Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Athletics

Foto Comité Olímpico de Portugal

Carlos Nascimento: "Satisfeito por honrar o país e o Sporting CP"

Por Sporting CP
24 Jun, 2019

Reacção do vencedor dos 100 metros nos Jogos Europeus

Após a conquista da medalha de ouro nos 100 metros nos Jogos Europeus que se estão a realizar em Minsk, na Bielorrúsia, com um tempo de 10’’35, o Sportinguista Carlos Nascimento reagiu ao feito e não escondeu o contentamento pelo triunfo.

"Não podia estar mais satisfeito. Foi uma prova muito bem conseguida. Fico muito feliz por ter vencido a primeira medalha de ouro da comitiva portuguesa nesta edição dos Jogos Europeus. Ir ao pódio era um objectivo que tinha desde o início. Nunca sabemos se vamos conseguir o ouro, mas acreditava nisso. Estou muito satisfeito por honrar o país e o Sporting CP desta maneira, assim como todos aqueles que me apoiaram", disse o atleta ao Jornal Sporting.

Para Carlos Nascimento, de 24 anos, o modelo da prova foi algo estranho para os atletas, mas a sorte até ajudou o Leão. "Acaba por ser uma coisa nova para todos nós, que não estamos habituados a este formato. Nessa medida, tentei ao máximo perceber como seria o desenrolar da prova. Tive sorte de calhar na última série e sabia o resultado das séries anteriores. Isso permitiu-me ir para a prova com mais confiança e acreditar mais num bom resultado", explicou.

Por fim, o atleta do Sporting CP frisou que a medalha teve "um sabor muito especial". "Não só por ter sido a primeira da comitiva portuguesa, mas também por ter sido o primeiro ouro do atletismo e por ter sido meu. Trabalhei bastante e acreditei sempre que era possível chegar aqui e conseguir um bom resultado. As pessoas à minha volta também o fizeram sempre. O meu treinador disse-me mesmo que eu tinha de correr para o ouro, mais nada", garantiu.

Foto António Vale

As Leoas são vice-campeãs europeias

Por Sporting CP
27 maio, 2019

Atletismo verde e branco conquistou a prata na Taça dos Clubes Campeões Europeus

A equipa feminina de atletismo do Sporting Clube de Portugal participou, uma vez mais, na Taça dos Clubes Campeões Europeus que decorreu em Castéllon, Espanha. Num total de 20 disciplinas distribuídas por sábado e domingo, as Leoas conseguiram amealhar 127 pontos, garantindo a medalha de prata na competição.

Neste segundo o último dia, Patrícia Mamona esteve em destaque no triplo salto ao alcançar a marca de 14 metros e 26 centímetros. Com este resultado, a atleta ficou a apenas quatro centímetros de garantir os mínimos para o Campeonato do Mundo de Doa.

Salomé Afonso foi uma das Leoas que também se destacou na competição: conseguiu o terceiro lugar nos 1500 metros. Com este resultado, Salomé estabeleceu um novo recorde pessoal com a marca de quatro minutos, 18 segundos e 13 centésimos e, para além disso, conquistou também os mínimos para o Campeonato da Europa de sub-23.

Jéssica Augusto teve também o devido destaque: terminou a prova de 5000 metros na primeira posição. O dia para as Leoas chegou ao fim com as estafetas onde Filipa Martins, Dorothé Évora, Noelie Yarigo e Cátia Azevedo alcançaram o primeiro lugar.

Foto António Vale

Leoas acabam o primeiro dia na frente

Por Sporting CP
25 maio, 2019

Bicampeãs europeias ficaram na primeira posição em cinco disciplinas

O primeiro dia da Taça dos Clubes Campeões Europeus de pista ao ar livre começou este sábado, em Castellón, Espanha, e as Leoas do atletismo procuravam começar esta jornada da melhor forma, com o foco em conseguir o maior número de pontos.

A primeira a entrar em prova foi Andreia Crespo, que conseguiu o quarto lugar nos 400 metros barreiras, assegurando cinco pontos para o Sporting CP.

Logo de seguida, Lorene Bazolo alcançou o terceiro lugar nos 100 metros, com o tempo de 11’’,57, somando mais seis pontos para a equipa de Alvalade.

Nas provas dos 800 metros e do lançamento do disco, Noelie Yaringo e Irina Rodrigues, respectivamente, conseguiram a primeira posição, alcançando assim oito pontos cada uma. Irina Rodrigues conseguiu mesmo alcançar a melhor marca da temporada – 60 metros e 81 centímetros. 

Com um forte apoio vindo das bancadas por parte das restantes colegas, foi a vez da experiente Sara Moreira entrar em prova nos 3000 metros. A Leoa conseguiu a segunda posição, somando mais sete pontos para a sua equipa.

Enquanto a atleta corria, Marta Onofre tentava fazer o seu melhor no salto com vara, onde alcançou também o segundo posto, ao atingir os quatro metros e dez.

As Leoas estiveram sempre em duelo com as turcas do Enka pelas primeiras posições, com Cátia Azevedo a conseguir empatar, depois de obter oito importantes pontos na sétima prova do dia.

A partir daqui, as bicampeãs europeias passaram definitivamente para a frente da classificação, onde contou com Evelise Veiga no salto em comprimento e com a jovem Fancy Cherono nos 3000 metros obstáculos para cimentar a sua posição.

A jornada terminou com Cláudia Ferreira a conseguir sete pontos no lançamento do dardo ao alcançar a segunda posição e com a estafeta de 4x100 metros, onde as Leoas terminaram na quarta posição, conseguindo os últimos cinco pontos do dia.

Contas feitas à prestação do primeiro dia, o Sporting Clube de Portugal termina esta jornada com 77 pontos, mais um do que as turcas do Enka (76 pontos). A turma de Alvalade volta à competição este domingo para tentar alcançar o tricampeonato europeu.

 

Foto António Vale

Sporting CP já está em Castellón

Por Sporting CP
23 maio, 2019

Equipa feminina de atletismo procura o tricampeonato europeu

Eram 11h30 (horário de Espanha) desta quinta-feira quando a equipa feminina de atletismo do Sporting Clube de Portugal aterrou em Valência para disputar a Taça dos Clubes Campeões Europeus em Pista ao Ar Livre.

Depois de uma viagem de cerca de duas horas, feita num ambiente muito animado, as Leoas chegaram a Castellón, local onde se irá realizar a prova, que começa já neste sábado.

A parte da tarde serviu para as atletas conhecerem a pista do Complejo Deportivo Gaetá Huguet e para realizarem um primeiro teste.

O Jornal Sporting e a Sporting TV estiveram à conversa com Sara Moreira, capitã da equipa Leonina, que fez uma análise ao estado anímico do grupo: “Estamos muito felizes por estarmos de novo a defender um título europeu. A equipa está focada e tranquila nesta primeira fase; quando nos juntamos é sempre uma animação. Estamo-nos a preparar para a luta do fim-de-semana e muito motivadas para o que aí vem.”

Em relação à preparação que está a ser realizada, Sara Moreira acrescentou que estão focadas em si próprias: “Estamos a preparar-nos para darmos o nosso melhor e para as coisas correrem bem, porque se assim for não precisamos de estar tão focadas nas outras equipas. Queremos dar o máximo do nosso esforço e conseguir os oito pontos, que são ambicionados por todas as atletas. Está tudo a postos para o tricampeonato europeu. Estamos prontas para deixar tudo dentro daquela pista, mas fazemos as contas no final.”

Foto Mike Sergeant

Convocadas para o fim-de-semana europeu

Por Sporting CP
22 maio, 2019

Leoas à procura do 'tri'

A equipa feminina de atletismo do Sporting Clube de Portugal participa na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Pista no próximo fim-de-semana e já é conhecida a lista de convocados:

Velocidade
Lorene Bazolo
Rosalina Santos
Olímpia Barbosa
Beatriz Andrade
Cátia Azevedo (sub-capitã)
Dorothé Évora
Vera Barbosa
Filipa Martins
Andreia Crespo

Resistência
Sara Moreira (capitã)
Jéssica Augusto
Salomé Afonso
Noélie Yarigo
Fancy Cherono

Saltos
Patrícia Mamona
Evelise Veiga
Marta Onofre
Anabela Neto
Yariagnis Arguelles

Lançamentos
Vânia Silva
Irina Rodrigues
Jessica Inchude
Cláudia Ferreira

Depois de vencer a prova nas duas últimas edições, o Sporting CP vai tentar o 'tri' em Castellón de la Plana, Espanha, nos próximos dias 25 e 26 de Maio.

Atletismo verde e branco em força

Por Sporting CP
07 Abr, 2019

Atletas Leoninas em destaque

As Leoas do atletismo do Sporting Clube de Portugal estiveram em destaque nas respectivas provas em que competiram neste domingo.

Jéssica Augusto conquistou o primeiro lugar na Meia Maratona de Ílhavo e, na mesma localização, Solange Jesus alcançou a medalha de ouro na prova dos 7km.

Conhecer o Atletismo

Por Sporting CP
26 Mar, 2019

A actividade pretende mostrar uma das modalidades mais vitoriosas do SCP

O Sporting Clube de Portugal abre as portas do Museu Sporting para dar a conhecer uma das modalidades com mais histórias, sucessos e troféus do seu palmarés, o atletismo.

Na presença de Marco Fortes, atleta verde e branco, e do treinador e director técnico Leonino, Carlos Silva, os Sportinguistas poderão descobrir, na primeira pessoa, as dificuldades e o quotidiano dos atletas da modalidade. Esta actividade terá lugar no dia 30 de Março, entre as 16h00 e as 18h00, no Museu Sporting. 

A inscrição é gratuita e pode ser efectuada por e-mail (museu@sporting.pt) ou telefone (217 516 164).

Depois do Europeu, o título nacional

Por Sporting CP
10 Mar, 2019

Equipas masculina e feminina conquistaram o ouro no Campeonato Nacional de Corta-mato

Decorreu este domingo, no Parque da Bela Vista, em Lisboa, o Campeonato Nacional de Corta-mato, onde a equipa masculina do Sporting Clube de Portugal foi a grande vencedora do dia, ao revalidar o título de campeã nacional, o quarto consecutivo desta categoria.

Rui Teixeira, que se sagrou bicampeão de corta-mato, deu o mote para a vitória; Licínio Pimentel chegou em segundo e Miguel Marques fechou o pódio em terceiro lugar. António Silva fechou a contagem para a classificação por equipas, alcançando o quinto lugar individual e dando, desta forma, o quarto título consecutivo ao Sporting CP.

Na vertente feminina o SCP foi também o vencedor por equipas, enquanto que a nível individual,  Sara Catarina Ribeiro, que havia triunfado na edição do ano passado, ficou no segundo posto, seguida de Salomé Rocha e Sara Moreira, terceiro e quarto lugares respectivamente. Ana Mafalda Ferreira alcançou a sexta posição, o que permitiu à equipa do SCP totalizar 15 pontos, menos 28 do que o segundo classificado, o Recreio Desportivo de Águeda.  

O dia de provas começou, no entanto, com a corrida do escalão de juvenis, onde as jovens atletas Leoninas alcançaram o primeiro lugar colectivo, ao fazer menos dezasseis pontos do que as segundas classificadas.

Posteriormente, foi a vez do escalão de juniores entrar em prova: Bárbara Neiva conseguiu o terceiro posto, enquanto que a sua equipa não foi além do segundo lugar. Por sua vez, a formação de juniores masculinos conseguiu um feito que há muito almejava, o primeiro lugar de equipas. Miguel Moreira e Martim Monteiro, que ficaram em segundo e terceiro lugares, deram o mote aos seus colegas Nuno Pereira e Rúben Amaral, que alcançaram a sexta e sétima posições, e desta forma, conquistaram o ouro em juniores masculinos, ultrapassando a equipa vice-campeã europeia da categoria.

Destaque ainda para o escalão de sub-23, onde Jorge Moreira e Cristiano Borges alcançaram o primeiro e segundo lugares e Rita Ribeiro ganhou o ouro.


Seniores Masculinos:
1.º Rui Teixeira - 32'25
2.º Licínio Pimentel - 32'33
3.º Miguel Marques - 32'47
5.º António Silva - 33'07

1.º Sporting CP - 11 pontos

Seniores Femininos:
2.º Sara Catarina Ribeiro - 29'07
3.º Carla Salomé Rocha - 29'14
4.º Sara Moreira - 29'26
6.º Ana Mafalda Ferreira - 30'08

1.º - Sporting CP - 15 pontos

Diário do Campeonato Europeu de Pista Coberta

Por Sporting CP
04 Mar, 2019

Conheça as prestações Leoninas no terceiro e último dia de prova

O terceiro – e último – dia de competição no Campeonato Europeu de Pista Coberta teve lugar neste domingo, onde estiveram em acção três atletas do Sporting Clube de Portugal, dois no triplo salto e uma nos 1500 metros.

A primeira a entrar em prova foi Patrícia Mamona na final do triplo salto feminino. A atleta conseguiu o quarto lugar com a marca de 14,43 metros, ficando a apenas quatro centímetros do pódio. 

Já na parte da tarde, Nélson Évora competiu também na final do triplo salto masculino. O atleta verde e branco conseguiu a excelente marca de 17,11 metros. Contudo, esta não foi suficiente para arrecadar o ouro na prova, ficando no segundo lugar. Évora foi o único português a arrecadar uma medalha para Portugal nestes campeonatos europeus.

Por fim, a última Leoa a entrar em prova foi Claudia Bobocea, que terminou a final de 1500 metros no sétimo lugar.

Foto: Federação Portuguesa de Atletismo

Nélson Évora vence prata em Glasgow

Por Sporting CP
03 Mar, 2019

Atleta Leonino terminou prova com a marca de 17,11 metros

O atleta Leonino Nélson Évora participou, no final de tarde deste domingo, na final do triplo salto em comprimento nos Campeonatos Europeus de Pista Coberta, em Glasgow, na Escócia. 

Évora conseguiu a marca de 17,11 metros ao quarto salto, ficando a 18 centímetros do azeri Nazim Babayev, que terminou a prova com 17,29 metros. 

O atleta do Sporting CP conseguiu, contudo, a melhor marca da sua época, sendo também o único a trazer uma medalha para solo nacional.

Páginas

Subscreva RSS - Atletismo