Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Academia Sporting colabora com projecto Psytool

Por Jornal Sporting
27 Dez, 2017

Foram 10 os técnicos leoninos e 68 os jovens jogadores que participaram na amostra do projecto que incide sobre o desportivismo e os princípios éticos no futebol

O Sporting CP foi um dos dois clubes europeus que colaborou com o projecto Psytool - o outro foi o Sevilha, de Espanha - em parceria com a Universidade Autónoma de Barcelona e a Universidade das Ilhas Baleares. O tema é o "efeito do treino psicológico através dos treinadores no fair-play e na disposição dos jogadores para fazer batota" e a Academia leonina foi uma das amostras através de 10 jovens treinadores e 68 jogadores.

Neste momento está em construcção o artigo final do projecto, mas já foi publicado na Revista de Psicología del Deporte um artigo científico com algumas conclusões que já é possível retirar. A diminuição dos comportamentos de batota e da falta de desportivismo nos atletas, bem como o aumento do comprometimento com o jogo e com o desporto nos mesmos jogadores são alguns dos efeitos visíveis na amostra que trabalhou com o Psytool, embora não os únicos. 

Naquilo que são considerados os agentes de mudança - que vão de treinadores a membros das equipas técnicas ou até pais e enfermeiros que podem ter influência sobre o jogo -, apenas 5% da amostra não achou que o programa lhes dá boas razões para realizar mudanças e os tornou mais capazes e mais atentos a casos de discriminação, violência dos espectadores, e ao reforço do fair-play. 

Por fim, enquanto Clube - o único emblema nacional e um dos dois europeus a associar-se ao Psytool -, a parceria reforça a procura pela verdade desportiva, tornando a formação dos leões ainda mais aliciante, existindo a possibilidade desta ferramenta ser alongada a todas as Escola Academia Sporting.