Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Taxonomy term

Foto José Lorvão

Luís Magalhães: "A estratégia delineada acabou por resultar"

Por Sporting CP
14 Dez, 2025

Técnico considerou que a capacidade na defesa "foi decisiva" em Albufeira

No final da eliminatória com o Imortal BC, superada com sucesso pelos Leões do basquetebol (82-89), o treinador Luís Magalhães fez o rescaldo do triunfo em declarações ao Jornal Sporting.

"Era muito importante vencer este jogo", admitiu desde logo, não só para seguir rumo aos 'quartos' da Taça de Portugal, mas também para 'virar a página' após as derrotas nas duas anteriores deslocações (Aveiro e Bilbau).

"Houve um desgaste grande pelas viagens, o tempo de recuperação não foi muito, mas conseguimos ir buscar forças para defender bem e reduzir o potencial do Imortal BC. Penso que a estratégia delineada acabou por resultar", considerou o técnico verde e branco, revelando-se "muito satisfeito".

E para o desfecho desejado, acima de tudo, a capacidade defensiva demonstrada "foi decisiva", segundo Luís Magalhães. "Nos jogos anteriores tivemos alguns problemas a defender, portanto era importante dar uma resposta", justificou.

Dado o primeiro passo em frente na Taça de Portugal, o experiente treinador dos Leões não escondeu a ambição na prova, porém o foco está em pensar "um jogo de cada vez".

"Para ganhar títulos é preciso estar nas fases decisivas. Temos essa ambição, mas temos de manter os pés no chão. Não temos tido um calendário fácil, agora vamos ter mais um jogo fora, em Ovar [nos quartos-de-final], mas nós não choramos. Lutamos, trabalhamos e tentamos dar o nosso melhor para obter os resultados, e é isso que vamos continuar a fazer", sentenciou Luís Magalhães.

Foto José Lorvão

Passagem aos ‘quartos’ da Taça carimbada no Algarve

Por Sporting CP
14 Dez, 2025

Sporting CP voltou às vitórias diante do Imortal BC (82-89)

A equipa masculina de basquetebol do Sporting CP deslocou-se a Albufeira e derrotou o Imortal BC por 82-89, este domingo à noite, na eliminatória dos oitavos-de-final da Taça de Portugal.

Foi o primeiro passo em frente na prova por parte dos Leões, que com uma exibição segura no Algarve asseguraram um lugar nos ‘quartos’, onde terão pela frente uma visita à AD Ovarense.

E cedo os comandados de Luís Magalhães - com mudanças constantes nas suas peças - mostraram ao que vinham no Sul do país, arrancando na frente por 2-9, graças a um fantástico triplo de Malik Morgan - um dos destaques do lado verde e branco - e à capacidade interior de Brandon Johns. O Imortal BC, ainda assim, soube reerguer-se (11-14 e 15-18) para reequilibrar rapidamente um animado primeiro parcial, que terminou com o marcador em 17-21.

Uma margem que ficou mais ‘apertada’ no início do período seguinte (21-23 e 24-25) até que o emblema de Albufeira consumou mesmo a reviravolta ao levar a melhor numa batalha de triplos consecutivos, graças ao acerto de Kyle Cardaci (33-30).

No entanto, o Sporting CP acelerou de imediato, subiu o nível defensivo e teve Francisco Amarante e Malik Bowman ao comando da reacção que retomou a liderança a partir do 33-36. Outra vez no controlo, os Leões foram a vencer para o intervalo por 35-42 e nunca mais permitiram veleidades de por maior aos algarvios.

Já a entrada na segunda parte foi de Leão para continuar a aumentar a vantagem, que chegou a fixar-se nos dez pontos (37-47). De novo, um insistente Imortal BC foi à procura de oferecer mais réplicas, mas os triplos de Stephan Swenson (46-54) e de um intratável Morgan (55-62) - acabou com 21 pontos anotados - revelaram-se o melhor remédio Leonino para as travar a tempo e manter uma distância segura no resultado.

E foi com uma margem de dez pontos (58-68) que o Sporting CP entrou no quarto e último período, onde deu logo a abrir mais passos seguros rumo à vitória. Defensivamente, os Leões ‘secaram’ o conjunto algarvio e capitalizaram também no ataque, ‘disparando’ para uma vantajosa diferença de 17 pontos (60-77).

Contudo, para garantir a estreia a vencer na Taça de Portugal os Leões ainda tiveram de lidar com um meritório esforço final de um ressuscitado Imortal BC, que a toda a velocidade reduziu distâncias para 77-83 à falta de dois minutos para o fim. Foi então que, já muito perto do fim, Francisco Amarante – a fechar uma excelente exibição individual (20 pontos, sete ressaltos e seis assistências) - converteu um triplo e dissipou qualquer dúvida que pudesse subsistir.

Após duas deslocações seguidas com desfechos desfavoráveis (Aveiro e Bilbau), a desejada resposta verde e branca deu-se no Algarve. Agora, o regresso ao Pavilhão João Rocha está marcado para esta quarta-feira frente aos gregos do PAOK, em duelo a contar para a FIBA Europe Cup.

Sporting CP: Brandon Johns (6), Uwais Razaque, Malik Bowman (6), Maleeck Harden-Hayes (5), Miguel Correia (2), Rui Palhares (4), Francisco Amarante (20), Claude Robinson (3), Diogo Ventura [C] (7), João Fernandes (7), Malik Morgan (21), Stephan Swenson (8)

Foto João Pedro Morais

Edo Bosch: "Tentamos evitar qualquer tipo de surpresas"

Por Sporting CP
29 Nov, 2025

Reacção do técnico ao primeiro passo em frente na Taça de Portugal

Após o triunfo claro sobre o CRC "Os Águias", da III Divisão, por 2-11 na eliminatória dos 32-avos-de-final da Taça de Portugal, Edo Bosch, treinador da equipa de hóquei em patins do Sporting CP, fez o rescaldo em declarações ao Jornal Sporting.

"Tínhamos de demonstrar que havia uma diferença clara entre as duas equipas", sublinhou desde logo o técnico. "Sabíamos que a motivação ia estar do outro lado, mas a atitude tinha de estar no nosso [lado] e assim fizemos desde o primeiro momento. Entrámos com uma defesa alta, pressionando e sem deixar o adversário construir, criando também ocasiões. Pouco a pouco fomos dilatando um resultado que é totalmente junto, acho. Tentamos evitar qualquer tipo de surpresas", resumiu.

Foi um jogo que permitiu, também, dar minutos a vários jovens da formação, como Martim Lopes, João Pina e Lourenço Soares, e Edo Bosch considerou que deram uma resposta “muito boa”.

"Treinam muitas vezes connosco e sabemos da sua qualidade, porque temos uma equipa B muito forte. Quando podemos, damos estas oportunidades e esperemos que no futuro possa haver mais porque estão a jogar muito bem", destacou.

Já sobre a entrada em mais uma competição em 2025/2026, a sexta, o técnico verde e branco salientou que a ambição é máxima para revalidar a conquista da Taça de Portugal. "Somos o Sporting CP e sabemos que qualquer competição em que entremos é para conquistar, mas sabendo que é muito difícil ganhar e respeitando todos os adversários. Lutamos para poder dar alegrias aos nossos adeptos e esta prova não vai fugir à regra", garantiu, por fim.

Foto Sérgio Martins

Goleada inicia defesa do título na Taça de Portugal

Por Sporting CP
29 Nov, 2025

Leões superaram o CRC “Os Águias” em toda a linha (2-11)

A equipa de hóquei em patins do Sporting CP visitou e goleou o Centro Recreativo e Cultural "Os Águias", da III Divisão, por 2-11, esta sábado à noite, na eliminatória dos 32-avos-de-final da Taça de Portugal.

Com muita seriedade e vários jovens nas opções - e sem Xano Edo, ‘Nolito’, Henrique Magalhães e Rafa Bessa – os Leões começaram a defesa do troféu que venceram na época passada da melhor maneira.

Em casa do terceiro classificado da série Sul A da III Divisão – ainda sem derrotas na temporada – os Leões de Edo Bosch cedo trataram de começar a impor-se e ao terceiro minuto saltaram para a liderança no marcador que nunca deixaram. Pouco depois do golo inaugural de Roc Pujadas, Danilo Rampulla aumentou a vantagem verde e branca e até se seguiu um golo do CRC “Os Águias”, mas logo no minuto posterior Facundo Navarro respondeu de bola parada para o 1-3 que manteve tudo no seu curso natural.

O avançado argentino, a oito minutos do intervalo, ainda ‘bisou’ e Alessandro Verona foi o responsável por fixar o 1-5 no fim da primeira parte. Por esta altura, os jovens Martim Lopes, João Pina e Santiago Honório, todos de 18 anos, já tinham somado minutos em pista, seguindo-se o guardião Lourenço Soares.

No segundo tempo, os Leões não só não tiraram o pé do acelerador como mantiveram a sua eficácia elevada e rapidamente multiplicaram a vantagem até atingir um esclarecedor 1-9. Verona só precisou de três minutos para voltar a marcar, Pujadas também chegou ao ‘bis’ e, a seguir, Rampulla ainda foi mais longe e com dois golos de ‘rajada’ completou o seu hat-trick na partida.

Já à entrada para os últimos dez minutos, o jovem Santiago Honório juntou o nome à lista dos marcadores e assinou o décimo golo verde e branco em Leiria. Mesmo a fechar a eliminatória e aproveitando um cartão azul a Pujadas, o CRC “Os Águias” ainda marcou por Igor Marques, mas foi a equipa verde e branca a fechar as contas da partida – e com uma estreia. O jovem Martim Lopes marcou o 2-11 final nos derradeiros instantes e fez, assim, o seu primeiro golo pela equipa principal.

Confirmou-se a quarta vitória consecutiva do Sporting CP, que continua a patinar com sucesso em várias frentes – esta foi a sexta competição em que entraram em acção em 2025/2026.

Após a estreia na Taça de Portugal, os Leões de Edo Bosch voltam a jogar fora, desta feita perante o Riba d’Ave HC para o Campeonato Nacional.

Sporting CP: Lourenço Soares [GR], Martim Lopes, João Pina, Diogo Barata, Danilo Rampulla, Alessandro Verona, Roc Pujadas, Facundo Navarro, Santiago Honório, Zé Diogo [GR] [C]

Páginas

Subscreva RSS - Taça de Portugal