Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

A vitória de Golias

Por Jornal Sporting
21 Out, 2018

Bruno Fernandes e Nani marcaram os golos do triunfo por 2-1 do Sporting CP frente ao Loures na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal

O Complexo Desportivo FC Alverca – casa emprestada do Loures nesta 3.ª eliminatória da Taça de Portugal - vestiu-se a rigor para receber um autêntico embate entre David e Golias, que é como quem diz: entre o Grupo Sportivo de Loures, equipa que actua no Campeonato de Portugal, e o Sporting CP. Nem mesmo a chuva ou o horário ‘pouco ortodoxo’ para um sábado à noite impediram uma assistência de cerca de 5.000 espectadores, sinal de que a festa da Taça permanece. No final, a vitória sorriu ao favorito, com Bruno Fernandes, na primeira parte (42’), e Nani, na segunda (56’), a fazerem o gosto ao pé, mas a réplica apresentada pelos orientados de André David fez jus à magia da prova. Juninho, autor do golo adversário, já no tempo de compensação (90+1), não irá esquecer a noite de 20 de Outubro de 2018. E Miguel Luís, em estreia absoluta pelos seniores aos 19 anos, também não.

A primeira parte do encontro foi pouco atractiva, ainda que tenha trazido um Loures (ou “David”, caso prefiram dar continuidade à analogia) preparado para exibir um futebol apoiado a partir de trás, procurando roubar a bola ao conjunto de Alvalade. Por várias vezes, a pressão alta do Sporting CP resultou numa recuperação nessa zona de construção contrária, com os efeitos práticos a materializarem-se em faltas perto da grande área. Aos 18’, Bruno Fernandes ficou muito perto de marcar na sequência de um livre directo ‘ao seu jeito’.

O Sporting CP optou por dar prioridade ao jogo pelos corredores, com Carlos Mané e Jovane Cabral em associações com os laterais Bruno Gaspar e Jefferson, respectivamente. Contudo, o recurso aos cruzamentos revelou-se insuficiente para desmontar a defensiva do Loures, que no ataque também soube ser atrevido – Rodrigo Thompson e Miguel Oliveira foram os mais esclarecidos ofensivamente, dando quase sempre bom seguimento às jogadas ofensivas. Do outro lado, as bolas paradas mantinham-se como a melhor arma, tendo Marcelo ficado a centímetros de juntar à sua estreia um cabeceamento certeiro, quando apareceu no coração da área a responder ao pontapé de canto cobrado por Bruno Fernandes (32’). Em cima do intervalo, o médio consumou o que havia avisado no livre directo, rematando do meio da rua para o primeiro dos leões (41’), permitindo ao Sporting CP ir para o descanso a vencer.

O melhor período da formação de José Peseiro surgiu nos 15 minutos inicias da etapa complementar, altura em que Mané ocupou a posição então assumida por Nani (apoio a Luc Castaignos) e Nani descaiu para a ala direita. De uma combinação entre Jovane e Mané, no corredor esquerdo, saiu a grande penalidade a favor do Sporting CP, defendida por Miguel Soares, todo no ar para negar o ‘bis’ a Bruno Fernandes (49’). Neste período, viu-se mais velocidade nos processos leoninos e os extremos a tentarem descobrir espaços entre-linhas, solicitando os apoios de Castaignos. O 2-0 viria a aparecer após uma saída rápida dos verdes e brancos. Mané lançou Jovane, que fixou o defesa até à última, rematou à figura do guarda-redes, e viu Nani provar que a sua classe é intemporal – na recarga, tirou o adversário do caminho com uma simulação, festejando aos 58’.

A vantagem adormeceu os leões e galvanizou o Loures, que quase reduziu pelos pés de Thompson, sem força para dar o melhor seguimento ao bom cruzamento de Elói. A 10 minutos do fim, Miguel Oliveira levou as mãos à cabeça depois de ter falhado na cara de Renan Ribeiro, mais forte no um contra um. Pelo meio destas duas oportunidades para a equipa ribatejana, Gudelj testou a meia distância, quase no ponto.

O golo de honra e que o Loures fez por merecer foi apontando pelo brasileiro Juninho, que havia isolado Miguel Oliveira no lance acima descrito. Descaído na ala esquerda, colocou o esférico fora do alcance de Renan, levando os adeptos do emblema ‘da casa’ ao rubro (90+1). Por esta altura, já Miguel Luís estava em campo – o médio de 19 anos entrou para o lugar de Jovane Cabral aos 89’, fazendo assim a sua estreia absoluta nos seniores do Sporting CP. Juninho, pelo golo, e Miguel Luís, pela estreia, jamais vão esquecer o dia 20 de Outubro de 2017, data da segunda partida oficial da história destes dois clubes centenários. Segue em frente Golias, mas David caiu de pé.