Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

"Foi um jogo muito complicado"

Por Sporting CP
27 Dez, 2020

Rúben Amorim feliz com a vitória ante a Belenenses SAD

No seguimento da vitória da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal, este domingo, por 1-2 em casa da Belenenses SAD, no Estádio Nacional, Rúben Amorim mostrou-se satisfeito pelo triunfo num desafio bastante difícil e explicou que o relvado condicionou bastante o jogo dos Leões.

"O que fica são os três pontos. Foi um jogo muito complicado. Já sabíamos [que ia ser assim]. A Belenenses SAD adaptou-se melhor ao relvado, nós tivemos alguma dificuldade. Aí, o Petit [treinador da Belenenses SAD] esteve melhor do que eu, na preparação do jogo. Quisemos construir por trás quando terreno estava pior. A Belenenses SAD adaptou-se melhor, lançava na frente e jogava a partir daí. Era o que devíamos ter feito. Preparamos o jogo de forma diferente e num relvado diferente, mas não é desculpa porque as duas equipas jogaram no mesmo relvado. Lançámos várias vezes, o Tiago Tomás apareceu bem numa ou noutra situação. Atrás, quando devíamos meter a bola mais na frente, ganhar a segunda bola e jogar a partir daí, fazíamos o contrário e saíamos a jogar. Eles [jogadores] são trabalhados desde que estamos cá para jogar assim, mas devíamos ter feito ao contrário. (...) Eles deram tudo, o que faltou foi o treinador preparar melhor o jogo para estas condições. Eles estão de parabéns porque dão tudo e agarram-se uns aos outros. Não está fácil ganhar nenhum jogo, mas esta equipa é muito difícil de bater. Na primeira parte dividimos muito jogo e na segunda também, mas não demos tanto espaço para a Belenenses SAD jogar", disse o treinador aos jornalistas.

Sobre a hipótese de conquistar o título, Rúben Amorim manteve o discurso que tem vindo a ter desde o início da temporada e garantiu que jogos como o deste domingo são importantes para a equipa crescer.

"São 11 jornadas. Não acabámos o primeiro terço. É muito cedo e estes jogos dão-nos essa noção. As equipas querem sempre mostrar e garantir pontos contra o primeiro classificado. Temos de nos adaptar e estamos a fazê-lo. Podemos nem sempre fazer um grande jogo, mas somos muito solidários e acabamos por vencer os jogos", referiu.

Questionado sobre a importância da recepção no Jamor por parte de muitos Sportinguistas, Rúben Amorim não escondeu o impacto que acções destas têm no plantel.

"Os atletas começam a ficar habituados. Já tem acontecido várias vezes. Eles agradecem muito o apoio, assim como a estrutura. Sabemos que os Sportinguistas estão connosco e os jogadores têm de sentir isso. É sempre bom chegar a um estádio e sentir que temos muita gente. São milhões de pessoas com a equipa e daí a nossa força", considerou.

Em relação ao próximo mercado de transferências, o técnico explicou que não pode "ter garantias de nada". "No Sporting CP, é tudo muito pensado e temos uma estratégia, mas no futebol e depois da pandemia não podemos garantir nada. Quem estiver no Sporting CP vai honrar a camisola e dar o máximo. É a obrigação que eles têm: dar o máximo como demos hoje num relvado muito difícil", afirmou.

Recusando a famosa 'estrelinha de campeão' ("Estamos a vencer os jogos porque somos melhores e porque somos muito solidários"), Rúben Amorim falou ainda sobre um duro mês de Janeiro a nível competitivo.

"Estamos preparados para isso. Olho para o jogo do Inácio de outros jogadores e percebo que eles precisam desses jogos. Vamos ter dores de crescimento, mas vamos treinar muito. É com estes jogadores que conto e estou muito satisfeito. (...) Precisamos dos jogadores todos e todos vão jogar", assegurou.

Ainda sobre a importância de levar a temporada jogo a jogo, Rúben Amorim revelou que o plantel está ciente do caminho que tem pela frente. "Se entrarmos no balneário, não vai ver uma equipa eufórica. Vai ver uma equipa que percebe que cada jogo é uma guerra. (...) Temos de crescer como equipa e estes jogos ajudam", reforçou.

Por fim, o treinador Leonino comentou a aposta em Gonçalo Inácio, defesa que jogou na posição habitualmente ocupada por Zouhair Feddal.

"O Inácio está preparado e é uma opção válida para jogar. Eles têm de estar preparados porque são a base do nosso plantel. Não temos dois por posição mais um miúdo da formação. Em muitas posições temos miúdos da formação. Se um jogador com outro estatuto facilitar, sabe que perde o lugar para este miúdo. Temos de perceber que o Inácio jogava nos juniores na última época. (...) Acreditamos muito neles e sabemos que vão ter, aqui ou ali, alguma dificuldade que faz parte do processo", proferiu, explicando ainda que a saída de Nuno Mendes se deveu a "algum cansaço" porque o jogador "precisa de treino e andamento". "Vai continuar a trabalhar e vai-se apresentar melhor", prometeu Rúben Amorim.