Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto João Pedro Morais

Duas caras novas na dressage Leonina

Por Sporting CP
24 Mar, 2023

​Cavaleiras Margarida Abreu e Inês Melo são Leoas

A dressage do Sporting Clube de Portugal conta com mais duas caras novas. Depois de Leonor Xarepe e Mariana Vaz, agora é a vez de Margarida Abreu e Inês Melo serem confirmadas como as mais recentes contratações do emblema de Alvalade, que continua a apostar na modalidade.

Em declarações à Sporting TV no momento da apresentação, Inês Melo mostrou-se muito satisfeita por passar a envergar o Leão ao peito. “Estou muito orgulhosa e motivada. Quero conseguir mais e melhores objectivos a partir de agora”, começou por afirmar a cavaleira de 30 anos, que sempre teve interesse pela equitação e começou a montar há cerca de quatro anos.

“Quando era mais pequena o meu pai tinha uma égua que entretanto acabou por falecer. Nessa altura não tive oportunidade de montar, mas já com 26 anos surgiu a oportunidade de aprender e foi aí que comecei a investir na equitação e a querer progredir”, contou a jovem natural de Odivelas, que treina habitualmente em Loures e forma dupla com o cavalo Manolete.

“O cavalo foi desbastado no ano passado e vai fazer sete anos em Maio, portanto é como se fosse quase um potro. Estamos a ensiná-lo para entrar em provas ainda este ano e está a evoluir muito bem. O meu treinador tem muita paciência com ele, pois tem um feitio característico”, frisou Inês Melo, ela que definiu como meta conseguir pisar os grandes palcos da modalidade.

“O principal objectivo para este ano e com este cavalo, que ainda é novo e não competiu, é o Campeonato Nacional. Depois, e dependendo da forma como ele se comportar e de como correr, aí sim vamos ponderar outras saídas e outros andamentos, quem sabe internacionais”.

Já Margarida Abreu, cavaleira lisboeta que treina há dois anos no Centro de Hipismo da Beloura, em Sintra, disse que representar o Sporting CP, o seu clube do coração, é o realizar de um sonho.

“Sempre fui apaixonada pelo Sporting CP, toda a minha família apoia o Clube e vou aos jogos desde pequena. Quando soube que podia ser atleta do Sporting CP, foi um sonho tornado realidade e um orgulho gigante. Vou trabalhar ainda mais para conseguir bons resultados e evoluir”, garantiu, explicando depois que a paixão pelos cavalos nasceu na herdade da família.

“Sempre tivemos cavalos e desde pequena que vou para lá, por isso sempre tive contacto com eles e a paixão foi crescendo. Comecei há quatro anos e tenho como objectivo competir ao mais alto nível. Quero ir ao Campeonato da Europa e entrar na equipa, são objectivos altos mas estou a treinar para isso”, frisou, antes de apresentar o cavalo I-rubi, com quem treina desde sempre.

“Monto o I-rubi há já quatro anos e ele tem sido espectacular, tem-me ajudado e ensinado imenso. É uma criação da casa, da Cavalaria António Barreira, que pertence à minha família. É um cavalo que tem evoluído imenso e não podia ter pedido melhor para começar”, sublinhou.

Foto João Pedro Morais

Mariana Vaz junta-se ao dressage do Sporting CP

Por Sporting CP
29 Dez, 2022

Atleta de 14 anos já representou Portugal num Europeu

Depois de Leonor Xarepe, Mariana Vaz é a mais recente cara nova na modalidade de dressage do Sporting Clube de Portugal.

Em declarações à Sporting TV, a atleta de apenas 14 anos começou por falar sobre os seus inícios neste desporto, em 2018, sobretudo pela influência da mãe - também ligada à equitação. "Sempre gostei muito de cavalos e quando experimentei, adorei", referiu a jovem, continuando: "Primeiro pensei que seria apenas lazer, mas quando comecei a fazer provas passei a gostar cada vez mais e agora só tenho objectivos cada vez maiores".

Ora, agora, Mariana Vaz contará com o apoio do Sporting CP e não escondeu a importância e a sua satisfação por assumir este passo, principalmente, com um clube especial para a sua família. "Sempre gostei muito do Sporting CP e é muito importante para mim ter uma instituição tão grande a apoiar-me", sublinhou.

Apesar da sua ainda curta carreira, a nova atleta Leonina já mostrou do que é capaz e quer continuar a evoluir. Logo em 2021 sagrou-se Campeã Nacional de dressage em juvenis. "Foi o meu primeiro campeonato de provas, nunca pensei", reconheceu, antes de falar também sobre a sua experiência internacional, em Agosto, quando representou Portugal no Campeonato da Europa. "Foi muito bom estar ao lado dos melhores cavaleiros da Europa", admitiu Mariana Vaz, que este ano foi ainda Vice-Campeã Nacional em juvenis.

Com a ambição de manter a fasquia elevada, Mariana Vaz traçou também alguns objectivos para 2023, já com o apoio verde e branco: "Participar no Campeonato da Europa, vou fazer o Campeonato Nacional de equitação de trabalho com o Com-Tornado, e o Campeonato Nacional de dressage, agora em juniores, vou fazê-lo com o meu novo companheiro".

Ora, falando sobre a modalidade em si, destacou que no dressage "há uma união entre o cavalo e o cavaleiro" e é essa ligação especial que a atleta tem com Com-Tornado, o seu cavalo “há três anos”.

“Para mim, é o meu companheiro, o meu melhor amigo, o meu professor. Supera-se a cada dia e dá sempre o seu melhor. É inexplicável o sentimento que tenho por ele", enalteceu Mariana Vaz, antes de salientar as principais características do seu parceiro: "Tem talento para fazer os exercícios, é muito regular e muito calmo e concentrado".

Depois, Diogo Sobreira, treinador da dupla, também realçou a simbiose existente entre cavaleira e cavalo, considerando que “é muito difícil encontrar uma ligação como a que eles têm”. "São uma dupla incrível. A Mariana entendeu-se às mil-maravilhas com o Com-Tornado, têm feito um trabalho e uma evolução incrível", acrescentou, antes de perspectivar “um futuro gigante” para a sua jovem atleta.

"Acima de tudo, é uma menina super humilde e uma atleta que tem um futuro gigante pela frente. É muito dedicada e tem uma grande capacidade para aprender", acrescentou Diogo Sobreira.

Por fim, o treinador projectou também o ano que se aproxima, mostrando-se confiante para enfrentar esta nova etapa: "Este é um desporto em que o cavalo tem de ser trabalhado todos os dias, requer muita dedicação. Já em 2023 têm um caminho espectacular pela frente, um apoio gigante, seja de familiares, treinadores ou do Sporting CP, por isso têm tudo para andar para a frente".

Foto João Pedro Morais

Leonor Xarepe é a nova cara da dressage Leonina

Por Sporting CP
31 Out, 2022

Atleta verde e branca promete crescimento e glória na modalidade

A modalidade de dressage do Sporting Clube de Portugal tem uma cara nova. Chama-se Leonor Xarepe, tem 24 anos e, juntamente com o cavalo Onelaine, são a mais recente dupla da modalidade verde e branca.

Em entrevista à Sporting TV, a cavaleira contou como tinha sonhado em chegar a este momento da carreira e como se sente realizada a competir na dressage.

"Já tinha sonhado, claro, mas a partir do momento em que comecei na dressage, percebi que era realmente o que queria fazer e seria o percurso que iria seguir. Assim que comecei as competições, o sonho foi-se tornando cada vez mais realidade, mais alcançável, digamos assim. E cada vez que competia só queria competir cada vez mais e mais", começou por contar a atleta.

De acordo com Leonor Xarepe, Onelaine, um cavalo puro-sangue lusitano, é uma promessa na dressage portuguesa.

"O Onelaine é um parceiro lusitano de quatro anos. Tem uma excelente cabeça e atitude quando montado. Não tem medo de quase nada e isso é muito difícil de encontrar para um cavalo de apenas quatro anos", comentou Leonor Xarepe, que elucidou um pouco do que se trata a dressage: "A dressage tem como objectivo efectuar os exercícios da forma mais perfeita possível, sem qualquer tipo de erros. O cavaleiro tem de estar correcto e o cavalo o mais relaxado possível nos seus andamentos naturais. O Onelaine tem tudo para que isso seja possível".

Sobre as ambições que tem para a carreira, a atleta promete muita ambição: "O objectivo é ir passando de nível, passar por provas internacionais. Quem sabe, também, ir aos Jogos Olímpicos de 2028, tenho esse grande objectivo. O Onelaine, por essa altura, terá à volta de nove, dez anos, por isso já estará mais do que apto".

Leonor Xarepe quis ainda deixar uma mensagem aos cavaleiros mais jovens que estejam a começar ou quem ainda persegue o sonho da dressage: "Nunca desistir! Sei que é um pouco complicado, parece difícil equilibrar tudo, escola, pais, etc. Mas é como costumo dizer, há sempre tempo para tudo e quando se quer bastante alguma coisa é lutar por isso e nunca desistir".

João Monteiro, treinador da atleta, assumiu que não é fácil conjugar os dois mundos sendo a dressage tão exigente, mas explicou que, com afinco e crença, tudo se consegue: "Claro que não é fácil e exige muita disciplina, muita dedicação e muito trabalho. São precisas muitas horas para compensar um trabalho diário completo".

Por fim, a cavaleira de dressage verde e branca mostrou-se grata e entusiasmada por fazer parte da família Sportinguista: "Sendo o Onelaine um projecto de formação tanto para me formar a mim, como ao cavalo, é bastante gratificante ter o apoio do Sporting CP nesta fase, neste caminho e estar aqui para me acompanhar, tanto para me dar visibilidade como para me apoiar para onde quer que eu vá. A todos os Sportinguistas, espero que acompanhem o meu projecto com o Onelaine e que nos vejam a competir no futuro e quem sabe até nos Jogos Olímpicos. E para quem não conhece a modalidade, aconselho a todos a experimentarem porque é algo mesmo que muda as nossas vidas".

Maria Lascasas e as "expectativas superadas"

Por Sporting CP
20 Jan, 2019

A cavaleira do Sporting atingiu o 2.º lugar no sábado

Maria Lascasas conseguiu, no passado sábado, um segundo lugar na Complementar 1 no primeiro Concurso Dressage Nacional (CDN) da temporada, no Centro Hípico da Costa do Estoril. A cavaleira do Sporting e o cavalo Guapo atingiram uma pontuação percentual de 64,50.

Em declarações ao Jornal Sporting, Maria Lascasas revelou que as "expectativas foram claramente superadas", até porque "foi a primeira vez que o Guapo saiu em prova."

A jovem cavaleira explicou que o "objectivo principal era dar rodagem ao cavalo" e por isso mesmo decidiu não arriscar no segundo dia de prova: "No segundo dia, as coisas já não correram tão bem porque eu decidi não arriscar tanto como fiz no sábado. Decidi jogar pelo seguro – ao contrário do que fiz no primeiro dia – e acabámos por perder alguns pontos nos andamentos do cavalo", explicou Maria Lascasas.

Foto César Santos

Maria Lascasas reforça Sporting CP

Por Jornal Sporting
11 Jan, 2017

Jovem de 18 anos junta-se ao campeão nacional Gonçalo Carvalho na aposta do Clube na modalidade

Maria Lascasas é a nova cara da equipa de Dressage do Sporting CP. A jovem de 18 anos, oriunda de Vila Nova de Famalicão, assinou esta quarta-feira contrato com os leões, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente Bruno de Carvalho, do Vice-presidente para as modalidades, Vicente Moura, e do membro do Conselho Directivo, Rui Caeiro. 
 
A mais recente aposta do Clube na modalidade não escondeu a sua felicidade por este momento. “Sou do Sporting CP desde pequenina, sempre gostei muito do Clube. E quando soube que tinha esta vertente do Dressage fiquei logo muito interessada e quis saber o que tinha de fazer para ingressar na equipa”, disse em declarações ao Jornal Sporting. 
 
Acompanhada pelos pais, Maria Lascasas descreveu ainda o seu percurso até ao momento. “O primeiro ano que competi foi no Regional do Norte e acabei no primeiro lugar nas provas preliminares do escalão de juniores. E o ano passado, que foi o meu segundo a participar em provas, competi no nacional, a nível médio, e fiquei no terceiro lugar”, anunciou, antes de abordar os objectivos para a época de estreia de leão ao peito. 
 
“Esta época quero apostar não só nas provas nacionais, como nas internacionais. Vamos ver se consigo. Estou muito entusiasmada e ansiosa por começar a competir”, realçou. 
 
Por fim, a jovem elogiou Gonçalo Carvalho, atleta dos verdes e brancos que é campeão nacional. “É sempre bom ter um colega a fazer o mesmo que eu no Clube, ainda para mais um atleta que sabe tanto sobre a modalidade, sendo uma referência em Portugal”, finalizou. 
Foto César Santos

Gonçalo Carvalho campeão nacional de Dressage

Por Jornal Sporting
23 Out, 2016

Cavaleiro do Sporting CP conquista segundo título nacional consecutivo deixando o Benfica mais abaixo no pódio

O cavaleiro do Sporting CP, Gonçalo Carvalho, conquistou esta tarde o título de campeão nacional na categoria de Dressage, o seu segundo consecutivo e com a mesma égua, Batuta.

Gonçalo Carvalho venceu as duas primeiras provas dos três dias de competição – Grande Prémio e Grande Prémio Especial –, ficando com a segunda melhor classificação no terceiro dia (hoje) – Grande Prémio Free Style, que inclui prova com música. No entanto, como o vencedor é encontrado pela média aritmética das três provas, Gonçalo somou no total 227,73 pontos, o que prefaz uma média 75,91 pontos. Mais seis décimas que o 2.º classificado, Daniel Pinto, do Benfica, um dos cavaleiros com mais internacionalizações em Portugal.

"Estou muito contente, principalmente este ano porque o nível era muito elevado e porque deixei o Benfica em 2.º lugar, o que me dá uma alegria imensa. O Daniel ligou pouco a essas rivalidades e até se ri. Tem quase 50 anos e eu tenho 34, portanto a diferença é bastante grande. Entrámos de igual para igual e acabou por correr bem para mim. Agora vou sair para uma prova internacional, no final do ano, e estamos já a trabalhar para o Campeonato da Europa em 2017", concluiu.

Gonçalo Carvalho e Batuta conseguem 73%

Por Jornal Sporting
18 Out, 2015

Grande Prémio Freestyle em Odense, na Dinamarca

Gonçalo Carvalho, com a égua lusitana Batuta, terminou hoje o Grande Prémio Freestyle em Odense, na Dinamarca, no oitavo lugar com uma classificação de 73,000%.

O holandês Edward Gal, com Glock’s Voice, venceu a prova com 78,800%, seguido das dinamarquesas Anna Kasprzak/Donnperignon (77,100%) e Agnete Kirk Thinggaard/Jojo AZ (76,250%).

Recorde-se que ontem o atleta do Sporting tinha terminado o Grande Prémio da qualificativa da Taça do Mundo na Dinamarca na sétima posição com 70,180%.

Nessa qualificativa, a vencedora foi a dinamarquesa Anna Kasprazak com Donnperignon (73,860%), seguida dos holandeses Edward Gal/Glock’s Voice (73,380%) e Hans Peter Minderhoud/Glock’s Romanov (73,320%).

Gonçalo Carvalho em 13.º no Europeu

Por Jornal Sporting
16 Ago, 2015

Cavaleiro consegue melhor prestação nacional de sempre

Gonçalo Carvalho, com a égua lusitana Batuta, terminou hoje o Europeu de dressage, que se realizou na cidade alemã de Aachen, no 13.º lugar, depois de ter conseguido na véspera pela primeira vez atingir a fase final desta competição por Portugal. Assim, além do melhor registo nacional de sempre, o cavaleiro ‘leonino’ começou da melhor forma a qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

A britânica Charlotte Dujardin, com Valegro, deu mais uma demonstração de superioridade ao vencer com 89,054%, seguida da alemã Kristina Bröring-Sprehe com Desperados FRH (88,804%) e da espanhola Beatriz Ferrer Salat com Delgado (82,714%).

Recorde-se que, ontem, Gonçalo Carvalho e Batuta alcançaram o 15.º lugar no Grande Prémio Especial ‘Freestyle’ com a pontuação de 71,148%. Charlotte Dujardin com Valegro venceu com 87,577%, seguida de Kristina Bröring-Sprehe com Desperados FRH (83,067%) e do holandês Hans Peter Minderhoud com Glock’s Johnson TN (79,034%).

No primeiro dia, o atleta ‘leonino’ ficara no 23.º posto com um total de 70,557%. Essa prova foi também dominada por Charlotte Dujardin com Valegro (83,029%), seguida do holandês Edward Gal com Glock’s Undercover N.O.P (82,229%) e de Kristina Bröring-Sprehe com Desperados FRH (79,743%). Antes, e em termos colectivos, Portugal ficara na 11.ª posição por equipas. A Holanda ficou à frente de Grã-Bretanha e Alemanha.

Gonçalo Carvalho sobe ao pódio

Por Jornal Sporting
13 Jul, 2015

Terceiro lugar no Grande Prémio Especial CDI3* de Hartpury

Depois de dois quartos lugares, Gonçalo Carvalho, com Batuta, conseguiu subir ao pódio em Inglaterra, ao alcançar a terceira posição no Grande Prémio Especial CDI3* de Hartpury com a pontuação final de 71.882%.

A britânica Charlotte Du Jardin, com Valegro, confirmou o estatuto de principal estrela da competição ao vencer de forma inquestionável com a fantástica marca de 87,765%. Fiona Bigwood, com Atterupgaards Orthilia, ficou em segundo com 75,922%.

Recorde-se que, durante o fim-de-semana, Gonçalo Carvalho tinha terminado o Grande Prémio CDI3* com Batuta na quarta posição, conseguindo uma pontuação de 73,120%, o mesmo lugar com que acabou o Grande Prémio Freestyle com Zaire (71,350%), que fazia a primeira competição internacional deste calibre.

Gonçalo Carvalho soma novo 4.º lugar

Por Jornal Sporting
12 Jul, 2015

Grande Prémio Freestyle no CDI3* de Hartpury com Zaire

Gonçalo Carvalho somou mais um quarto lugar em Inglaterra, desta feita no seu primeiro Grande Prémio Freestyle com o cavalo lusitano Zaire, no CDI3* de Hartpury, na Grã-Bretanha.
 
O cavaleiro ‘leonino’ terminou a competição com a pontuação de 71,350%, atrás de três britânicos: Carl Hester (com Nip Tuck, 80,050%), Henriette Anderson (com Warlocks Charm, 75,000%) e Hayley Watson Greaves (com Rubins Nite, 72,750%).
 
Recorde-se que, antes, Gonçalo Carvalho tinha terminado o Grande Prémio do CDI3* com Batuta na quarta posição, com a pontuação de 73,120%.

Páginas

Subscreva RSS - Dressage