Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão e Pedro Zenkl

Três pontos para abrir 2021

Por Sporting CP
02 Jan, 2021

Novo ano começa com vitória sobre o SC Braga (2-0)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este sábado, o SC Braga por 2-0 no Estádio José Alvalade. Os golos do desafio referente à 12.ª jornada da Liga NOS surgiram na segunda parte e foram apontados por Pedro Gonçalves e Matheus Nunes.

Com Zouhair Feddal e Nuno Santos de regresso ao onze inicial para os lugares de Gonçalo Inácio e Bruno Tabata, que foram titulares contra a Belenenses SAD, o Sporting CP começou o jogo como habitual: pressão alta, controlo dos acontecimentos e jogo à procura do espaço necessário para lançar as peças mais ofensivas da equipa. Foi assim que, logo no terceiro minuto, Nuno Santos apareceu praticamente isolado no ataque e em boa posição, mas Ricardo Esgaio cortou no momento certo.

Pouco depois, o primeiro de três lances mal ajuizados pelo árbitro Fábio Veríssimo na área minhota nos 45 minutos iniciais; num lance em que até foi marcada falta ofensiva, Feddal foi empurrado por Rolando. Pontapé de penálti favorável aos Leões que ficou por marcar.

Seguiu-se um grande cruzamento de Pedro Porro a partir da direita para Nuno Santos ficar a centímetros da finalização. Na segunda bola, Feddal rematou forte, mas sem precisão. O SC Braga respondeu com uma tentativa de Ricardo Horta que terminou nas mãos de Antonio Adán e o segundo pontapé de penálti não assinalado por Fábio Veríssimo também aconteceu, desta feita por mão na bola de Fransérgio.

Os visitantes, entretanto, cresceram no desafio e, aos 32 minutos, Ricardo Horta voltou a testar Adán numa situação bem mais perigosa, mas o guarda-redes espanhol reagiu com uma excelente intervenção. O SC Braga voltou a ter mais duas chances dignas de registo aos 36, no seguimento de um pontapé de canto, e aos 40 minutos, quando Al Musrati acertou no poste do Sporting CP, mas o 0-0 prevaleceu mesmo ao intervalo em Alvalade. Contudo, houve tempo para mais um pontapé de penálti por assinalar, agora quando Raul Silva pisou Tiago Tomás na área bracarense.

Os golos só surgiram no segundo tempo e a primeira bola no fundo das redes até teve lugar na baliza do Sporting CP aos 46 minutos. Paulinho facturou, mas o lance foi anulado por fora-de-jogo depois da intervenção do VAR. Poucos instantes depois, Pedro Porro rematou, de livre directo, para as mãos do guarda-redes Matheus.

O Sporting CP conseguiu, aos 54 minutos, um golo... legal. Cruzamento de Nuno Mendes, na esquerda, para Nuno Santos, à direita, e este último atrasou na perfeição para Pedro Gonçalves, que por sua vez finalizou para o 1-0. Foi 11.º golo do médio português na Liga NOS, sendo o melhor marcador da competição.

Rúben Amorim tirou Tiago Tomás e Nuno Santos para colocar em campo, respectivamente, Andraž Šporar e Bruno Tabata e o SC Braga respondeu ao golo sofrido com uma grande ocasião, mas Adán voltou a ganhar o duelo com Ricardo Horta com uma defesa fantástica.

O jogo ficou mais calmo e o Sporting CP chegou ao 2-0 aos 78 minutos. Arrancada tremenda de Šporar em contra-ataque, remate do esloveno para defesa do guardião adversário e, na recarga, Matheus Nunes - que tinha entrado para o lugar de Pedro Gonçalves - não perdoou. Primeiro golo do jovem pela equipa principal verde e branca e 2-0 no marcador a favor dos visitados.

O SC Braga ainda tentou, pelo menos reduzir, mas as investidas de Galeno, Iuri Medeiros e Paulinho não resultaram em golo graças a defesas e cortes dos Leões ou a falta de precisão na hora do remate.

No final, 2-0 para o Sporting CP no difícil embate com o SC Braga e mais três pontos para o líder isolado da Liga NOS. Na próxima jornada, o emblema de Alvalade visita o CD Nacional.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro, Luís Neto, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, Nuno Mendes, João Palhinha, João Mário, Pedro Gonçalves (Matheus Nunes, 71'), Nuno Santos (Bruno Tabata, 57') e Tiago Tomás (Andraž Šporar, 57').