Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto Mário Vasa

Dois Leões no Europeu de karaté

Por Sporting CP
18 maio, 2021

​Primeira vez que o Sporting CP conta com atletas seniores na competição

Catarina Rodrigues e Tiago Duarte, atletas da equipa de karaté do Sporting Clube de Portugal, vão representar a selecção nacional no 56.º Campeonato Europeu que vai decorrer no Žatika Sport Centre, em Poreč, na Croácia, entre os dias 19 e 23 de Maio.
 
Esta é a primeira vez que o Clube vai contar com karatecas num Europeu sénior da modalidade, embora esta dupla já tenha muita experiência acumulada em provas internacionais jovens.

 

Catarina Rodrigues, atleta de 20 anos que entra em acção já esta quinta-feira, em kumite -50kg, esteve presente em cinco Europeus (um de seniores) e dois Mundiais, tendo-se sagrado vice-campeã europeia sub-21 em 2020. Além disso, conquistou ainda o bronze no Europeu de 2018, desta feita em juniores.

“Sei que vai ser difícil, há atletas muito fortes no meu escalão. Ainda por cima, estamos muito próximos dos Jogos Olímpicos e todas as minhas adversárias têm competido muito e estão bem preparadas. Em termos de objectivos, como já não é a minha primeira prova em seniores acho que já estou mais bem preparada e habituada ao estilo de combate, que é diferente dos sub-21. Estou pronta para enfrentar qualquer adversária”, começou por dizer, recusando que a pandemia tenha afectado a preparação.
 
“A preparação tem sido mais ou menos igual às provas anteriores, a COVID-19 não veio complicar. Não parei de treinar com os meus colegas porque já sou sénior. Temos feito alguns treinos com a selecção e temos combatido. Em termos psicológicos, quando vou a uma prova importante gosto de tentar visualizar o que vai acontecer, pensar combate a combate e nos pontos que vou marcar. Depois tento passar para o tapete o que imaginei”, referiu, assumindo que o facto de este ser o segundo Europeu sénior da carreira fará diferença porque permite “controlar melhor a questão mental, o que conta muito nestas provas.”
 
Já Tiago Duarte, de 18 anos, marcou presença em quatro Europeus e dois Mundiais jovens, tendo agora estreia marcada como sénior na competição ao participar na prova kumite de equipas. 
 
“As experiências nos escalões de formação são importantes, mas quando chegamos aos seniores tudo muda pois é um pouco mais a sério. A experiência conta, mas não tanto quando comparada com a quantidade de atletas com muitos anos de experiência que há nesta prova. A experiência começa a adquirir-se a partir de agora”, afirmou o atleta verde e branco que, tal como Catarina Rodrigues, conseguiu preparar-se da melhor forma, apesar da pandemia. 
 
“Tivemos uma paragem no segundo confinamento, mas regressámos ainda antes de terminar. Como somos seniores, já podíamos treinar com contacto há mais tempo, o que é fundamental para a nossa modalidade. A única coisa diferente foi que fizemos combates contra vários atletas seniores nacionais para nos adaptarmos mais facilmente a este escalão”, sublinhou.
 
Quanto aos objectivos, Tiago Duarte considera que passam por fazer o melhor possível e aprender com a experiência. “Quero que toda a comitiva portuguesa consiga excelentes resultados, incluindo a equipa masculina de kumite. Vamos lutar pelo melhor resultado possível mas, em termos individuais, quero sentir-me bem a combater e dar o meu melhor”, concluiu.
Foto Mário Vasa

Karaté de regresso ao trabalho no Multidesportivo

Por Sporting CP
27 Jul, 2020

Não há datas para o regresso, mas as equipas de competição continuam a treinar

Os vários escalões de competição de karaté do Sporting Clube de Portugal estão de regresso ao trabalho no Multidesportivo do Estádio José Alvalade, após vários meses de ausência.  Ainda assim, os atletas Leoninos não estiveram parados e, na realidade, só tiveram uma semana de descanso.

Ao longo dos últimos meses, os karatecas do Sporting CP treinaram através de plataformas on-line e quando a Direção-Geral da Saúde deu permissão para a realização de treinos em espaços abertos começaram a trabalhar na Quinta das Conchas, em Lisboa.

“É bom estar de volta. Trabalhar aqui e no tapete era aquilo que todos nós mais ansiávamos. Agora só nos falta voltar a ter contacto e voltar a competir, que é isso que, normalmente, mais motiva os atletas”, disse o treinador Hugo Pedro, aplaudindo o trabalho e a postura de todos nos últimos meses: “Continuam muito motivados e é de enaltecer que conseguimos garantir a continuidade de todos os nossos atletas, que foi algo que, pelo que tenho conversado com outros treinadores, muitos clubes não conseguiram”.

Nesse sentido, o trabalho tem decorrido com dedicação máxima, ainda que o regresso à competição seja uma incógnita: “Ainda está tudo um pouco incerto. Sabemos que a nível mundial só existirão provas em 2021 e, para já, a nível nacional ainda não há calendário. Por isso, temos trabalhado não para aquecer, como se costuma dizer, mas sim para melhorar os aspectos físicos e técnicos, que durante o ano são mais difíceis de trabalhar”.

No entanto, felizmente para os atletas e treinadores, a pandemia abriu novos horizontes e os aspectos técnicos da modalidade têm permitido que haja competição. Isto porque várias entidades, como a Federação Nacional de Karaté e a Federação Mundial da modalidade, criaram provas on-line para avaliar e motivar os karatecas.

“É algo que não exista e que esta nova realidade permitiu. Basicamente aquilo que temos de fazer é gravar um vídeo com várias técnicas que nos são pedidas e depois temos de o enviar para a entidade organizadora de forma a que a performance seja avaliada por árbitros do Mundo inteiro. Quem ganha, passa à eliminatória seguinte e por aí em diante. Tem sido uma boa experiência”, comentou o treinador.

Tomás Oliveira, que pertence ao escalão de iniciados, também tem visto estas provas como algo interessante, mas admitiu que está ansioso por regressar à competição nos moldes a que estava habituado.

“O nosso trabalho está a correr bem, andamos a treinar e a melhorar as nossas técnicas, mas gostávamos mais de estar a competir como antigamente, contra os outros e a ter pódios. Ainda assim, tem sido bom, estou em forma, e ganhei a primeira prova”, disse o atleta de apenas 10 anos.

Catarina Rodrigues conquista a prata no Europeu de karaté

Por Sporting CP
09 Fev, 2020

Na prova de kumite sub-21 -50 kg

Catarina Rodrigues alcançou, neste domingo, a medalha de prata em kumite sub-21 -50 kg no Campeonato da Europa de karaté que se está a realizar em Budapeste, na Hungria.

Para chegar à final, a atleta do Sporting Clube de Portugal levou a melhor sobre as rivais da Polónia, Espanha e Azerbaijão, acabando por ceder depois (1-0) contra a atleta da Croácia.

Foto Pedro Zenkl

Dois Leões no Europeu de karaté

Por Sporting CP
03 Jan, 2020

Tiago Duarte e Catarina Rodrigues convocados para a selecção nacional

Vai realizar-se o 47.º Campeonato da Europa de cadetes e juniores e o 12.º Campeonato da Europa de sub-21 e há dois atletas Leoninos na convocatória para representarem Portugal.

Foram convocados os nossos atletas Tiago Duarte e Catarina Rodrigues, que vão integrar a selecção nacional que participará no 47.º Campeonato da Europa de cadetes e juniores e no 12.º Campeonato da Europa de sub-21, respectivamente.

As duas competições internacionais acima indicadas terão lugar em Budapeste, na Hungria, entre 7 e 9 de Fevereiro.

Foto Pedro Zenkl

Conceituado mestre de karaté dá treino no Sporting CP

Por Sporting CP
14 Nov, 2019

Salah Mesnaoui transmitiu toda a sua experiência aos mais novos

Salah Mesnaoui, ex-treinador da selecção marroquina e vencedor de diversas medalhas internacionais de karaté, esteve esta quinta-feira nas instalações do Sporting Clube de Portugal para dar uma aula aos atletas Leoninos e transmitir-lhes um pouco da experiência como atleta e técnico.   

“Estou aqui para passar toda a minha energia e força porque este é um grande Clube. Conheço cada um dos atletas que aqui estão de outros campeonatos e o Hugo Pedro é um excelente treinador. Convidou-me para estar aqui a transmitir a nossa estratégia porque venho de Marrocos e lá temos outros métodos. Desta forma, os atletas poderão evoluir ainda mais”, começou por dizer.

“Conheço este Clube há muitos anos. Tive a oportunidade de conhecer o treinador do karaté do Sporting CP, o Hugo Pedro, porque ele viaja muito com os seus atletas para disputar competições pela Europa. Sempre que nos encontramos falamos e quando os meus atletas combatiam contra a selecção nacional portuguesa, normalmente os atletas eram do Sporting CP”, revelou.

Salah Mesnaoui demonstrou ainda estar muito bem informado acerca da realidade dos Leões nesta modalidade.

“Conheço um excelente atleta que é o Tiago Duarte. Ficou em quinto lugar no Campeonato do Mundo no Chile e esteve muito bem. Além dele, posso dizer o mesmo da Catarina Rodrigues. Estou a par da energia do Clube mas se falares com o sensei Hugo Pedro percebes o porquê do karaté Leonino ser tão forte. Ele é muito calmo, está sempre disposto a aprender com os outros e esse é o segredo”, garantiu.

Por último, o marroquino revelou que, apesar de toda a experiência acumulada ao longo dos anos, é a partilha de experiências que faz dele um excelente profissional.

“Fui atleta da selecção nacional da Bélgica e ganhei várias medalhas mas isso não é o mais importante. Aquilo que interessa é que me considero um bom treinador porque partilho experiências com muitos atletas por todo o mundo. Estive na Rússia e no Canadá e agora estou em Portugal. Não faço isto para dizer o que os outros devem fazer mas sim para dar-lhes as bases que eles necessitam para evoluir. Fui um atleta de topo porque conheço esta modalidade, sei o que é o stress e o sentimento dos atletas antes de cada combate”, contou.

Foto Mário Vasa

Sporting CP no Campeonato do Mundo de karaté

Por Sporting CP
22 Out, 2019

Dois atletas Leoninos vão lutar por medalhas

A dois dias do início do 11.º Campeonato do Mundo de cadetes, juniores e sub-21 de karaté, que se realiza no Chile entre os dias 23 e 27 de Outubro, os atletas do Sporting Clube de Portugal Tiago Duarte e Catarina Rodrigues falaram ao Jornal Sporting sobre a preparação para a prova e os objectivos a alcançar.

“Quero ficar em primeiro lugar porque já defrontei alguns dos meus adversários e sei que estamos ao mesmo nível. Com concentração e foco posso chegar à medalha de ouro. Sei o que posso esperar e que tipo de preparação tenho de fazer para este tipo de provas. Isso joga a meu favor pois não vão haver surpresas”, começou por dizer Tiago Duarte, que conta já com três Europeus e um Mundial no currículo.

Quanto à preparação para uma prova deste calibre, o atleta dos Leões, que vai participar no escalão de júnior -76 kg, revela quais os pontos essenciais.

“Há dois tipos fundamentais de preparação. Primeiro, a preparação física, que implica que nas últimas semanas antes da prova nos sintamos bem nos treinos e preparados para vencer. Depois, a preparação psicológica, que exige que estejamos confiantes num bom resultado. Quanto à alimentação, faz parte da preparação física e é muito importante porque é essencial sentirmo-nos bem com o nosso corpo para realizar uma boa prova”, referiu.  

Catarina Rodrigues, que vai participar na categoria de sub-21 -50 kg, é mais comedida nas expectativas, mas também perspectiva uma boa prestação.

“Quero dar o meu melhor. Não vou necessariamente em busca de uma medalha porque o nível dos atletas é muito semelhante. O factor diferenciador vai ser o aspecto psicológico, mas vou dar o meu melhor. Treinei para conseguir um bom resultado, mas isso não implica necessariamente conquistar uma medalha. Claro que, se isso acontecer, ainda melhor”, disse.

Presente em três Europeus e um Mundial, a atleta de 18 anos assegurou que a experiência acumulada permite-lhe estar mais tranquila e falou ainda sobre a dificuldade em conciliar a vida académica com o desporto.   

“Já consigo lidar bem com o stress antes de entrar no tapete. Tenho de combater de forma inteligente porque todos os atletas estão ao mesmo nível e vai ser muito competitivo. (…) Não é fácil conciliar o desporto e o estudo. Estou a treinar desde o Verão e tem sido complicado porque temos treinos não só de karaté, mas também de musculação e sessões de ginásio. Quanto à alimentação, não tenho grandes cuidados, mas há um mínimo. Temos de estar concentrados no que vamos fazer”, concluiu.

Foto António Vale

Karaté Leonino no Open do Luxemburgo

Por Sporting CP
20 Set, 2019

Leões vão ter 14 atletas em competição

A equipa de karaté do Sporting Clube de Portugal vai estar representada por 14 atletas no Open do Luxemburgo, prova que junta os melhores praticantes do mundo desta modalidade. O treinador Hugo Pedro acredita que os Leões têm tudo para alcançar bons resultados.   

"Esta é a primeira competição em que o novo projecto do karaté do Sporting Clube de Portugal vai participar. É um torneio internacional que conta com cerca de 1100 atletas de mais de 20 países. (...) As medalhas são um objectivo. Temos quatro atletas que já o conseguiram noutras edições e o objectivo é alcançar, pelo menos, três medalhas este ano. Se isso acontecer, será uma grande felicidade para todos. O objectivo é conseguir mais e melhor"", referiu.

Apesar da importância atribuída aos resultados, o técnico verde e branco acredita que esta é uma experiência que vai muito além do desporto.

"Tenho alguma inveja deles. Quando tinha a idade deles não tive esta oportunidade. Para eles é fantástico, uma experiência que não é acessível a todos. Desta forma, poderão conhecer outras culturas e países, mas também competir com atletas do mundo inteiro. Isso traz uma grande riqueza para o desenvolvimento destes jovens".

Quanto à época que agora se inicia, Hugo Pedro garante que, apesar da tenra idade dos atletas, há grandes objectivos por alcançar: "Temos um calendário repleto de provas, a nível nacional e internacional. Os pontos altos vão ser, sem dúvida, o Campeonato do Mundo, em Outubro, pois vamos ter dois atletas presentes. Depois há o Campeonato da Europa, no próximo mês de Fevereiro, que é um grande objectivo nosso. Por fim, há as provas nacionais, em que esperamos sagrar-nos campeões nacionais", concluiu.

Rafael Duarte, atleta de 18 anos dos Leões que este ano vai entrar em prova no escalão de seniores pela primeira vez, diz que o objectivo, nesta fase, não passa pelas medalhas.

“Não é o primeiro ano em que participo mas é o meu primeiro ano de seniores. Até agora, estive presente em poucas competições neste escalão. O meu objectivo é ganhar experiência, disputar o meu combate e tentar aplicar aquilo que sei. Não tenho expectativas de ganhar uma medalha mas sim de evoluir”, assegurou.

Rafaela Lopes, outra das 14 atletas do Clube que vão disputar a competição, revela que, apesar de já ter participado no Open do Luxemburgo, este ano sente que tem mais responsabilidade por representar o Clube do coração.

“Já participei por mais que uma vez no Open do Luxemburgo e consegui trazer medalhas. Este ano, com o símbolo do Sporting CP ao peito, estou ainda mais motivada. Quanto às principais dificuldades que vou encontrar, diria que o facto de ser uma prova em que vou ter muitas pessoas atentas à minha prestação também me traz outra responsabilidade. É um orgulho imenso representar um grande clube como o Sporting CP”, referiu.

Foto Ramon de Melo

O novo ciclo do karaté Leonino

Por Sporting CP
28 Jun, 2019

Projecto pretende abrir a modalidade a todas as idades

O karaté do Sporting Clube de Portugal vai começar um novo ciclo já a partir do próximo mês de Setembro.

O objectivo é a criação de uma estratégia onde se junta a formação à alta competição oferecendo, desta forma, uma formação completa a todos os que desejarem praticar a modalidade. Para juntar à equipa de competição de karaté, Hugo Pedro, o treinador escolhido para liderar o projecto, desvendou que há duas esperanças Olímpicas para os Jogos de 2024 que se vão juntar ao projecto.

O técnico verde e branco explicou ao Jornal Sporting como irá funcionar o novo modelo: “Este projecto pretende-se que seja global e inclusivo, no qual pretendemos abranger diversos públicos: os mais jovens, onde crianças a partir dos três anos poderão aprender os princípios básicos do karaté, evoluindo depois para escalões de formação mais vocacionados para competição, passando posteriormente para competição de alto rendimento, com o objectivo claro de ter o Sporting CP representado nas selecções nacionais, atingindo resultados não só a nível nacional como também mundial. Pretende-se que essa oferta continue ao longo da vida, permitindo que os públicos mais seniores, que não façam competição, possam também estar envolvidos e fazer karaté diariamente.”

O treinador verde e branco, que estará encarregue principalmente das formações de absolutos, referiu que a meta é “permitir que o karaté do Sporting CP possa alcançar o patamar mais alto possível a nível nacional e, internacionalmente, tão grande ou maior que os outros clubes.”

Já Renata Rodrigues junta-se a Hugo Pedro e vai estar encarregue principalmente dos escalões de formação. “Queremos que o karaté seja uma forma de vida e que depois consigamos chegar ao patamar mais exigente – a competição – que é só para os que querem e têm essa vontade de chegar aos palcos mais altos do karaté mundial”, começou por explicar.

Porém, o facto de ter formação tem desafios acrescidos: “O primeiro desafio com crianças é conseguir motivá-los para a competição. Precisam de saber que vão perder e essa é primeira educação a dar – a competição como forma de entretenimento. As competências que a formação oferece são muito importantes para os jovens e para a sua vida futura. Há alguns que vão seguir pela alta competição e outros não, mas damos-lhe sempre a oportunidade para tal. Tentamos mostrar esse caminho e dar a possibilidade de fazer treinos mais específicos e abrir novos horizontes, se assim o desejarem.”

Outro dos pontos fundamentais são as condições proporcionadas pelo Clube de Alvalade para a prática da modalidade. Para ambos os treinadores, o “Sporting CP ofereceu as melhores condições para a prática da modalidade, não apenas em espaço de treino, mas também no local onde treinar”, como frisou Hugo Pedro: “Para qualquer Sportinguista é um orgulho enorme treinar junto ao estádio José Alvalade e isso é um factor importante, não só na perspectiva técnica, mas também na psicológica e emocional dos nossos competidores.”

Karaté Leonino com dois bronzes

Por Sporting CP
20 Jan, 2019

Resultados do Campeonato Nacional de Seniores

Armando Santos e Ana Sofia Ramos foram os medalhados do Sporting no Campeonato Nacional de Seniores de karaté, prova que se realizou no Pavilhão Municipal de Lordelo, em Paredes.

O primeiro conseguiu a medalha de bronze em kata masculino, enquanto a segunda foi uma das duas terceiras em kumite (-68kg).

Outros Leões conseguiram resultados satisfatórios numa competição de enorme nível técnico e competitivo.

Foto D.R.

Nuno Paiva junta ao título mundial, o Europeu da WUKF

Por Jornal Sporting
26 Out, 2018

Ao serviço do clube e da selecção, o mestre e atleta do Sporting CP alcançou o ouro em Malta

Têm sido meses de altíssimo nível para Nuno Paiva, mestre e atleta de karaté do Sporting Clube de Portugal. Depois de, em Junho, na Escócia, se ter sagrado campeão do mundo, foi a vez de, esta quinta-feira, ter juntado a esse título o do Europeu da WUFK, na mesma categoria (kumite em +35 anos), prova que se realizou no Estádio Nacional de Malta. 

Em representação do Clube e do país, alcançou o ouro após ter vencido, no primeiro combate, o atleta italiano por 4-1, seguindo-se novo triunfo na segunda eliminatória, frente ao atleta alemão (6-0). Nas meias-finais, derrotou o atleta da República Checa por 2-0 e no derradeiro combate, diante do atleta inglês, superiorizou-se por 6-2. 

Páginas

Subscreva RSS - Karate