Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Qual é a semelhança entre novas tecnologias e um airbag?

Por Jornal Sporting
12 Abr, 2016

Saiba mais sobre o painel 'Inovação no Futebol' do Congresso 'The Future of Football'

Pouco mais de um ano depois, o mundo do futebol mudou. Se recuarmos a Dezembro de 2014, altura em que se realizou a primeira edição do Congresso Internacional ‘The Future of Football’, começavam ainda a dar-se os primeiros passos (que muitas vezes não passavam disso mesmo) em torno da introdução das novas tecnologias no futebol; hoje, muito graças ao trabalho desenvolvido pelo Sporting CP junto das entidades competentes, o paradigma mudou. Exemplos: o International Board decidiu iniciar um período de testes para a aplicação do vídeo-árbitro e a UEFA aprovou a tecnologia de golo já para a fase final do Campeonato da Europa de 2016 e para as provas europeias a partir da temporada 2016/17. Custou, valeu a pena, mas este é um caminho que ainda vai a meio. Nesta edição, a organização propõe-se a discutir o resto do trilho: qual o melhor caminho para a aplicação e funcionamento das mesmas a bem do futebol?

Voltando à primeira edição, o Auditório Artur Agostinho recebeu, entre outros, figuras como Harry Collins, professor catedrático na Universidade de Cardiff; Ian Treseder, digital manager do clube MCC; Keith Hackett, antigo árbitro da Premier League; Dirk Schlemmer, responsável pela tecnologia da linha de golo na Bundesliga; e Björn Lindner, presidente da empresa Goalcontrol. Principal conclusão retirada: é possível introduzir a tecnologia sem prejudicar a fluidez do jogo e não há possibilidade de manipulação de imagens (outro tema aflorado). “As novas tecnologias são como um airbag: pagamos por elas e talvez precisemos pouco delas, mas quando são precisas é importante estarem lá”.

Gijs de Jong, director de operações da Federação Holandesa de Futebol, tem um exemplo prático para explicar e documentar: em Janeiro, foi testado pela primeira vez a tecnologia vídeo-árbitro num encontro da Eredivisie, o Feyenoord-Heerenveen. A experiência foi feita em parceria com a estação Fox Sports e, curiosamente, as imagens do local de trabalho do vídeo-árbitro foram transmitidas pelo Youtube. Também David McHugh, da Federação Galesa de Rugby, poderá dar mais pistas em relação ao futuro: no ano passado, por altura do Campeonato do Mundo realizado em Inglaterra, quase todos os jogos tiveram a ajuda do vídeo-árbitro em momentos decisivos da partida como nos ensaios ou em situações de fora-de-jogo. Também Darren Bailey e Paul Neilson poderão contribuir com o seu ‘know how’ para a adequação das novas tecnologias ao jogo e para os desenvolvimentos que as mesmas foram conhecendo nos últimos tempos, partindo do pressuposto que a sua introdução será uma inevitabilidade.

O primeiro painel do II Congresso Internacional 'The Future of Football', subordinado ao tema 'INOVAÇÃO NO FUTEBOL', contará com os seguintes oradores:

- MODERADOR: Emanuel Medeiros, CEO do Centro Internacional para a Segurança no Desporto (ICSS)

- NOVAS TECNOLOGIAS: Gijs de Jong, Director de Operações da Federação Holandesa de Futebol

- INOVAÇÃO NAS OUTRAS MODALIDADES: David McHugh, Federação Galesa de Rugby

- TECNOLOGIA E NOVAS REGRAS: Darren Bailey, Director da Football Regulation and Administration of Football Association

- MÉTRICAS NO FUTEBOL: Paul Neilson, Global Head of Performance Lab Prozone

A segunda edição do Congresso Internacional 'The Future of Football' realiza-se nos próximos dias 20 e 21 de Abril no Estádio José Alvalade. Para inscrições e mais informações, consulte a página www.thefutureoffootball.org