Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Resistência Leonina não evitou desaire

Por Sporting CP
22 Dez, 2025

Equipa B derrotada no dérbi do Seixal (1-0)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal saiu derrotada da visita ao SL Benfica (1-0), na tarde desta segunda-feira, em jogo da 15.ª jornada da Liga Portugal 2. Num reencontro entre as equipas B dos grandes da capital, quase dez anos depois da última presença dos Leões no segundo escalão, o desfecho foi menos feliz para os verdes e brancos, que, reduzidos a nove unidades a partir dos 75 minutos, já pouco puderam fazer para regressar a Alcochete com pelo menos um ponto.

No Campo n.º 1 do Benfica Campus, sob chuva intensa, João Gião promoveu seis alterações em relação à partida frente ao FC Vizela, lançando de início Diego Callai, João Muniz, Bruno Ramos, Kauã Oliveira, Mauro Couto e Lucas Anjos, e o arranque foi equilibrado, disputado e bastante físico, com a equipa da casa a criar a primeira situação de perigo, logo aos quatro minutos.

Após recuperação em zona adiantada, João Veloso rematou à baliza, mas Diego Callai, atento, segurou o esférico sem dificuldades. O Sporting CP foi crescendo no encontro e esteve a milímetros de inaugurar o marcador aos 16 minutos: na sequência de um livre lateral cobrado de forma tensa por Mauro Couto, Bruno Ramos apareceu ao segundo poste, mas não conseguiu encostar para golo.

Dez minutos depois, Manuel Mendonça protagonizou uma excelente jogada individual, entrou na área, deixou dois adversários para trás com toques curtos e rematou de trivela, obrigando Ricardo Ribeiro a uma boa defesa. Apesar do maior ascendente verde e branco, e embora o SL Benfica nunca tenha deixado de ter bola, os encarnados chegaram à vantagem aos 35 minutos, na conversão de uma grande penalidade. Diogo Prioste assumiu a marcação e rematou forte, sem hipóteses para Diego Callai, que ainda adivinhou o lado mas não conseguiu conter a força do disparo.

Já para lá dos 45’, os Leões podiam ter chegado ao empate: Rafael Nel conduziu em progressão pelo corredor central e serviu Kauã Oliveira, que, na passada, rematou à entrada da área para defesa segura de Ricardo Ribeiro. O Sporting CP ainda insistiu, mas as equipas recolheram mesmo aos balneários com a vantagem mínima a favorecer os encarnados, numa primeira metade com poucas oportunidades de golo, mas nas quais as melhores pertenceram aos verdes e brancos.



No reatamento, os anfitriões surgiram mais dominantes e conseguiram, nos primeiros minutos, instalar-se no meio-campo Leonino, ainda que sem criarem ocasiões claras para alvejar a baliza de Diego Callai. Com dificuldades para conter a pressão, João Gião interveio aos 53 minutos, promovendo a entrada de José Silva.

O SL Benfica manteve-se por cima e, aos 58 minutos, criou a primeira situação de perigo da segunda parte, com Francisco Neto a rematar cruzado após jogada individual, mas para fora. Já a resposta verde e branca surgiu aos 65 minutos: depois de uma condução rápida, Mauro Couto apareceu desmarcado à entrada da área, rematou forte e obrigou Ricardo Ribeiro a uma intervenção de qualidade. Com os Leões a crescer, chegou novo aviso aos 71 minutos, numa transição rápida conduzida por Rafael Nel. O avançado serviu o capitão Manuel Mendonça, que encontrou espaço e rematou, mas à figura do guardião encarnado.

Dois minutos depois, numa fase em que o Sporting CP começava a ganhar iniciativa ofensiva, João Muniz viu o segundo cartão amarelo e deixou a equipa reduzida a dez unidades. Na jogada seguinte, ainda com os Leões a reorganizar-se, também Samuel Justo foi expulso por acumulação de cartões.

Um enorme contratempo para João Gião que, com apenas nove jogadores para os quinze minutos finais, promoveu uma tripla alteração aos 81 minutos, lançando Rômulo Júnior, Rodrigo Dias e Rafael Besugo. Pouco antes, Ivan Lima, flectindo da esquerda para o meio, tinha obrigado Diego Callai a desviar para canto um potente remate, com o SL Benfica a assumir naturalmente o controlo do jogo.

Mesmo em clara inferioridade numérica, os Leões não baixaram os braços e continuaram a procurar o empate com uma louvável entrega. Aos 88 minutos, Gabriel Silva rendeu Manuel Mendonça e, já aos 90, na sequência de uma jogada de insistência e grande coração, José Silva apareceu bem colocado ao segundo poste, mas desviou por cima da barra.

Nos sete minutos de compensação, Diego Callai voltou a impedir o 2-0 com duas intervenções de elevado nível, travando remates de meia-distância de Tomás Cruz aos 90+2’ e de Gonçalo Moreira aos 90+4’.

No final, apesar de uma exibição brava e muito competitiva, o Sporting CP não conseguiu inverter o resultado e saiu do Seixal derrotado num dérbi marcado pela eficácia encarnada e pela resistência Leonina até ao último minuto.

Sporting CP: Diego Callai [GR], João Muniz, David Moreira, Bruno Ramos (Rômulo Júnior, 81’), Kauã Oliveira (Rodrigo Dias, 81’), Lucas Anjos (José Silva, 53’), Mauro Couto (Rafael Besugo, 81’), Paulo Cardoso, Manuel Mendonça [C] (Gabriel Silva, 88’), Rafael Nel e Samuel Justo. Treinador: João Gião. Disciplina: cartão amarelo para Mauro Couto (8’), Samuel Justo (22’, 75’), Paulo Cardoso (42’), João Muniz (43’, 73’). Cartão vermelho para João Muniz (73’) e Samuel Justo (75').