceram por 1-4, mas Tiago Teixeira não antecipa menos dificuldades. “Esperamos um jogo bastante difícil, como foram todos até agora. O Estrela foi sempre das equipas com quem tivemos maior dificuldade a jogar. É uma equipa com jogadores muito fortes fisicamente, com um estilo de jogo muito directo, muita marcação e é uma equipa muito agressiva. No último jogo tivemos sucesso e agora esperamos voltar a ter, transportando tudo o que temos feito até agora e algumas coisas que fizemos nesse jogo com eles, para conseguirmos o mesmo resultado”, começou por dizer o técnico Leonino, admitindo que os Leões atravessam “o melhor momento” da época, somando oito jogos consecutivos sem perder.

“É sinal de que os jogadores evoluíram muito desde o início da época, que estão muito melhores e que estão mais preparados para outros patamares. Isso é um motivo de orgulho para nós. É esse o nosso trabalho, prepará-los para o futuro e dar-lhes ferramentas”, referiu Tiago Teixeira, desvalorizando a liderança isolada quando faltam cinco jornadas para o final da prova: “Neste momento estamos em primeiro, mas quem está atrás de nós tem ainda um jogo por disputar e, mesmo que só faltem cinco jogos, o caminho ainda é longo. São cinco, mas parecem 10 ou mais porque todos os jogos são muito difíceis de disputar e é nisso que pensamos todas as semanas e em que nos focamos. Por isso, por agora, o importante é o jogo com o CF Estrela da Amadora e essa é a única final em que temos de pensar”.

Pedro Silva também fez a antevisão a esta partida e foi ao encontro das ideias do treinador verde e branco: “Não vamos ligar ao que aconteceu na primeira volta até porque, na verdade, foi um resultado muito volumoso para aquilo que foi o jogo. Por isso, temos de olhar para este jogo e encará-lo como mais um que temos de ganhar. Vai ser um jogo 50-50, mas vamos fazer tudo para conquistar mais estes três pontos”.

“Estamos num bom momento da época, mas pensamos jogo a jogo e o nosso foco está em trabalhar durante toda a semana para chegarmos ao jogo e sermos o mais competentes possível”, acrescentou o defesa, desvalorizando igualmente a liderança isolada nesta fase da Liga Revelação: “Não nos assumimos candidatos ao título porque ainda faltam cinco jogos e agora também vamos ter uma pausa para selecções. Por isso, vamos jogo a jogo e só no final é que estaremos preocupados com as contas”.

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "A equipa esteve sempre muito unida"

Por Sporting CP
05 Mar, 2024

Reacção do técnico ao triunfo sobre o FC Famalicão

No rescaldo do triunfo em casa do FC Famalicão (1-3), em encontro da nona jornada do apuramento de campeão da Liga Revelação, o treinador dos sub-23 Leoninos Tiago Teixeira mostrou-se muito agradado com a exibição da equipa, que apresentou uma boa dinâmica ofensiva e foi sempre muito sólida na forma como se defendeu das investidas adversárias.

“Estivemos muito bem na pressão e na circulação, a conseguir desbloquear e ligar, sendo que esse foi um dos factores determinantes para conseguirmos vencer”, começou por dizer em declarações aos meios de comunicação Leoninos, analisando mais em detalhe o jogo.

“Entrámos muito bem e conseguimos marcar logo nos primeiros minutos. Continuámos sempre com bola, a ser objectivos, e chegámos ao 0-2 com muito mérito. O FC Famalicão reagiu e chegou ao 1-2 num remate de fora da área que ainda sofreu alguns ressaltos, mas estávamos confortáveis porque continuámos a ter bola e a dominar”, considerou o técnico.  

“Na segunda parte voltámos a entrar bem. Tivemos algumas oportunidades e fomos muito competentes com e sem bola, a equipa esteve sempre muito unida e compacta quando teve de defender. Tivemos qualidade e critério com bola, é sinal de que os jogadores estão mais maduros, notamos isso jogo após jogo e é isso que nos motiva a querer sempre mais”.

Tiago Teixeira fez ainda questão de dedicar o triunfo a Guilherme Santos, médio de 19 anos que sofreu uma lesão e vai falhar o resto da temporada. “Quero dedicar esta vitória ao Guilherme Santos, que se lesionou com gravidade e não vai estar connosco até ao final da época. Um abraço para ele, que foi muito importante nesta nossa caminhada até aqui”.

Foto Isabel Silva

Eficácia Leonina reforça liderança isolada

Por Sporting CP
05 Mar, 2024

Sub-23 superiorizam-se em casa do FC Famalicão (1-3)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal foi a casa do FC Famalicão vencer por 1-3, esta terça-feira, na jornada nove do apuramento de campeão da Liga Revelação. Com este resultado, os Leões reforçam a liderança isolada da tabela e aumentam para quatro pontos a vantagem em relação ao segundo lugar (ainda que tenham mais um jogo).

O duelo entre os dois primeiros classificados (e também as duas defesas menos batidas desta fase) ficou marcado pelo equilíbrio e pelas poucas oportunidades de golo criadas de parte a parte. Mais eficaz, o Sporting CP chegou ao 0-2 e, apesar de o rival ter reduzido ainda na primeira parte e ter ficado perto do empate na segunda, o golo do 1-3 desfez todas as dúvidas e selou o triunfo.

A turma de Alvalade subiu ao relvado com quatro alterações no onze - destaque para a estreia absoluta do guardião de 17 anos Diogo Clara -, num jogo em que não podia ter pedido melhor entrada. Logo aos três minutos, após excelente jogada construída desde trás, Ewandro Santos recebeu na esquerda e cruzou atrasado para o capitão Rafael Besugo, que abriu a contagem.

Num primeiro tempo muito disputado, mas com poucas situações flagrantes de golo para ambos os lados, o Sporting CP revelou-se mais objectivo a atacar e eficaz a finalizar, chegando ao 0-2 à passagem dos 22 minutos. Rodrigo Marquês aproveitou um mau atraso da defesa contrária, recuperou a bola e ficou na cara do golo, atirando para o fundo da baliza com toda a frieza.

Apesar disso, os minhotos, que também atravessavam uma excelente fase e não perdiam há seis partidas, não se foram abaixo, subiram no terreno e conseguiram responder. Já perto do intervalo, aos 40 minutos, João Neto reduziu a desvantagem para os homens da casa com um remate de fora da áreasem hipótese para Diogo Clara, deixando tudo em aberto para o que restava.

No regresso dos balneários, apesar de a primeira equipa a rematar ter sido o Sporting CP, por Henrique Arreiol, o FC Famalicão entrou determinado em restabelecer a igualdade e podia tê-lo feito em duas ocasiões. Na primeira, o central Lucas Taibo foi decisivo ao cortar a bola praticamente em cima da linha, e na segunda o remate passou ligeiramente ao lado do poste.

Ainda assim, mais uma vez, a eficácia na finalização voltou a fazer toda a diferença aos 76 minutos, com os Leões a chegarem ao 1-3. Após uma má saída de bola dos famalicenses, Rodrigo Marquês fintou três adversários e, com toda a classe do Mundo, bisou na partida. Foi o sétimo golo em seis duelos nos sub-23 do avançado, que subiu assim à liderança dos artilheiros desta fase.

Logo a seguir, o recém-entrado Luís Gomes teve uma grande oportunidade e podia ter ‘matado’ desde logo o encontro, mas permitiu a defesa do guarda-redes. Do outro lado, o FC Famalicão também ameaçou numa bola que atravessou toda a pequena área mas não sofreu o desvio final, pelo que o resultado já não voltou a sofrer alterações, confirmando-se o triunfo Leonino.

Com este resultado, os Leões dão continuidade ao melhor momento da época e elevam para oito o número de partidas consecutivas sem perder (seis vitórias). O desafio que se segue está agendado para a próxima terça-feira, dia 12, frente ao CF Estrela da Amadora.

Onze do Sporting CP: Diogo Clara [GR], Gonçalo Braga, Pedro Silva, Lucas Taibo, José Silva, Henrique Arreiol, Rafael Besugo [C], Tiago Parente, Adam Arvelo, Ewandro Santos e Rodrigo Marquês.

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "Os jogadores estão muito mais maduros"

Por Sporting CP
04 Mar, 2024

Sub-23 visitam o terreno do FC Famalicão esta terça-feira (15h00)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal tem encontro marcado em casa do FC Famalicão, esta terça-feira (15h00), para a nona jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Invictos há sete jogos, os Leões atravessam o melhor momento da temporada, apesar de virem de um empate contra o FC Vizela (1-1). Para o treinador Tiago Teixeira, o resultado não espelha o que se passou em campo, dado que a formação verde e branca fez mais uma exibição de qualidade, pecando apenas pela falta de eficácia na hora de atirar à baliza.

“Foi um jogo muito disputado, sabíamos que ia ser muito complicado jogar frente ao FC Vizela e foi isso que aconteceu. Ainda assim, fizemos um bom jogo, facilitámos apenas na finalização”, começou por dizer o técnico aos meios de comunicação do Clube, antes de abordar a visita ao FC Famalicão, com quem os Leões empataram 0-0 na primeira volta.

“Vamos defrontar uma equipa completamente diferente. Nesse jogo dominámos e fomos melhores, mas facilitámos também na eficácia. Criámos muitas oportunidades de golo, mas não conseguimos concretizar. Esperamos ter a mesma atitude e controlo do jogo, apesar de o FC Famalicão ser uma excelente equipa. Vamos lá para ganhar”, sublinhou.

O encontro vai colocar frente-a-frente os dois primeiros classificados (e também as duas defesas menos batidas desta fase), com os Leões a poderem aumentar para seis pontos a vantagem relativamente ao FC Famalicão, que tem menos um jogo. No entanto, Tiago Teixeira pede cautela à equipa, pois os minhotos também não perdem há seis partidas.

“O FC Famalicão está em segundo lugar com todo o mérito, é uma equipa com jogadores jovens de muito valor e talento. Não tem criado muitas ocasiões, mas tem concretizado e defendido bem também. É isso que vamos encontrar, mas estamos preparados e identificados com tudo o que fazem”, garantiu, indicando por fim a receita para o triunfo.

“Queremos dar continuidade ao que temos feito. Tentar dominar, ter mais bola, impor o nosso ritmo, criar mais oportunidades de golo, manter a defesa compacta e reduzir cada vez mais as ocasiões dos adversários. Os jogadores estão muito mais maduros em relação ao início da época e aos primeiros jogos desta fase também, é nisso que estamos focados”.

Já Diogo Clara, guarda-redes Leonino de 17 anos, perspectivou um desafio em que “ambas as equipas vão querer ter posse de bola e exercer o seu jogo durante os 90 minutos”.

“Vai ser um jogo muito complicado, mas esperamos ter mais posse de bola. Na primeira parte do jogo da primeira volta fizemos apenas um remate, o que é muito pouco tendo em conta a posse de bola que tivemos. Desta vez vai ser importante ser eficaz e não perdoar em frente à baliza”, salientou o jovem guardião, alertando para a qualidade do adversário.

“O FC Famalicão é uma equipa muito agressiva e que ganha muitos duelos. A nossa principal dificuldade [na primeira volta] foi ganhar as segundas bolas, eles eram muito rápidos e intensos. Temos de melhorar isso, ser mais proactivos a recuperar bolas e dar o máximo como todas as semanas. A equipa está preparada e sinto que vai ser um bom jogo”.

Diogo Clara reconheceu depois o momento positivo que a equipa verde e branca atravessa, comprovado pelo primeiro lugar, mas recusou qualquer relaxamento. “Não nos podemos encostar à fase em que estamos, é importante manter os pés bem assentes no chão. Ainda falta muito campeonato e temos de demonstrar que queremos ganhar até ao último jogo”.

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "Controlámos completamente o jogo"

Por Sporting CP
27 Fev, 2024

Reacção do técnico após o empate frente ao FC Vizela

No rescaldo do empate frente ao FC Vizela (1-1), que colocou fim à melhor série de triunfos (5) da equipa sub-23 do Sporting Clube de Portugal, o treinador Tiago Teixeira reconheceu que os Leões tiveram pela frente “um jogo muito difícil contra um rival forte fisicamente e com o vento a condicionar”, mas frisou também a superioridade e qualidade demonstrada pela sua equipa.

“Na primeira parte estivemos contra o vento e, mesmo assim, conseguimos controlar completamente o jogo com muita posse de bola, apesar de termos tido alguma dificuldade em entrar na última linha. Acabámos por não fazer muitos remates, mas controlámos completamente o jogo”, começou por dizer o técnico em declarações prestadas à Sporting TV.

“A segunda parte foi diferente, chegámos muitas vezes perto da área e criámos várias ocasiões para marcar. O FC Vizela praticamente abdicou de jogar e perdeu muito tempo, mas tentámos lutar contra isso. Reagimos - e realço a capacidade da equipa a dar a volta a estas situações -, empatámos e podíamos ter feito o 2-1 duas ou três vezes. Temos de ser mais eficazes”, apontou.

Tiago Teixeira explicou também a forma como o Sporting CP tentou encontrar espaços na estrutura do FC Vizela, que se apresentou com um bloco muito baixo e mais focado em defender.

“Muitas vezes atraíamos por dentro para jogar fora ou vice-versa. Além disso, jogando com o Lucas [Anjos] e o [Rodrigo] Marquês conseguimos segurar mais os três centrais e trabalhar por aí. Tentámos tudo, os jogadores tiveram excelente atitude, muito melhor do que no último jogo”, afirmou, salientando a forma como os Leões se bateram perante um adversário bastante físico.

“Estamos habituados pois já defrontámos várias equipas neste registo, algumas a jogar com linhas de cinco ou até seis atrás. Temos soluções para sair desse jogo físico e temos sido cada vez mais eficazes nisso. Os jogadores têm evoluído nesse aspecto e estão cada vez melhor. Hoje não fomos tão eficazes quanto pretendíamos, mas estamos satisfeitos com muito do que fizemos”.

Já Rafael Besugo admitiu que o empate “sabe a pouco” porque a equipa foi “atrás do resultado”.

“Tivemos de mudar alguns aspectos que não estavam tão bem na primeira parte, até porque apesar de termos controlado o jogo não fizemos remates à baliza. Viemos para a segunda parte com outra mentalidade e outra táctica, tivemos uma reacção forte ao golo sofrido e fomos para cima deles, mas no final não chegou. Ainda assim, mostrámos que devíamos ter ganho”, referiu.

Apesar do empate, o médio realçou o orgulho que sente no plantel e nos colegas de equipa, considerando que estes “lutaram sempre até ao último minuto”. “Sinto exactamente o mesmo orgulho que sentia até aqui, e se calhar até mais porque quem entrou em campo fê-lo bem. Todos mostraram que merecem jogar e somos uma família, é nestes jogos que se mostra isso”.

Foto Isabel Silva

Esforço e entrega dos Leões sem recompensa

Por Sporting CP
27 Fev, 2024

Sub-23 anulam desvantagem e dominam, mas cedem empate com o FC Vizela (1-1)

A equipa sub-23 do Sporting Clube de Portugal empatou frente ao FC Vizela 1-1, esta terça-feira, na jornada oito do apuramento de campeão da Liga Revelação – a primeira da segunda volta.

No frente-a-frente com a única equipa com quem perdera até agora na fase das decisões (1-0), a turma de Alvalade foi quase sempre superior, mas viu-se em desvantagem a meio da segunda parte. Apesar de terem restabelecido o empate e de terem ficado muito perto do triunfo já na compensação, os Leões desperdiçaram duas grandes ocasiões e não conseguiram a reviravolta.

Com João Muniz (regresso à competição um mês e meio depois e estreia nos sub-23), Geovany Quenda e Rodrigo Marquês – dupla que somou minutos nos últimos dois jogos da equipa B – a serem as novidades no onze, a partida arrancou equilibrada. As equipas estiveram sempre encaixadas nos momentos iniciais, sem conseguirem desequilibrar ou descobrir espaços na estrutura rival.

Apesar de as únicas ocasiões de golo nos 35 minutos iniciais terem pertencido ao FC Vizela, num cabeceamento muito perigoso após canto e num disparo rasteiro travado por Francisco Silva, a verdade é que foi o Sporting CP a assumir quase sempre a iniciativa e a ter mais bola, ainda que sem resultados práticos, pois o adversário apresentou-se bastante compacto defensivamente.

Já perto do intervalo, o Sporting CP conseguiu finalmente causar alguma mossa aos visitantes. O capitão Rafael Besugo aproveitou um corte incompleto da defesa vizelense e, já dentro da área, atirou cruzado, mas a bola passou ligeiramente ao lado. A partir daí, e até ao intervalo, os Leões intensificaram a pressão sobre o adversário e insistiram pelo lado esquerdo, mas sem sucesso.

No regresso para a segunda parte, o conjunto verde e branco subiu no terreno, passou a jogar quase sempre no meio-campo contrário e ficou muito perto de inaugurar o marcador na melhor oportunidade da partida até aí. Na marcação de um livre directo à entrada da área, Rodrigo Marquês tirou as medidas à baliza e atirou forte, mas o esférico acertou com estrondo no poste.

Apesar da superioridade dos Leões, que controlavam nesta fase e pareciam estar mais perto de chegar ao golo, acabou por ser o FC Vizela, contra a corrente do jogo e no primeiro remate que ensaiou na segunda parte, a fazer o 1-0 aos 65 minutos por intermédio de António Infante. Isto, segundos após Luís Gomes ter saído com problemas físicos e cedido o lugar a Ewandro Santos.

Vendo-se em desvantagem, o técnico Tiago Pereira aumentou a presença na área ao lançar Lucas Anjos, que passou a fazer dupla no ataque com Rodrigo Marquês. Perante o recuo da turma vizelense, que passou a defender a tempo inteiro, o Sporting CP estabeleceu-se no último terço e andou sempre em busca de linhas de passe, mas não estava fácil furar a defesa adversária.

Ainda assim, aos 84 minutos, o recém-entrado Ewandro Santos sofreu falta clara na área e ganhou um penálti que deu o empate aos Leões. Da marca dos onze metros, Rodrigo Marquês não tremeu e fez o 1-1 com um potente remate para o lado direito, assinando o quinto golo no mesmo número de jogos na Liga Revelação e deixando tudo em aberto para o que faltava jogar.

Na recta final, o Sporting CP carregou no ataque em busca de garantir a vitória e ficou perto de consegui-lo. Já na compensação, Lucas Anjos disparou para enorme intervenção do guarda-redes e, na recarga, Ewandro Santos também não teve melhor sorte, vendo o remate ser travado por um defesa quase em cima da linha de golo. Logo a seguir, Geovany Quenda também criou muito perigo de livre directo, mas a bola não entrou e o 1-1 manteve-se mesmo até ao último apito.

Apesar deste resultado, os Leões, que vinham da melhor sequência de vitórias da temporada (cinco consecutivas), mantêm ainda assim a liderança isolada da tabela e passam a somar 17 pontos, mais três que o segundo classificado FC Famalicão, que tem menos um jogo. O próximo desafio será disputado precisamente em casa da turma minhota, na terça-feira, dia 5 de Março.

Sporting CP: Francisco Silva [GR], Gonçalo Braga, João Muniz (Pedro Silva, 71’), Lucas Taibo, José Silva (Tiago Parente, 64’), Henrique Arreiol, Adam Arvelo (Lucas Anjos, 76’), Rafael Besugo [C] e Luís Gomes (Ewandro Santos, 64’), Geovany Quenda e Rodrigo Marquês.

Foto Isabel Silva

Tiago Teixeira: "Jogadores acreditaram até ao fim"

Por Sporting CP
20 Fev, 2024

Técnico dos sub-23 analisou vitória em Torres Vedras

Após o triunfo suado em casa do SCU Torreense (2-3), Tiago Teixeira, treinador da equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal, fez o rescaldo do jogo em declarações ao Jornal Sporting.

"Entrámos muito bem, a ter bola, a criar situações, só que a partir do 0-2 o SCU Torreense alterou a pressão e começámos a ter mais dificuldades. É um jogo que nos vai servir de lição, não estivemos tão bem. Não conseguimos arranjar soluções, na pressão também falhámos nalgumas situações e sabíamos que o SCU Torreense é forte nas bolas paradas e nos cruzamentos", resumiu, acrescentando: "Temos de continuar a melhorar, olhar para o que fizemos menos bem e corrigir já para o próximo jogo".

Ainda assim, o técnico verde e branco realçou a "resiliência" da equipa para conseguir ficar com os três pontos, apesar das dificuldades sentidas em Torres Vedras. "Se olharmos para as duas primeiras jornadas, estivemos muito bem, mas não conseguimos concretizar e neste jogo foi o oposto. Não tivemos muitas oportunidades e acabámos por ganhar e ser felizes, muito também pela resiliência dos jogadores, que acreditaram até ao fim e conseguiram conquistar esta vitória no último minuto", destacou.

Além disso, este encontro serviu também de estreia absoluta de Leão ao peito do avançado Nilton Cardoso, de 18 anos e chegado recentemente ao Sporting CP. "Como alguns jogadores que estavam connosco e tiveram a oportunidade de jogar acima, na equipa B, os sub-19 também têm essa oportunidade, neste caso, nos sub-23. Faz parte do processo e este grupo tem tido uma prestação fantástica", sublinhou Tiago Teixeira, por fim.

Foto Isabel Silva

Golo ao cair do pano valeu mais três pontos em Torres Vedras

Por Sporting CP
20 Fev, 2024

Sub-23 sobreviveram a montanha-russa de emoções nos últimos minutos (2-3)

A equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e bateu o SCU Torreense por 2-3, esta terça-feira, no jogo da sétima jornada da fase de apuramento de campeão da Liga Revelação.

Depois de uma primeira parte em que tudo correu bem aos jovens Leões, primeiro com mérito no golo madrugador e, a seguir, com alguma sorte à mistura graças a um caricato autogolo, o 0-2 conseguido acabou anulado pela reacção adversária nos últimos 20 minutos – golos aos 73’ e 85’. Contudo, a formação verde e branca ainda teve tempo e alma para resgatar três pontos que pareciam perdidos: já com os seis minutos de compensação concedidos prestes a completarem-se, Guilherme Santos ‘vestiu-se’ de herói e com um pontapé forte e cruzado resolveu o jogo.

E vai já em cinco vitórias consecutivas a melhor fase de resultados da temporada do Sporting CP, que assim encerrou da melhor forma a primeira volta desta fase final, na liderança da tabela, mas não sem antes suar – e muito – em casa do oitavo e último classificado, apenas com três pontos e nenhuma vitória em 2024.

E até foi com eficácia máxima que os sub-23 Leoninos entraram em Torres Vedras, dando o melhor início possível ao encontro logo com um golo. Graças a uma jogada bem desenhada no corredor esquerdo, José Silva só teve de aparecer junto à baliza para concluí-la a bel-prazer e apontar o 0-1 logo aos três minutos.

O SCU Torreense ainda tentou responder pouco depois, mas a primeira situação criada, um perigoso cara-a-cara com Francisco Silva, não passou de uma ameaça.

Já o Sporting CP, assim que voltou a aproximar-se da área adversária, foi para voltar a festejar, aos 23 minutos, chegando ao 0-2 num lance tão feliz como caricato: um cruzamento do extremo Adam Arvelo não encontrou destinatário Leonino e o defesa Elie, sem pressão, limitou-se a amortecer a bola para o seu guarda-redes, porém esta, antes de chegar às mãos de Bohdan Isachenko, saltou de forma inesperada e traiçoeira na relva e acabou no fundo das redes, surpreendendo tudo e todos.

Tudo correu de feição aos jovens Leões, que depois souberam, primeiro, ter bola para controlar as incidências e, a seguir, suster sem grandes sobressaltos o último forcing adversário na recta final do primeiro tempo - e a importante vantagem de dois golos no marcador seguiu intacta.

Para a segunda parte, o SCU Torreense procurou reequilibrar o jogo em busca de reentrar na discussão do resultado e conseguiria reduzir a diferença no marcado já dentro dos últimos 20 minutos. Primeiro, um livre directo muito ajustado obrigou Francisco Silva a aplicar-se, mas foi no pontapé de canto consequente que o 1-2 chegou, graças a um desvio ao primeiro poste de Pedro Clemente. Até então, tinha sido muito escassa a acção junto de ambas as balizas, mas toda a emoção ficou reservada para o fim.

Daqui em diante, a incerteza na partida aumentou e, depois de aos 81 minutos um cabeceamento na área Leonina - ao lado - ter deixado um aviso, o SCU Torreense fez mesmo o 2-2 a poucos minutos dos 90’ com um cabeceamento, agora certeiro, de John Arthur.

Nos derradeiros instantes em Torres Vedras, Tiago Teixeira lançou os avançados Nilton Cardoso - reforço em estreia de Leão ao peito - e Gabriel Melo para o ataque verde e branco em busca de uma resposta e esta acabou por ser afirmativa e com prémio já bem perto do apito final.

Com o período de descontos (+6’) a esgotar-se, Guilherme Santos recebeu a bola pouco à frente do meio-campo, conduziu até à entrada da área da equipa da casa e desferiu um forte pontapé que só acabou no fundo da baliza, soltando a festa verde e branca no Estádio Manuel Marques.

Com este final feliz, a formação sub-23 do Sporting CP garantiu ‘à última hora’ os três pontos e fechou a primeira volta da fase de apuramento de campeão como líder isolado (16 pontos). Agora, para iniciar os reencontros da segunda volta, os jovens Leões de Tiago Teixeira recebem o FC Vizela, o único emblema que venceu a equipa Leonina nesta fase.

Onze do Sporting CP: Francisco Silva [GR], José Silva, Gonçalo Braga, Lucas Taibo, Tiago Parente, Henrique Arreiol, Adam Arvelo, Rafael Besugo [C], Lucas Anjos, Guilherme Santos, Luís Gomes.

Páginas

Subscreva RSS - Sub-23