Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

"Foco é o desenvolvimento dos jogadores"

Por Sporting CP
12 Ago, 2021

Filipe Celikkaya e Miguel Menino antes da estreia na Liga 3 com o Real SC

A equipa B do Sporting Clube de Portugal vai estrear-se na Liga 3, a nova prova da Federação Portuguesa da Futebol (FPF), já esta sexta-feira. Os Leões, liderados por Filipe Celikkaya, estão integrados na série B da zona Sul e vão jogar em casa do Real SC na jornada inaugural (19h30).

Antes do primeiro duelo, o treinador verde e branco sublinhou que, mais do que as vitórias, a equipa técnica está focada em “preparar os jogadores para chegarem à equipa principal”.

“Como esta competição é muito exigente, se a equipa responder bem com certeza que os jogadores vão ter maior sustentação para o futuro. Estamos focados no desenvolvimento dos jogadores do plantel. Sabemos que estamos inseridos num contexto difícil porque há uma exposição muito grande, mas isso é necessário para que eles consigam crescer rapidamente”, afirmou à Sporting TV, revelando que espera “um jogo muito competitivo, tal como todos os da Liga 3”.

“Vai ser um pouco diferente do que aconteceu no Campeonato de Portugal, pois os encontros vão ser ainda mais complicados. Esperamos um bom jogo, naturalmente, mas sabemos que o Real SC esteve há bem pouco tempo na Liga 2 e nós somos a equipa mais jovem da prova. Vamos dedicar-nos ao jogo e entrar muito focados no que temos de fazer, mas sabendo de antemão que do outro lado está um adversário difícil de bater e que joga em casa”, recordou.

Filipe Celikkaya não tem dúvidas de que tanto os jogadores que foram promovidos esta época aos ‘bês’ como os reforços que chegaram de fora vão dar um importante contributo à equipa.

“Além de serem quase todos da mesma idade, já se conhecem. Os jogadores novos foram facilmente integrados, mas o que eles vão sentir durante esta Liga 3 é diferente do que sentiam quando disputavam as competições da formação. Vão defrontar jogadores mais rápidos, mais experientes e mais velhos. Temos de nos adaptar e arranjar estratégias para melhorar ao longo do tempo”, vincou, lembrando que “a maioria do plantel são juniores ou seniores de primeiro ano”. “Os jogadores sabem que vamos ter dores de crescimento”, disse.

Miguel Menino, médio verde e branco de 18 anos, foi o porta-voz do plantel antes do pontapé de saída para a nova temporada e revelou que a equipa está “muito confiante” para este jogo.

“Sabemos que é uma Liga nova, com equipas que já passaram pelos escalões principais do futebol nacional, mas é uma boa oportunidade para evoluirmos e vamos aproveitar isso ao máximo”, atirou o jovem Leonino. “Sabemos que as equipas são mais experientes do que nós, mas isso não nos vai impedir de tirar proveito de cada encontro”, referiu.

Depois de frisar a “boa adaptação dos novos jogadores aos métodos da equipa técnica”, o centro-campista garantiu que os Leões criaram “um grupo muito forte” que está preparado para tudo.

“Estávamos habituados a jogar contra colegas da nossa idade, mas aqui tudo é diferente pois vamos jogar contra jogadores mais velhos. O jogo é muito mais físico, mas isso é bom para a nossa evolução. Temos de estar focados no trabalho diário e não ligar ao factor idade”, atirou, enaltecendo por fim o regresso do público. “O futebol precisa de adeptos. É muito importante porque nos motiva ainda mais e vamos sentir-nos apoiados. Vai ser um grande jogo”, concluiu.