Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Indicadores positivos no último jogo da pré-época

Por Sporting CP
02 Ago, 2025

Equipa B perdeu o Troféu Germano Figueiredo nas grandes penalidades

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, na tarde deste sábado, a VIII edição do Troféu Germano Figueiredo. Depois de um empate no tempo regulamentar (1-1), o Atlético CP foi mais eficaz nas grandes penalidades.

O jogo de apresentação do conjunto alcantarense foi o primeiro ensaio público dos pupilos de João Gião e também o último encontro da preparação para a época 2025/2026. E, a uma semana da estreia na Liga 2 Portugal, os Leões deixaram muitas indicações positivas, principalmente no primeiro tempo.

O técnico verde e branco apostou num onze com alguns reforços, jovens da casa promovidos ao escalão e outras ‘caras já conhecidas’, alinhando com Diego Callai, Salvador Blopa, Rafael Pontelo, Lucas Taibo, Afonso Lee, Eduardo Felicíssimo, Luís Gomes, Denílson Santos, Zaïd Bafdili, Mauro Couto e Gabriel Silva.

Já nas bancadas do mítico Estádio da Tapadinha ficaram os atletas utilizados no empate de ontem frente ao CF “Os Belenenses” (0-0), disputado na Academia Cristiano Ronaldo. No total, os B verde e brancos somaram quatro vitórias, três empates e duas derrotas na pré-época, uma delas frente à equipa principal.

Debaixo de um calor intenso, os Leões entraram fortes, com uma arrancada desequilibradora de Salvador Blopa pela direita, ainda nos primeiros trinta segundos de jogo. No quarto de hora inicial, e contendo bem as transições rápidas da equipa da casa, o Sporting CP controlou a posse de bola e aproximou-se de forma regular da baliza defendida por Fábio, embora sem criar verdadeiro perigo.   

No entanto, e apesar desse domínio, seria o Atlético CP a inaugurar o marcador à passagem do minuto 16, após uma saída de bola infeliz por parte dos verdes e brancos. Afonso Lee ainda conseguiu salvar o primeiro remate na linha de golo, mas, na insistência, Joãozinho acabou mesmo por fazer o 1-0.

Os Leões, apesar do golpe contra a corrente do jogo, responderam bem ao tento sofrido e, dois minutos depois, Luís Gomes protagonizou uma arrancada pelo meio-campo contrário, com o remate a rasar o poste direito.

Os comandados de João Gião não cessaram de procurar a baliza, mas, aos 25’, foi Diego Callai quem brilhou do lado contrário, ao desviar com a ponta da luva um potente e colocado tiro de fora-da-área. Após a necessária pausa para hidratação, o jogo retomou a bom ritmo, sempre bastante disputado e com muita iniciativa do Sporting CP, mas sem oportunidades dignas de registo, até que aos 42’ a dupla Mauro Couto e Denílson Santos deu um justo abanão à partida.

O primeiro descobriu o segundo, lançou-o com um passe preciso de longa distância, e o avançado entrou isolado na área. Temporizando bem, enganou o guardião da casa e empatou a partida. Logo depois, o mesmo Mauro Couto teve a reviravolta nos pés, mas Fábio conteve o remate à queima-roupa e segurou a igualdade com que as equipas desceram ao balneário.

Com as bancadas bem compostas a puxarem pela festa, a etapa complementar prometia manter viva a luta pelo troféu. Sem alterações ao intervalo - com excepção para a mudança de equipamentos -, o Sporting CP regressou ao relvado com iniciativa e boas ideias, embora nem sempre concretizadas da melhor forma.

Assim, aos 50’, quem voltou a responder a elevado nível foi Diego Callai, que sacudiu de forma exemplar – com uma palmada da mão direita – um pontapé fortíssimo que os adeptos da casa já celebravam. Denílson Santos, pela esquerda, e Salvador Blopa, na ala contrária, ambos rapidíssimos, também iam dando dores de cabeça à defensiva anfitriã.

O ritmo foi baixando, com ambas as equipas a darem mostras de desgaste físico, o que levou João Gião a mexer no tabuleiro de jogo. O treinador Leonino lançou Rodrigo Dias, Rayhan Momade e Rafael Camacho para refrescar o conjunto verde e branco, mas o Sporting CP continuou sem conseguir criar oportunidades flagrantes para desbloquear o marcador.

A excepção surgiu aos 85’, quando, na sequência de uma bola parada, Eduardo Felicíssimo subiu ao segundo andar e cabeceou sem força à baliza do Atlético CP. Já aos 89’, Mauro Couto ainda teve fôlego para uma arrancada pela direita, mas o cruzamento do extremo perdeu-se nas mãos do guarda-redes Rodrigo Dias.

Com o empate a 1-1 no final da partida, o vencedor do Troféu decidiu-se no desempate por grandes penalidades e aí a sorte sorriu ao Atlético CP, que venceu a contenda por 4-3.

Onze do Sporting CP: Diego Callai, Salvador Blopa, Rafael Pontelo, Lucas Taibo, Afonso Lee, Eduardo Felicíssimo, Luís Gomes, Denílson Santos, Zaïd Bafdili, Mauro Couto e Gabriel Silva. Jogaram ainda: Rodrigo Dias, Rayhan Momade, Rafael Camacho. Treinador: João Gião.