Trio olímpico leonino
17 Jul, 2016
Carlos Mané, Ricardo Esgaio e Teo Gutiérrez saíram do estágio da Suíça rumo ao Rio de Janeiro, onde irão disputar os Jogos
Falaram de sonhos, orgulho e motivação. Foram estas as palavras-chave do discurso dos três leões que foram chamados pelas respectivas selecções para participarem nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Rui Jorge convocou Carlos Mané e Ricardo Esgaio, dois jogadores formados na Academia do Sporting CP que, apesar de jovens, já estão habituados a ter a camisola das quinas ao peito. "Só penso em dar o meu melhor, demonstrar o orgulho que é poder representar o meu País, ainda para mais numa competição como os Jogos", referiu Ricardo Esgaio, que já conta com 92 internacionalizações na sua carreira. Depois do título dos sub-17 e da primeira conquista da selecção principal, a fasquia está elevada para a formação que representará as cores nacionais em terras de Vera Cruz. Ainda assim, o lateral leonino garante que a única coisa que pode prometer é uma dedicação total. "Ainda não podemos fazer grandes promessas. Vamos pensar jogo a jogo, fazer o nosso trabalho. Os Jogos são mais um patamar onde consegui chegar e mais uma marca que acrescento à minha carreira", sublinhou, antes de referir a constante presença de atletas formados na Academia nas competições disputadas pela Selecção Nacional: "Só comprova a qualidade da Academia do Sporting CP".
Também Carlos Mané quis destacar a honra sentida quando verificou que o seu nome fazia parte do lote de convocados por Rui Jorge. Ao longo da qualificação para os Jogos, o extremo verde e branco foi sendo aposta do treinador português e esta confirmação no maior evento desportivo mundial deixa Mané orgulhoso. "Fiquei muito feliz. Todos os jogadores gostariam de poder estar no Rio de Janeiro, pelo que me sinto um privilegiado", afirmou, para depois não se esquecer de falar do grande ano desportivo das selecções portuguesas. "2016 já não sai da história do futebol nacional e espero que possamos acrescentar algo mais nos Jogos". Carlos Mané não tem dúvidas da qualidade dos jogadores que saem da casa-mãe leonina mas, na sua opinião, há um outro aspecto que faz toda a diferença: "Sem dúvida que o Sporting CP forma grandes jogadores e grandes homens. Só assim é possível chegarem ao mais alto nível", rematou.
Teo Gutiérrez fecha o trio olímpico e prepara-se para voltar a vestir a camisola da Colómbia, com a qual já apontou 16 golos nas 48 internacionalizações realizadas. "Sei que tenho de deixar tudo em campo quando represento o meu país. É difícil fazer perspectivas. Primeiro, há que ganhar confiança, depositar muito esforço nos treinos e, depois, podemos pensar na conquista de uma medalha", declarou o avançado verde e branco antes de partir para o Brasil.
Nota ainda para Tobias Figueiredo que, apesar de ter sido emprestado ao Nacional, é mais um atleta dos quadros do Sporting CP que também irá representar a selecção olímpica.